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sexta-feira, 8 de junho de 2012

NINJAS 忍者 ou SHIONOBI 忍び - A ARTE DAS SOMBRAS



                                             Na verdade, os ninjas e sua arte datam de 800 anos atrás.
                                           As famílias de ninjas criaram seu estilo de luta para se protegerem de guerreiros, muitas vezes até dos famosos samurais. Com o passar dos anos, os ninjas foram usados como espiões, guarda-costas (até o último imperador japonês) e assassinos de aluguel. Mas aí vem a pergunta: Quem foram estes homens dotados de conhecimentos marciais, que tornaram-se mitos na arte da camuflagem, dos venenos mortais e das armas? Como surgiram? É isto que iremos  conhecer nesta postagem, deixo claro, que todas as informações aqui contidas, vem de uma série de pesquisas e metodologia marcial histórica, onde cada informação a respeito do assunto, exigiu profunda análise de fatos, onde deveria se separar fatos e mitos... que resultou esta postagem com o título:

                                             Ninja 忍者 OU shinobi 忍び- 
                                       A arte  das Sombras...


                                          Provavelmente há 800 anos atrás, no extremo Oriente, eles representavam o perigo mais aterrador que um homem pudesse encontrar em seu caminho, estar diante de um "ninja" era sinônimo de morte, por maior que fosse a perícia técnica de um lutador, seria muito dificil escapar das artimanhas bem planejadas de um ninja, que para atingir seu objetivo, não media esforços e nem mesmo buscava colocar-se diante de seu oponente, poderia atacar em qualquer condição e a qualquer momento...De preferência, sem que pudessem reagir ao ataque dos ninjas, agiam nas sombras das árvores, arbustos, nas águas ou nos telhados, esperando o momento certo para atacar!
                          A origem do ninja é obscura e difícil de determinar, mas presume-se que ocorreu por volta do século XIV. No entanto, os antecedentes do ninjas podem ter existido tão cedo quanto o Heian e no início da era Kamakura. Existem poucos registros escritos para detalhar as atividades do ninja. A palavra shinobi não existia para descrever um ninja como agente até o século XV, Após a unificação do Japão sob o xogunato Tokugawa, os ninjas caíram novamente no esquecimento. No entanto, nos séculos XVII e XVIII, manuais como o Bansenshukai (1676), muitas vezes centrados em torno da filosofia militar da China, apareceram em número significativo. Estes escritos revelaram uma variedade de filosofias, crenças religiosas, a sua aplicação na guerra, bem como as técnicas de espionagem que formam a base da arte ninja. As palavras Ninjutsu e Ninjitsu mais tarde viriam a descrever uma grande variedade de práticas relacionadas A imagem do ninja entrou na cultura popular com os ninjas modernos!

                               A filosofia de vida dos ninjas era chamada de Ninpo (Ninjutsu), envolvendo a adaptação, a liberdade e a perseverança férrea como princípios basilares.
                              As espadas ninja, conhecidas por Ninja to, eram devidamente adaptadas às suas técnicas. A Ninja to possuía a lâmina reta e menor do que uma Katana(espada samurai), permitindo um uso mais junto ao corpo (utilizando-se do tronco todo como força-motriz, ao invés de apenas os braços, como faziam os samurais), um ocultamento e transporte mais fáceis. Porém nem sempre era comum a utilização somente desse tipo de equipamento, sendo a Shinobi katana uma arma também muito popular na época.
                               Além das espadas, os ninjas utilizavam também vários outros equipamentos e armas, que eram importantes recursos em suas missões. A Kawanaga, ou gancho de agarre, era muito utilizado para ultrapassar muros e similares. Algumas escolas usavam bombas de fumaça Kemuridama para facilitar suas fugas.
Shurikens, as conhecidas "estrelas ninja", também eram utilizadas amplamente. O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua "invisibilidade". O uniforme ninja não era totalmente preto como muitas pessoas pensam, pois o preto se destaca mesmo sendo noite, os tons mais comuns eram azul marinho, marrom escuro, e outras tonalidades escuras, pois os ninjas costumavam trabalhar a noite.
                                Os ninjas também usavam disfarces de camponeses, pescadores, etc. Tudo para facilitar o trabalho como Espião. Também havia mulheres ninja, denominadas Kunoichi. Entre outras vantagens características delas, as mulheres ninja usavam a sedução (kisha) como arma, pois além de seu treinamento normal junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento especial na arte da sedução, na arte de elaboração e aplicação de Veneno e usavam o Tesen (leque) com lâminas de metal, assim como as das espadas.
                               Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político; com a sedução elas conseguiam maior facilidade em obter as informações secretas de que precisavam. Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários.
                               Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade (na verdade, da camuflagem), luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com corrente e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas especiais de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treinamento de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.
                             Apesar da tradição de 3000 anos, as primeiras aparições ninja vão ocorrer, no Japão, a partir do século VI até a Era Meiji, no século XIX, a utilização desses agentes como espiões foi aos poucos diminuindo e adentrando, novamente nas brumas da história, para renascerem mais tarde, como, durante a Guerra Russo-Nipônica em 1905 e no período que marca a Segunda Grande Guerra 1939-1945.
                                    As atividades dos ninjas antigos datam do período Heian na China (794-1185) até a era no Japão (1192-1333). Essa época foi o apogeu do ninjutsu antigo. Essa arte se baseava na mistura de truques mágicos e suas capacidades técnicas tendo como origem os monastérios do Tibet, desenvolvendo-se por completo nos Templos Shaolin na China.                           " Os Ninjas possuem uma resistência ao frio e a dor, era prodigiosa sua capacidade de auto cura (chi Kung). Sua coragem era superior ao do samurai. O ninja antigo, sem dúvida não considerava desonroso fugir, porque assim teria uma segunda oportunidade para atacar. O que importava era cumprir a sua missão. Se era capturado preferia se suicidar, não porque não dava valor a vida, mas porque sabia que seria submetido a torturas das mais cruéis para delatar suas famílias. Por isso não duvidavam em se suicidar, pela honra da sobrevivência de sua espécie".                                             Em Japonês, Nin-jutsu se escreve com dois ideogramas. Nin que significa natureza da arte e Jutsu a técnica. O ideograma Nin é ele mesmo formado por dois caracteres. O superior que significa "lagrimas". O inferior "coração". O Conjunto significa " O caminho do coração", mas também resistência e perseverança. No pensamento ocidental, poderíamos traduzir esses ideograma por "enfrentar com o espírito a ameaça do inimigo". Eventualmente driblar essa ameaça". Abaixo a relação de técnicas praticadas pelo ninja desde a tenra idade dos 8 anos de idade, crianças  sem família, sem uma história  ou um passado, eram na maioria das vezes, as principais escolhas das sociedades ninjas, eram treinadas emocionalmente, sendo frios e por desconhecerem a relação familiar em suas vidas, pouco sofriam na hora de agir!  
                            
  • Seishin-teki kyōkō (refinamento espiritual)
  • Taijutsu (combate desarmado, usando apenas o corpo)
  • Kenjutsu (luta com espada)
  • Bōjutsu (luta com cajado)
  • Shurikenjutsu (arremesso de shuriken)
  • Sōjutsu (luta com lança)
  • Naginatajutsu (luta com naginata)
  • Kusarigamajutsu (luta com kusarigama)
  • Kayakujutsu (pirotécnicos e explosivos)
  • Hensōjutsu (disfarce)
  • Shinobi-iri (roubo e métodos de invasão)
  • Bajutsu (equitação)
  • Sui-ren (treinamento aquático)
  • Bōryaku (tática)
  • Chōhō (espionagem)
  • Intonjutsu (métodos de fuga e aprisionamento)
  • Tenmon (meteorologia)
  • Chi-mon (geografia)
  • Idiomas, pelo menos os Orientais e o Inglês
  • Chi lung chinês
  • Uma ou duas técnicas de Kung Fu chinês
  • Qi Bhay- técnica de aparentar a morte.
  • Yo Shu- A arte de imitar o son dos animais
  • Ho Shi- A arte deda transmutação
VESTIMENTA ANTIGA DOS  NINJAS CHINESES -JAPONESES E COREANOS:

                                            
                          Raramente encontramos indícios históricos com referências que possam ser levados a sério e que sejam fontes críveis ao ponto de permitir maiores estudos a respeito, bem verdade, que a arte ninja é reconhecidamente uma "Instituição Secreta" ou uma "Ordem" espalhada pelo mundo inteiro, os verdadeiros ninjas não são vistos ou reconhecidos junto a sociedade em que vivemos, um ninja prefere a morte do que afirmar a quem quer que seja, a sua vida dupla!
                           Um ninja, pode ser um empresário ou operário, um político ou mesmo um sacerdote, eles se infiltram na sociedade atual, como meros cidadãos, jamais revelam suas identidades, seja qual for o motivo, suas identidades jamais são reveladas!
                           Mas não posso deixar de tocar no assunto que se refere as normas e preceitos da arte ninja, mais que meros assassinos como muitos leigos afirmam, a arte dos ninjas possui um código de honra, como todas as artes marciais, muitos estudiosos e conhecedores desta arte se omitem em afirmar tais conceitos, seja por medo ou por "lei do silêncio", mas a verdade é que esta arte é fruto da mais profunda busca do conhecimento, o Seishin-teki kyōkō para a arte ninja japonesa ou Qi Tai Tse Gung para os ninjas chineses (refinamento espiritual), possui extrema importância para o praticante desta arte das sombras, como havia citado anteriormente, muitas "ordens ninjas", buscam ingressar em seu meio, crianças na mais tenra idade, para ensiná-los, prepará-los como membros de um clã, até atingia a idade adulta, tornando-os verdadeiros mestres em sua arte, a única família que conhecem são seus colegas e mestres, vivendo por quase duas décadas em regime quase monásquico, estudam arte,  música, literatrura universal, técnicas multiplas de meditação, muitos são conhecedores de anatomia, química e história das artes marciais...O preparo é sem limites, após sairem de suas "Ordens", assumem cargos e profissões que passam despercebidos a sociedade que os cercam, vivem uma vida semelhante a qualquer cidadão, mas estarão sempre a disposição de seus "Clãs" caso sejam necessários em qualquer parte do mundo! Muitas fontes afirmam que prestam serviços a governos de diversas partes do mundo, seja na atribuição de espiões ou mesmo prestar serviços de caças à terroristas em países diversos! Muitos afirmam que estas "Ordens" prestam serviços a muitos países, mas jamais criando qualquer vínculo político ou social!


                                       Durante a dinastia Chin os templos foram destruídos e os monges se refugiaram em outros países, um deles o japão, onde a Arte Marcial que praticavam deu origem a varias outras artes, o ninjutsu foi uma destas, monges residentes nas montanhas das regiões de Iga e Koga tiveram contatos com Ronins que lá constituíram família, Da mistura do Kempo Chinês (Kung Fu) e das Artes Samurais, nasceu o que hoje conhece como Ninja, que seguiam um código de conduta diferente dos Samurais
A explosão de artes marciais no ocidente, por volta de 1970, levou dois homens a procurar por algo diferente: Doron Navon e Stephen Hayes contrataram um mestre de Ninjutsu oriundo do Japão, de uma linhagem centenária de instrutores. Dessa forma a arte foi trazida para o Ocidente.
Kyoketsu Shoge: Similar a kusarigama, corrente e arco metálico.
Shuriken: Estrela de arremesso
Shaken: Dardo de arremesso.
Bo: Bastão longo (1,8 metros).
Hanbo: Bastão curto (0,90 metro).
Tanbo: Dois bastões de madeira pequeno, para ataque e defesa.
Te yari: Lança pequena com gancho.
Yari: Lança com aproximadamente 2 metros.
Naginata: Bastão com facão (Alabarda).
Kama yari: Bastão longo com foice.
Yumi ya - Kyudo: Arco e flecha (Arte de arremessar).
Fukiya: Zarabatana
Sai: Tridente (Utilizado para lutar contra espada).
Tonfa:Arma de madeira usada por agricultores para defesa.
Fukumi Bari: Pequenas agulhas de arremesso, sopradas com a boca.
Shikomi Zue: Cajado de madeira com espada camuflada.
Shinobi Zue: Bastão com corrente camuflada.
Tessen: Leque metálico (utilizado por mulheres)
Tetsubishi: Cravo em forma de piramide, utilizado em perseguição.
Kaginawa: Corda com gancho em cruz, utilizado para escalar casas e muros.
Musubinawa: Corda com um único gancho, utilizada para escalar.
Shinobi Kumade: Corda utilizada para escalar, utilizando-se um gancho em formato de garra.
Kemuridama: Bomba de fumaça negra, explosiva ou cegante.
Kunai: Era um tipo de shuriken, uma lâmina de ferro usada para arremessar e as vezes
escalar.
Nunchaku: Dois bastões ligados por corrente/corda.


Hierarquia Ninja:
Escolas externas orientais do Japão/China.
Gennin/ Ho Fan (下忍) Chuunin/ Si Joe (中忍) Tokubetsu Jounnin/ C'han Tsu (上忍下) Jounnin/ mah chuan (上忍) ANBU/ Sai Ch'an Tsé  (暗殺戦術特殊部隊) Nukenin/ Bo Hö Kuen (抜け忍) Oinin/ Ta Mei (追い忍)

                   "Enfim,  o Ninja é mais uma personalidade inigmática das artes marciais, para muitos um simples mito ou lenda, para outros um membro de uma Organização Criminosa Internacional, ao meu ver, "herdeiros" da mistica "Ordem das Sombras".
HOMI-TAO- HÖ!

By
Great Master Makáo.





sábado, 2 de junho de 2012

Shaolin do Norte e Shaolin do Sul e suas diferenças!

                                     
                         Venerable Shi Haikuan- Atual comando do Templo Shaolin

                                    De uma forma geral, cada estilo foi desenvolvido de acordo com as condições geográficas do norte e sul da China.
                                      A parte norte da China é uma região montanhosa desta forma, com difícil condição de mobilidade , por isso o uso das pernas no Shaolin do Norte é mais acentuado. Ter uma base sólida com pernas fortes e resistentes. No sul da china se cultivam os arrozais, que são campos alagados, onde as pessoas tinham que se equilibrar em cima das barcas.
                                     Por isso o uso acentuado dos braços, com ataques rápidos e fortes.Lembrando que os dois estilos tem movimentos que envolvem o uso de pernas e braços, mas cada um com suas características específicas, ambos frutos de desenvolvimento dos monges de diversos templos espalhados por toda a China.
world heritage - shaolin
           Imagem real dos monges Shaolins da atualidade
                                        A própria tradição shaolin divide as escolas em duas: -A do norte e a do sul . Todos os chineses conhecem as expressões PERNA DO NORTE, PUNHO DO SUL, distinção fundamental entre as duas grandes correntes.


                           Entrada do Templo Shaolin
                                       O norte da China é a parte do País das grandes planícies onduladas onde as pessoas estão habituadas a percorrer a pé ou a cavalo longas distâncias. Essa necessidade foi em parte responsável pelo desenvolvimento das pernas dos homens que passaram a usar esses membros como arma de ataque ou defesa.

                                        Já o sul da China é recortado por imensa rede de recursos de água ao longo dos quais vive a população. A prática do remo e da pesca acabou por desenvolver os músculos dos braços e dos punhos, o que levou muitos homens a fazer dessa parte do corpo suas armas principais.
                                        O Shaolin do Norte mantém como base as 10 mãos de Shaolin do Sul e conta com formas e técnicas adicionais como Luo Han, Liu He, Zha Quan, Tan Tui e outras. As 10 mãos de Shaolin preserva a arte marcial do Tempo Shaolin, unindo eficácia e beleza nos movimentos.          
                                    Estão divididas em 10 formas de mãos, cinco curtas e cinco longas.Vin Tsun( Wing Chun), Baak Mei (Pak Mei), Hung Gar e outros sistemas de Kung Fu, todos fazem referência ao incêndio do Templo Shaolin em suas tradições. A maioria dessas lendas não faz distinção entre os Templos Shaolin do Norte e Sul.         Membros sobreviventes espalharam através das províncias do Sul as técnicas dos templos destruidos. Para os leigos, atualmante, existe somente alguns estilos em evidência, mas na época do incêndio muitos estilos Sulinos foram desenvolvidos em diferentes partes da China,  um exemplo disto é o estilo de Wing Chun, na verdade existem 3 ramificações deste estilo: o Wing Chun Tong, como o Chi Sim Weng Chun Kuen e o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen.
                                        Estas variações ocorrem exatamente ao fato de um ser praticado no Templo antes de ser destruido (Wing Chun Tong  praticado por Ng Mui 吴梅大師), outro (Chi Sim Weng Chun Kuen após a destruição praticado e reformulado por Yn Wing Chun 严咏春 - discípula da Mestra Ng Mui).Por último, as variações(Hung Fa Yi Wing Chun Kuen) decorrentes dos ensinamentos transmitidos  pelos seus discípulos, entre estes, o renomado Dr.Leung Jan 梁贊.
                                         As 2 últimas técnicas acima mencionadas são variantes do  estilo "Wing Chun Tong" criada por Ng Mui "A monja".
                                         Sendo que a primeira é do templo Shaolin do Sul, a segunda considerada externa da região Central da China e por fim a ultima que foi difundidapela China inteira! Poucas sãos as variações, mas cada qual desenvolveu seu próprio método de técnica de punhos do Sul!
                                          Da mesma forma que o "Wing Chun" , outros estilos tiveram diversas variações em função das mudanças ocasionadas pela destruição de alguns templos, outros estilos simplismente se apagaram no tempo, perdendo-se simplismente  nos caminhos da história!

Obs:-Termos chineses para ambos os métodos de Kung Fu 功夫!

Bei Shaolin  ou Bak Sil Lum (Shaolin do Norte - 北少林)

Nan Shaolin (Shaolin do Sul - 南北少林).

O termo Shaolin Quan ( 少林拳) Que representa todos os métodos ensinados pelos monges Shaolins, sejam dos templos do Norte ou do Sul!
O "Shaolin Quan" é tido como o estilo "mãe" de todos os outros estilos que carregam o nome "Shaolin", como o Bei Shaolin (Shaolin do Norte), Nan Shaolin (Shaolin do Sul) e muitos outros.
                                         O estilo Shaolin e seus métodos são compostos por mais de 300 formas de mão, sendo que aproximadamente 192 estilos são técnicas do Sul e 108 são técnicas do Norte!


Venerável Mestre Shaolin Shi Haikuan, atual mentor do Templo Shaolin, ser de maior expressão entre todas as escolas de kung fu no mundo, onde todos os estilos, Grão Mestres, Mestres, discípulos e alunos praticantes devem acima de tudo reverenciar como a imagem viva da história, filosofia nas artes marciais!

By
Great master Makáo - Nan Shaolin (Shaolin do Sul - 南北少林).
                      Wing Chun and Kak Kan Chun Style
                 América do Sul  -   Brasil    -   Paraná   -   Curitiba 
                                 mestremakao@hotmail.com

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os Códigos secretos do Kung Fu e seus símbolos!

                
                                    Para muitos, algumas símbologias e tradições oriundas do Kung fu, não possui significados que tenham uma representatividade no Ocidente, o Kung fu ou Wushu desta forma, fica resumido somente nos estilos, golpes e posturas, para outros, a simbologia por de trás da arte marcial possui um significado mais abrangente, muitas vezes pouco transmitida pelas instituições aos quais elas pertencem.
                                     Mas o que esta simbologia pode nos trazer de conhecimento sobre esta nobre arte Chinesa conhecida mundialmente como "Kung Fu? Quais são seus fundamentos e segrêdos, por muitos ainda não revelados? É isto que iremos ver e explicar nesta postagem!
                                        Muitos ensinamentos marciais foram mantidos em sigilo durante séculos por meio de simbolos e imagens, no que se refere aos segredos do Kung Fu, pode parecer absurdo à primeira vista, mas na verdade, séculos de conhecimentos, de filosofia e arte, foram guardados de forma incógnita em diversos textos, gravuras e símbolos, evitando assim, com que muitos ensinamentos se perdesse no passar do tempo ou fossem usados de forma indevida!
                                         Kung fu não é apenas um punhado de golpes tidos como mortais ou uma singela caricatura de animais, inventada pelo homem.
                                         Por trás de todo um emaranhado sistema de técnicas desenvolvidas por monges shaolins, esconde-se um enorme tesouro filosófico, social e ambiental de uma China antiga, cheia de conflitos, perseguições religiosas, divisões de castas sociais e gerações de Impérios que restringiram as manifestações de seu povo, levando assim, a necessidade dos templos criarem seus  "códigos secretos do Kung Fu"!
                                         Falar sobre Kung Fu, ensinar esta arte, sem o conhecimento mais aprofundado sobre a filosofia e seu desenvolvimento cultural, seria por mim, visto como um terrivel crime contra a sabedoria oriental. Por este motivo irei retratar aqui, os principais caminhos para desvendar os "Códigos secretos do Kung Fu", tornando assim possivel, a melhor compreensão e desenvolvimento de seus praticantes, permitindo aos meus leitores e adeptos do Kung Fu, uma visão mais ampla, muitas vezes não oferecida por muitos "mestres, escolas e estilos".
                                         Meu intuito nesta postagem, pode ser correlacionado ao simples fato em trazer à tona a verdadeira arte marcial sem fronteiras...

                                           O I Ching(易經) ou Livro das Transmutações:
                                           É um texto de sabedoria incomparável. De origem chinesa, ele integra o restrito grupo de livros que constituem o mais elevado nível do patrimônio espiritual da humanidade. Mas esse Livro tem um diferencial notável: é utilizado, desde a Antigüidade, como oráculo e orientação para os mais variados assuntos que desafiam o cotidiano dos homen! Reconhecido como uma obra mais antiga que a própria bíblia, 
                                           O Livro é constituído essencialmente de 64 conjuntos de símbolos, que revelam detalhadamente as 64 etapas dos ciclos universais
.                                          O I Ching é considerado o mais antigo livro da China.  
                                          Sua origem, ou pelo menos a de seus oito símbolos fundamentais, denominados trigramas, é atribuída a Fu Xi, que teria vivido por volta de 5500 anos antes de Cristo para alguns e 2850 a.C. para outros.

HEXAGRAMAS

                                    É o nome dado, nas versões ocidentais, a cada um dos 64  símbolos que constituem o I Ching. É um símbolo abstrato, mas que com o tempo vai se tornando compreensível. O hexagrama é formado por seis linhas superpostas, contadas de baixo para cima, que podem ser inteiras () ou partidas   ().
Essa combinação de linhas inteiras e partidas tem uma característica notável: constitui talvez a mais antiga estrutura simbólica a utilizar o sistema binário, que, modernamente, é aplicada na linguagem dos computadores. A linha inteira, ou cheia, , representaria o algarismo 1, a passagem da corrente, o sim, o positivo, enquanto que a linha interrompida, ou quebrada, , representaria o algarismo 0, a interrupção da corrente, o não, o negativo.
O número máximo de combinações possíveis dos dois tipos de linhas em seis posições é 64.
Na verdade, quando se estudam os 64 hexagramas não se parte da simples combinação dos dois tipos de linha, mas sim de um arranjo ternário, denominado trigrama por ter três linhas. É a partir desses símbolos básicos, oito no total, que se constroem os hexagramas (8 x 8 = 64)

Linhas
Nos trigramas e hexagramas do I Ching, as linhas inteiras, , simbolizam as qualidades do chamado princípio yang, ou seja, ativo, positivo, céu, homem, luminoso, quente, firme. As linhas interrompidas, , simbolizam o princípio yin, cujos atributos são: receptivo, negativo, terra, mulher, sombrio, frio, maleável.

Nomes e alguns exemplos de atributos de cada trigrama
Céu. Criador, forte. É espacial, invisível e ilimitado.
Representa o pai. Parte do corpo: cabeça. Símbolo animal: cavalo. span>
Terra. Receptivo, maleável, dedicado. É formal, visível e limitado.
Representa a mãe. Parte do corpo: ventre. Animal: vaca. span>
Montanha. Quietude. É o concreto, o sólido e acumulação sólida.
Representa o filho mais novo. Parte do corpo: mão. Animal: cão. span>
Lago. Alegria, jovialidade. É a incógnita, a acumulação líquida.
Representa a filha mais nova. Parte do corpo: boca. Animal: carneiro. span>
Trovão. O que desperta e movimenta. Desperta o mundo interior.
Representa o filho mais velho. Parte do corpo: pé. Animal: dragão.
Vento. Madeira, suave, penetrante. Desperta o movimento exterior.
Representa a filha mais velha. Parte do corpo: coxa. Animal: galo.
Fogo. Sol. Luminoso, aderente. É o impulso ascendente.
Representa a filha do meio. Parte do corpo: olho. Animal: faisão.
Água. Nuvens, abismo, perigo. É o impulso descendente.
Representa o filho do meio. Parte do corpo: ouvido. Animal: porco.


"O I Ching não exige ritos ou complicações. É preferível imaginá-lo como um bom e sábio Mestre"
                                   "Estudar o I Ching (易經) é uma base fundamental para qualquer praticante de Kung Fu, bem como, deve ser a raíz do conhecimento de todo aquele que é intitulado como Mestre"! by Great Master Makáo 

                                              O I Ching é levado tão a sério no oriente, que pode ser percebido até mesmo na Bandeira da Coréia (대한민국;大韓民國)


O Tao Te Ching ( 道德經)
                                     Comumente traduzido pelo nome de "O Livro do Caminho e da  Virtude", é um dos antigos escritos chineses mais conhecidos e importantes.
                                      A tradição diz que o livro foi escrito em cerca de 600 a.C. por um sábio que viveu na Dinastia Zhou chamado Lao TséTrata‑se de um texto filosófico relativamente curto, com pouco mais de 5000 caracteres, que era originariamente conhecido como o Lao Tse 老子 "Velho Mestre", como um livro de provérbios relacionados com o Tao, e que acabou servindo como obra inspiradora para diversas religiões e filosofias, em especial o Taoísmo e o Budismo Chan (e sua versão japonesa o Zen).A palavra Ching (經, jīng) designa um livro considerado como um clássico. Tao (道, dào), que significa «via» ou «caminho», é o nome usado para designar o que há de mais profundo e misterioso na realidade, e Te (德, dé), que significa «virtude» ou «conduta», é o nome usado pelos taoistas para designar a sua manifestação no mundo. A escola de pensamento taoista (道家, dào jiā) ficou explicitamente identificada com a palavra Tao, por ter atribuído conotações novas a este termo, associando‑o a uma abordagem diferente do conceito de Realidade.
                                     Tao é normalmente traduzido como Caminho ou Via, aqui temos um exemplo de seus textos sobre o Tao:
Quando um estudioso mais sábio ouve falar no Tao,
Abraça-o com zelo.
Quando um estudioso médio ouve falar no Tao,
Pensa nele de vez em quando.
Quando um estudioso inferior ouve falar no Tao,
Ri-se às gargalhadas.
Se ele não risse
O Tao não seria o Tao (o Caminho).
                                          Não há dúvidas que um praticante de Kung Fu, sem a base definida de comportamento filosófico, torna-se puramente mais um "brutamontes", repleto de músculos, agressivo,   mas sem nenhum critérios de conhecimento diferenciado, o estudo de Obras como o Tao te Ching, define regras de conduta, respeito pela integridade de tudo que é vivo, colabora com o desenvolvimento do praticante, que lhe permite ter uma visão mais sábia da arte que pratica!
                                            Ser um "Mestre" é muito mais que o conceito de ter praticado anos a fio um estilo, ser um bom lutador...É ter para si e para os outros o conhecimento que regem a natureza humana! Isto pode ser evidenciado no Tao Te king! Um suposto Mestre só pode ser assim considerado, se seus ensinamentos possuem bases que determinem a trajetória de seus discípulos e praticantes, na longa caminhada ao conhecimento transmitidos por séculos pelos "Monges Shaolins".

"Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido,
Na busca do Tao, todos os dias algo é deixado para trás"- Tao Te Ching 道德經


  
                           "Ser Mestre de si mesmo é a grande jornada daquele que é discípulo do conhecimento"
                               By Great Master Makáo of Kung Fu Wing Chun and Kak Kan Chun  - Brasil

segunda-feira, 28 de maio de 2012

WING CHUN- A TÉCNICA DO MOVIMENTO INSTINTIVO!!!

                                     
                                      Para mim sempre será algo que causa muita satisfação, falar sobre o Wing Chun, mesmo porque, este estilo de arte marcial é uma das mais naturais, que permitem a criatividade e o desenvolvimento das percepções sensoriais, da forma mais abrangente que se possa ter entre todas as artes marciais!
                                       Explicar as técnicas Wing Chun, seria o mesmo que explicar
porque uma criança engatinha, ergue-se e anda... Simplesmente é uma função natural de toda a espécie. O mesmo ocorre com o Wing Chun, nós sabemos nos mover, mesmo assim, nos falta ampliar naturalmente os movimentos que estamos comumente acostumados a realizar! Todo o praticante desta nobre arte, tem que buscar a supremacia dos movimentos em "rotação articular", este é o princípio básico.
                                        Os aplicativos do Wing Chun em sua maioria, são de movimentos dos braços e punhos, sempre que possivel mantendo-os na linha do centro do corpo, buscando proteger o meridiano central (linha imaginária que passa
 pelo meio do corpo) onde, os principais orgãos vitais se evidenciam e necessitam de defesa constante! Os braços tem como objetivo, movimentar-se para dentro do corpo em movimentos circulares protegendo o meridiano central, ou partem de dentro para fora do corpo com a mesma condição circular.   



                                       Agindo exatamente como um "cata-vento", bloqueios e desvios são realizados nestes percursos de defesa! O movimento humano, demonstra a dinâmica desta técnica, que no decorrer do tempo, mescla-se ao movimento natural do praticante permitindo que a trajetória e percurso de seus ataques e defesas sejam simultâneos, com golpes instintivamente objetivos!  
                                         Sob o Prisma das artes marciais, o Wing Chun torna-se diferenciado pela aplicação de golpes em curta distância, com o mesmo dinamismo e força que as demais artes marciais, que aplicam golpes longos e retos!
                                          O estilo como um todo, fornece condições de aplicar as técnicas mediante ao estudo da mobilidade dos golpes, a partir daí, o resto é instinto e reflexos polidos pelos movimentos básicos do Wing Chun!
                                           Girar, torcer, deslizar, aderir, pressionar, comprimir, são técnicas que o Wing Chun domina com maestria, enquanto segurar, agarrar são movimentos pouco utilizados, em função da perda de tempo que estes golpes costumam evidenciar! "A vitalidade de um golpe depende da velocidade em que o golpe é produzido, a força é fundamental para algumas artes, mas este não é o caso do Wing Chun, seus objetivos restringem-se em defesa aderente ou deslizante e ataques objetivos, seqüenciais e contúnuos em velocidade máxima." 
                                             Muitas escolas buscam fluir os instintos do praticante, por meio de técnicas diferenciadas, entre elas, a tércnica de olhos vendados (上眼), ao qual por muitos praticantes é chamado de yin (月亮= Lua ) yīn ( =sombra ) ou apenas "Lua sombria" (yin yin). Nestes casos o aluno ou praticante se desvencula do sentido da visão e busca defender-se e atacar baseado puramente nos demais sentidos e intensifica o instinto de preservação! Quando Praticada esta técnica, são aplicados golpes conhecidos como sequências:  Lap sau, Kuen to luk dim bun kwan, Kuen to pa cham dao, Mai san jong: círculo e Chi kwan!
                                               Enfim, o Wing Chun pode ser resumido como a arte que integra as associações instintivas de um movimento, com a supremacia das formas técnicas circulares de ataque e defesa simultaneamente!
                                               O Wing Chun em si, já é um conceito moderno que elimina floreios, sendo simples e objetivo e por isso altamente eficaz para a autodefesa. Os treinos podem ser coletivos ou individuais; A prática do Wing Chun requer o aperfeiçoamento em algumas séries ou formas que podemos ampliar as características sensoriais de cada praticante, são elas:
                                                O  Sin Lin Tao por ser a forma básica do Wing Chun  é a que deve ser mais estudada e praticada. Sin Lin Tao é dividido em três partes, com um total de cento e oito movimentos. Cada parte tem os seus próprios objetivos, na prática, vários significados na sua aplicação.
                                                 Na primeira parte o praticante desenvolve a Base (Gee Kim Yeung Ma), a força do Soco (Yat Chun Choi) e do Cotovelo. O praticante aprende as técnicas: Tan Sao, Fook Sao, Wu Sao.
                                                Uma vez aprendido os movimentos, devem ser praticados com força e energia. Cada praticante sabe quando praticar a primeira parte da Sin Lin Tao, que tem que ser lenta. Para treinar a força, é preciso levar a sério o treinamento e fazê-lo lentamente.
                                                 Na segunda parte o praticante irá desenvolver a capacidade de emitir força e energia. No Wing Chun da Família Wong ao qual represento na linhagem, a força e a energia são usadas de forma flexível (não muito relaxado e nem muto duro). Isto é facilmente demonstrado quando lançamos um soco, o braço desloca a grande velocidade, mas os músculos estão relaxados. Mas, pouco antes de atingir seu oponente, os músculos se contraem explodindo toda energia.
                                                  Na terceira parte o praticante aprender a realizar de forma correta os movimentos das técnicas, com relação à memória muscular. Os movimentos incluem as técnicas Pak Sao, Tan Sao, Gaun Sao, Huen Sao e Bon Sao.
                                             
                                               Chi Sau pode ser traduzida como “Mãos Pegajosas” ou “Mãos aderentes”. Chi Sau é a parte mais importante no processo de aprendizagem do Sistema Wing Chun. No entanto, existem muitos praticantes e até mesmo “mestres” de Wing Chun, que ainda não o entendem corretamente. Existem aqueles que colocam muita ênfase no Chi Sau, por pensar não existir outras técnicas. E ainda aqueles que não dão valor algum ao Chi Sau. Mas dentro do Wing Chun, irá aprender o seu verdadeiro significado. Com movimentos "paralelos" entre dois praticantes, o Instinto torna-se mais ágil no conceito de defesa e ataques contínuos, jamais um bom praticante de Wing Chun poderá ser eficaz em sua prática caso não tenha total controle sobre o Chi Sau. Esta prática fundamentalmente deve ser elaborado e desenvolvido no Muk Yan Jong ou Mok Yan Chong literalmente significa “Boneco de Madeira” possui 116 técnicas que compõem a Forma Tradicional, conhecido ao redor do mundo pelos leigos de Mudjong! Este boneco possui características de um homem com braços e uma perna, onde a maioria dos golpes podem ser constantemente desenvolvidos, principalmente quando não há possibilidade de um colega de treino! Mesmo possuindo 116 movimentos, será possivel desenvolver golpes peculiares que representem a sua melhor performance pessoal!
                            O treinamento no Muk Yan Jong deve ser feito com energia e força, ou seja, golpeado com pressão e deslizamento principalmente pelo antebraço e cotovelos. Pode ser treinado por longas horas, assim irá desenvolver o posicionamento e ângulo correto das técnicas, bem como a distância correta do alvo pretendido para o ataque e para a defesa.

                              Grão Mestre Ip Man na prática do  Mok Yan Chong 
      
 " A natureza da arte marcial é mover o que está parado, por sua vez o Wing Chun tem como objetivo fluir amplamente o movimento sem que com isto perca a referência estática e circulante da energia Qi"- Mover-se sem perder seu centro, girar sem perder seu equilíbrio- como um compasso que pode ampliar seu raio e diâmetro de ação, mas sem jamais perder o epicentro ...

by Great Master Makáo 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

SERPENTE DIVINA- Estilo Shen She Chuen 蛇拳



                 O estilo Shen She Chuen (serpente divina) originou-se na província de Fujien quando um Monge do Templo do Bambu.
                                 O estilo Shen She Chuen é executado com as mãos esculpindo a cabeça de uma serpente em uma mistura de "duro" e "suave". Contando com movimentos lentos e suaves, o adversário pode surpreender-se com sua flexibilidade, velocidade e força, desde que bem concentrado chi (Energia Interior).Seu objetivo nos ataques é a busca dos pontos vitais como olhos, garganta, plexos, vão entre as côxas e abdômem. Este estilo enfatiza a capacidade do praticante em criar uma certa mobilidade flexível, principalmente nos braços e quadril, permitindo que o corpo crie com certa facilidade, o poder de "enganar" o adversário com golpes diretos e certeiros, como se faz comum entre as serpentes.
SHI PA TIEN KWANG
十八電光
“Os dezoito relâmpagos”
                                              Os dezoito relâmpagos é o nome dado ao conjunto dos chutes principais do Shen She chuen Kung fu. À primeira vista, alguns deles vão chamar atenção pela sua plasticidade, porém, a aplicação de cada um deles corresponde à eficácia necessária para o sucesso do ataque.
                                               O nome tien kwang, ou relâmpago, vem de uma frase atribuída a Hsü Yin Fong, e está relacionada a maneira correta de aplicação de um chute. Disse ele: “Rápido como o vento e veloz como um relâmpago.” (風馳電掣= Fong chi tien che). É assim que se espera a ação de um praticante do estilo da serpente, veloz como o relâmpago e rápido como o vento!
                                                Fica claro que sua técnica exige profundo treino, harmonia e potencialização das energias do Qi (Chi), ser flexivel, rápido, porém acima de tudo, perceptivo dos momentos oportunos para o ataque, com as técnicas tidas como "penetrantes" em superfícies vistas como "moles" do corpo, bem como técnicas  conhecidas como "pesadas" que atingem principalmente articulações!
algumas técnicas de chutes e bloqueios da serpente possuem suas singularidades, vejamos:
踢徽章 (ti hui chang) = Chutando escudo
七風腳 (ti fong jiao) = Perna dos sete ventos
蛇尾腳 (she wei jiao) = Calda de serpente
明月腳 (ming yué jiao) = Perna da lua brilhante

金鶴旋葉 (chin he hsian yeh) = Garça dourada espalha  folhas
蛇王飛踢 (she wang fei ti) = Serpente Rei
 Os dez procedimentos de desenvolvimento da serpente
- erguer pelo impulso
- pressionar pelas laterais
- conter pelo impácto
- desviar pela esquiva
- deter pelos bloqueios
- furar pela ponta dos dedos
- cortar pelas facas das mãos
- varrer com as pernas
- envolver com chaves deslizantes dos braços
- bater com a palma, pulso e faca das mãos


movimentos posturais de combate:
     小 寶 拳  shao pao chuen 
     蛇 找 珠  she zhao zhu 
     柔 和 秋 風  jou he tchou fong 
      迴 路  huei lu  
      蛇 王 she wang
      白 蛇  pai she
      蛇 鶴 合  she he ho i
      滑 蛇 派 hua she phai  
       hua she shan yué (滑 蛇 上 月)
       hua she huei nan (滑 蛇 回 南).     
                         As posturas e técnicas dos punhos da serpente, dividem-se em:
橋 手= chiao shou -mão da ponte
毒 手= tu shou -mão do veneno
封 手= fong shou -mão que desvia
通 手= ton shou -mão que acessa
膀 手= pan shou -antebraço
武 手= wu shou -mão da guerra
王 掌= wang zhang -palma Rei
佛 手= fuo shou -mão de Buda
明 拳 Ming chuen – punho verdadeiro.
沖 拳 Zhon chuen – punho que atravessa.
老 虎 拳 Lao hu chuen – punho do tigre contra a serpente
三 配 拳 san pei chuen – combinando três punhos da serpente

Zhu fah compõe nove exercícios, em que os alunos devem saber movimentar-se, sendo eles:
金 蛇 chin she – Serpente dourada  => giro simples.
綠 蛇 lu she – Serpente verde => giro com pegada.
白 蛇 pai she - Serpente branca => invertida.
蛇 出 水 she zhu shuei – Serpente sai da água = pendular em mah pu.
猴 步 hou pu – Passo do macaco => caminhada de cócoras.
火 蛇 huo she – Serpente de fogo => Exercícios de apressamento e corte.
蛇 王 she wang – Serpente Rei => Exercício com aderência nos pulsos.
三 光 san kwan – Três brilhantes => Conhecido como relógio.
蛇 步 she pu – Passo da serpente => Desobstrução.


                                       "No Brasil, o estilo da serpente dourada hoje é difundida pelo Sifu Dani Hu 琥少修, ao qual nutro grande respeito e admiração"
Xie xie!
by
Great Master Makáo