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quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sistema do estilo Dragão (龍形) no Kung Fu

龍形
                       
                                   O sistema do Dragão se define em 13 formas distintas e 18 tipos de armas tradicionais. O intuito do treinamento doDragão é o desenvolvimento da auto confiança, assim desenvolvendo espírito forte por meio de graça e flexibilidade; o Dragão representa dois dos elementos antigos.
                             A TERRA e a ÁGUA, no símbolo de YANG segundo o Taoísmo, Dragão é a personificação do Tao. Os budistas Shaolin o viam como uma visão de iluminação da verdade, para ser sentida e não tomadas nas mãos. Alguns homens muito idosos eram chamados Dragões. Lung Ying (Ying Loong, Estilo Dragon Kung Fu) é o sistema desenvolvido no sul da china em  1800."tocando o braço do dragão" (Lung Mor Ying Kiu)
                             Estilo do dragão é uma arte marcial extremamente eficaz, incorporando uma grande variedade de chutes, rasteiras, greves, bloqueios e quedas. no entanto, escondido dentro de sua forma prática e eficiente, o externo é um devastador poder 'interno' - uma força explosiva que também gera velocidade, sensibilidade e agilidade.

                                       As raízes do estilo do Dragão de Kung Fu pode ser rastreada até o Templo Haushoutai na montanha Lou-wushan ....  O estilo do dragão foi ensinado aos monges dentro do templo para melhorar suas habilidades de luta,
                                      Um desses professores foi um monge que era conhecido como Hai-Fung  e também como Gao Xiong-Wen, (que significa rio vertical). Este, foi responsável por cinco variações do Dragão, sendo: Dragão Duplo - Dragão do Vento - Dragão do fogo- Garras do Dragçao  e Grande Dragão de Pedra..
                                      Outro monge, Da Yu (também conhecido como Tai Yuk), também veio do templo shaolin do sul, era reconhecido como  um lutador com grandes  habilidades de boxe chinês. Outro professor do templo era um taoísta chamado Wong Lee Kiu. Estes monges foram reconhecidos entre os chineses da época como:- "Os três dragões de ouro" 

                                       Um homem chamado Lam Qing Yuen tinha aprendido kung fu a partir desses  3 monges, bem como, foi aluno direto do abade de Shaolin Jin Guang Shaoshu na Montanha do Templo (província de Fujian).  Lá tornou-se um grande Mestre de três variações do dragão, ao qual aprendera com os monges de ouro!
                                       Mais tarde, tornou-se herdeiro direto destes monges e difundiu este estilo por toda a China. Conhecido como "O Grande Dragão de Jade"
                                      O estilo Dragão é um sistema de combate a curta distância que incorpora uma grande variedade de chutes altamente eficazes, varreduras e batidas rápidas.sensibilidade, explosiva e agilidade. Quando em uso, a técnica do dragão personifica a essência de uma filosofia ao qual nos dará o exato sentido deste estilo chinês de Kung fu, um de seus ensinamentos mais conhecidos é o seguinte:
-" Quando você ataca você é como o vento, varre tudo que está a sua frente e passa por pequenos e grandes bloqueios como um vento, uma brisa ou até mesmo um vendaval, quando você defender, você é como uma nuvem, encobre  o caminho de seus pontos vitais, seja como um simples nevoeiro, uma neblina que cega o adversário e que não lhe permite avançar. Quando você parar você é como o ferro, não verga, não dobra diante do golpe do oponente.  E  você avança como um tigre  que avança se m recuos com as patas avançando a sua frente diante do inimigo. e retira-se como um gato silencioso, sem alardes, caminha suave em direção a vitoria conquistada!
                                    As garras do estilo do dragão são rápidas e contínuas, controlando o adversário a partir do momento em que ele move-se para atacá-lo.
                                    O corpo deve manter a forma de um 'dragão-jovem, treinando os punhos, ombros, cintura, bem como outras áreas comuns ao ataque e defesa.                         Os Movimentos são rápidos e  fluindo intencionalmente com cada golpe, acertando o seu alvo com extrema precisão. 
                                     O praticante "espera para o ataque, analiza os movimentos do oponente, não se mexe e até muitas vezes se abre como alvo, para saber qual é a reação eminente que irá sofrer de seu atacante.Diante do ataque, desvia o ataque e prossegue com um ataque profundo no centro do corpo. Baseado em uma base altamente flexível ,  tendo uma sensibilidade mental e física e ataques poderosos, o praticante tem um arsenal ilimitado à sua disposição que podem se adaptar a qualquer situação.        
                                   Como ele aprende a concentrar seu Chi (poder mental) com uma  técnica, unificando a sua mente e seu corpo, unificando o poder dos punhos cerrados com a velocidade dos reflexos de forma simultânea.
                                   Este estilo é sem dúvida um dos mais completos sistemas de combate que  justifica ser visto como eficaz e prático. Na sua prática, o estilo do dragão também ajuda a desenvolver o aluno mentalmente,  na ética, no  físico e emocionalmente, torna-se impassivel diante de temores, mantendo a mente e o corpo jovem, flexível e forte e a alma determinada, confiante como a de um guerreiro de fogo. como são chamados os praticantes deste estilo mítico!

                           Abaixo alguns nomes de sistemas do estilo do Dragão, mais difundidos em suas práticas através dos tempos e pelo mundo inteiro:
Sap lok dong
Chat sik san sao ao
Sam tung gor kiu
Mang fu tiu cheung
Dan bin gow jiu
Bo bo toi
Bik bo soi kiu
Long ying mor kiu
Sei mo chai
Dok sei toe
Fa gik
Ying Jow
Mui fa kuen
Mm ma gwai cho
Long ying doi cha
                                                      Kati - movimentos
                                             

Apresentação dos movimentos do Dragão

By
Great Master Makáo- Brasil -
Lignage of Great Master Chen Lo and Li Chen (Wong).








quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tai Shing Pek Kwar ... Estilo Macaco do Kung Fu 猴拳Hou Quan Tradicional ...

                                    
  
                                      Tai Shing Pek Kwar tem técnicas de chão e de luta em pé, mas também visa ataques simultâneo entre as partes superiores do corpo e as inferiores.  Um dos maiores quesitos do macaco no kung fu é a diversidade de atacar a partir de quase qualquer posição, deitado ou em pé. Existem diversas vertentes do estilo "Macaco": macaco alto, um macaco de pedra, macaco perdido, macaco de madeira e é claro, o macaco bêbado.  O macaco bêbado não é apenas a técnica de macaco mais difícil de dominar, mas também o mais imprevisível e por extensão, o mais mortal em combate,  por isso tende a ser a última das cinco técnicas a serem ensinadas.  Por outro lado, o macaco é ensinado entre outros estilos, como referência de golpes e, solo pu em saltos, sendo assim, muitos estilos colocam suas formas como obrigatórias para um combate  de chão! Tal estilo provém da técnica do Punho do macaco do sul, proveniente do Templo Shaolin do Sul.
                             
                                  
                                Hou Quan (Macaco bêbado) como é ensinado na China inclui a execução de quatro procedimentos básicos sendo vários e  difíceis movimentos acrobáticos, como virar de lado no ar,  giro de frente virando com salto de apoio pela cabeça, virar para trás com salto de apoio com um braço sobre bastão... Saltos e pulos com as pernas sobre o adversário!
                               A maioria dos ataques visam os joelhos, virilha, garganta ou olhos do adversário e batidas de mão são normalmente usadas com tapas de palmas comumente usadas pelos símeos! Vemos agarramentos com o punho semi-fechado chamado de garra do macaco. Uma vasta gama de expressões faciais de macacos também são praticados, inclusive de felicidade, raiva, medo, susto, confusão e desorientação, sempre para confundir o adversário. a maioria dos movimentos,são executados a partir de movimentos em postura de cócoras ou posição semi-cócoras e são normalmente acompanhado de muitos movimentos espasmódicos da cabeça como um macaco sendo ameaçado por um oponente.
                              O praticante do estilo do macaco, ou Hou Quan(猴 棍), deve compreender que esta técnica possui variações imitativas e assim a execução dos movimentos e expressões faciais devem ser tão convincente que parece exatamente como um macaco, e não simplesmente como um ser humano imitando um macaco, portanto, o elevado grau de dificuldade associado a esta prática. 
         
  1.  Macaco bêbado usa um monte de ataques e golpes graves no olho, garganta e virilhas, assim como técnicas caindo sobre o oponente. 
        Ele incorpora uma série de passos em falso, para dar a aparência de indefeso e usa uma série de ataques fora de equilíbrio. O praticante requebra, dá passos muito hesitantes, por vezes, caem no chão e ficam parados enquanto aguardam o adversário atacá-los. Nesta abordagem, no momento em  que o ataque é cometido, o Homem macaco é devastador  lançando na altura dos joelhos ou áreas virilha do adversário golpes com os pés e joelhos. Em macaco bêbado, você usa mais energia interna do que qualquer outro.
        É uma técnica das mais difíceis dos estilos de macaco, para dominar e também extremamente eficaz contra um lutador e inimigo, pois seu ataque é ataque-orientado. 
2-  Macaco de Pedra é um estilo "físico".  O praticante treina o seu corpo para trocar golpes com o adversário - Macaco de Pedra usa uma espécie de corpo de ferro. 
    Ele vai deixar uma área exposta em seu corpo para um adversário poder atacar, atraindo o lutador que deixará aberto o contra-ataque em um local mais vital no corpo do oponente.
 3 - O Macaco perdido finge muito.  Praticantes de Macaco Perdido da a aparência de estar perdido e confuso para enganar o adversário que acaba  subestimando suas capacidades, e ele revida quando menos se espera.  As mãos e os pés mudam constantemente de posição, pulam no chão, dão cambalhotas e batem as mãos no chão como se estivessem enfurecidos... Esta técnica incorpora o medo, nervosismo e travessuras de um macaco que vagou em um território vizinho, em que ele tenta pegar e comer muitas frutas e insetos tão rapidamente quanto possível, enquanto nervosamente olha em volta antes de voltar correndo para a sua gama própria casa, imitando estes trejeitos o praticante confundirá seu inimigo com golpes rápidos e certeiros.
4- macaco alto é um macaco relativamente convencional que gosta de manter uma posição ereta e evita cair .  Este estilo é mais adequado para pessoas altas. Macaco Alto gosta de escalar membros do corpo para fazer ataques em pontos de pressão, tais como: cotoveladas na parte superios da cabeça interlaçando as pernas na cintura do oponente. É um estilo de longo alcance, com chutes longos e esquivas em cambalhotas, chutes pelas costas e agarramentos na garganta.
 5-  Macaco de madeira imita um macaco sério, irritado, que ataca e defende com ferocidade.  A atitude deste macaco é mais grave, e seus movimentos são visivelmente menos covardes aos olhos de seu oponente, ele é direto em seus movimentos, buscando derrubar seu oponete ao chão, montar e bater diversas vezes no peito com os punhos cerrados e cotovelar a cara do oponente e saltar longew, retornando ao inimigo até que desmaie no chão!  

                       
        A "Arte emitando a natureza dos animais", este é um exemplo mais verdadeiro das tradições do Wushu (Kung Fú) tradicional. Um  estilo para muitos considerado estranho aos olhos ocidentais, mas sem dúvida é reconhecidamente um estilo eficiente e perigoso em combate, caso praticado da maneira correta e com bons Mestres!


By
Great Master Makáo - Brasil

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Zui quan -醉拳 e os oito imortais do Kung Fu











                              
                               As técnicas de Zui Quan 醉拳 são baseadas na lenda dos Oito Bêbados Imortais. Cada uma das técnicas no boxe do bêbado demonstra um atributo de um dos Imortais. Os estilos de cada um dos Imortais são combinados para dar forma a uma luta bonita e eficaz.
                              Além do boxe bêbado, existem também os estilos da espada bêbada, do bastão bêbado, do facão bêbada e da lança bêbada.
                               A postura do "Estilo do Punho Bêbado" são criadas pelo impulso e pelo peso do corpo, com fluidez nos movimentos. Considera-se estar entre os estilos mais difíces de Kung fu (atualmente denominado como Wushu).
                              Na china se conta uma lenda que existiram oito guerreiros imortais de extremo poder e habilidade. Estes misteriosos sábio dedicavam seu tempo na prática da meditação, combinando as técnicas mais antigas de yoga Kai men e Chi Kung obtendo habilidades extraordinárias e ultrapassando os limites humanos. Cada imortal contribuiu com o que tinha de mais efetivo e poderoso em seu próprio estilo. Assim sendo, depois de um longo período o novo e poderoso estilo de Kungu Fu foi criado embora os próprios imortais achassem que seria impossível que alunos comuns conseguissem dominar seus movimentos que exigiam muita disciplina física e mental de seus praticantes.
                              Este estilo foi batizado de Zui Quan 醉拳 e foi levado aos mestres do Templo Shaolin para ser ensinado aos alunos mais avançados e dedicados. O Estilo Zui Quan exige um poder interno para dominar perfeitamente o equilíbrio e se destaca pela habilidade de enganar o inimigo, utilizando o desequilíbrio, giros, saltos, esquivas e acrobacias.


                             As técnicas dos oito imortais são utilizadas com energia interna desde o Tan Tien, força da cintura, quadris e ombros.
                                     Com o passar do tempo, este estilo Zui Quan ficou conhecido como O estilo do mestre bêbado, ou Punhos embriagados. Não se sabe se realmente a ideia original dos oito imortais era criar um estilo de luta embriagado, mas na ausência de uma resposta, até a lenda vem sendo mudada com o passar dos anos chegando a ser chamada de a lenda dos oito bêbados imortais.
                                       
OS IMORTAIS CRIADORES DOS OITO ESTILOS DO BÊBADO:

 Lan Ts'ai Ho


 Li Tie Kuai 




                                                        Siang Chung Li


                                                       Chao Kuo Chui 


                                                   Chuang Kuo Lao


                                                      Li Ping Tung



                                                      Han Yang Chie


   Ele Shiang Ku


Ao meu ver, estas técnicas representam uma das maiores riquezas marciais, de todas as formas existentes entre diversos estilos de kung fu, trazendo de forma verdadeira a maestria da Cultura Oriental até os dias atuais!

           By Great Master Makáo - Brasil

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ton Lon - Louva Deus 七星 螳螂拳- O estilo de Kung fu criado por Wang Lang

                    Wang Lang (Wong Long 王朗) CRIADOR DO ESTILO Ton Lon 七星 螳螂拳


                                       O Ton Lon 七星 螳螂拳conhecido como estilo louva-a-deus foi criado por Wang Lang (Wong Long 王朗) no Templo Shaolin. Conta a história que Wang Lang era mestre e conhecedor profundo do Kung Fu quando foi para o templo aprimorar seus conhecimentos. Lá ele sempre duelava amigavelmente com o Abade Feng e sempre perdia.
                                       Um dia o Abade disse a Lang que ia sair pela China em uma viagem que duraria três anos em busca de conhecimento e quando voltasse gostaria de ver Lang mais forte. Nesse meio tempo Lang estava cansado e foi se refugiar em um bosque, lá ele viu um frágil louva-deus abatendo uma cigarra de tamanho superior e gostou da forma com que o inseto se movimentava levando-o para o templo para estuda-lo e desenvolveu técnicas baseando-se nele: Abaixo um vídeo a respeito desta história... assista!



                                 Wang Lang 王朗  estuda o pequeno inseto e a sua arte de defesa


                                      Quando Feng retornou e eles lutaram ele perdeu e ficou surpreso com a qualidade do Kung Fu de Wang Lang 王朗 e desde então os dois passaram a desenvolver e aprimorar o estilo e então passaram adiante o conhecimento desenvolvido.

O artista marcial nos filmes de Kung Fu (Jackie Chan) demonstra a postura do estilo Louva Deus.


                                       Quando os quatro discípulos de Wang Lang (criador original do estilo Louva-Deus) decidiram se dividir e realizar as próprias alterações no estilo, Wang Lang permitiu, mas com uma condição: Eles deveriam nomear seus estilos com referência às marcas nas costas dos Louva-Deuses capturados.
Uma das marcas era semelhante à aparência do símbolo Yin Yang (Tai T'si), outro tinha a aparência de uma flor de ameixa (Mei Hua), no outro houve um conjunto de marcas que tinham semelhança a uma figura de sete estrelas (Tsi T'sing) e houve um Louva-Deus que não tinha marca aparente, este estilo ficou conhecido como o estilo despido (estilo sem marca Kwong P'an).
                                     Dessa forma surgiram quatro estilos, a partir do estilo original de Wang Lang. O sistema engloba um conjunto de técnicas de artes marciais chinesas, sistematizadas por Wang Lang (Wong Long em cantonês), no século XVII, em Shantung, China, por meio da contribuição de outros 17 docentes de variados sistemas. Seguramente, a maior expressão deste sistema, da linhagem de Huang Han Xun (Wong Hon Fan em cantonês, considerado o "Rei" do Louva-a-Deus de Hong Kong) foi o Prof. Ph. Dr. Brendan Lai(1942-2002),  tendo sido o primeiro docente deste sistema nas Américas (USA)e o maior produtor de eventos de artes marciais das décadas de 1970 e 80, do ocidente. Seu discípulo, Mestre Antonio Chuy, de NY, é considerado hoje a maior expressão viva desta linhagem


                           


              Dr. Brendan Lai 黎達沖(1942-2002) - Fundador do estilo nas Américas

                         Great Master -  Dr . Brendam em sua demonstração nos E.U.A 
                         Assista agora:



Master Shi Guo Song - Demonstra o Kati (Mantis) na forma Louva Deus:

Sem dúvida esta é uma das técnicas clássicas do Kung fu mais belas que é praticada no mundo inteiro, onde todo praticante de artes marciais, podem desenvolver uma perfeita cordenação de defesa e ataque sem se esquecer da flexibilidade que este estilo vem a oferecer!



 By Great Master Makáo


sábado, 28 de abril de 2012

Os punhos secretos do Monge Bak Mei ou Pak Mei(白眉)




Bak Mei ( 白眉) Bai Mei ou Pak Mei, literalmente "Sobrancelhas Brancas" é dito ter sido um dos lendários Cinco Sábios sobreviventes da destruição do Templo Shaolin pela Dinastia Qing regime imperial (1644-1912). "Bak Mei ou como é conhecido, Pak Mei" é um apelido dado para  Ma Ning Yee(白眉), sendo ele um dos personagens da história em evidência nas artes marciais chinesas, figurando entre aqueles que são considerados os maiores representantantes do Kung Fu mundial de todos os tempos. Abaixo os maiores divulgadores do kung fu Shaolin em diversos estilos:
 Yue Fei (岳飞)  
 Yim Wing-chun (嚴詠春)
 Hung Hei-gun (洪熙官)
 Fong Sai Yuk- (方世玉)
 Dong Haichuan (董海川)
 Yang Lu-Ch'an (杨露禅)
 Ma Ning Yee(白眉)
 Wu Quanyou (吳全佑
 Dez Tigres de Cantão (广东十虎)
 Chen Fake (陳發科)
 Chan Heung (陈享)
 Wong Fei-hung (黄飞鸿)
 Sun Lu-t'ang (孫祿堂)
 Huo Yuanjia (霍元甲)
 Yip Man (葉問)
 Wang Zi-Ping (王子平)
                  A destruição do Templo Shaolin obrigou que um dos monges sobreviventes, um dos Cinco Sábios do Kung fu, tivesse como principal objetivo a criação de outro templo, fato este que ocorreu, tempos mais tarde, com o nome "NOVE LOTUS DA MONTANHA" em Fujian, onde os sobreviventes procuraram abrigo.  Ma Ning Yee(白眉) se recusou a fornecer seu nome real por medo de represálias contra sua família e alunos, no caso de eles sobreviverem.  O abade então mudou seu nome para Bak Mei-Sobrancelha Branca.


                                                   Punhos do PAK MEI

                   A verdade dos fatos Históricos, retratam apenas 5 sobreviventes do massacre do templo Shaolin,com sua destruição, estes cinco monges foram os principais personagens que edificaram o Kung fu (功夫)por séculos, entre eles Ma Ning Yee(白眉). Suas identidades variam, mas são geralmente aceitos como o seguinte:
O Chan Sin Jee
A Monja Ng Mui Si Tai (conhecida também como Chuk Fat Wan)
O taoísta Bak Mei ( Ma Ning Yee)
O Fung Taoísta Do-Duk, que mais tarde criou o estilo tigre branco
O "barba por fazer" (leigo) discípulo Miu Hin
                     De acordo com a árvore genealógica FatSan, Pak Mei passou a arte para Kwong Wei,
Yun Chuk,
Fong Dao Yan,
Lao Xiu-Luang (刘少良) que estabeleceu a linhagem do Pak Mei.
                     O estilo Bak Mei (Pak Mei) de luta, faz uso dos quatro princípios básicos:
"Afundando( FOU)
"Engolir (TUN)"
"Neutralização (FA)"
"Empurrão(BIU)"
                      A principal característica do estilo Pak Mei (Bak Mei), está na similaridade com o estilo WING CHUN, onde os golpes deferidos são utilizados punhos e socos curtos e de médio alcance!
                       As aplicações deste estilo possui "formas" específicas de treinos que são as seguintes:

Formas Bak Mei (Pak Mei):
直步標指 - Jik Bou Biu Ji Kuen
十字扣打 - Sap Ji Kauh Da Kuen
三門拳 - Saam Mun Kuen
四門八卦 - Sei Mun Baat Gwa Kuen
九步推拳 - Gau Bou Tuei Kuen
鷹爪黏橋 - Ying Jow Nim Kiu Kuen
石獅拳 - Sek Si Kuen
金剛拳 - Gam Gong Kuen
地煞拳 - Dei Saat Kuen
十八摩橋 - Sap Baat Moh Kiu
猛虎出林 - Maang Fu Chuet Lam Kuen
五行摩 - Ng Hang Moh
                       A história possui seus atributos e sem dúvida este estilo é considerado um dos mais eficientes entre os estilos tradicionais o Templo Shaolin do Sul, muitos afirmam que Bak Mei foi responsável pela destruição do templo Shaolin, tido por muitos como traidor do templo e assassino de muitos Monges, enquanto outros, afirmam exatamente ao contrário, dizendo que Bak Mei foi um dos cinco sábios que manteve a chama Shaolin viva, fica dificil afirmar ou reconhecer quais das vertentes está correta, mas fica evidente que Pak Mei foi considerado um dos maiores lutadores da História da China Antiga, reconhecido também como o praticante da arma


                       
                                          KWAI TCHAN (BENGALA)

                         Pak Mei se assemelha em muito com o estilo Wing Chun, acredita-se que ambos estilos são muito parecidos pelo simples fato de que foram criados baseados no mesmo estilo Shaolin do Sul onde Ng Mui  (Criadora do estilo Wing Chun (Chuk Fat Wan ) e Ma Ning Yee (Criador do estilo Pak Mei - Tigre Branco), praticaram as mesmas formas de estilo, posteriormente, atribuiram cada qual a sua maneira os ensinamentos Shaolin, nas técnicas de punhos curtos, muitos afirmam que o Wing Chun e o Pak Mei são estilos irmãos da mesma linhagem do templo Shaolin...
Bak Mei estilo irmão do Wing Chun


By Great Master Makáo

quarta-feira, 25 de abril de 2012

As artes marciais que Bruce Lee treinou!

                                  
                                   Ele é amplamente considerado por muitos comentaristas, por críticos, pela mídia e outros artistas marciais como o lutador de artes marciais mais influente do mundo e um ícone cultural.
                                   Bruce  Lee tornou-se uma figura icônica em todo o mundo, particularmente entre os chineses, por ter retratado o nacionalismo chinês em seus filmes. Inicialmente treinava no estilo Wing Chun, porém posteriormente rejeitou estilos de artes marciais bem definidos, favorecendo, em vez de técnicas de várias fontes, o espírito da filosofia de suas artes marciais pessoais, que ele chamou de Jeet Kune Do.

                                    Lee começou a ensinar artes marciais nos Estados Unidos em 1959. Ele dava aulas de Jun Fan Kung Fu (literalmente Kung Fu de Bruce Lee). Foi basicamente as técnicas do Wing Chun, com algumas ideias de Lee. Ensinou diversos amigos que se reuniam em Seattle, começando pelo lutador de Judô Jesse Glover, que mais tarde se tornaria seu primeiro instrutor assistente. Lee abriu a sua primeira escola de artes marciais, com o nome de Lee Jun Fan Gung Fu Institute, em Seattle.

                                    Bruce,  Considerou que as técnicas tradicionais de artes marciais eram muito rígidas e formalistas para serem usadas em situações de violência nas ruas. Lee decidiu desenvolver um sistema com ênfase na "praticidade, flexibilidade, rapidez e eficiência". Começou a usar métodos diferentes de treinamento, como treinamento de peso para a força, corrida de resistência, alongamento para a flexibilidade, e muitos outros que foi adaptando periodicamente.

                                     Lee enfatizou o que chamou de "o estilo sem estilo". Este consistia em livrar-se da abordagem formalizada e Lee alegou que era uma mistura de estilos tradicionais.
                                     Lee sentiu que o sistema que no momento chama-se Jun Fan Gung Fu ainda era bastante restritivo e, finalmente, evoluiu para Jeet Kune Do ou o Caminho do punho interceptor.

                                      Antes de fundar o Jeet Kune Do, os estilos de luta praticadas por Bruce Lee por 10 anos foram:
  • Kung fu estilo Wing Chun - por 5 anos
  • Kung fu estilo Choy Lay Fut - 1 ano
  • Boxe Chinês - 6 meses
  • Esgrima (footwork primaily)- 1 ano
  • Judô - 6 meses
  • Tang lang quan (do sul)- 6 meses
  • Jiu Jitsu - 6 meses
  • Hsing-I Chuan- 6 meses
  • Tae-kwon-do - 3 meses
  • Wrestling- 3 meses

Referências

  1.  The Voice of Asian American- Chinese American Hero: Bruce Lee.
  2.  Jun Fan Jeet Kune Do. Bruce Lee Foundation.
    By Great  Master Makáo

sábado, 21 de abril de 2012

Kung Fu Shaolin - 少林功夫 e caminho do Autoconhecimento...

                           少林功夫
                       Para todo o praticante de Kung Fu 功夫 é essencial que possua um desempenho físico tanto quanto mental, para isto não podemos deixar de enfatizar a necessidade de que obtenha uma profunda adequação sobre os conceitos "reais" desta arte marcial, que acima de tudo é geradora de uma das mais profundas fontes de autoconhecimento criadas pela mente humana! Quando refiro-me aos conceitos do Kung fu, não restrinjo-me apenas as linhas filosóficas ou aos estilos praticados, mas sim da visão ampla da vida como princípio básico de seus ensinamentos! É bem verdade que pouco se fala a respeito disto, mas a fundamentação do Kung Fu em níveis mais altos (Abades - Grão Mestres- Mestres e monges), vão muito mais além de simples golpes e posturas, superam as longas jornadas de meditação, indo de encontro ao verdadeiro significado da palavra "vida"!  
                         O Ocidente possui uma idéia totalmente distorcida desta arte "mãe de todas as artes", para que possamos compreender a profundidade dos ensinamentos,  buscas do autoconhecimento  que se denomina como Kung fu (homem hábil), temos que nos aprofundar em suas escrituras, analisando e interiorizando seus ensinamentos, com uma mente aberta e sem obstáculos!
                          Uma arte como o Kung Fu, sendo ela mais antiga 600 anos que a era Cristã (dados registrados), não sobreviviria até os dias atuais se caso não obtivesse fundamentos sólidos! Portanto, ir ao encontro desta filosofia estaremos indo ao encontro de nossas mais profundas aspirações...Ou seja, a compreensão e interação com o mundo em que vivemos!
                            Um exemplo disto está registrado em escrituras chamadas "Yi Jin Jing" Diz-se que a Escritura (Yi Jin Jing), um dos exercícios tradicionais de Qigong em todo Território Chinês, ao qual  foi traduzida por Bodhidharma, e posteriormente transformou-se na principal Obra dos templos Shaolins de Kung Fu, tanto no norte como no sul da China.  
Yi Jin Jing - O Livro
                                                Da mesma forma que este livro (Yi Jin Jing), outras inúmeras obras foram se difundindo no decorrer dos séculos, que registraram os conceitos desta nobre arte que unifica corpo, mente e alma, como princípio básico de seus  ensinamentos, entre estas obras, podemos citar  Zhé Xué Ch'an como uma das belas obras de literatura nas artes marciais, onde teremos como referência principal a busca interna do praticante como princípio básico de compreensão da vida. 
Eis alguns trechos desta Obra:

          (害怕Ter medo
          *  Qualquer que seja o "Grande Caminho" que desejamos seguir em busca de nossas realizações, só iremos atingir nossos intentos, caso tenhamos medo de viver estagnados no mesmismo de nossas antigas idéias a respeito de tudo! 
          *   A natureza do medo retarda os covardes e impulsiona os determinados e protege os cautelosos!

           (胆量) Ter coragem
          
          *    A coragem é um termo que reflete a astúcia daquele que é visto como louco, especialmente pelos covardes! Coragem é a certeza do impulso de ir em frente...
          *    Não existe caminho certo, mas homens certos que trajetam por qualquer caminho, isto é ter coragem, seguir por qualquer caminho...É chegar independente do caminho tomado... É ter coragem de ir além, além do próprio caminho!
          *    Precisa de muita coragem... para enfrentar os próprios medos e covardias!
           

           (精神Ter força

          *  Forte é todo aquele que reconhece suas limitações, sobrepõe suas fraquezas e renova seus ideais diante de seus fracassos e segue em frente...
          *   Força não é uma questão de  rigidez e sim é uma questão de fluidez, a prova disto é que a pedra rígida se desgasta com a fluidez das águas!
          *   Se reconhece um homem forte quando ele não teme mostrar suas fraquezas! 

          (作事) Ter agilidade
        
          *  Agilidade é perceber o movimento de tudo que aparentemente não se move.

          *  Agilidade é compreender a mobilidade estando estático.
              É reagir instantaneamente diante  do impulso.




 (反应Ter reflexo

           *   Alguns não percebem que o reflexo instintivo depende unicamente do ato de ser pego de surpresa, se não há porque se surpreender, não existe motivo de ter reflexos imediatos, aquele que o tempo todo se surpreende com o que está a sua volta, será sempre um ser com reflexos imediatos! 
          *  O susto gera reflexo imediato e movimento, o medo gera estagnação e recuo...Não existe portanto reflexo imediatos sem riscos eminentes!

            Aqui deixei registrado nesta postagem um pouco dos ensinamentos do Kung Fu, onde a cultura desta arte milenar, bisavó da psicologia moderna, em seu tempo distante já estudava o comportamento humano e seus conceitos comportamentais, muito antes dos divãs dos psicanalistas dos tempos modernos!
            Caso queiram mais destes ensinamentos deixem registrados aqui os seus interesses em tocar neste assunto nas próximas postagens!

By Grão Mestre Makáo