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sábado, 10 de março de 2012

ÍNDICE DE IMPÁCTO DOS GOLPES NAS ARTES MARCIAIS

                               Os golpes são o foco principal de vários desportos e artes, incluindo o boxe, o karatê, o krav maga,o jiu Jitsu, o taekwondo, o muay thai, e o wing chun, entre outras. Algumas artes marciais também usar as pontas dos dedos, pulsos, antebraços, ombros, costas e quadris para atacar um oponente, bem como os mais convencionais punhos, palmas das mãos, cotovelos, joelhos e pés, que são comuns em esportes de combate. Outros esportes e artes, tais como wrestling não empregam golpes se concentrando em técnicas de agarramento. Pressionar é o mesmo que bater, nesta modalidade marcial. Uma das maiores curiosidades a respeito da força e intensidade de um golpe, fez com que renomados cientístas na área do esporte, fossem em direção a busca de dados a este respeito, após uma série de experiências e análises com aparelhos que mediam de forma precisa os golpes deferidos, os cientístas Peter W. Madisson e Paul Anderssen Quaid. responsáveis pela Martial arts complement. Med Sport  reveleram em seus dados, algo surpreendente, que ficou demonstrado por meio de percentuais, médias e sensores de movimentos, permitindo  padrões que foram apresentados na forma de gráficos e tabelas. Para a análise dos dados foi utilizado  uma estatística descritiva. para comparação dos dados normatizados utilizou-se o teste t de Student e Fluxograma de força de movimento (F.F.M). OS RESULTADOS FORAM OS SEGUINTES:

1º- Existe de forma nítida uma série de áreas que sofrem consideravelmente lesões constantes nas artes marciais, após estudo realizado com 80 lutadores de diversas modalidades de artes marciais, todos profissionais e de nível de professores e mestres, constatou-se os seguintes níveis de lesões em combates:



                                               Após este gráfico percebeu-se um índice alto de lesões principalmente em pés, pernas e dedosdas mãos, por que? Isto veremos a seguir:
                                                Cada golpe dado possui variações de petência dependendo do nível técnico do lutador, sua capacidade de explosão de impácto e preparação física e contrôle emocional no momento do combate, mesmo assim, entre oitenta testes, atingiu-se um índice de variação menor/maior intensidade de impácto de golpes deferidos, percebam, estes testes foram feitos em ambientes monitorados, em temperatura média, favorável para todos os lutadores! Golpes foram efetuados em Objetos conhecidos por todos os lutadores, tais como: "Sacos de Areia com sensores de potência", "madeiras de impácto com sensores de profundidade e velocidade", "Bio-Sensores  musculares em impácto de profundidade em absorventes de impácto (Isopor e Espumas com densidade de  90 cm de espessura).
                                                 Abaixo a descrição dos resultados da potência de cada golpe, com valores em KG, nos seus valores máximos e mínimos:
                                     (Mínimo em potência em Kg)                             (Máximo em Potência em Kg)

SOCOS FRONTAIS-              80   Kg                                                                  180  Kg
SOCOS CURVOS -                70 Kg                                                                   220  Kg
GANCHOS-                             93  Kg                                                                   189  Kg
GOLPES COM PALMAS-       82 Kg                                                                   194  Kg 
GOLPES PONTA/ DEDOS -    53  Kg                                                                     80  Kg
GOLPES LATERAL/MÃO-      87 Kg                                                                   174  Kg 
COTOVELADAS -                   70  Kg                                                                  111  Kg  
JOELHADAS-                           60 Kg                                                                     97  Kg
CHUTES FRONTAIS-              90 Kg                                                                    202 Kg
CHUTES LATERAIS-              135 Kg                                                                    297 Kg
CHUTES DE GIROS-               119 Kg                                                                    287 Kg
CHUTES TRANSVERSAIS-    142 Kg                                                                    304 Kg
CABEÇADAS                             30 Kg                                                                      55 Kg
GOLPES COM ANTEBRAÇO- 97 Kg                                                                     204 Kg

                  Neste próximo índice veremos a quantidade de impácto em diferentes partes do corpo, demonstrando o quanto cada área aguenta em Kg para levar ao Nocoute ou a lesões permanentes: 

CRÂNIO-            74 Kg
PESCOÇO-         42 Kg 
OMBRO-             93 Kg
BRAÇO-            145 Kg
ANTEBRAÇO-  130 Kg
COTOVELO-       93 Kg
PUNHOS-           140 Kg
MÃOS/DEDOS-   50 Kg
TORNOZELO-     90 Kg
QUADRIL-          180 Kg
COXAS-              198 Kg
JOELHOS-            79 Kg
PÉS/DEDOS-       117 Kg
COLUNA-            212 Kg
PEITO-                  225 Kg
RINS-                    157 Kg
BOCA/ DENTES-   95 Kg
QUEIXO-                44 Kg
NARIZ                     56 Kg 
ORELHA-                76 Kg  
GENITAIS-              10 Kg
OLHOS-                   19 Kg
SUPERCÍLIOS-      174 Kg
BAÇO-                    199 Kg
FÍGADO                  188 Kg
BEXIGA-                   69 Kg
ESTÔMAGO-          144 Kg   
NUCA-                      98 Kg 

                                        Este estudo comprova a qualidade do golpe e suas resultantes, podendo atingir altos índices de lesões letais, mas o que faz com que um corpo humano suporte tais golpes, está diretamente ligado a potência muscular que reveste orgãos internos e superfícies ósseas!
                                         Como forma de alerta e de estudo, resolvi deixar aqui registrado tais resultados, como prevenção e alerta aos lutadores de artes marciais em geral

By Grão Mestre Makáo

                                        

quinta-feira, 8 de março de 2012

OS TREINAMENTOS ANTIGOS DO KUNG FU

                                  Voce já imaginou ter um soco com potência de 450 Kg? Pois acredite, isto é possivel, mas para atingir esta marca, será necessário muita dedicação em treinamentos e exercícios, que só aqui voce poderá aprender. Infelizmente o mundo das artes marciais, deixaram de lado os treinos realizados séculos atrás, alguns afirmam que as gerações atuais, não suportariam tanto esforço para atingir este nível.
                                    Eu tenho que discordar destas afirmações, os jovens buscam cada vez mais, Mestres e Escolas que possam lhes fornecer técnicas e aprimoramentos marciais, mais próximos das técnicas praticadas nos templos e estilos originais! Mas as Escolas temem perder alunos caso venham a exigir mais de seus membros praticantes, isto é uma grande tolice, as técnicas oriundas de estilos clássicos, estabelecem um critério inigualável aos treinos praticados na atualidade! As artes Chinesas possuem um grande volume de treinamentos que fazem a diferença no desenvolvimento do praticante, a partir de agora voce terá a oportunidade de conhecer estes treinos e suas diferentes formas de treinamento, para se tornar um verdadeiro praticante de Wu Shu (Arte da Guerra),.
                                     Primeiramente dividiremos este treinamento em três módulos, caso consiga praticar com dedicação cada estágio, os resultados ficarão evidentes em um prazo de 90 dias.
                                      Para que isto ocorra, deixo claro que tal método, vai exigir com que seja praticado diariamente os critérios aqui descritos, muitas escolas de Kung Fu evitam ministrar aos seus alunos tal prática, temendo que seus alunos não consigam levar em frente tais procedimentos ...
                                      Eu iniciei meus treinos muito jovem, tive a grata felicidade de ter um Mestre que ensinava-me tais métodos da mesma forma que aprendera e que era praticado 500 anos atrás!
                                       Bem, vamos então aos métodos e seus quatro módulos de treinamentos, que aqui chamaremos de Gòng Lü ou Kung Lü (  Habilidade da Potência ).

1º Módulo -   Tié ( ) wàn  ( ) = "Mão de Ferro".
                                            
                                      Primeiramente, o praticante deve preocupar-se em fortificar os punhos por meio de um treinamento diário, preferencialmente pela manhã, a prática é a seguinte:
- Encontre um balde de madeira ou de metal, que tenha a profundidade suficiente que caiba seu antebraço, tendo encontrado, coloque em seu interior folhas sêcas de erva doce ( Xiao Hui Xiang), até que complete todo o recipiente, após ter preparado o balde, inicie um "socagem", lenta e firme , alternando socos com o braço direito e esquerdo, por um período de 20 minutos, as folhas de erva doce possuem uma propriedade fitoterápica que permitirá uma maior resistência da pele e permitirá com que haja maior circulação vascular, ao mesmo tempo permitrá com que a pressão exercida nas folhas, tornem seus socos mais penetrante!
                                       Este método é muito antigo entre os praticantes de Kung Fu, quanto mais os socos são realizados comprimindo as folhas no balde, mais as mãos se tornam resistentes ao impácto realizado!
                                       Mesmo sendo frágeis as folhas secas criam uma consistência, ao serem compactadas no fundo do balde, permitindo com que as mãos lentamente adquiram uma maior resistência...
                                       A Erva Doce - Xiao Hui Xiang , sempre deve ser acrescida no balde quando as folhas que foram socadas estão compactadas, quanto mais folhas vão sendo colocadas, mais "dura" será a ação resultante dos socos! É importante que o praticante for treinar no balde, sempre mantenha umedecido os braços e punhos, passando uma toalha levemente umedecida, para que a pele absorva os nutrientes das folhas da Erva-doce! Esta técnica pouco conhecida, somente praticada por algumas escolas tradicionais de Kung Fu, preparam seus alunos para intensa ação de golpes com punhos e braços! Este treinamento deve ser realizado primeiramente todos os dias, após um mês de prática, pode ser realizado apenas três dias da semana de forma alternada. Não podendo ser praticado por pessoas alérgicas a este produto!


2º Módulo -  Ké ( )= Casca -  Shú Mú 树木= Árvore
Técnica da casca de árvore



                                                   Este 2º módulo  tem como objetivo ampliar a resistência das articulações dos punhos, bem como tornar mais firme e compactada a pele ao aplicar golpes com as mãos em socos e golpes com as palmas das mãos....
                                                    O praticante após um mês de prática do módulo 1, poderá iniciar o segundo módulo, por um período de treinamento de 30 dias, da seguinte forma:
                                                     Esta prática requer que se busque uma casca de árvore conhecida como (Du Zhong), conhecida com Eucommia  no Ocidente!
                                                     A casca  do DU ZHONG, possui consistencia e era usada como base para treinamento de socos, seu fator fitoterápico é responsável pelo alto poder antiflamatório, analgésico forte que impede a sensação de dor ou de inflamação quando usado como local para se aplicar socos!
                                                      O praticante deve aplicar golpes com os punhos e braços na casca do Du Zhong, que deve ser pregado em uma madeira vertical ou da mesma forma que o 1º módulo, colocado dentro de um balde fundo. O praticante poderá deferir golpes lentos e de profundidade por um período de 20 minutos, esta casca impedirá que haja luchações ou dores profundas, permitindo assim um treino mais eficiente, a prática  de socos e golpes com o antebraço fortificam a musculatura e os tendões...
                                                       Esta técnica também é usada para desenvolver a palma de ferro!      




3º Módulo-膨胀- Péng Zhàng= Barriga de Pedra ou dilatada como rocha!
                                                              Este módulo requer uma contínua e dedicada prática, pois tal exercício exige resistência imensa e necessita ser praticado com uma determinada frequência, basea-se simplismente em exercícios abdominais verticais, antigamente, era praticado em uma parede de troncos de árvores alinhados horizontalmente, podendo hoje ser realizado com barras de metal.

                                                      Além de fortalecer o abdome de forma profunda, permite com que seu praticante desenvolva a capacidade de impulso vertical pelo alto índice de contração abdominal, Tanto a resistência de impácto como a absorção de golpes podem ser percebidos apartir do 20º dia, comumente é praticado diariamente com séries de 25 movimentos por 2 minutos de aplicação. não podendo ultrapassar uma série de 10 minutos de prática diária. Antes de tal prática, o atleta deve tomar um chá chamado li do yu ren, a semente chinesa da cereja,  evita principalmente distenções dos musculos abdominais, permite eliminar líquidos por se tratar de um ótimo diurético, isto permitirá com que o praticante elimine também gorduras abdominais na prática deste exercício! Deve ser praticado este exercício abdominal de forma alternada ou seja, um dia sim outro não! Nas próximas postagens darei continuidade em outros exercícios antigos do Kung Fu! Aguardem...

 By Grão Mestre Makáo

quarta-feira, 7 de março de 2012

Os fundamentos esquecidos das Artes Marciais

                            Pode parecer um absurdo, mas as artes marciais estão cada dia que passa, mais longe das raízes que lhes deram origem, isto chega à ser ultrajante, as diversas modalidades e estilos de artes marciais, na busca de transformar seus métodos de luta em artes "desportivas", estão transformando verdadeiras manifestações de perícia extrema, em estilos de lutas sem qualquer mérito ou pior, criando um falso sentido para as artes mais convencionais! Não estou retratando esta ou aquela arte, mas sim todas, todas que de uma forma ou de outra, vem desfigurando a história, filosofia e arte...
                              Percebo um verdadeiro "crime" contra as artes marciais, seja por meio de "mestres" despreparados ou por praticantes desinformados. Sou praticante de Kung Fu por pouco mais de 32 anos,
aprendi respeitar as artes marciais, como uma identificação com a história, com costumes e filosofia eterna, de um povo que possui como um tesouro de informações e conhecimentos. Mesmo as escolas mais tradicionais estão diante de uma terrivel divisão de águas, "lutar para manter um estilo ou unir-se as transformações". É bem verdade que as gerações praticantes nos últimos 15 anos, são bem diferentes daquelas que praticam artes marciais 25 à 30 anos atrás, os métodos são menos consistentes, a falta de conhecimento técnico foi complementado por mera abordagem de golpes aleatórios!
                                 Mesmo praticantes mais antigos, com maior preparo e com bons Mestres na prática dentro de suas academias "são uma coisa", mas em campeonatos e torneios, são bem outras!
                                 Vejo continuamente alunos bem preparados na arte técnica do combate, praticante de anos a fio e ao entrar em um campeonato, BUM!!! Fecham as mãos, fecham os olhos e partem para a luta de "galo" ou seja, onde acertar ...Acertou! Apartir desta triste constatação, Federações Internacionais em com um acordo com seus membros, resolveram adotar critérios menos convencionais, ou seja, botaram protetores, luvas , caneleiras, protetores genitais e torácicos em seus praticantes, porque? Simples, para evitar  um derramamento de sangue, pois seus praticantes "não sabem lutar", esta é a verdade...
                                  É muito mais fácil adaptar-se ao erro que acertar, portanto, as artes marciais tornaram-se apenas tradicionais dentro das academias e escolas, mas em campeonatos e torneios são um verdadeiro fiasco de ensino e técnica! Todas sem qualquer  excessão, tornaram-se adeptas a pouca falta de estímulo técnico, podemos ver isto claramente em torneios e competições, onde só se presencia chutes sem bases, golpes e bloqueios que mais parece luta de rua, não havendo disitinção entre Tae Kwon Do, Karate, Muay Thay, Kung Fu, todas lutam da mesma forma, chutam do mesmo jeito e socam com a mesma falta de preparo. Apenas protegidos por seus "protetores de peito e cabeça" mas desprotegidos pela ausência de técnica e despreparo marcial! Por que tudo isto? Por mero conformismo de muitos educadores, que se preocupam com um punhado de medalhas e troféus, mais que a preocupação de transmitir seus ensinamentos de forma clara e com dignidade tão esperada de um "Mestre"!
                                   Todas as artes marciais se assemelham atualmente, perdem suas identidades em troca de falsas vitórias, deixando assim a tradição de seus antigos Mestres enterradas com seus ensinamentos. A proliferação destes conceitos geram o esquecimento das técnicas tidas como milenares, poucos são os Mestres que aida lutam contra este despropósito coletivo. Alguns podem me condenar por minha postura, mas ainda acredito nos ensinamentos que me foram colocados por meu Mestre, pelo Mestre de meu Mestre e gerações que vieram antes deles! Este Blog hoje, corre o mundo de forma rápida, muitos são os seguidores destas postagens, que acreditam nas artes milenares, nos conhecimentos de Grandes Mestres que não aceitam esta deformidade que vem sofrendo as artes marciais.
                                      Os interesses financeiros em grandes competições,  interesses de fama e fortuna, interesses de Pseudos-Mestres de didática pouco recomendada, vem viciando os praticantes com falsas ideologias e ensinamentos que duram pouco tempo, busquei até o momento, transmitir aos meus seguidores e alunos, amigos e profissionais, o verdadeiro significado das artes marciais, não me considero um expert, nem esta é minha intenção, mas sim, alertar para este terrível futuro que espera as artes marciais, caso nada seja feito! Falem com seus Mestres, comentem em suas escolas, lutem pelo seus estilos, não aceitem a "briga de galo" como forma correta de demonstrar seu estilo, pois séculos de conhecimento, beleza e arte estão em jogo, não se forja um "faixa preta" por um pedaço de pano ou medalhas, nem por vitórias desprovidas de ideais ou conceitos de honra, luto em transmitir estes conceitos aos meus amados alunos e companheiros de futuras gerações.  De que adianta aprender corretamente um estilo de arte marcial, se sua aplicação é violada por regras de competições que são um verdadeiro descaso e uma afronta as artes marciais? 
                                         Mestres, Grão Mestres, Professores e Instrutores, está na hora de resgatar a história de nossos Mestres ancestrais, impedir este ultraje, caso contrário, seremos responsáveis e coniventes com esta terrível transformação que vemos a arte marcial sofrer. Torno minhas palavras as palavras de muitos Mestres, de alunos que amam suas artes, que querem prolongar a trajetória histórica de seus estilos! 
                                          Federações Internacionais, aclamo o bom senso, coloquemos estes fatos em questão, antes que seja tarde. Mestres e honrados Grãos Mestres, façam valer o nome e o respeito que exercem diante de seus discípulos, alunos e seguidores, acima de tudo, somos responsáveis por tudo que nos foi ensinado! Jovens que seguem meu blog, divulguem esta postagem ao redor do mundo, façam com que isto mude, caso contrário voces não terão mais o que ensinar para seus filhos e netos...
                                           Nem todos os Mestres são coniventes, mas se omitem diante da pressão mundial por artes de pouca tradição, minha luta pode ser a sua, pode ser dificil mas jamais impossivel....

Grão Mestre Makáo  

sexta-feira, 2 de março de 2012

Taoismo e o Kung fu

                  
               Para perceber o caminho do Tao    e sua relação com o Kung Fu e demais artes marciais, primeiramente devemos compreender o que é Taoísmo!                                                   
 O taoísmo estabelece a existência de três forças: uma positiva, outra negativa e uma terceira, conciliadora. As duas primeiras se opõem e se complementam simultaneamente. São:
Yin - Força negativa, feminina, úmida...
Yang - Força positiva, masculina, seca...
Tao - Força convergente, em que yin e yang são fundidos numa existência dual e complementar.

                                              A igualdade entre as duas primeiras forças estranha a igualdade de suas manifestações consideradas em abstrato. Por isso o taoísta não considera superior a vida sobre a morte, não outorga supremacia à construção sobre a destruição, nem ao prazer sobre o sofrimento, nem ao positivo sobre o negativo, nem à afirmação sobre a negação.
                                             O Tao significa "caminho" ou "atalho" (reto ou virtuoso) que conduz à meta, ao objetivo final! O Taoísta  é o praticante do "Caminho", isto significa, que o mais importante da ação é exatamente a ação ou seja, jamais estagnar, manter-se parado, qualquer que seja o caminho a ser trilhado, torna-se necessário o movimento!  Para poder percorrer esse caminho é necessário a preparação interna.
                                              Mediante a prática contínua, a perseverança, o recolhimento e o silêncio que chega a um estado de relaxamento que deve ser tão sereno que possibilita a contemplação de si e do mundo que nos rodeia, a alma do movimento de todas as coisas, e assim se consegue ver o invisível, escutar o inaudível, sentir o inalcançável como cita Láo Tsé, o principal pensador do Taoísmo!
                                               Para entendermos melhor o Tao e seu movimento perpétuo, como caminho do auto-conhecimento,  podemos analisar da seguinte forma:
                                               O mundo em que vivemos mantém uma órbita solar, uma órbita terrestre em que continuamente se mantém em movimento, pois bem, mesmo que estejamos em um movimento constante, em uma velocidade enorme, não sentimos esta ação, mas tudo está girando, seguindo em uma rota, mesmo que aparentemente estejamos parados (lei da física)!
                                                Vejamos então este exemplo que define exatamente o que o Taoísmo prega em sua filosofia, tudo se movimenta, tudo caminha (Tao), para uma trajetória constante, somente não percebemos!                                                 


                                               Estar conectado com o movimento da natureza, interagir com o movimento das coisas, reconhecer o caminho no seu início, meio e fim e início novamente, enfim, tornar-se parte de tudo e não somente ocupar um espaço! Desta forma, aquele que pratica artes marciais, propriamente dito o Kung Fu neste caso, não pode esquivar-se do Tao, o Taoísmo não é religião, nem mesmo uma seita, Taoísmo é a compreensão, análise de tudo que gera ação, de dentro para fora como a música, a arte, a expressão de sua forma mais plena, Taoísmo é de fora para dentro, é a forma de sensação do frio, do calor, de tudo que ativa o nosso interior! O Kung fu por sua vez, bem como a maioria das artes marciais, buscam no Taoísmo bem como no budismo, uma melhor compreensão de tudo que ativa a ação do conhecimento, existe muita diferença entre o praticante que luta motivado pelo medo, o lutador que luta motivado pela raiva, o lutador que luta por um ideal...
                                                   O lutador que trilha o caminho do medo, possui defesas e ataques sem conexão com o trajeto dos golpes do oponente, luta por impulso apenas, o lutador que luta pela raiva possui apenas a ação da destruição, sua ação é a mesma que uma pedra rolando ladeira abaixo, não possui trajetória definida, não possui controle  apenas segue desordenado, levando tudo ao caos, até ele mesmo!
                                                   Já o lutador que define sua luta por um motivo real, que não se deixa levar pelo medo da derrota ou a ação extrema de compulsividade da ira, estará fadado a vitória serena.
                                                  Lutar sem se deixar invadir interiormente pelo ato do combate, para isto, o controle dos movimentos, a força controlada sem desgaste desnecessários, perceber tudo que está ao seu redor, perceber a ação de seu oponente e de que maneira o  eu interior (Qi= Chi) de seu oponente se manifesta diante da eventual luta, para isto o controle do caminho das formas: (Chan Tao= Tao/Caminho - Chan /punhos )! De nada adianta a prática dos punhos e pernas, defesas e ataques se agimos como pedras rolando desfiladeiro abaixo, sem rumo ou com ausência de controle, a luta será criminosa e sem sentido, os golpes serão ameaças a vida apenas, a vitória terá gosto de sangue e limitará o homem a ignorância de suas ações!  Os sete preceitos do lutador Taoísta:
1º- Mover-se somente quando o externo se movimenta(atacante)
2º- Agir com força oposta ao movimento do oponente ou seja, se é atacado com força, defende-se com absorção do golpe, fluindo progressivamente em explosões continuas!
3º- Se um golpe do oponente flui para dentro do seu adversário, este fluirá para fora!
4º- Ao sofrer um ataque do adversário com golpes altos, a defesa deve fluir com golpes baixos e vice -versa!
5º- No caso de golpes que avançam em sua direção, siga em frente, antes que o golpe do oponente seja efetivado em sua direção, recuar somente para avançar! 
6º- Fluir o golpe somente quando seu espaço estiver sendo ameaçado em um raio de ação não maior que 50 centímetros de seu corpo, nem menor que 10 centímetros do impácto!
7º- Manter o eixo do movimento de ataque e defesa, sempre na linha do abdome, fluindo sempre para as extremidades (mãos, pés e cabeça), de acordo com o movimento do oponente!

Tao como Caminho –
“O Tao que pode ser manifesto (explicado), não é o Tao eterno".
                              

                                              Nas artes marciais  iremos reconhecer quais as práticas destes caminhos que levam para a melhor compreensão do Tao:
Compreender a ação de todas as forças que geram o movimento, baseada nos três princípios dinâmicos do Tao: 道为气
Tao como Qi (Chi) 道为道路
Yin , o princípio passivo, noturno, escuro, frio. feminino, fonte geradora, fruto
Yang energia com princípio ativo, diurno, luminoso, quente, masculino, fecundo, semente!
Ambos, também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos

 Chongqi []气 - Energia que movimenta Yang e Yin
                                  Para a prática do Taoísmo nas artes marciais são necessários muita dedicação na conduta de ir além das sensações, da dor, do cansaço, eliminar as limitações, provocar-se à passividade dos desejos, inquietudes nerentes aos praticantes, acomodar-se em posturas incômodas, estagnar movimentos externos para que flua a ação dos movimentos interiores, perceber os sons, perceber o silêncio ao meio dos ruídos, tomar conhecimento do interior por meio do exterior, tornar-se consciente do exterior por meio da análise interior, não como "sujeito" da ação, mas como mero espectador. Sentir sem se deixar levar pelo que sente, perceber sem se deixar influênciar pelo que vê, fluir sem reagir, movimentar-se na inércia do próprio movimento... O Tai Chi Chuan é a maior representatividade deste caminho nas diversas formas de Kung Fu, mas isto não significa que demais estilos não pratiquem tal dinâmica!
                                    
                                        Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo.
                                        O Yang, o poder criador era associado ao céu e ao Sol, enquanto o Yin corresponde à terra, ao receptivo, à Lua.
                                         O céu está acima e esta cheio de movimento.
                                         A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso.
                                         Dessa forma, Yin passou a simbolizar o repouso, e Yang, o movimento.
                                        
                                         No reino do pensamento, Yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que Yang, é o intelecto, racional e claro.
                                         Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, Yang a vigorosa ação criativa.


                                         Pode parecer um pouco complexo a maneira em que o Taoísmo visualiza a ação e o movimento, mas a própria ciência determina a atração dos opostos, a dualidade das forças, a linha tênue entre o ver e o perceber, entre o sentir e o pressentir, entre o agir e reagir, entre pensar livremente  e pensar analiticamente! Enfim, o Tao é estar no topo da montanha sem subir a montanha!




By Grão Mestre Makáo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Artes Marciais de Profundidade e Artes Marciais de Superfície!

                         Mesmo que tenhamos um conhecimento profundo sobre as artes marciais, fica difícil determinar quais os golpes podem realmente serem considerados mais ou menos eficientes, na verdade ao meu ver, o golpe é eficiente quando aplicado por um "praticante" eficiente!!
                          Já vimos em postagens anteriores , as diversas modalidades de artes marciais existentes ao redor do mundo, existem praticantes para todas estas modalidades, fica evidente que muitas artes marciais são sub-estilos ou variações de outras modalidades mais antigas.
                           Eu poderia classificar as artes marciais em duas modalidades: "Artes Marciais de profundidade e Artes Marciais de superfície"! Cada uma  possui características bem diferenciadas, sendo a primeira (profundidade), representada por todas as artes marciais que tem como objetivo principal, ministrar golpes que ao serem aplicados, atinjam principalmente ossos e articulações, enquanto a segunda(superfície), tem como principal objetivo atingir musculos e orgãos! A primeira vista pode parecer dificil separar uma da outra, mas fica bem claro estas diferenças aos praticantes das diversas modalidades existentes, quando aplicam seus conhecimentos em um combate! Isto pode ser bem visivel ao depararmos com as lutas realizadas por técnicas de arremessos (Judo-Jiu Jitsu- Aikido- Hapkido- Kempo), todas possuem como princípio o golpe usando o impulso e a energia usada pelo oponente, como critério de aplicação de seus golpes, na maioria das vezes, estas artes se diferenciam das demais pelo uso de movimentos de arremessos ao chão por meio de golpes articulares ou de ação de domínio do equilíbrio corporal do oponente, resultando em aplicações de chaves de mobilizações ou contra-chaves de tração de articulações em lutas de chão. Estas modalidades descritas fazem parte das modalidades tidas como de "profundidade".
                              Já as artes marciais de superfície (Todas que ministram golpes  de chutes e socos na luta em pé), buscam aplicar golpes de impácto, seja na tentativa de lesionar músculos ou orgãos( Karate- Tae kwon Do- Kung Fu- Capoeira- Muay Thay - Savat- Krav Magá), mesmo tendo golpes de profundidade em suas técnicas, o principal fundamento delas é golpes diretos em áreas tidas como "moles"  enquanto as artes marciais de profundidade buscam lesionar as áreas tidas como "duras".
                              Enfim, podemos chegar a seguinte conclusão: Lutas tidas como "lutas de chão", são de golpes traumáticos e de grande nível de explosão articular e de impulso corpóreo nos arremessos, mas sua principal característica são as técnicas de mobilizações de solo, buscando impedir ao oponente a dinâmica de movimento e restringir a possibilidade do contra ataque por meio  trações  profundas podendo causar desligamentos de tendões e fraturas articulares! Estas são as modalidades de Profundidade  traumática!
                               Já as demais, considero como artes marcias de superfície, mesmo que possam ocasionar os mesmos traumas que as artes de profundidade, são marcantes em seus golpes de impacto por chutes, cotoveladas, joelhadas e socos! Outro fator a ser considerado é que as artes marciais de profundidade, são tidas como técnicas de defesa pessoal, enquanto as artes marciais de superfície são tidas como artes de impacto.
                             Os golpes marciais, diferenciam-se muito de acordo com a objetividade e desempenho do praticante, alguns artístas marciais  são melhores em técnicas de punhos, outros em técnicas exclusivamente de pernas, enquanto em função da massa corpórea e pesagem vemos praticantes que possuem uma representativida em técnicas de solo de forma incomparável... 
                               Como eu havia dito, não existe Arte Marcial mais ou menos bem preparada para um combate, mas sim, atleta mais ou menos qualificado para determinada técnica...Se me perguntarem o que eu acho do fato, de que alguns praticantes buscam múltlipas técnicas marciais? Eu diria que não vejo problema algum, mas o praticante deve separar corretamente uma modalidade da outra, buscar aquela que mais lhe ofereça acréscimos de forma específica, ou seja: buscar uma arte que supra suas carências pessoais, desenvolver outras que não permitam que perca sua identidade marcial! "Multiplicidade técnica nem sempre pode significar desempenho perfeito",  um soco é um soco, seja em qualquer que seja a arte, um chute não importa se é alto ou baixo, o que importa é saber aplica-lo no momento certo! Este critério de visualização de combate e oportunidade é que podemos responsabilizar uma boa atuação! Mas infelizmente este ítem hoje não é muito compreendido por alguns atletas marciais. A preocupação somente com o golpe perfeito de nada vale sem saber onde e em que momento aplica-lo. Isto só será possivel quando o lutador em questão, aprenda a usar seu instinto natural de defesa com o "START" instintivo e a observância de alvo de ataque e defesa em questão! Muitos atletas buscam técnicas de profundidade e de superfície ao mesmo tempo, isto muitas vezes pode parecer perfeito, mas se o mesmo não obtiver disparos de ação que possam determinar o golpe a ser feito, fatalmente ele poderá ser vencido pelo próprio erro!

By Grão Mestre Makáo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Chen Lo - Centenário da Linhagem do Grão Mestre de Wing Chun



" Mestre"

Que tua alma esteja sempre plena,
que teu conhecimento esteja sempre bem guardado,
 por aqueles que dele se alimentam...
És meu princípio em meu caminho,
És o conhecimento sempre vivo em minha memória!

Mestre... Mestre da palavra amiga,
Mestre do olhar sereno e do sorriso de pai!
Mestre que indaga, que exige e oferta,

Mestre das mãos abençoadas...
das mãos certeiras...
das mãos rápidas como um raio!

Mestre do olhar julgativo,
do olhar punitivo, do olhar sublime,
do olhar de pai, de amigo...
olhar de Mestre Guia,

Saudades de teus passos silenciosos,
de felino, sobre o papel de arroz,
Saudades de tuas manias,
de tuas agonias em me ver crescer...

Eis-me aqui meu amado Mestre,
Erguido por vossas mensagens,
Maduro por vosso ensinamento,
Teu aluno, tornou-se homem, o homem tornou-se Mestre...
E agora... Te entende, compreende teus sonhos,
obrigado por tudo... E até um dia, novamente....


Grão Mestre Makáo

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QIGONG ou CHI KUNG- A ARTE DE CONTROLAR A ENERGIA VITAL!

                                  Derivado de técnicas milenares conhecidas como Tao Yin, o Qigong ou Chi Kung como é conhecido nos dias de hoje, remonta à época da Dinastia Han (206 aC - 220 dC)                       
                                  Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia QI ou Chi, (energia vital) do corpo ( 气功 ). Durante os primeiros anos da década de 1970 foram realizadas pesquisas pioneiras sobre o Qigong, que comprovaram seus efeitos no corpo humano e a existência do "Qi" através de métodos científicos ocidentais.
Os diferentes tipos de Chi Kung também podem ser classificados em cinco principais escolas, em função das influências recebidas ou de seus propósitos:
  • Escola Terapêutica (Yi Jia): visa o fortalecimento do corpo e da mente, o tratamento de doenças e a longevidade;
  • Escola Marcial (Wu Jia): objetiva o fortalecimento do corpo e da mente e o desenvolvimento de habilidades marciais;( ver (Chi Kung - Wikipédia)
  • Escola Taoista (Tao Jia): tem como principal objetivo o desenvolvimento espiritual, através do controle da respiração e da visualização;
  • Escola Budista (Fo Jia): objetiva principalmente o desenvolvimento espiritual através da meditação; e
  • Escola Confucionista (Ru Jia): seu objetivo principal é o desenvolvimento mental/intelectual.
                         Segundo a tradição chinesa, diversos movimentos de Chi Kung foram criados pelos sábios taoísmo|taoístas a partir da compreensão de princípios da Natureza e da observação dos movimentos dos animais considerados por eles como mais espiritualizados.                          
                        Podem ser destacados entre os sistemas de Chi Kung mais conhecidos na atualidade as seguintes práticas:
  • Baduanjin (八段錦): oito peças de brocado
  • Zhan Zhuang (站樁): permanecer quieto como uma árvore
  • Yijinjing (易筋經): renovação dos músculos e tendões
  • Wuqinxi (五禽戲): o jogo dos cinco animais
  • Chan Si Gong (纏絲功): enrolar o fio de seda
                                 Explicar Qi para um brasileiro é difícil,  Qi é algo imaterial, invisível e fluidico como o vento, que anima e relaciona todas as coisas, mesmo as inanimadas como as rochas,  água ou mesmo  o movimento de uma chama do elemento do fogo. Gong tem o significado de tempo, dedicação, trabalho. Qualquer modalidade de Qi Gong busca o cultivo, a circulação e a utilização da energia que movimenta tudo. Conforme a necessidade, uma técnica pode enfatizar mais um ou outro aspecto ou seja, entrar em harmonia dos sentidos naturais da mente humana, tornando possivel que a mente perceba "tudo" que estejam ao seu redor, sons, ruídos, movimentos naturais da água, do fogo, da terra e do ar! HARMONIA é a palavra chave do Qigong, mais que uma filosofia ou um exercício, transforma o pensamento em movimento, buscando interagir a "forma" com o movimento, resumidamente, o Qigong libera  os sentidos, amplia as percepções, exemplo:
- Uma pessoa está diante do mar, sentado na areia da praia, olhando o horizonte, as ondas e o movimento das águas em direção à areia. Esta pessoa está interagindo visualmente com o movimento das águas, mas também interage auditivamente pois escuta o som das ondas, seu corpo vibra com a quebra das ondas, com o toque do vento em sua pele, sensações aparentemente normais, podem facilmente serem amplificadas pelo QIGONG! Para isto o Qigong busca interagir os sentidos com o universo ao seu redor, por meio da respiração e movimentos corporais que permitam a interação da sua energia interior com a energia ao seu redor!
                       
                             "Sentir, perceber, interagir e amplificar os sentidos, esta é a resposta dada pelo Qigong, voltando ao exemplo dado, "a pessoa" da praia caso fosse um praticante de Qigong, buscaria respirar de acordo com a quebra das ondas, no mesmo compasso, iria respirar de acordo com o que seus ouvidos escutam, poderia movimentar-se com o corpo com as pernas flexionadas nos joelhos (em pé), para baixo e para cima, suavemente, da mesma forma que a onda, (se a onda se ergue "a pessoa estica as pernas e inspira o ar) se a onda cai e quebra (a pessoa flexiona os joelhos e expira o ar), em um sobe e desce do corpo, ritmado pelo movimento das ondas ritmada pela respiração, isto é Qigong, movimento harmonico do corpo e da mente fluindo junto as energias ao seu redor!       
     
                        Mas o Qigong, não necessita ser aplicado apenas em movimento, muitas técnicas são aplicadas com a pessoa sentada ou até mesmo deitada, esta técnica é aplicada em relaxamento ou estado de meditação, este mecanismo do Qigong busca a percepção da energia Qi, por meio da audição, tentando reconhecer todos os ruidos próximos e distantes, até onde os ouvidos possam escutar, seja um pássaro cantando, o barulho de um carro, o movimento das folhas de uma árvore ao vento, os passos de uma pessoa, o barulho de uma porta etc...etc!
                        Reconhecer todos os ruídos ao redor ao mesmo tempo, tornar-se parte integrante do movimento externo, isto fará com que a mente se harmonize, relaxe ao ponto de entrar em um profundo estado de repouso!

                         O mundo respira, a vida respira, nossos batimentos cardíacos reagem aos nossos movimentos corporais, ansiedades emocionais e principalmente a maneira que nteragimos com o mundo que vivemos, respirar é uma linguagem do corpo, que demonstra a maneira em que vivemos! Ao acelerarmos  nossas ansiedades no trabalho, gastamos energias que só poderão ser recuperadas por uma desaceleração de impaciências e desconforto fisico e mental, para isto, Qigong é a "chave".
                            "Um maestro de uma orquestra, expressa em seus movimentos o andar da música, expressa a música em movimentos cadenciados, ele vive a música, ele naquele momento gera a sua energia Qi, ele está praticando o QIGONG"! 
                             Dançar é  caminhar em direção ao Qigong, cantar é seguir em direção ao Qigong, ouvir uma música é  alinhar-se ao Qigong, mas fazer tudo isto ao mesmo tempo é Qigong ou seja, dançar cantar e ouvir uma música, mesmo que tudo esteja em silêncio! É este princípio da percepção interior, é a criação do compositor em busca  da música, a inspiração do poeta, a tela em branco do artísta plástico que com seu pincel gera imagens de seu Qi, criando assim uma obra de arte... 

By Grão Mestre Makáo




   "Respirar o som de todas as coisas, balançar na mesma direção que as folhas de uma árvore embaladas ao vento, fluir o que há dentro, para fora. É  o ato de absorver o que está fora, para dentro...Isto é Qigong"

                                 

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Testes de impacto e da dor nas artes marciais!

                             Para quem não luta ou nunca lutou, fica difícil compreender quais são as conseqüências de um combate, seja no critério de golpes deferidos ou no critério de quem recebe o golpe, mas na verdade existe um estudo que revela graus de intensidades da dor e foram comprovados alguns valores e resultados profundamente reveladores! Acredito que será extremamente esclarecedor para praticantes de artes marciais e curiosos, mesmo para lutadores  profissionais e amadores, alguns itens serão reveladores, afinal estes testes foram criados para identificar  os índices de tolerâncias a dor, bem como a tolerância a golpes em algumas determinadas regiões do corpo! Nosso Blog tem como princípio, divulgar também, as novidades científicas que favoreçam o melhor desempenho da prática de modalidades marciais!
                             A dor é mais que uma resposta resultante da integração central de impulsos dos nervos periféricos, ativados por estímulos locais. De fato a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial, e descrita em termos definidos pela Associação Internacional para o Estudo da Dor - IASP. Distinguem-se basicamente duas categorias: A dor nociceptiva e a dor neuropática.
                                  Se por exemplo um indivíduo sofrer um golpe, a sensação de dor imediata é  rápida, devido às forças mecânicas que estiram o tecido conjuntivo onde se localizam receptores de dor. Esta dor dura apenas um tempo muito limitado. Mas à medida que o tecido morre e extravasa o conteúdo celular com diversas substâncias, e chegam à região danificada as células inflamatórias, a dor que permanece é a dor lenta. Um exemplo de método multidimensional para avaliação da dor é o questionário McGill, proposto por Melzack R. The McGill Pain Questionnaire: major properties and scoring methods. Pain 1975 que revela alguns  resultados, onde demonstraremos os pontos de dor e de resistência no corpo de um lutador. Vejamos:

                               Iremos ver  na tabela abaixo, as regiões do corpo e os níveis de tolerância a dor, proveniente de golpes sofridos com socos (T.S) e tolerância a chutes ( T.C), bem como os níveis de dor por escala:

 (E1= Dor aguda seguida de  desmaio),
 (E2- Dor penetrante, seguida de perda de controle motor),
 (E3= Dor radiante, seguida de perda de força).


Resistência à dor é a diferença entre os quatro liminares. Expressa a amplitude de uma estimulação dolorosa à qual o indivíduo pode aceitavelmente resistir ou desmaiar de acordo com o golpe.





                 Baseado nestes gráficos, podemos afirmar as seguintes conclusões:
(a)- Queixo e órgãos genitais, possuem resistência 0 ou próximo disto, referente a dor.
(b)- As articulações são profundamente sensíveis a dor e a resistência neste local é pequena 10% !
(c)- Uma das partes mais sensíveis da face é o nariz, (19% de resistência), responsável pela queda respiratória tratando-se fratura.
(d) Supercílios (50% de resistencia),  apesar de resistir bastante aos impactos representa uma area frágil e de sangramento em abundância, refletindo luxações que impedem a ação de reflexos visuais.
(e) Panturrilha (35%) Golpes nesta região são na maioria das vezes profundamente desestabilizadoras do equilibrio das pernas, provocando a perda de reflexos de deslocamento.
(f)  Mandibula (42%) Esta região suporta muito mais do que se espera, golpes de socos e chutes, sendo a dor suportável por um determinado periodo.
(g) Olhos (55%) Desde que os golpes nesta região não sejam cometidos com a ponta dos dedos, possui pequena intensidade de dor pelo simples fato de ser uma area que o organismo protege com luxações imediatas.
(h) Garganta (10%) Esta área é uma das mais perigosas regiões em que se pode sofrer um golpe. A dor é compativel com a sensação de asfixia, promovendo uma insuficiencia respiratória imediata, podenso provocar ate mesmo a morte.   
(i) Estomago (30%) Nesta região temos uma grande resistência no que se refere a dor, mas com golpes continuos possibilita rompimento de vasos bem como nâuseas.  
(j) Bíceps (15%) O bíceps é uma região muscular com alta sensibilidade de impacto e pequena resistencia a dor, pois os implusos nervosos nesta região quando atingidos cria uma paralisia temporária.
(k) Costelas (70%) As costelas possuem um alinhamento que impede facilmente as fraturas, exceto quando submetidas a golpes tranvervos vertical entre elas. O maior perigo em fratura está na perfuração pulmonar, mais do que propriamente dita a dor.   
(l) Baço (45%) Dificilmente essa área é capaz de dar dores não suportáveis, somente em casos de ruptura.
(m) Rim (60%) A área lombar permite uma grande resistência contra colges na região renal. Somente a dor é insuportável  quando sofre lesão por impactos continuos.   
(n) Abdome (80%) Esta região quando bem trabalhada resiste substancialmente a dor, sendo ela responsável pelo processo de defesa dos orgãos internos. 
(o) Coxas (80%) Os músculos das pernas são os mais longos do corpo humano, sendo assim resistem a dor mais do qualquer parte do corpo. Somente é maior a dor quando aplicados golpes na junção dos músculos, podendo criar uma paralesia neuromuscular momentânea.   
(p) Fígado (50%) Dificilmente veremos o fígado provocar uma dor imediata quando sofre impacto, mas após um determinado tempo sofrendo agressões contínuas, pode gerar dores dias depois por inflamação.

                        A dor e a resistência estão intimamente ligadas, quanto maior a área atingida, maior é a resistência, quanto mais localizada a região em que se sofre o golpe, maior é a intensidade da dor!
                         Outro fator importante que devemos ressaltar, é a maneira que se defere os golpes marciais,
caso sejam aplicados com chutes, estes mesmos chutes  serão mais eficientes caso atinjam terminais nervosos ou áreas tidas como moles do corpo! A dor é uma defesa neurológica, que avisa a intensidade de um impacto ou lesão. Já os socos, sendo realizados de forma circular são mais eficientes que os socos diretos, pelo simples fato de expandir a dor por meio do deslocamento de regiões próximas ao local do impacto! Estes estudos são muito antigos, suas origens são milenares provenientes da China Antiga, quando os primeiros estudos realizados em busca dos pontos vitais, provocaram intensivamente os estudos paralelos  sobre os pontos da dor, criando assim o primeiro mapeamento da dor da história.

                                          "Não basta saber lutar, não basta ter um corpo bem estruturado, sempre que possivel o estudo de fisiologia, dos estímulos sensoriais e do pontos da dor são importantes, muitas vezes um simples golpe com um dedo, pode refletir um impacto extremamente doloroso, muito mais que um soco ou chute, cotovelada ou joelhada, para isto, devemos estudar profundamente os pontos sensoriais do corpo humano"


Grão Mestre Makáo!