A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerada a mais importante para atingir o estado de Nirvana (luz da consciência). O budismo não é uma religião, mas um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidharta Gautama (563 - 483 a.C.), também conhecido como Budha.
A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir: não maltratar os seres vivos, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar vícios. Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará a compreensão da vida.
Baseado nestes fundamentos, o Budismo cresceu por toda a Ásia, tornando-se uma parte fundamental dos ensinamentos e aperfeiçoamentos das artes marciais. Seu principal divulgador sem dúvida foi bodhidharma, monge indiano que levou para a china seus conhecimentos sobre o budismo, criando assim o primeiro elo entre a filosofia indiana e os templos Shaolins!
Ali pelo ano de 525 da era Cristã, atravessou a fronteira Chinesa, vindo da Índia, pelo "Caminho da Sêda", o 28º patriarca do Budismo que chamava-se Bodhisatva Avalokitesvara Bodhidharma, (mais conhecido na China por Ta Mo), esse monge constatou a diversificação dos dogmas do Budismo Chinês e, em busca da Iluminação, ingressou no Templo Shao-Lin, na província de Honan e, pôs-se a meditar durante nove anos frente a um muro.
Terminando o período de meditação, tomado por um acesso de mística, Bodhidharma recodificou o sistema ginástico denominado Kung Fu, filosoficamente comparou-o aos movimentos do animais e uni-o a um característicos "modus vivendi" estreitamente unido a natureza. Na mesma época, revolucionou o pensamento búdico universal, redescobrindo a meditação como forma de redescobrimento (ver postagem neste Blog, sobre Bodhidharma).
O Budismo na China (汉传佛教), é um ramo do budismo que é originário da China e é uma das três maiores escolas de filosofia junto com o confucionismo e o taoísmo. Ele influencia e é influenciado pela cultura chinesa, pela política, pela literatura e pela filosofia, ao longo de dois milênios de sua existência. Na verdade, os templos Shaolins bem como todas as artes marciais que foram originárias da China, mantiveram a tradição budista em busca do equilíbrio entre corpo e mente, podendo ainda, buscar como relação principal do individuo praticante, com estado de harmonia diante da natureza e o ambiente em que vive! Nas artes marciais, leva-se muito em consideração a meditação, para que o praticante saiba evitar o ódio e a brutalização da mente ao praticar golpes de defesa e ataque!
Aprática das artes marciais no budismo reflete principalmente a necessidade do indivíduo, em se sentir apto e seguro em todas as esferas de sua existência, inclusive corporalmente...Assim nascia o Kung Fu Shaolin Quan.
O "Shaolin Quan" é tido como o estilo "mãe" de todos os outros estilos que carregam o nome "Shaolin", como o Bei Shaolin (Shaolin do Norte), Nan Shaolin (Shaolin do Sul) e muitos outros...
Uma destas técnicas é o Punho de Shaolin (ou punho da jovem floresta), caracterizado por sua destreza, velocidade e potência. Para seu aprendizado o aluno deve ter muita disciplina. Não há evidências conclusivas de quem criou o Shaolin Quan, algumas linhas budistas afirmam ter sido Bodhidharma o seu criador!
Eis alguns pensamentos budistas que fazem parte do desenvolvimento do adepto nas artes marciais:
"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o".
Budha...
"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo".
"É capaz quem pensa que é capaz"
"Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma"
.
"Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima".
"O segredo da saúde,mental e corporal,está em não se lamentar pelo passado,não se preocupar com o futuro,nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabia e seriamente o presente".
"Feliz aqueles cujo conhecimento é livre de ilusões e superstições"
"Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor."
.BUDDHA!!!
Nos Templos Shaolins (Jovem Floresta), asa técnicas desenvolvidas para a defesa, foram denominadas com características budistas, estas técnicas originaram 13 tipos de "punhos" de lutas, que são os seguintes:
Xiao Hong Quan (punho vermelho curto)
Da Hong Quan (punho vermelho longo)
Qixing Quan (punho das sete estrelas)
Changhu Xinyimenquan ( punho da contemplação)
Luo Han Quan (punho do Monge)
Mei Hua Quan (punho da flor de ameixa)
Pao Quan (punho de trovão)
Jingangquan (punho do diamante)
Taizu Chang Quan (punho longo de Taizu)
Luo Han Shiba Shou (18 mãos do monge)
Tong Bi Quan (punhos da terra)
Liu He Quan (punho das seis harmonias)
Xin Yi Ba (punho da mente e do coração)
Podemos notar que os golpes e nomes das técnicas buscam evitar a conotação destrutiva destes estilos de defesa marcial, buscando sempre legitimar os golpes com nomes elevados a busca do equilíbrio e paz com da natureza!
Símbolo tradicional de cumprimento budista, usado popularmente na China e no Kung Fu.
By
Great Master Makáo