Mesmo que tenhamos um conhecimento profundo sobre as artes marciais, fica difícil determinar quais os golpes podem realmente serem considerados mais ou menos eficientes, na verdade ao meu ver, o golpe é eficiente quando aplicado por um "praticante" eficiente!!
Já vimos em postagens anteriores , as diversas modalidades de artes marciais existentes ao redor do mundo, existem praticantes para todas estas modalidades, fica evidente que muitas artes marciais são sub-estilos ou variações de outras modalidades mais antigas.
Eu poderia classificar as artes marciais em duas modalidades: "Artes Marciais de profundidade e Artes Marciais de superfície"! Cada uma possui características bem diferenciadas, sendo a primeira (profundidade), representada por todas as artes marciais que tem como objetivo principal, ministrar golpes que ao serem aplicados, atinjam principalmente ossos e articulações, enquanto a segunda(superfície), tem como principal objetivo atingir musculos e orgãos! A primeira vista pode parecer dificil separar uma da outra, mas fica bem claro estas diferenças aos praticantes das diversas modalidades existentes, quando aplicam seus conhecimentos em um combate! Isto pode ser bem visivel ao depararmos com as lutas realizadas por técnicas de arremessos (Judo-Jiu Jitsu- Aikido- Hapkido- Kempo), todas possuem como princípio o golpe usando o impulso e a energia usada pelo oponente, como critério de aplicação de seus golpes, na maioria das vezes, estas artes se diferenciam das demais pelo uso de movimentos de arremessos ao chão por meio de golpes articulares ou de ação de domínio do equilíbrio corporal do oponente, resultando em aplicações de chaves de mobilizações ou contra-chaves de tração de articulações em lutas de chão. Estas modalidades descritas fazem parte das modalidades tidas como de "profundidade".
Já as artes marciais de superfície (Todas que ministram golpes de chutes e socos na luta em pé), buscam aplicar golpes de impácto, seja na tentativa de lesionar músculos ou orgãos( Karate- Tae kwon Do- Kung Fu- Capoeira- Muay Thay - Savat- Krav Magá), mesmo tendo golpes de profundidade em suas técnicas, o principal fundamento delas é golpes diretos em áreas tidas como "moles" enquanto as artes marciais de profundidade buscam lesionar as áreas tidas como "duras".
Enfim, podemos chegar a seguinte conclusão: Lutas tidas como "lutas de chão", são de golpes traumáticos e de grande nível de explosão articular e de impulso corpóreo nos arremessos, mas sua principal característica são as técnicas de mobilizações de solo, buscando impedir ao oponente a dinâmica de movimento e restringir a possibilidade do contra ataque por meio trações profundas podendo causar desligamentos de tendões e fraturas articulares! Estas são as modalidades de Profundidade traumática!
Já as demais, considero como artes marcias de superfície, mesmo que possam ocasionar os mesmos traumas que as artes de profundidade, são marcantes em seus golpes de impacto por chutes, cotoveladas, joelhadas e socos! Outro fator a ser considerado é que as artes marciais de profundidade, são tidas como técnicas de defesa pessoal, enquanto as artes marciais de superfície são tidas como artes de impacto.
Os golpes marciais, diferenciam-se muito de acordo com a objetividade e desempenho do praticante, alguns artístas marciais são melhores em técnicas de punhos, outros em técnicas exclusivamente de pernas, enquanto em função da massa corpórea e pesagem vemos praticantes que possuem uma representativida em técnicas de solo de forma incomparável...
Como eu havia dito, não existe Arte Marcial mais ou menos bem preparada para um combate, mas sim, atleta mais ou menos qualificado para determinada técnica...Se me perguntarem o que eu acho do fato, de que alguns praticantes buscam múltlipas técnicas marciais? Eu diria que não vejo problema algum, mas o praticante deve separar corretamente uma modalidade da outra, buscar aquela que mais lhe ofereça acréscimos de forma específica, ou seja: buscar uma arte que supra suas carências pessoais, desenvolver outras que não permitam que perca sua identidade marcial! "Multiplicidade técnica nem sempre pode significar desempenho perfeito", um soco é um soco, seja em qualquer que seja a arte, um chute não importa se é alto ou baixo, o que importa é saber aplica-lo no momento certo! Este critério de visualização de combate e oportunidade é que podemos responsabilizar uma boa atuação! Mas infelizmente este ítem hoje não é muito compreendido por alguns atletas marciais. A preocupação somente com o golpe perfeito de nada vale sem saber onde e em que momento aplica-lo. Isto só será possivel quando o lutador em questão, aprenda a usar seu instinto natural de defesa com o "START" instintivo e a observância de alvo de ataque e defesa em questão! Muitos atletas buscam técnicas de profundidade e de superfície ao mesmo tempo, isto muitas vezes pode parecer perfeito, mas se o mesmo não obtiver disparos de ação que possam determinar o golpe a ser feito, fatalmente ele poderá ser vencido pelo próprio erro!
By Grão Mestre Makáo