Uma das maiores dificuldades existentes, no desenvolvimento de um praticante das artes marciais, está diretamente ligado ao fato de que a aplicação real dos ensinamentos marciais, nem sempre é simples,. Por mais que seja praticado movimentos, condicionamentos físicos e combates simulados, o adepto sente dificuldade em efetivar os golpes em um combate real!
Isto é evidenciado em todas as artes, seja elas quais forem, basta ver que após o aluno aprender centenas de movimentos e golpes, somente uma pequena parte o praticante realmente aplicará em um combate real, na verdade, 20% serà aplicado de todo o método por ele desenvolvido! Outro fator que realmente é motivo de estudos está ligado ao fato de que todo praticante marcial, consegue muitas vezes ter um bom rendimento em combate em sua escola, mas se este mesmo combate for realizado "fora" de sua escola, fatalmente veremos uma queda de rendimento técnico, um deficit aplicativo de golpes e acima de tudo, uma perda considerável de reflexo, podendo muitas vezes ocorrer uma derrota simples e injustuficada! Na maioria dos casos, o praticante de artes marciais, limita-se a uma meia dúzia de chutes e pontapés, socos sem direção e movimentos corporais sem qualquer postura de guarda ou de equilíbrio postural! Rara são as excecões em que um atleta marcial (lutador), seja graduado ou um simples aluno, consegue efetivar seus golpes com desenvoltura, embasamento técnico e com volume de golpes além dos 20% que é comum entre a maioria dos praticantes! Porque? Vejamos...
Tenho 40 anos de prática de Kung Fú, pratiquei ao longo de meus estudos, uma série de técnicas, estilos e métodos de combate. Mesmo assim, percebi ter uma dificuldade neuro-mecânica de responder de imediato aos golpes que meus oponentes lançavam em minha direção, praticamente eu respondia com defesas viciosas que se repetiam constantemente, limitando-me na defesa e no ataque,isto realmente me incomodava. Praticava muito, inumeros golpes de defesa e de ataque, mas na hora "H", resumia meus movimentos como todos faziam, mesmo que eu fosse vencedor em um torneio, sentia-me limitado, então busquei criar um método em que eu colocasse em prática o que realmente adquiri de conhecimento, assim nasceu o estilo KAK KAN CHUN! Meus estudos desenvolveram-se por mais de dez anos, percebi então que a resposta era bem simples, eu deveria criar um método em que o o conhecimento técnico racional desse lugar ao conhecimento instintivo programado, para melhor explicar, percebi que por maior que fosse minhas aptidões marciais, qualificação técnica e física, neurologicamente e psicologicamente, eu reduzia todo meu conhecimento aos golpes que racionalmente eu achava eficaz, mas, no momento em que eu tinha que aplicar estes mesmos golpes, o instinto automático não tinha o arquivo de conduta necessária, reduzindo assim, todo o meu conhecimento a uma fagulha de opções! Busquei então criar u m método em que meus movimentos e golpes de defesa e de ataque, conhecimento de diversos estilos pudessem realmente serem postos em prática sem limitações!
Até aquele momento era como se eu estivesse com fome, diante de uma mesa farta de opções de um buffet e no momento de escolher a comida, eu resumia minhas opções a duas colheiradas de arroz e nada mais! Isto ocorre também nas Artes Marciais, podemos ter um grande Mestre que nos ensine, com um farto arsenal de conhecimento e nos limitamos a este ou aquele golpe! Analizando tudo isto, percebi que se tratava apenas de "conduta de treino". Todo praticante ao treinar, busca desenvolver técnicas, golpes e posturas que ficam presos à sua visão de si mesmo em um combate, mas ele não treina e nem se desenvolve buscando uma visão do outro, fato este comum no "jogo de xadrez", onde cada peça movida é baseada nas possiveis próximas 3 jogadas do oponente! Sendo assim, criei o método Kak Kan Chun,
que tem como princípio, praticar golpes e técnicas, que permitam ao praticante, treinar golpes de defesa e ataque, que institivamente o façam perceber os 3 próximos possiveis movimentos de seu oponente, de acordo com o golpe aplicado sobre ele, como ocorre em um jogo de xadrez!
Primeiramente estabeleci um critério em que se dividia em 7 princípios básicos a arte da "luta", chamei este critério de "Sete Caminhos da Habilidade" (GONG QI CHÀ).
Abaixo o diagrama chinês "gông" que tem como significado "habilidade", em seguida e logo abaixo o diagrama do número 7 (Qi ) e por último o diagrama da palavra "Caminho" ou seja CHÀ!
"Os sete caminhos da Habilidade"( GÔNG QI CHÀ)
Métodos de desenvolvimento e aplicação.
Estilo Kak Kan Chun
by
Grão Mestre Makáo.
OBs: Os movimentos e golpes tem como principal característica, o fato que o mesmo golpe deferido pode ser usado, tanto para defesa como para ataque e na maioria das vezes são golpes simultâneos de ataque e defesa, jamais realizados separadamente ou em momentos diferentes!
1º Caminho da Habilidade
Caminho dos punhos e dos braços
técnicas a serem desenvolvidas pelo adepto do Kak Kan Chun
-caminho dos braços interceptadores
-caminho dos braços deslizantes
-caminho dos braços aderentes
-caminho dos punhos angulares
-caminho dos punhos inversos
-caminho dos punhos paralelos
-caminho dos punhos transversos
-caminho dos punhos circulares
-caminho dos braços lineares
-caminho do soco inverso
-caminho dos punhos que afastam ou arremessam
2º Caminho da Habilidade
Caminho das pernas e pés
- caminho das pernas interceptadoras
-caminho das pernas que varrem
-caminhos das pernas angulares
caminho dos pés que pressionam
-caminho dos pés que comprimem
-caminho dos pés que esmagam
-caminho do chute linear
-caminho do chute angular
-caminho do chute inverso
-caminho do chute oblíquo
3º Caminho da Habilidade
Caminho da mobilidade
-caminho do pêndulo inverso ao golpe
-caminho do pêndulo transverso ao golpe
-caminho do pêndulo de eixo contrário ao golpe
-caminho do pêndulo linear ao golpe
4º Caminho da Habilidade
Caminho do aremesso e da imobilização
-caminho do arremesso articular
-caminho do arremesso paralelo ao golpe
-caminho de arremesso de eixo
-caminho imobilizante articular
-caminho imobilizante neuromuscular
-caminho imobilizante vertebral
caminho imobilizante respiratório
Obs: "Nenhum dos métodos aplicados pelo Kak Kan Chun tem como objetivo imobilizações de chão, mas a imobilização por meio de interrupção de sentidos neuro-motores, realizados na maioria das vezes em pé!
5º Caminho da Habilidade
Caminho do movimento e das posturas de combate
-caminho do passo que penetra
-caminho do passo que esquiva
-caminho do passo que desliza
-caminho do passo que adere
-caminho do passoque engana
-caminho do passo que flutua
-caminho do passo que prende
-caminho do passo curvo
-caminho do passo que circunda
-caminho da postura linear
-caminho da postura circular
6º Caminho da Habilidade
Caminho do ar ou da respiração
-caminho da respiração do peso
-caminho da respiração da velocidade
-caminho da respiração da força
-caminho da respiração do equilíbrio
7º Caminho da Habilidade
Caminho dos cinco estágios do combate
-caminho da espera do ataque
-caminho do avanço do ataque
-caminho da espera da defesa
-caminho do contra ataque
-caminho da contra defesa
-caminho do golpe contínuo
-caminho da troca de golpes contínuos
Este é o método aplicativo ensinado nas escolas Kak Kan Chun, método este, que viabiliza os movimentos de combate de forma contínua onde o praticante administra sua aprendizagem por módulos, onde cada "CAMINHO" é profundamente condicionada a efitiva prática de cada iten dos sete caminhos aqui mencionados!
Este método é codificado e fundamentado pelo seu criador- Mestre Makáo em 1991- aluno de Mestre Chen Lo -1897-1972 (in Memorrium)
Bases de fundamentação- Wing Chun- Park Mei- Yon Mei Ho.
Estrutura técnica de aperfeiçoamento:- Bo Ho- Nin Lan Fay, Lap Sau Gung, Lap Chi Dao,
Chi Sao e Shang Shaolin Tsu