Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Wing Chun - Chi Sao Application Techniques of Chen Lo Institute - Grand Master James Makáo





A International School of Wing Chun and Kak Kan Chun, Tem como principal característica, ser a coluna de base do "Instituto Chen Lo  de Arte e Cultura Chinesa" com sua sede no Brasil, no Estado do Paraná, especificamente na cidade Capital (Curitiba).

Sob o comando do Grão Mestre 10º nível  (James Makáo), sendo também o seu Fundador e Presidente, hoje representando a sua linhagem de ensino, que por sua vez é representada pelo Grande Mestre Chen Lo. No vídeo acima, o Grande Mestre James Makáo e seu aluno direto o Shifu Victor Portugal, demonstram a fundamentação de sua técnica e sistema de ensino, dando ênfase a perícia, velocidade e percepção imediata, na arte dos punhos (Chi Sao), Seu método busca levar ao praticante de sua escola, o condicionamento físico, mental baseando-se principalmente na fluidez de seus movimentos.

Forma esta, reconhecida como principal característica do WING CHUN (Linda Primavera), estilo criado em 1664 na China.

O Instituto Chen Lo, como é atualmente chamado, nasceu de um sonho em manter vivo os ideais e métodos do Mestre Chen Lo, mentor do Grão Mestre James Makáo, ao qual foi seu herdeiro natural e sucessor numa linhagem de Mestres!

O que vemos no vídeo, retrata de forma clara, o desenvolvimento pleno desta técnica, onde Mestre e aluno, não travam uma batalha entre si, mas se complementam, fundindo o antigo e o novo, a experiência em perfeita harmonia com a técnica...

Muito pode ser visto sobre esta arte em diversos meios e redes sociais, mas aqui, podemos presenciar esta arte em sua total maestria aplicativa. Nenhum movimento foi editado no que se refere a velocidade, salvo alguns momentos em que foi diminuída a sua velocidade , para melhor apreciação!

Entre todas as técnicas marciais chinesas, o Wing Chun sem dúvida é uma das mais aplicativas e diretas na ação de defesa e reação de ataque, sendo considerada como "A arte rainha dos punhos", principalmente por ter sido criada por uma mulher (Ng Mui)...

Atualmente, muitos métodos são aplicados deste estilo de Kung Fu, alguns métodos são vistos como

reduzidos, outros sistêmicos,  porém a maioria atuam em vertentes semelhantes ou de linhagens (escolas) onde cada qual determina seu modo de ensino e prática.

Mas o Instituto Chen Lo, possui um diferencial, mantendo muito de seu ensino, ainda voltado para antigas formas e sistemas, sem sofrer mudanças decorrentes do tempo ou ideologias atuais, que determinaram a perda de antigas técnicas antes praticadas.

Como diz o Mestre Makáo, quando interpelado em seu método diferenciado,  junto as demais ,ele responde: "O caminho é o mesmo, somente mudou a maneira de seguir  por este caminho, nós seguimos sem buscar métodos que encurtem os mecanismos de aprendizagem, não buscamos atalhos neste caminho, sendo assim, mantemos o estilo tradicional desde a sua criadora, sem alterações de seus alunos posteriores!"



By

Chen Lo Institute.