Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vídeos incríveis de Kung Fu


                                 Nesta postagem, relacionei alguns vídeos, aos quais demonstram de forma clara os diferentes métodos de treinos em diferentes estilos de Kung Fu.              
                                Técnicas de flexibilidade, força, velocidade e movimentos, acima de tudo, com  grande perícia, nesta que é a arte considerada a "mãe" de todas as artes! 


A grande busca do desenvolvimento na arte do Kung Fu.




Agilidade e busca interior!



Dedicação e concentração na arte do Kung Fu
                                  


            Treino desde a tenra idade!





         Equilíbrio, força e resistência


              Técnicas do Kung Fú
                          
                                                  

                                                           Kung Fu   Vrs   Tae Kwon Do 

 
By
Great Master Makáo

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A voz do Wing Chun!




                                       Atualmente o Wing Chun é praticado em boa parte do mundo, existem diversas escolas espalhadas por todos os continentes, mas a proliferação deste estilo criou em muitos casos, uma forma distorcida de suas aplicações, a teoria está bem longe do que deveria ser a sua prática!
                                         Podemos perceber isto em diferentes casos evidenciados no You Tube, onde supostos praticantes sem qualquer fundamentação do estilo, criam uma imagem no mínimo deplorável desta nobre arte!
                                          Na verdade, este é um problema que podemos perceber na maioria das artes marciais praticadas atualmente, não basta saber socar ou chutar, nem tão pouco tomar posturas em combate se não sabem aplicar tais movimentos e golpes no momento efetivo de um combate real!
                                       O  principal motivo da prática de uma arte marcial é ampliar os condicionamentos de seus praticantes e permitir que a capacidade cognitiva de um golpe, seja aplicado sem que haja a perda momentânea de variações técnicas nos golpes pretendidos, fato este que não ocorre na maioria dos casos!
                                         Existem centenas de bons "MESTRES" de Wing Chun ao redor do mundo, mas na mesma proporção, podemos encontrar inúmeros falsos educadores, porque não dizer..."Falsos Mestres", isto é percebido tanto no Oriente como no Ocidente. Um dos principais motivos para esta triste realidade é a falta de preparo técnico de seus "Sifus" ou professores...Um exemplo disto é o vídeo abaixo, onde demonstra a inexpressiva capacidade técnica de seus atuantes! Para mim isto deixa claro, que mesmo na China o caso é alarmante!


                                    Podemos perceber a falta de preparo de ambos os "lutadores" que infelizmente dão um espetáculo deplorável em sentido técnico, isto não pode e não deve ser chamado de Wing Chun, apenas devemos reconhecer a terrível manifestação de despreparo técnico de ambos, infelizmente casos como este depõe contra os Mestres, Professores e alunos da verdadeira arte do Wing Chun!
                                     Infelizmente, para mim e para muitos outros Mestres, existem exemplos deste tipo, eu não posso me omitir nestes casos, seja em nome de meu Mestre, em nome de minha escola ou em função do próprio Wing Chun ao qual sinto a honra de representar em minha Linhagem!
                                      Mas estes casos devem vir à público, Federações Internacionais precisam tomar uma postura sobre estes fatos, caso contrário, não existe motivo para o seu efetivo funcionamento! Instituições, Associações Internacionais, não podem e não devem ser coniventes com estes atos criminosos contra nosso estilo! Vejam este caso abaixo, neste outro vídeo poderemos encontrar mais uma imagem deplorável de um indivíduo que se autodenomina praticante de Wing Chun. Isto pode ser tudo, menos Wing Chun:


   

                                                   Para mim é profundamente triste, ter que mostrar "isto" em meu Blog, mesmo porque existem "centenas" de bons praticantes em todo o mundo, mas infelizmente alguém tem que propor-se a denunciar estes indivíduos!
                                                    Não tenho medo de represálias de qualquer tipo, o que não posso admitir é este insulto a arte marcial ao que dediquei toda a minha vida!
                                                     O vídeo acima é supostamente uma demonstração de Wing Chun, mas não percebi meu estilo nele, ao contrário, vi apenas dois ou mais praticantes de algo que não reflete o Wing Chun, sem técnica, sem formas cabíveis de braços, isto é uma vergonha...

                                                       A ARTE DO WING CHUN COMO ELA É...

 

                                            A arte do Wing Chun em sua natureza mais íntima, representa a perfeita técnica do que há de melhor nas artes dos punhos, sua prática requer acima de tudo muito estudo e praticidade nos movimentos, onde os golpes são o reflexo da alma, o reflexo e a velocidade são irmãos da perícia, sem movimentos desnecessários ou recuos furtivos para evitar um ataque eminente... Ving Tsun como muitos preferem chamar, usa em seus bloqueios  a simetria bilateral ao seus ataques e suas defesas de forma simultâneas, leve, solto, rápido e técnicamente versátil não se desgasta em movimentos inoperantes. Isto é Wing Chun aplicativo, é Wing Chun  em sua melhor assinatura marcial! Não basta praticar golpes, nem estudar suas formas, pois isto não significa saber por em prática seus elementos fundamentais!
                                            Wing Chun  

                                              É a arte livre sim, mas sempre levando em conta as suas características técnicas, seus preceitos e metodologias, ninguém pode "abortar" tais fundamentos, sejam Mestres conceituados ou apenas alunos iniciantes, "todos" devem lutar para manter suas características preservadas. 
                                               Os interesses financeiros e a fama de alguns pretenciosos Mestres, fecham seus olhos para a violação do estilo, sejam chineses, ocidentais ou de qualquer continente. Isto é um insulto aos verdadeiros Mestres do Wing Chun! Aqui poderemos ver um vídeo de um verdadeiro educador do Wing Chun, que ensina o seu estilo com a atenção e dedicação aos seus alunos, exemplo da harmonia entre educador e aluno:


                                 Esta postagem eu dedico aos Grandes Mestres do Wing Chun mundial, aos meus alunos e amigos que acompanham este blog, que buscam a verdadeira arte do Wing Chun!

Obrigado!

Great Master Makáo- 10º level of Wing Chun

sábado, 19 de janeiro de 2013

TEMPLO SHAOLIN- 少林拳;


                              "História do Kung Fu em vídeo até os dias atuais"
                                   
                                    Durante séculos a lendária arte do Kung Fu (功夫) ficou restrita nas entranhas das florestas e vilarejos da China, mas no decorrer do tempo, o mundo tomou conhecimento de sua existência, por meio de sua maior expressão cultural e filosofica, o mundo a partir deste momento em diante reverência o maior monumento da história das artes marciais, "O TEMPLO SHAOLIN ( 少林拳)".   
                                     O templo Shaolin ou Xaolim é um famoso mosteiro budista localizado na província de Henan, na República Popular da China, segundo registros históricos, o budismo chegou à China no ano 68, durante a dinastia Han do Norte.
                                     A então corte mandou construir o primeiro templo budista da China, o Templo de Cavalo Branco, na atual cidade de Luoyang, província de Henan.
                                     Depois, a religião se expandiu rapidamente por todo o país.          
                                      No ano 495, na dinastia Wei do Norte, o Imperador Xiaowen mandou construir um templo especialmente destinado ao monge indiano Batuo, que é o atual Temlpo Shaolin.
                                       Em 527, o monge indiano Bodhidharma chegou ao Templo Shaolin em missão de divulgação da seita Chan, uma linha budista. Esta busca cultivar a mente e o espírito através da meditação profunda. Bodhidharma fixou-se no Templo e começou a selecionar os seus discípulos. Por isso, é considerado o fundador da seita Chan da China e o Templo Shaolin, o lugar de origem do estilo Chan Fan do budismo da China. Assim nascia o primeiro estilo do famoso "Shaolin Quan" considerado como o estilo "mãe" de todos os outros estilos que carregam o nome "Shaolin", como o Bei Shaolin (Shaolin do Norte), Nan Shaolin (Shaolin do Sul) e muitos outros. Originalmente o Templo Shaolin possuia técnicas referentes aos métodos de desenvolvimento da arte dos punhos, que se dividiam nos seguintes fundamentos:
Xiao Hong Quan (punho vermelho curto)
Da Hong Quan (punho vermelho longo)
Qixing Quan (punho das sete estrelas)
Changhu Xinyimenquan (Punhos sagrados)
Luo Han Quan (punho do Arahat/Monge)
Mei Hua Quan (punho da flor de ameixa)
Pao Quan (punho de canhão)
Jingangquan (punho do diamante)
Taizu Chang Quan (punho longo de Taizu)
Luo Han Shiba Shou (18 mãos de Arahat)
Tong Bi Quan (punhos batando com os braços)
Liu He Quan (punho das seis harmonias)
Xin Yi Ba (técnica mente e coração)


                             "Treino na Escola Shaolin anexo ao Templo"

                            Algumas destas "formas" acima citadas, se perderam no tempo, mas acredita-se que ainda existam praticantes de cada uma delas de forma secreta ou por meio de Mestres que adquiriram tais conhecimentos de geração em geração, de tal maneira que não fosse adulterado no decorrer dos séculos!
                              Muitas de suas técnicas buscam a harmonia entre o corpo, a mente e principalmente a interação do praticante com a natureza e as energias que dela exalam!


"Kung fu documentário"


                              Para isto, exercícios diários físicos (katis), técnicas de respiração e flexibilidade são os principais métodos usados para o desenvolvimento do praticante, onde a meditação possui um papel fundamental no equilíbrio de seus fundamentos...
                        "Mais que uma arte da luta,uma busca da harmonia"

                           Atualmente muitas escolas e templos shaolin podem ser encontrados em diversas partes do mundo ocidental, na maioria dos casos, são instituições devidamente credenciadas pelos templos da China, A maior finalidade destes templos e escolas está diretamente liagada as tradições milenares onde permitem estudos mais aprofundados em diferentes técnicas e estilos. Como podemos ver no próximo vídeo, o Kung Fu Shaolin tambem possui técnicas de "chão" , que deram origem as demais artes como o Jiuji-tsu, Aikido e o judo, esta técnica é profundamente elaborada e possui mais de 800 anos de existência...A apresentação abaixo é de uma escola na Espanha!


 

                                  Falar sobre a arte do Shaolin é o mesmo que falar da história das Artes Marciais, sendo ela repleta de fundamentos filosoficos e uma cultura milenar voltada ao desenvolvimento humano em diversas áreas. Mais que uma arte marcial é uma forma de vida, uma postura diante de si mesmo, criando uma conduta de preservação de valores ideológicos universais, onde vão além das fronteiras da China, tornando-se um patrimonio cultural e histórico da humanidade!




By
Great Master Makáo

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Wing Chun 詠春 A Arte Majestosa!



                                          O WING CHUN (Também conhecido como Vin Tsun), sem dúvida é um dos estilos mais praticados atualmente ao redor do mundo, uma de suas principais características é a economia de movimentos e sua grande praticidade com os punhos. Podemos afirmar sem sombra de dúvidas, que o V.C é considerado pela maioria das artes marciais, uma das técnicas mais velozes em deferimentos de golpes, bem como um dos mais completos mecanismos de defêsa do século XXI... 
                                          
                                          Para muitos estilos praticados o V.C, como é popularizado o Vin Tsun, à primeira vista, parece um estilo sem muita expressão, sem movimentos espetaculares ou golpes que demonstrem grandes preocupações com rotinas de combate comuns em muitos estilos das artes marciais.

                                           Perícia na arte dos deslocamentos, astúcia em penetrar seu golpes em aparentes bloqueios intransponíveis, velocidade sem precedentes e esquivas com chaves aparentemente simples, fazem desta arte, uma das mais respeitadas na atualidade!

                                            O Wing Chun 詠春 é um estilo que busca ir além da força e resistência física, ela mina as energias de todo aquele que se defronta com sua técnica, sutil e harmoniosamente  perspicaz, levando seus adversários a um triste resultado de aplicação de seus golpes com os punhos! Nada se assemelha a sua majestosa desenvoltura marcial, usando seus golpes de defesa e ataque simultâneo, não permite contra golpes de seus adversários, podendo fluir até mesmo 10 socos em um breve segundo...Estilo criado por uma mulher, mesmo que contrário ao machismo das artes como um todo, Ng Mui (sua fundadora), reconhecidamente eliminou os despositivos em que luta é coisa de homem".
                                               As variações de seus golpes com punhos, cotovelos e braços chegam a serem aplicados em 330 diferentes formas de  golpes mistos e 128 golpes individuais. Pode-se concluir que o Wing Chun é a modalide de defesa mais aplicativa de técnicas de punhos!
                                                Este estilo é considerado muito simples em suas atribuições, mesmo assim, requer de seu praticante extrema complexidade de treinos.
Entre os ensinamentos do Wing Chun podemos exaltar:
  • 1. Siu Nim Tao / Siu Lim Tao 小念頭/小練頭 (a "pequena ideia"): São praticadas, de forma isolada, as técnicas básicas dos braços. Um aspecto importante desta forma é a atitude e a relação entre tensão e relaxamento dos movimentos. Assim esta forma é constituída por 8 séries/secções.
  • 2. Chum Kiu / Cham Kiu 尋橋 ou Siu Kiu ("braços requerentes" / "construir uma ponte"):
  • 3. Bju Tse / Biu Tze 鏢指 ou Biu Gee ("dedos penetrantes") Muitas vezes referida como uma forma de emergência, em que são aprendidas técnicas de luta em posições multlipas.
  • 4. Mok Jan Chong / Muk Yan Jong 木人樁 (Wooden Dummy): Serve como um substituto de um parceiro de treino e para treinos de alta intensidade.
  • 5. Luk Dim Bun Guan / Luk Dim Ban Kwun 六點半棍 (bastão longo)
  • 6. Pa Cham Dao / Bart Cham Dao 八斬刀("Espadas duplas curtas e técnicas de golpes do andarilho e conhecido como profundo conhecedor das armas conhecidas como "faca de casal" ou "faca borboleta").
  • 7. Bö Hok/ Bö Hö; Bou Hou 的戰鬥 (Compartilhando golpes).
  • 8. Bö Kuen/Bö Quan/  (avanço direito)
  • 9. Nin Lan Fay/Nan Lay Fay年費伊嵐(seguindo para os lados)
  • 10.Chi Sao/ Chi Sou/ Chi Sau黐手(Mãos que aderem)ou ("Punho da suprema cumeeira).
        "Estas técnicas e termos usuais, variam de acordo com cada  "família (clã)" e seus dialétos".

           COMBATE!!!

               Cada escola varia a aplicação e método de treino em combate, dependendo do padrão estabelecido pelo seu "clã" ou família... Algumas famílias seguem pela linha dos "braços curtos" outros pelo treino dos "braços longos" e finalmente ao clãs que atuam em amnas as técnicas acima mencionadas.
           As variantes são muitas, de escola para escola, pois cada qual possui seguimentos diferenciados, tanto no uso das pernas (chutes), sejam eles curtos, longos ou de profundidade, bem como com os punhos e braços!

          Métodos de combate!!!
            
           Método de triangulações 三角 Sān jiǎo- Onde o praticante atua em seu próprio centro de gravidade com pêndulos e mantendo seu perímetro de ação em um determinado eixo!

            Método de quadratura正交 Zhèng jiāo- Onde se delimita os movimentos em uma determinada área de ação, como se houvesse um território a ser protegido!

             Método da circunferência圓周 Yuán zhōu  - Bloqueios e golpes estabelecidos pela distância do oponente com movimentos e variantes circulares.

             Método estrelada星一樣的 Xīng yī yàng - Onde o lutador atua em diferentes distâncias e direções ao mesmo tempo! 

              "A arte do Kung Fu, sendo transmitda por uma das mais expressivas técnicas de suas diferentes ramificações e estilos, tem no Wing Chun uma de suas mais influêntes herdeiras, podendo ser praticada por homens e mulheres sem limite de idade".

By
Great Master Makáo
    
               

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Medicina milenar chinesa...Arte da cura no Kung Fu!




                           Não é necessário entrar profundamente nos reais motivos em que a medicina Chinesa vem ganhando a cada dia, mais adeptos ao redor do mundo...
                           A história da cultura chinesa na arte da cura, tem aproximadamente 2000 anos, mas foi nos últimos 700 anos, que a medicina chinesa deu um grande salto, tornando-se a  principal forma do uso de plantas medicinais usadas em diversos países! A China foi palco de diversas lutas e invasões, em um tempo em que as armas e técnicas marciais (GONG FU- KUNG FU) eram a principal forma de defesa, com isto, ferimentos, fraturas e diferentes tipos de agressão ao físico, motivaram muitos estudos relacionados a dor e lesões. Os templos ao redor da China, motivaram o plantio e cultivo de diferentes plantas medicinais, que ao passar dos anos tornou-se o maior e proeminente  estudo de medicamentos naturais para diversas doenças e traumatismos já vistos na história da farmacopéia mundial! A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa (em chinês 中醫, zhōngyī xué),considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, da Coreia, do Tibete e da Mongólia.
                             A MTC se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
                              Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.
                             
                               A medicina tradicional chinesa utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde.
Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.
                                O objetivo dos esforços externos deveria se focar em cuidadosamente auxiliar as funções de auto cura do corpo humano, sem interferir.   
                                  Refletindo esta mesma ideia, um ditado chinês diz que "qualquer remédio tem 30% de ingredientes venenosos".
                               Atualmente, a medicina chinesa está progressivamente incorporando técnicas e teorias da medicina ocidental em sua práxis, em especial os tipos de exames sem características invasivas.

RELAÇÃO DOS MEDICAMENTOS NATURAIS CHINESES:

Medicamentos para Resolver (Libertar) a Superfície.
Medicamentos para Promover a Dispersão do Vento e do Frio:
Má huáng (Herba Ephedrae)
Guì zhī (Ramulus Cinnamomi)
Zǐ sū yè (Folium Perillae)
Shēng jiāng (Rhizoma Zingiberir recens)
Xiāng rú (Herba Moslae haichow)
Jīng jiè (Herba Schizonepetae)
Fáng fēng (Radix Saposhnikoviae)
Qiāng huó (Rhizoma seu radix Notopterygii)
Bái zhǐ (Radix Angelicae dahuricae)
Xì xīn (Herba Asari)
Gāo běn (Rhizoma Ligustici)
Cāng ěr zǐ (Fructus Xanthii)
Xīn yí (Flos Magnoliae)
Medicamentos para Promover a Dispersão do Vento e do Calor:
Bò he (Herba Menthae)
Niú bàng zǐ (Fructus Arctii)
Chán tuì (Periostracum Cicadae)
Sāng yè (Folium Mori)
Jú huā (Flos Chrysanthemi)
Màn jīng zǐ (Fructus Viticis)
Chái hú (Radix Bupleori)
Shēng má (Rhizoma Cimicifugae)
Gě gēn (Radix Puerariae)
Dàn dòu chǐ (Semen Sojae preparatum)
Mù zéi (Herba Equiseti hiemalis)
Medicamentos para Aclarar o Calor
Medicamentos que Aclaram o Calor e Drenam o Fogo (MEDICAMENTOS PARA CIRCULAÇÃO) 
Shí gāo (Gypsum Fibrosum)
Zhī mǔ (Rhizoma Anemarrhenae)
Lú gēn (Rhizoma Phragmitis)
Tiān huā fěn (Radix Trichosanthis)
Zhú yè (Folium Phyllostachydis)
Dàn zhù yè (Herba Lophatheri)
Zhī zǐ (Fructus Gardeniae)
Xià kū cǎo (Spica Prunellae)
Jué míng zǐ (Semen Cassiae)
Medicamentos para Aclarar Calor e Secar a Humidade
Huáng qín (Radix Scutellariae)
Huáng lián (Rhizoma Coptidis)
Huáng bò  (Cortex Phellodendri)
Lóng dǎn (Radix Gentianae)
Kǔ shēn (Radix Sophorae)
Bái xiān pí (Cortex Dictamni)
Qín pí (Cortex Fraxini)

Medicamentos para Aclarar Calor e Resolver a Toxicidade
Jīn yín huā (Flos Lonicerae)
Lián qiào (Fructus Forsythiae)
Dà qīng yè (Folium Isatidis)
Bǎn lán gēn (Radix isatidis)
Qīng dài (Indigo naturalis)
Guàn zhòng (Rizhoma Blechni)
Pú gōng yīng (Herba Taraxaci)
Zǐ huā dì dīng (Herba Violae)
Chuān xīn lián (Herba Andrographitis)
Yě jú huā (Flos Chrysanthemi indici)
Yú xīng cǎo (Herba Houttuyniae)
Hóng téng (Caulus Sargentodoxae)
Bài jiàng cǎo (Herba Patriniae cum radice)
Shè gān (Rhizoma Belamcande)
Shān dòu gēn (Radix Sophorae tonkinensis)
Mǎ bó (Lasiosphaera seu Calvatia)
Bái tóu wēng (Radix Pulsatillae)
Mǎ chǐ xiàn (Herba Portulacae)
Tǔ fú líng (Rhizoma Smilacis glabrae)
Yā dǎn zǐ (Fructus Bruceae)
Bái huā shé shé cǎo (Herba Oldenlandiae)
Medicamentos para Aclarar Calor e Arrefecer o Sangue
Shēng dì huáng (Rehmanniae radix exsiccata seu recens)
Xuán shēn (Radix Scrophulariae)
Mǔ dān pí (Cortex Moutan)
Chì sháo (Radix Paeoniae rubra)
Zǐ cǎo (Radix Arnebiae)
Shuǐ niú jiǎo (Cornu Bubali)
Medicamentos para Aclarar Calor por Vazio
Qīng hāo (Herba Artemisiae Annuae)
Bái wēi (Radix Cynanchu Atrati)
Dì gǔ pí (Cortex Lycii)
Yín chái hú (Radix Stellariae)
Hú huáng lián (Rhizoma Picrorhizae)
Medicamentos para Precipitar (Purgar)
Medicamentos para Precipitar (Purgar) Atacando 
Dà huáng (Radix et rhizoma Rhei)
Máng xiāo (Natrii Sulfas)
Fān xiè yè (Folium Sennae)
Lú huì (Aloe)
Medicamentos para Precipitar (Purgar) Lubrificando
Huǒ má rén (Semen Cannabis)
Yù lǐ rén (Semen Pruni)
Medicamentos para Precipitar Drasticamente e Expelir a Água
Gān suí (Radix Kansui)
Jīng dà jí (Radix Euphorbiae pekinensis)
Yuán huā (Flos Genkwa)
Qiān niú zǐ (Semen Pharbitidis)
Bā dòu (Fructus Crotonis)
Medicamentos para Eliminar Vento e Humidade
Dú huó (Radix Angelicae pubescentis)
Wēi líng xiān (Radix Clematidis)
Chuān wū (Radix Aconiti praeparata)
Qí shé (Agkistrodon)
Mù guā (Fructus Chaenomelis)
Qín jiāo (Radix Gentianae macrophyllae)
Fáng jǐ (Radix Stephaniae Tetrandrae)
Xī xiān cǎo (Herba Siegesbeckiae)
Luò shí téng (Caulis Trachelospermi)
Léi gōng téng (Radix folium seu flos Tripterygii Wilfordii)
Wǔ jiā pí (Cortex Acanthopanacis)
Sāng jì shēng (Ramulus Taxilli)
Gǒu jǐ (Rhizoma Cibotii)
Xuě lián huā (Herba Saussureae Involucratae)
Medicamentos para Transformar a Humidade
Guǎng huò xiāng (Herba Pogostemonis)
Pèi lán (Herba Eupatorii)
Cāng zhú (Rhizoma Atractylodis)
Hòu pò (Cortex magnoliae Officinalis)
Shā rén (Fructus Amomi)
Dòu kòu (Fructus Amomi Rotundus)
Cǎo guǒ (Fructus Tsaoko)
Medicamentos para Desinibir a Água e Drenar a Humidade
Medicamentos para Desinibir a Água e Eliminar Edema
Fú líng (Poria)
Yì yǐ rén (Semen Coicis)
Zhū líng (Polyporus)
Zé xiè (Rhizoma Alismatis)
Xiāng jiā pí (Cortex Periplocae)
Medicamentos para Desinibir a Urina e Desobstruir a Disúria (lín)
Chē qián zǐ (Semen Plantaginis)
Huá shí (Talcum)
Mù tōng (Caulis Akebiae)
Tōng cǎo (Medulla Tetrapanacis)
Qú mài (Herba Dianthi lilac)
Hǎi jīn shā (Spora Lygodii)
Shí wéi (Folium Pyrrosiae)
Dì fū zǐ (Fructus Kochiae)
Bì xiè  (Rhizoma Dioscoreae septemlobae)
Medicamentos para Desinibir a Humidade e Retirar a Icterícia
Yīn chén (Herba Artemisiae Scopariae)
Jīn qián cǎo (Herba Lysimachiae)
Hǔ zháng (Rhizoma Polygoni cuspidati)
Medicamentos para Aquecer o Interior
Fù zǐ (Radix Aconitii)
Ròu guì (Cortex Cinnamomi)
Gān jiāng (Rhizoma Zingiberis)
Wú zhū yú (Fructus Evodiae)
Xiǎo huí xiāng (Fructus Foeniculi)
Dīng xiāng (Flos Caryophylii)
Gāo liáng jiāng (Rhizoma Alpiniae Officinarum)
Huā jiāo (Pericarpum Zanthoxyli)
Medicamentos para Regular o Qì
Chén pí (Pericarpium Citri reticulatae)
Qīng pí (Pericarpium Citri Viride)
Zhǐ shí (Fructus Aurantii immaturus)
Mù xiāng (Radix Aucklandiae)
Chén xiāng (Lignum Aquilariae Resinatum)
Chuān liàn zǐ (Fructus Toosendam)
Wū yào (Radix Linderae)
Gān sōng (Radix seu rhizoma Nardostachyos)
Xiāng fù (Rhizoma Cyperi)
Fó shǒu (Fructus Citri sarcodactylis)
Méi guī huā (Flos Rosae rugosae)
Xiè bái (Bulbus Allii macrostemi)
Shì dì (Calyx Kaki)
Lì zhī hé  (Semen Litchi)
Medicamentos Digestivos (dispersar alimentos)
Shān zhā (Fructus Crataegi)
Shén qǔ (Massa medicata fermentata)
Mài yá (Fructus Hordei germinatus)
Dào yá (Fructus Oryzae germinatus)
Lái fú zǐ (Semen Raphani)
Jī nèi jīn  (Endothelium corneum gigeriae Galli)
Medicamentos para Expelir Parasitas
Shǐ jūn zǐ (Fructus Quisqualis)
Kǔ liàn pí (Cortex Meliae)
Bīng láng (Semen Areca)
Léi wán (Omphalia)
Hè cǎo yá  (Gemma Agrimoniae)
Medicamentos para Deter Hemorragias (deter o sangue)
Medicamentos para Deter Hemorragias Refrescando o Sangue
Xiǎo jì (Herba Cirsii)
Dà Jì (Herba Cirsii japonici)
Dì yú (Radix Sanguisorbae)
Huái huā (Flos Sophorae)
Cè bǎi yè (Cacumen Platycadi)
Bái máo gēn (Rhizoma Imperatae)
Medicamentos para Deter Hemorragias Transformando a Estase
Sān qī (Radix Notoginseng)
Qiàn cǎo (Radix Rubiae)
Pú huáng (Pollen Typhae)
Huā ruǐ shí (Ophicalcitum)
Medicamentos para Deter Hemorragias Controlando e Contraindo
Bái jí (Rhizoma Bletillae)
Xiān hè cǎo (Herba Agrimoniae)
Zōng lǘ tàn (Petiolus Trachycarpi carbonisatus)
Xuě yú tàn (Crinis carbonisatus)
Medicamentos para Deter Hemorragias Aquecendo os Canais
Ài yè (Folium Artemisiae argyi)
Páo jiāng (Rhizoma Zingiberis preparata)
Medicamentos para Activar o Sangue e Transformar a Estase
Chuān xiōng (Rhizoma Chuanxiong)
Yán hú suǒ  (Rhizoma Corydalis)
Yù jīn (Radix Curcumae)
Jiāng huáng (Rhizoma Curcumae longae)
Rǔ xiāng (Resina Olibani)
Mò yào (Resina Myrrhae)
Wǔ líng zhǐ (Faeces Trogopterori)
Dān shēn (Radix Salviae miltiorrhizae)
Hóng huā (Flos Carthami)
Táo rén (Semen Persicae)
Yì mǔ cǎo (Herba Leonuri)
Niú xī (Radix Achyranthis bidentatae)
Jī xuě téng (Caulis Spatholobi)
Zì rán tóng (Pyritum)
Gǔ suì bǔ (Rhizoma Drynariae)
Xuě jié (Sanguis Draconis)
Mǎ qián zǐ (Semen Strychni)
É zhú (Rhizoma Curcumae)
Sān léng (Rhizoma Sparganii)
Tǔ biē chóng (Eupolyphaga seu steleophaga)
Shuǐ zhì (Hirudo)
Wáng bù liú xíng (Semen Vaccariae)
Yuè jì huā (Flos Rosae chinensis)
Chuān shān jiǎ (Squama Manitis)
Medicamentos para Transformar a Fleuma, Deter a Tosse e Acalmar a Dispneia
Medicamentos para Transformar a Fleuma 
Bàn xià (Rhizoma Pinelliae)
Tiān nán xīng (Rhizoma Arisaematis)
Bái fù zǐ (Rhizoma Thyphonii)
Bái jiè zǐ (Semen Sinapis albae)
Xuán fù huā (Flos Inulae)
Bái qián (Rhizoma Cynanchi Stauntonii)
Qián hú (Radix Peucedani)
Jié gěng (Radix Platycodi)
Guā lóu (Fructus Trychosanthis)
Chuān bèi mǔ (Bulbus Fritillariae cirrhosae)
Zhè bèi mǔ (Bulbus Fritillariae thunbergii)
Zhú rú (Caulis Bambusae in taeniam)
Zhú lì (Succus Bambosae)
Tiān zhú huáng (Concretio silicea Bambusae)
Hǎi gé qiào (Concha Meretricis seu cyclinae)
Hǎi zǎo (Sargassum)
Kūn bù (Thallus Laminariae seu Thallus Eckloniae)
Huáng yào zǐ (Rhizoma Dioscoreae bulbiferae)
Pàng dà hǎi (Semen Sterculiae lychnophorae)
Medicamentos para Deter a Tosse e Acalmar a Dispneia
Kǔ xìng rén (Semen Armeniacae Amarum)
Bǎi bù (Radix Stemonae)
Zǐ wǎn (Radix Asteris)
Kuǎn dōng huā (Flos Farfarae)
Zǐ sū zǐ (Fructus Perillae)
Sāng bái pí (Cortex Mori)
Tíng lì zǐ (Semen Lepidii seu descurainiae)
Pí pá yè (Folium Eriobotryae)
Bái guǒ (Semen Ginkgo)
Yáng jīn huā (Flos Daturae)
Medicamentos para Acalmar o Espírito
Medicamentos Pesados para Assentar e Acalmar o Espírito
Zhū shā (Cinnabaris)
Cí shí (Magnetitum)
Lóng gǔ (Os Draconis)
Hǔ pò (Succinum)
Medicamentos para Acalmar o Espírito Nutrindo o Coração (mente) 
Suān zǎo rén (Semen Ziziphi spinosae)
Bǎi zǐ rén (Semen Biotae)Yuǎn zhì (Radix Polygalae)
Hé huān pí  (Cortex Albiziae)
Líng zhī (Ganoderma Lucidum)
 Medicamentos para Acalmar o Fígado e Deter o Vento 
 Medicamentos para Acalmar o Fígado e Ocultar o Yáng
Shí jué míng (Concha Haliotidis)
Zhēn zhū mǔ (Concha Margaritifera Usta)
Mǔ Lí (Concha Ostreae)
Zhě shí (Haematitum)
Jí Lí (Fructus Tribuli)
Medicamentos para Deter o vento e os Espasmos
Líng yáng jiǎo (Cornu Saigae Tataricae)
Niú huáng (Calculus Bovis)
Zhēn zhū (Margarita)
Gōu téng (Ramulus Uncariae cum uncis)
Tiān má (Rhizoma Gastrodiae)
Dì lóng (Pheretima)
Quán xiē (Scorpio)
Wú gōng (Scolopendra)
Jiāng cán (Bombyx Batryticatus)
Luó bù má (Folium Apocyni Veneti)

Medicamentos para Abrir os Orifícios
Shè xiāng (Moschus)
Bīng piàn (Borneolum syntheticum)
Sū hé xiāng (Styrax)
Shí chāng pú (Rhizoma Acori Tatarinowii)
Medicamentos para Reforçar o Vazio
Medicamentos para Reforçar o Qì
Rén shēn (Radix Ginseng)
Xī yáng shēn (Radix Panacis quinquefolii)
Dǎng shēn (Radix Codonopsis)
Tài zǐ shēn (Radix Pseudostellariae)
Huáng qí (Radix Astragali)
Bái Zhú (Radix Atractylodis macrocephalae)
Shān yào (Rhizoma Dioscoreae)
Bái biǎn dòu (Semen Lablab album)
Gān cǎo (Radix Glycyrrhizae)
Dà zǎo (Fructus Jujubae)
Cì wǔ jiā (Radix Acanthopanacis senticosi)
Hóng jǐng tiān (Herba Rhodiolae sacrae)
Medicamentos para Reforçar o Yáng
Lù róng (Cornu Cervi pantotrichum)
Zǐ hé chē (Placenta Hominis)
Yín yáng huò (Herba Epimedii)
Bā jí tiān (Radix Morindae Officinalis)
Xiān máo (Rhizoma Curculiginis)
Dù zhòng (Cortex Eucommiae)
Xù duàn (Radix Dipsaci)
Ròu cóng róng (Herba Cintanches)
Bǔ gǔ zhǐ (Fructus Psoraleae)
Yì zhì (Fructus Alpiniae Oxyphyllae)
Tù sī zǐ (Semen Cuscutae)
Shā yuàn zǐ (Semen Astragali complanati)
Gé jiè (Gecko)
Dōng chóng xià cǎo (Cordyceps)
Hé táo rén (Semen Juglandis)
Hǎi mǎ (Hippocampus)
 Medicamentos para Reforçar o Sangue
Dāng guī (Radix Angelicae sinensis)
Shú dì huáng (Radix Rehmanniae preparata)
Bái sháo (Radix Paeoniae alba)
Ē jiāo (Colla corii Asini)
Hé shǒu wū (Radix Polygoni multiflori)
Lóng yǎn ròu (Arillus Longan)
Medicamentos para Reforçar o Yin
Běi shā shēn (Radix Glehniae)
Bǎi hé (Bulbus Liili)
Mài dōng (Radix Ophiopogonis)
Tiān dōng (Radix Asparagi)
Shí hú (Herba Dendrobii)
Yù zhú (Rhizoma Polygonati Odorati)
Huáng jīng (Rhizoma Polygonati)
Gǒu qǐ zǐ (Fructus Lycii)
Nǚ zhēn zǐ (Fructus Ligustri Lucidi)
Mò hàn lián (Herba Ecliptae)
Guī jiǎ (Carapax et plastrum Testudini)
Biē jiǎ  (Carapax Trionycis)
Medicamentos para Controlar e Adstringir
Má huáng gēn (Radix Ephedrae)
Fú xiǎo mài (Fructus Tritici levis)
Wǔ wèi zǐ (Fructus Schisandrae)
Wū méi (Fructus Mume)
Wǔ bèi zǐ (Galla Chinensis)
Shān zhū yú (Fructus Corni)
Sāng piāo xiāo (Oötheca Mantis)
Jīn yīng zǐ (Fructus Rosea laevigatae)
Hǎi piāo xiāo (Os Sepiae)
Lián zǐ (Semen Nelumbinis)
Qiàn shí (Semen Euryales)
Chūn pí (Cortex Ailanthi)
Ròu dòu kòu (Semen Myristicae)
Chì shí zhǐ (Halloysitum rubrum)
Hē zǐ  (Fructus Chebulae)

Medicamentos para Aplicação Externa 
Xióng huáng (Realgar)
Líú huáng (Sulfur)
Bái fán (Alumen)
Shēng yào (Hydrargyrum)
Pī shí (Arsenlite Arsenolitum)
Lú gān shí (Calamina)
Péng shā (Borax)
Chán sū (Venenum Bufonis)
Shé chuáng zǐ (Fructus Cnidii)
                                   By Great Master Makáo

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

De A à Z nas Artes Marciais (OBJETIVOS E DESENVOLVIMENTOS)



                                                         Indiscutivelmente as artes marciais provocam um grande fascínio em diferentes classes sociais e culturas étnicas de todo o mundo. Mas o caminho das artes tradicionais requerem grandes atribuições, métodos de desenvolvimento e uma profunda busca interior, onde a força corporal e reflexos mesclam-se com resistência física, controle mental e dedicação profunda ás filosofias estabelecidas pelos ensinamentos de cada arte.
                                                          Quase todas as artes marciais estão voltadas ao desenvolvimentos de técnicas de combate, com o objetivo principal de manter principalmente a integridade física por intermédio de estilos de defesa pessoal bem elaboradas! Exercícios, formas de ataque e defesa são critérios que ao serem realizados continuamente, tornam as  habilidades de cada um de seus praticantes, verdadeiros instrumentos de autodefesa e de percepção automática!
                                                        Todo praticante das artes marciais devem levar como princípios básicos, as seguintes questões e fundamentos à serem desenvolvidos no decorrer de seu caminho marcial...Este é o sistema que desenvolvi em minha escola, são estes os princípios que reconheço como necessários para um bom desempenho de um praticante independente do estilo marcial que pratica: 

a)- FLEXIBILIDADE

b)-CONDICIONAMENTO E RESISTÊNCIA FÍSICA

C)-MOTRICIDADE TÉCNICA  

D)-VELOCIDADE

E)- DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÃO E REFLEXOS CONDICIONADOS 

F)- FATOR PSICO-EMOCIONAL (meditação e concentração).

G)- CONTROLE RESPIRATÓRIO (golpes com pulmões cheios e vazios)

H)- PERCEPÇÃO ESPACIAL (Distância, objetividade e visão de alvo).

I )- EXPLOSÃO, IMPÁCTO E PROFUNDIDADE DE MOVIMENTOS.

J)- CONHECIMENTO SOBRE ANATOMIA HUMANA (músculos, ossos, orgãos e terminais nervosos).

K)- EQUILÍBRIO ESTÁTICO E EQUILÍBRIO DINÂMICO (Esquivas, e pêndulos).

L)- DINÂMICA DO MOVIMENTO NO ATAQUE E NA DEFESA (Antecipação)

M)-CONTRAÇÃO E RELAXAMENTO MUSCULAR NA ÁREA DE IMPÁCTO!

N)- MOBILIDADE ARTICULAR (chaves e contra-chaves)

0)- DINÂMICA DE IMPULSO VERTICAL (Movimentos aéreos de chutes e socos)

P)- METODOLOGIA DE REAÇÃO (Eficiência, objetividade e economia de movimentos para menor desgaste em combate).

Q)- METODOLOGIA DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL EM COMBATE (Visualização antecipada da linguagem corporal e dos movimentos do adversário).

R)- DISPARO CONTÍNUO DE MOVIMENTOS (Defesa e ataques simultâneos).

S)- SISTEMAS DE BLOQUEIOS (Interrupção de movimentos de ataques)

T)- SISTEMA DE ABSORÇÃO DE IMPÁCTOS (Assimilação de golpes)

U)- MÉTODOS DE RECUO DE MOVIMENTO E APROXIMAÇÃO.

V)- SISTEMA E METODOLOGIA DE ÂNGULOS DE DEFESA E ATAQUE(direção e ângulo de um golpe).

W)- SINCRONICIDADE DE REAÇÃO EM ATAQUE E DEFESA.

X )- DESEMPENHO EM MOBILIZAÇÕES

Z)- PRECISÃO DE GOLPES VITAIS.

                                               Este método busca preparar o praticante em diferentes situações de combate, bem como aprimorar os recursos físicos e mentais para um equilíbrio natural... Em conjunto com a técnica e estilo praticado, os objetivos principais acima mencionados, fazem parte de um método que busca englobar todas as possibilidades de desenvolvimento marcial, atualmente aplicado e ensinado pela "INTERNATIONAL SCHOOL OF WING CHUN AND KAK KAN CHUN BRAZILIAN STYLE". Qualquer arte marcial deve dar ao seu praticante as condições necessárias para seu desenvolvimento total, para isto, o conhecimento mais aprofundado não se limita apenas na prática de golpes, mas sim o perfeito equilíbrio humano com a arte ao qual pratica! 

By
Great Master Makáo