Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 30 de dezembro de 2012

Happy New Year- Feliz Ano Novo...



                                          Chegamos no final de mais um ano, estamos seguindo juntos a caminho de 2013! Neste ano de 2012 tivemos uma série de acontecimentos desportivos mundiais, olimpíadas, Campeonatos Mundiais de diferentes modalidades marciais ao redor do planeta. A valorização das artes marciais em diversos contextos, traduzem a legitimidade dos esforços de atletas, alunos e Mestres, que buscam manter a história, técnica e metodologia de seus estilos!
                                          Quero acima de tudo, agradecer aos meus leitores deste Blog, meus seguidores e amigos espalhados pelo mundo todo...A participação e insentivo que recebo de diversos Países, tornando nosso trabalho de divulgação das artes marciais, um ato de dedicação e respeito a "todas" as artes Marciais...
                                           Minha Escola, "International School of Wing Chun and Kak Kan Chun Brazilian Style", vem recebendo por meio de meu E-mail
 " mestremakao@hotmail.com " inumeros agradecimentos, opiniões e novos amigos, aos quais venho conquistado também por meio do Facebook. 
                                           ( pt-br.facebook.com/mestremakao).

                                            Desejo um ótimo 2013 com muita paz, harmonia e acima de tudo união de todas as pessoas dedicadas ao "Caminho das Artes Marciais"...
                                            Neste próximo ano que se inicia, terei como objetivo, levar até voce, o que existe de melhor em informações, métodos, conceitos filosóficos, doutrinas marciais de diferentes partes do mundo...
                                            Minha página no Facebook está a sua disposição, participe, terei o maior prazer em adicioná-lo como meu "amigo". Lá todos encontrarão Instituições mundiais de artes Marciais, Federações Internacionais, Mestres, Estilos variados de diversas modalidades, tudo para criar um meio de "união" de uma infinita paz entre estilos! Faça uma busca no Facebook: -
 pt-br.facebook.com/mestremakao  ou pt-br.facebook.com/public/James-Makáo
FELIZ 2013 A TODOS!
                                            Feliz Ano Novo e meus agradecimentos especiais aos meus amigos, alunos e familiares! Que estajamos juntos mais este ano, unidos pelas mesmas buscas e descobertas!

Presidente e Fundador da International School of Wing Chun and Kak Kan Chun Brasilian Style.
Great Master 10º level International
Master not Asian, formed in Brazil by international federations in China Great Master James Makáo- Representante Mundial de Wing Chun da linhagem  do Great Master (Wong) Li Chen & Great Master (Chen Lo).



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CHUTES NAS ARTES MARCIAIS...

                                                    

                                        Um chute ou pontapé consiste num golpe dado com o pé ou a perna, usualmente utilizado no contexto da prática de esportes e artes marciais. É usado em combate como um ataque. Geralmente, os chutes são mais lentos que os socos embora mais fortes que os golpes com as mãos. Mesmo assim, os chutes possuem uma variação grande, dependendo da modalidade de luta ao qual é praticada.

                                        O chute é uma parte fundamental em muitas artes marciais. Os exemplos são: wushu, karatê, kung-fu, kick boxing, muay thai, tang su do ou tae kwon do; ao passo que outras artes não usam qualquer chute, como judô ou boxe.Toda via, as variações permitem técnicas de bloqueios com as pernas, joelhadas e rasteiras variadas, como podemos encontrar em diversos estilos de Kung Fu e na Capoeira (Arte Marcial praticada no Brasil). 


                                         Aí existe um grande número de chutes, e muitos têm nomes típicos para cada movimento. Freqüentemente o mesmo movimento tem nomes diferentes em artes marciais diferentes. Isto é óbvio especialmente quando comparações são feitas entre artes ocidentais e artes orientais.

                                          Na maioria das artes marciais são aplicados 8 tipos de chutes, bloqueios ou varreduras, são eles:

CHUTES FRONTAIS- Movimentos frontais aos quais são aplicados chutes em ângulo reto, com o objetivo de ataque com o peito do pé, sola do pé ou calcâneo! Podem ser aplicados com chutes diretos sem flexão do joelho ou em "dois tempos", quando primeiramente ergue-se o joelho e em seguida, alonga-se a perna até atingir o alvo em questão!



CHUTES LATERAIS- Este tipo de chute possui variantes aos quais determinam diferentes tipos de ação, um chute lateral pode ser "crescente"(de baixo para cima) ou "decrescente" (de cima para baixo). Algumas artes marciais consideram este chute como sendo um dos principais meios de ataque!



CHUTES DE GIRO FRONTAL- Um chute de giro frontal pode ser aplicado com a perna de apoio (perna da frente) ou com a perna de distanciamento (perna de trás), em ambos os casos o objetivo deste chute angular é passar pela frente do oponente, atingindo em diferentes partes do corpo e em diversas opções de altura....Aplicado também como bloqueio de golpes de ataque do oponente!



CHUTES DE GIRO POR TRÁS- Aplicado com o giro de quadril, possibilita um dos chutes mais eficazes quando bem aplicado, sua característica principal é ter  uma "hélice" rápida, que ao atingir o oponente, dificilmente permite um contra-ataque imediato, obrigando o alvo a se afastar da ação do chute!



CHUTES DE VARREDURA- Este tipo de chute possui características próprias junto aos demais chutes, tem como finalidade produzir rasteiras, quedas e fraturas articulares, na maioria das vêzes, aplicados bem rente ao chão, com giros de 180° graus ou agindo como um compasso girando 360° graus rente ao chão! Comum principalmente em alguns estilos de Kung Fu e na Capoeira!




CHUTES ARTICULARES- Aplicados principalmente na altura dos joelhos e canelas, com o peito dos pés ou com a sola e faca laterais dos pés. Este tipo de chute é comum em artes Orientais e são muito aplicados em função da baixa estatura dos asiáticos, sendo desta forma, um alvo mais fácil de ser atingido! Técnicas como Wing Chun e Muay Thai são especialistas nestes tipos de chutes! 



GOLPES DE JOELHOS- São muito eficientes em algumas artes marciais, sendo considerada como a arma principal do Muay-Thai e alguns estilos de Kung Fu! Na maioria das vezes aplicados nas costelas, fígado ou até mesmo na cabeça do oponente. No Wing Chun, estes locais também são muito aplicados as joelhadas, mas diferente do Muai Thay, o Wing Chun aplica joelhadas nas articulações após golpes de trações articulares e mobilizações deslizantes!


CHUTES AÉREOS- Difíceis de serem aplicados, os chutes aéreos não são tão eficientes pelo fato de "avisar" o oponente de seus objetivos. São considerados os mais belos dos chutes, comumente aplicados em "filmes" pela sua incrível mobilidade e beleza...Estes chutes dependem de "impulso vertical" pelo menos de  1 metro acima do solo e força de giro de quadril, bem como poder de explosão final...



Abordagem cinesiológica do chute!


                       Lutadores, possuem uma potência mínima de metade do seu peso até o dobro de seu peso, como o máximo em potência de chute ... A potência aumenta de acordo com o maior índice de peso, mas infelizmente isto não ocorre com a velocidade do golpe! Quanto maior a massa física de um lutador, menor é sua velocidade ao aplicar o chute. As variações de peso de um praticante de arte marcial, também representam fatores fundamentais para a sua estabilidade e equilíbrio nas diversas categorias de chutes acima citado... A resistência articular e muscular é bem maior na medida em que o peso é maior, porém a mobilidade destas mesmas articulações são consideradas "pequenas" impedindo assim, movimentos rápidos ou com rotações adequadas em chutes de giros, sendo mais eficientes em golpes de alavancas e varreduras. Caso este, das artes marciais como o judo e o Jiu-jitsu, que não possuem chutes e o peso do praticante é de extrema importância!


           "Para muitas artes marciais, em quase a sua maioria, os chutes representam 70% de seus golpes de finalizações, somente 30% das artes fluem mais o uso dos braços, tendo como o uso das pernas a finalidade de bloquear golpes ou mobilizar". 

By
Great Master Makáo              



       
      

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Métodos de treinamento nas artes marciais desenvolvidos pelo Makáo...


                                          Fala-se muito das técnicas incríveis das artes marciais, mas na verdade, as práticas destas modalidades dependem profundamente do aprimoramento físico do praticante. Para este objetivo ser atingido,  primeiramente devemos criar uma rotina diária de exercícios e uma profunda análise dos métodos a serem aplicados! Ao meu ver, após quase completar 40 anos de prática nas artes marciais, percebi que muitos praticantes tinham diversas dificuldades em inúmeros exercícios relacionados a flexibilidade, resistência, dinâmica de movimento de explosão de golpes, sincronicidade entre golpes de ataque e defesa (problemas de antecipação ou retardamento de golpes na hora de combate), velocidade nos movimentos e finalmente, dificuldade de aplicar potência ao deferir golpes! 
                                           Pode parecer absurdo, mas a prática de exercícios abdominais e de flexões, são responsáveis por uma grande liberação de músculos responsáveis por um bom desempenho tanto na área de flexibilidade, explosão de impulso, bem como a estabilidade de golpes. Deixo clara, a importância  ao acompanhamento de um "Mestre ou professor em artes marciais"que reconheça as dificuldades dos seus alunos e seja qualificado na escolha dos exercícios a serem aplicados! Nesta postagem irei dar aos meus seguidores do Blog, uma série de exercícios que desenvolvi ao decorrer de minha carreira nas artes marciais, este método pode ser praticado pela maioria dos atletas de diferentes modalidades marciais, tais técnicas são comumente usadas em minha escola (International School of Wing Chun and Kak Kan Chun  Brazilian Style).

                                            Os exercícios aqui demonstrados foram desenvolvidos após um grande estudo realizado por mim, onde busquei facilitar sua prática, sem uso de aparelhos comumente usados em academias! Cada qual, buscando o aprimoramento corporal de meus alunos e amigos de outras artes!

                                            
                                              É importante ressaltar, que este método criado por mim, tem como objetivo principal, aproveitar o máximo das características corporais de cada indivíduo praticante de artes marciais, mas também poderão serem aplicados em outras modalidades desportivas, ficando a critério de seus técnicos e preparadores físicos as suas práticas! Estes exercícios descritos abaixo, são em sua maioria praticados apenas com dois bancos de madeira, colocados paralelamente, permitindo assim séries de movimentos que determinarão diversas formas aplicativas de alguns de nossos exercícios!

"FLEXÃO GARRA DE LEÃO"


Sifu (Professor Saulo Chuchene Bonatto), demonstra a aplicação de movimento de impulso de flexão aérea sem explosão inicial!Ele, aluno de minha escola...

"SUBINDO A ROCHA DA MONTANHA"



Sifu (Professor Instrutor) Saulo Chuchene Bonatto demonstra uma variação de flexão de impulso, onde o principal objetivo é ampliar a capacidade de impácto e resistência dos braços, necessária para um bom desempenho, principalmente no Wing Chun e no Kak Kan Chun!

"PONTE EM CRUZ FIXA"



Novamente temos aqui o Sifu Saulo Chuchene Bonatto, demonstrando a 'ponte em cruz fixa" onde os músculos abdominais e musculatura das pernas são profundamente exigidas!


'FLEXÃO DO MONGE"




Sifu (Professor) Victor Portugal demonstra os movimentos de exercício com as pernas cruzadas, onde a linha do abdome é profundamente exercitado, bem como toda a linha de cintura  e músculos lombares! 


"MERGULHO DA FÊNIX"



Novamente Sifu Victor Portugal faz uma demonstração de exercício de fortalecimento de braços, musculos torácicos e peitorais! Comumente aplicados em minha escola!


"SUBINDO A ROCHA "


Este exercício demonstrado pelo Sifu Victor Portugal busca produzir tonicidade muscular para explosão de impulso e força de arranque dos musculos abdominais, pernas e braços!


"ROLANDO A ROCHA"



Este exercício tem finalidade dupla (abdominal e flexão simultânea), onde o Sifu Saulo Chuchene Bonatto, demonstra movimentos onde a flexibilidade é determinante bem como o alongamento dos músculos em questão!  

                                   Nesta postagem deixei apenas os exercícios de flexão,e alongamento em ponte. Nas próximas postagen demonstrarei exercícios de velocidade e resposta cognitiva de defesa e ataque em combates!


By
Great Master Makáo

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Explicando o Kung Fu (Wushu)!

                              





                                   Para muitos, o Kung fu é uma arte difícil de ser aplicada ou até mesmo praticada, seja pela grande quantidade de movimentos (Katis) ou por meio de suas formas (derivações dos Katis, onde são divididas as diferentes técnicas aplicadas em golpes sem sequências longas)!
                                   O que diferencia as formas dos Katis é exatamente a aplicação de golpes em que as "formas" permitem, enquanto os Katis, são uma série de movimentos intercalados, podendo chegar até 600 movimentos dependendo do estilo de Kung Fu, gerando uma idéia de combate sem um adversário real!


Conjuntos ou formas são distribuídas nos seguintes princípios:

Lian quan tao (练拳 套) - praticar seqüência de punho;
Lian quan jiao (练 拳脚) - punhos e golpes com os pés;
Dui da (对打) e Dui lian (对 练) - luta combinada em (espelhamentos), conhecido por muitos como Sanshou...
                                     De acordo com o que foi passado pelas gerações mais velhas, a maioria dos estilos de Kung Fu seguem uma seqüência de "katis" (70%), enquanto somente 20% seguem os ensinamentos por meio de "formas" e 10% possui a junção de formas e katis!

                                      O Kung Fu clássico atualmente, vem buscando a praticidade em seus estilos, mesmo que para isto tenha que se adaptar as "formas",  que permitem ao praticante, aprender diferentes tipos de procedimentos ao mesmo tempo!
                                    Os katis exigem uma continuidade de 100 ou mais movimentos, enquanto as "formas" não passam de uma variante de 5 até 32 movimentos, isto incluindo sistemas de ataque e defesas...Ao qual denominamos com o nome de Lian Quan. É importante deixar claro que as variações de Katis ou as formas variam de estilo para estilo até mesmo no nome, dependendo do dialéto usado em suas denominações!


                                     Muitas escolas de Kung Fu tradicional, costumam dividir os Katis em séries, quando isto ocorre é exatamente em função da grande quantidade de movimentos daquele sistema! Já as formas seguem um sistema de golpes ou posições de "ataque e defesa" controladas pela limitação de golpes!
                                     
                                       Sistemas:   Xìtǒng OU Chi-Tong(系統)
                                      Seja qual for os métodos aplicados por uma escola de Kung Fu, invariavelmente todas seguem um sistema (método de desenvolvimento), que pode ser dividido em "escolas internas ou  externas". A primeira são as escolas que seguem o sistema de desenvolvimento das qualidades mentais, intelectuais, filosóficas, para depois buscar o desenvolvimento prático das artes marciais chinesas. A segunda escola em questão (externa), segue um caminho inverso da primeira, desenvolvendo primeiramente os atributos físicos, depois o filosófico e mental. Outra diferenciação entre ambos os sistemas (interno ou externo), diferem-se pelo fato de uma ser ministrada por Mestres de templos (interna) e outras são escolas fora dos templos (externas), mas ambas possuem como princípios as mesmas fundamentações (Shaolin). Os sistemas podem aderir apenas aos métodos de Katis ou ao método de Formas (Lian Quan), podendo ainda ter as duas características de ensino!

                                
                                     Métodos:    Fāng Fǎ - (方法)
                                    Como pudemos ver, os estilos de Kung Fu são regidos por dois Sistemas (interno ou externo), aos quais são praticados por movimentos contínuos (Katis) ou movimentos de ataque e defesas curtas (Lian Quan- formas), porém os métodos (Fāng Fǎ), divide-se em escolas de linhas "moles e de linhas duras". As linhas tidas como "moles" são aquelas que são mais flexíveis em seus movimentos, buscam a velocidade em seus golpes, enquanto os métodos de linhas duras, buscam a força e a resistência em seus golpes! Tais métodos são aplicativos da seguinte maneira:

 Método da Linha mole busca:
Atingir articulações e partes do corpo que possuam pouca resistência aos impáctos (garganta-olhos-orgãos genitais- articulações - rins)

 Método da Linha dura busca:
Atingir ossos,  partes dos ligamentos musculares, orgãos internos.

ESTILOS
              

          
                          São denominados estilos, todos os métodos e sistemas que possuam formas e Katis com uma origem comprovada e que obtenham em seus ensinamentos sequências de movimentos diferenciados das demais metodologias já ensinadas!
                          Os estilos podem ser caracterizadass como estilos de animais ou estilos humanos (Tigre- Dragão- Garça - Serpente- Águia- Macaco -Leão - Urso...etc) ou ( Mãos de Buddha- Bêbado- Deusa do Leque - Pena de Pedra- Punho de Ferro..etc). Outro fator para identificar um estilo é dado pelo fator geográfico ou seja, o local onde o estilo foi criado (Norte da China ou sul da China), que é designado como Bei Shaolin (do Norte) e  Nan Shaolin (do Sul). 
                            Dependendo do local onde foi desenvolvido a sua criação, ele possuirá características diferentes. Os do norte usam muito as pernas por ter sido criado em locais montanhosos da China, já os estilos criados no Sul, são lugares planos e baixos, sendo assim a aplicação o uso das mãos! Atualmente acredita-se existir em média de 300 estilos de Kung fu considerados clássicos (aqueles que não sofreram nenhuma alteração desde sua criação) e aproximadamente 500 estilos que variam entre "estilos tradicionais" (Que mesmo sofrendo algumas alterações no decorrer de sua existência,  mantém seus métodos e fundamentos na íntegra).



                           Sub-estilos ou Estilos modernos- (Zi Fēng-gé) -風格
                            São considerados sub-estilos ou estilos modernos, que originaram-se dos estilos clássicos ou tradicionais, que de uma forma ou de outra, possuem uma origem filosófica e prática anterior à sua criação, moldada de acordo com os preceitos de uma antiga escola, mas elaborado com movimentos mais simples ou relacionado com katis e formas  diferentes do original. Exemplo: Águia Negra, originada do estilo Garra de águia!

                          Estilos codificados- (Biān-mǎ Fēng-gé) -編碼風格

                          Um estilo pode ser considerado clássico, tradicional, moderno ou codificado. Este último, é na maioria das vezes a junção de dois ou mais estilos, que possuam características homogêneas em filosofia ou técnica...Sendo assim, nasce um "estilo codificado". Exemplo:  Kak Kan Chun...e outros!  

                          Falsos estilos - (Fēng gé jiǎ) - 風格

                         Com a proliferação das artes chinesas no Ocidente, existiu uma corrente de estilos, que originaram um crescimento enorme de praticantes do conhecido "Kung Fu" (Wushu). Com isto, em meados dos anos 90, surgiram muitos "estilos falsos" ou assim considerados, por não possuir nenhum histórico de sua origem, nem possuir uma hierarquia de Mestres responsáveis, tanto na China como no Ocidente! Estes estilos, trazem consigo uma série de técnicas aleatórias de diferentes escolas, sem qualquer base de fundamentação técnica ou filosófica, diferente dos estilos codificados, que são efetivamente cosiderados "legítimos" por demonstrar a sua origem! 
                          

                        FILOSOFIA DO KUNG FU: Wǔshù Zhé-Xué - 的武術哲學



                        No ocidente e oriente moderno, mesmo que as artes marciais sejam procuradas por praticantes interessados apenas na auto-defesa e técnicas marciais, a filosofia do Wushu (Kung Fu- 功夫, como é conhecido no Ocidente), representa uma grande fatia dos conceitos culturais da China na atualidade, fatos este que surgiu de conceitos Budistas (filosofia doutrinária de Buda), Taoístas (Doutrina pregada por Lao Tzé) e Zem Budistas (O zen, tal como o conhecemos hoje, só foi possível devido à forte influência que o budismo sofreu do taoísmo. Para alguns estudiosos, o zen nada mais é que a síntese dessas duas correntes de pensamento). 
                       Estas três doutrinas, foram responsáveis pela criação de centenas de templos, onde se praticava técnicas marciais, com o método doutrinário aplicado nos templos, os estudantes mantinham acima de tudo, uma visão filosófica da "Não violência"...Sendo assim, qualquer que seja o "estilo ou sistema adotado por uma escola" os preceitos doutrinários filosóficos, são básicamente voltados por uma destas três vertentes (Budismo-Taoísmo e Zem Budismo).


   Métodos de Avaliação e evolução do aluno em diferentes escolas de Kung Fu!
                       

                      As escolas atuais diversificaram em muito seus métodos de avaliação e evolução do aluno, mas no que concerne a tradição milenar, alguns aspectos devem ser analisados: 
a) Escolas Clássicas - Avaliam os seus alunos por tempo de prática, qualificação e destreza marcial de combate com armas e de mão livres, equilíbrio físico e mental nas diferentes formações filosóficas e práticas de meditação e conhecimento dos livros tidos como sagrados pela cultura Oriental! (Não existe faixas de Graduação). São reconhecidos os diferentes níveis pela coloração de suas vestimentas, que dividem-se em: Cinza para iniciantes, Amarelo para alunos adiantados, Laranja para alunos experientes, Branco e laranja para Instrutores, vermelho e laranja para Instrutores e Mestres! Estas cores são oficializadas neste critério em função das cores relacionadas as doutrinas filosóficas dos estilos! O Cinza representa "a busca", o Amarelo  representa a "persistência", o Laranja representa "a conquista", o Branco representa "conhecimento" e o Vermelho por último representa "a consciência revelada". 


      

b)- Escolas Tradicionais- Possuem um critério similar as escolas Clássicas, diferem-se apenas no uso das vestimentas, que ao invés de túnicas, usam vestimentas chinesas tradicionais, que variam nas cores: Branca, preta, azul, verde, vermelha ou amarela!
                                        Os níveis de graduação são apresentada por faixas ao redor da cintura sob a vestimenta! ALGUMAS ESCOLAS, evitam o uso de faixa, pois acreditam que este método não representa a real característica do aluno e provoca uma ambição por "graduações" que ferem a filosofia Oriental Chinêsa. Isto induz o praticante em buscar "gratificações".

c)- Escolas Codificadas-  Estes estilos variam em seus métodos de avaliação e graduação, muitas seguem o regime das Escolas Clássicas e outras seguem o regime das Escolas Tradicionais! 

d)- Escolas Modernas ou Sub-estilos- Seguem um regime de avaliação e graduação totalmente sem vínculo com as demais Escolas tidas como Clássicas, Tradicionais ou Codificadas. Possuem o método de Faixas de graduação, na maioria das vezes seguindo cores usadas por outras artes não Chinesas! Como forma de gratificação e avanço de estágio!

Considerações Finais:

                    Se voce quer praticar  ou pratica algum estilo de Kung Fu, procure se informar com seu Mestre ou Professor, a origem de seu estilo, os métodos e sistemas desenvolvidos. É importante que o aluno conheça profundamente as técnicas, as filosofias e métodos de sua Escola, isto tornará o seus estudos MAIS amplos e com embasamento futuro!

By
Great Master Makáo
                                


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

TEMPLO SHAOLIN 少林寺- Corpo - Mente - Alma







                             O templo Shaolin ou Xaolim é um famoso mosteiro budista localizado na província de Henan, na República Popular da China. Shaolin, traduzido do chinês, significa "JOVEM FLORESTA-少林". Este nome teve origem após um grande incêndio que devastou as florestas ao redor do templo. As árvores destruídas foram depois replantadas, o que tornou a "floresta-林" "jovem-少 ".

                             Ideologia:
                            "Nenhuma alma humana pode sobreviver sem quatro princípios naturais".
Que são:

1º- "Sabedoria Infinita" - 無窮的智慧-
2º- "Equilíbrio Perpétuo"- 永久平衡
3º- "Consciência Imortal" - 不朽的意識
4º- "Amor eterno" - 永恆的愛

                             Estes conceitos são a base da formação de um praticante Shaolin, a "Sabedoria infinita" tem como princípio a natureza da "busca", que representa a compreensão do movimento da vida! Sem sabedoria, não haverá reconhecimento , nem distinção entre os atos, tornando-se assim um ser em desequilíbrio...Seja nas emoções, nos objetivosexistenciais ou na maneira que interpreta a própria vida!
                             O "Equilíbrio Perpétuo", representa  a "conduta" em que não se abala diante dos perigos e nem reage de forma intempestiva diante das emoções!
                             A "Consciência Imortal", não admite uma visão unilateral dos aspéctos da existência, pois em cada conceito é gerada uma verdade subjetiva, a consciência percebe as diferentes formas e verdades, unifica-as como base de uma só razão! "Pensamento chinês explica isto: " Me dê a cor branca de tua verdade, me dê a cor negra de tuas inverdades, te darei então...A cor cinza de tuas dúvidas à respeito do que sabes!". 
                              O "Amor Eterno", ideologicamente não possui  intenções de apropriar-se de tudo que o mantém, representa a "liberdade do sentir", sendo o amor incondicional as formas livres da natureza, tornando assim possível, integrar-se a ela, aprender com as forças naturais do mundo e seus elementos (fogo-terra-ar-água). 
                                Para muitos isto pode não parecer algo realmente importante, mas tal observância torna possivel que o indivíduo se situe no mundo em que vive, não é mais uma forma filosofica, mas uma maneira de compreender o significado exato da palavra vida!   As artes marciais chinesas (WUSHU), ao qual o Kung Fu faz parte, busca a interação do homem interior com seu corpo, mente e alma...Não existe maneira de ter uma boa preparação nas artes marciais sem que primeiro, saibamos os caminhos de nossas buscas, a conduta que temos diante das inumeras barreiras a serem enfrentadas, nem tão pouco podemos agir de forma correta sem que se saiba 
primeiramente corrigir emoções que nos levam a uma postura incorreta diante do perigo! "Aquele que não medita sobre a ação, não saberá como agir, seus movimentos serão inexpressivos ou pior, serão a ruina de sua própria ação, lutar é evitar a luta, defender-se é repudiar o ataque, vencer é apenas uma ação involuntária de quem pensa, age sem medo da derrota".( Monge Chang Wei Mah- 1549) 

By
Great Master Makáo.                         

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

genealogia do estilo Shān shī quán ( Kak Kan Chun)

                                      
                          O estilo do Kak Kan ou como é difundido atualmente "Kak Kan Chun", tem sido profundamente difundido principalmente na América do Sul, após sua criação em 1990 por mim (Mestre Makáo). Na verdade, não me coloco como seu fundador, mas sim como seu codificador legítimo, devido ao fato de que este estilo de Kung Fu é a unificação de "dois" estilos historicamente muito antigos!

                           O Kak Kan Chun  é a unificação dos estilos do Wing Chun ao qual pratico a 4 décadas ( discípulo direto do Mestre Chen Lo e representante de seu antecessor Mestre Wong Li Chen) e neste mesmo período de tempo pratiquei o estilo Leão de Jade,  (美洲狮-Měi-Zhōu Shī), mais tarde conhecido como Leão da Montanha!

                            Como relatei em postagens anteriores as fundamentações do Kak Kan, irei nesta postagem propor aos meus leitores a possibilidade de conhecer mais a fundo o estilo ao qual sou representante mundial!

                             KAK KAN CHUN é um estilo de ampla liberdade de movimentos, com variações extremamente fáceis de serem desenvolvidas pelo seu praticante, isto se deve ao fato de intensificar os conceitos do Wing Chun sobre o menor desgaste possivel de movimentos! As formas de movimentos do Kak Kan no que se refere ao uso dos "punhos", são naturalmente os mesmos que são aplicados no Wing Chun, somente se difere deste estilo no uso aplicativo de "garras"...

                             Unindo os "punhos" do W.C com as técnicas de "Garras do Leão", nasceu o Kak Kan Chun como é conhecido no Ocidente ou "Shān shī quán-獅子山區"ou simplismente Leão da Montanha Primavera!

                              Atualmente sou o precursor deste estilo e responsável pelo seu desenvolvimento no Ocidente bem como no Oriente e ao redor do mundo, isto torna o estilo uma referência unificada de duas formas de maior expressão no uso dos punhos de Kung Fu!
                              Abaixo a relação da genealogia  do estilo Shān shī quán ( Kak Kan Chun):
1º-  Ch'an P'iu P'ao
(1664) mesmo período de criação do estilo Wing Chun (Vin Tsun Quan)

2º- (Lin) Lao Tian ( discípulo direto de Ch'an P'iu P'ao )
(1691) 27 anos após a criação do Estilo Lin Lao, como era conhecido, na cidade de Xi' An.

3º- Fay Wü (Lin) ( Filho de Lin Lao Tian), praticou com seu pai a partir de 1702 quando ainda contava com dez anos. Mais tarde com a morte de seu pai, mudou-se para cidade de Fenghuang, Hunan, onde montou sua escola e ministrou aula por 5o anos.
4º - Wü  C'han (Fong)-(1733) Discípulo direto de Fay Wü, foi seu sucessor na escola, considerado como um dos maiores lutadores do estilo do Leão, onde consagrou seu nome e seu estilo dentro da história do Kung Fu, próximo dos quarenta anos dedicou-se aos estudos dos manuscritos sagrados do Buddhismo, no Templo Shaolin de Hunan, templo este recontruido após incêndio...Lá Wü  C'han (Fong), após anos de exílio no templo, partiu para Emei Chan onde ensinou seu estilo aos monges daquela região!

5º- Monge Pyin Hü- Difusor do estilo em (1779), desenvolveu os 18 movimentos das garras do Leão da Montanha estilo originado do estilo Leão de Jade criado por Ch'an P'iu P'ao...

6º- Sun Tang- Em 1799, inicia seus treinos com seu Mestre o Monge Pyin Hü,   e foi o divulgador de sua arte por todo o Sul da China, até meados de 1811, quando veio a falecer por assassinato, enquanto dormia...  

7º- Mestre Fang Chan Shun-  Com a morte de Sun Tang, assume seu lugar seu discípulo direto Fang Chan Shun (1812-1865), c onhecido como O Mestre Leão!

8º- Lo Hu Xian- (1866- 1896) - Discípulo direto de Mestre Fang, após a sua morte assume a escola e dá o nome para escola de  Shān shī quán,  SENDO INSTAURADO A PRIMEIRA ESCOLA "EXTERNA" COM OS CARACTÉRES DO "LEÃO DA MONTANHA"

- Lian Lo ( Chen) - Tornou-se o quinto aluno de Lo Hu Xian, que mais tarde ensinou seu filho Chen -Lo em 1898, que também era aluno do Mestre (Wong) Li Chen.

10º-Chen Lo - Partiu da China em 1914, para Macau (porto) da li, seguiu para Monçambique e finalmente chegou ao Brasil, onde ministrou aulas para James G, Jr (Mestre Makáo),  Chen Lo, vindo a falecer em meados de 1972, onde seu discípulo direto tomou o seu lugar na linhagem... 
By 
Great Master Makáo