Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 29 de setembro de 2012

As Famílias do Wing Chun




                                           Após séculos de existência, vemos os estilos de Kung Fu tradicionais, retornando à tona diante de uma série de transformações nas artes marciais. Isto é uma crescente necessidade diante das dificuldades que a sociedade mundial vem sofrendo em relação a violência social, desta forma, as artes marciais em geral vem crescendo aos olhos da população mundial, como meio de auto-defesa e segurança social! Atualmente O Wing Chun é o estilo de defesa pessoal mais procurada no mundo, entre as artes tidas como tradicionais, redescoberta a partir dos anos 60, com a divulgação do renomado ator marcial Bruce Lee...Aluno do então desconhecido ao mundo Ocidental, o Grande Mestre Ip Man, principal divulgador desta arte no Oriente! No final dos anos 60, conheci o Mestre Chen Lo, que havia sido aluno de Grande Mestre (Wong )Li Chen, que por sua vez, havia sido aluno na China, do Grande Mestre Chan Wah-shun (陳華順 1836–1909), entre os 16 alunos de sua escola, onde também praticava ainda jovem o seu então colega, Ip Man...
                                            Mestre Chan Wah Shun  tinha sob sua tutela marcial 16 alunos diretos, isto no final do século IXX ( 1890). Após a sua morte (1909), os alunos de sua escola ficaram por algum tempo aos cuidados de seu aluno direto Ng Chung-sok (吴仲 素), posteriormente  cada qual assumiu  a responsabilidade de abrir novas escolas, onde originou diversas ramificações do Wing Chun (famílias)!
                                             Entre estas famílias a mais conhecida é sem dúvida a do Grande Mestre Ip Man, pela sua notoriedade mundial!  
                                             Mas alguns alunos de Chan Wah Shun, mesmo não tendo seus nomes profundamente conhecidos com de seu colega Ip Man, continuaram a trajetória da linhagem do falecido Mestre. Com isto, nascia as linhagens do Wing Chun ao redor do mundo: 

Ng Siu-lo (吴小 )- Atualmente representado 

Fung Wü (武)- ?

Wong Li Chen (李辰) Atualmente representado

Ng Chung-sok (吳仲素)- Atualmente representado

Ho Hon-lui (何漢侶) - Atualmente representado

Yu Choi (於國財)- ?

Lui Yu Chai (雷汝濟)- Atualmente representado

Chan Yu-gum (陳汝錦)- Atualmente representado

Chang Fay (小仙子)- ?

Chan Yu Wah (人華) - Atualmente representado

(Nin) Lan Fay (湯勞仙子)- ?

Jiu Wan Yan (玖萬燕)- ?

Yip Man (葉問) - Atualmente representado
(Três alunos não possuem registros históricos ou se perderam no tempo).


  

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO WING CHUN DETALHES INÉDITOS!

                                          
                                               Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monge shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes. Muito foi dito a respeito desta nobre arte, mesmo aqui neste blog, mas hoje iremos penetrar na história de forma mais ampla, buscando a origem desta arte marcial além dos relatos superficiais, datas ou ícones históricos, entraremos nos detalhes deste estilo, quando ainda era apenas um rascunho idealizado por Ng Mui (criadora do estilo).
                                               O mais antigo praticante de Wing Chun que existe relatado  está documentado na história dos livros da ópera chinesa, este é Tan Sau Ng. Diz que sua técnica ‘Tan sau‘ era “inigualável em todo o país”. Mas pouco se sabe de Tan Sau Ng. Nestes relatos podemos encontrar referências sobre a primeira aluna da monja, seu nome era Miu Shin, para ela, Ng Mui repassou a técnica shaolin  denominada Gwun Dim Boon, técnica que havia aprendido com o abade Chi Sim.


                                                Miu Shin e Tan Sau Ng sem dúvida foram os primeiros alunos da monja Ng Mui,  Miu Shin tornou-se sua principal discípula, conhecida também como Yim Wing Chun, por este motivo o estilo leva o seu nome...
                                                  Existem muitos relatos superficiais sobre a história do estilo, mas o que poucos sabem,são os fatos relacionados à vida da fundadora deste estilo, na verdade, muitas versões surgem sobre existência histórica  de Ng Mui, mesmo assim, existem relatos de sua vida que fogem ao conhecimento público!
                                                  Durante o governo do Imperador Kangshi na Dinastia Ching (1662-1722), o governo Manchu temeu o crescente poder do Monastério de Shaolin e atacou-o. Após várias tentativas falhas, o exército Manchu finalmente conseguiu queimar o monastério. Os monges sobreviventes fugiram e se dispersaram, entre eles, Ng Mui. Apesar de se refugiar em um Templo Shaolin no Monte Tai Leung, sua vida sempre foi levada pela fuga da perseguição do exército! Mas voltemos no tempo antes de tudo isto acontecer...( baseado nas Tradições orais e escritas de Yuen Kay Shan, Bo Cheung, Nung Soma).
                                                   

                                                 Uma jovem bela e nascida entre as famílias mais proeminentes da China,   Como a filha de um general no Tribunal Imperial, Wu Mei  teve a melhor formação cultural que o cargo de seu pai poderia oferecer, ao 17 anos de idade iniciou sua vida nas artes marciais,  O estilo pessoal, por ela desenvolvido na época de sua adolescência foi voltado para o combate ao invés de desempenho, como convém a filha de um soldado. Temendo por sua vida, o pai de Wu Mei buscou os principais lutadores para aprimorar as defesas de sua filha, neste período Wu Mei , desenvolveu o "estilo 羽石- Chōng yǔshí- punho leve da pena de pedra", mais tarde conhecido por alguns como "Pena de Pedra", após cinco anos, já contando com 22 anos,   estava viajando no campo quando seus pais foram mortos na captura Manchu da capital Ming. Seus pais e mais dois irmãos foram assassinados cruelmente, diante de seus olhos, ao ser apanhada pelo exército e capturada, Wu Mei seria entregue como prêmio ao Imperador da Manchuria, mas conseguiu escapar ao cair da noite, fugindo ela refugiou-se no Templo de Garça Branca (que localizava-se em Kwangsi), lá se tornou uma líder da rebelião anti-Manchú.  Ela liderou invasões em palácios Manchu, em certa ocasião, invadiu o Palácio enfrentando toda a sua guarda, Wu Mei chegou aos aposentos do Príncipe Manchú assassinando-o. Ela é conhecida por ter inventado as mensagens conhecidas como "mensagens flor de ameixa" tática para enviar mensagens para outros rebeldes como ela... , sua vida era voltada para a libertação de seu povo, da crueldade de império, aos 30 anos de idade, abraçou definitivamente o nível de monja em um templo Shaolin. Neste período dedicou-se na criação de um estilo próprio de combate, onde salientava o uso dos punhos curtos e de extrema velocidade, o uso das pernas com chutes curtos e profundamente penetrantes nas articulações. Seu treino constante e o estudo mais eficaz para o combate de uma mulher contra um homem, permitiu que sua técnica simples, porém eficiente, determinasse seu alto índice de vitórias em combate, mudou seu nome... para um nome monásquico, tornando-se a partir daí Wu Mei  passava a se chamar Ng Mui.


                              Com a mudança de nome, o Império Manchu acreditava ter sido ela morta em combate, quando o Templo Shaolin foi destruido por um incêndio devastador a mando do Império e seu exército! Mas a monja Ng Mui sobreviveu, algumas fontes citam que Ng Mui ao passar de dez anos vivendo de forma incógnita em vilarejos, criou alguns outros estilos:  Ela fora Mestra e criadora de outros estilos de Kung Fu. A ela  é creditado como a fundadora dos estilos Wǔ Mei Pai (Ng Mui estilo), estilo este, considerado como o estilo que deu origem ao Wing Chun, estilo Dragão de Jade, Garça Branca, e de cinco formas-Hung Kuen e finalmente, o seu estilo mais conhecido mundialmente o Vin Tsun Quan ou como é chamado atualmente Wing Chun Kuem.
                               Ng Mui após ensinar sua discípula Miu Shin (Yim Wing Chun), que também mudou o nome por segurança, da mesma forma que fez sua Mestra, a monja partiu para seu antigo templo já com certa idade, muitos acreditam ter ela falecido ao 80 anos aproximadamente, dedicando ao final de sua vida para seus estudos dos ensinamentos de Bodhidharma (Patriarca do Kung Fu, conhecido na China como Ta Mo), tais ensinamentos eram voltados a filosofia budista e aos conhecimentos da meditação da longevidade. 

                               AS TÉCNICAS DESENVOLVIDAS POR NG MUI, SÃO PRATICADAS ATÉ OS DIAS DE HOJE, PRINCIPALMENTE O USO DO BONECO DE MADEIRA, CRIADO POR ELA PARA O APERFEIÇOAMENTO DAS TÉCNICAS DE COMBATE! 



 
 Referências:

 Leung Ting - Raízes de Wing Chun.





By
Great Master Makáo -10º level of Wing Chun traditional and Kak Kan Chun Brazilian Style/2012-Brasil
International School of Wing Chun and Kak Kan Chun Brazilian Style - mestremakao@hotmail.com

sábado, 22 de setembro de 2012

Wing Chun - A arte dos punhos imbatíveis!

                                   
                                     Nenhuma arte marcial é mais consistente na arte dos punhos, tanto quanto o Wing Chun, não somente pela destreza e variações de bloqueios e golpes simultâneos, mas principalmente pela simplicidade de seus movimentos onde buscam a dinâmica fluente de seus golpes! Para compreendermos esta dinâmica, devos levar em conta que o Wing Chun não é uma arte em que salienta os "os golpes formais" como é constantemente visto nas demais artes marciais, o Wing Chun é conhecido também como a "arte dos punhos que enganam", pela sua versatilidade em atrair o golpe de seus oponentes para um alvo de penetração de seus ataques simultâneos...De braços e pernas, cotovelos e esquivas deslizantes!
                                     Para muitos praticantes de artes marciais, parece estranho a conduta de movimentação do W.C (Wing Chun), principalmente pela expressiva redução de movimentos, onde recuos e ataques jamais desgastam energias em movimentos sem necessidade, diferente das outras modalidades marciais, o W.C enfatiza o corpo estático em uma determinada ação de combate, mantendo sempre seu espaço e território protegido por duas barreiras intransponíveis ou seja; Braços e punhos de média, longa e curta distância! Suas pernas servem somente como demarcador de território e bloqueio de avanço de seus oponentes, seus chutes são curtos e ameaçam o movimento de avanço de seus adversários, atancando principalmente os membros inferiores e as pernas que buscam quebrar suas defesas!
                                        Muitas são as diversificações dos punhos do W.C, com movimentos de defesa circulares, utilizando como recurso a trajetória dos golpes dos oponentes, transferem a força exercida pelos ataques do oponente para eixos de ataque e defesa simultânea para diferentes partes do corpo ao mesmo tempo, como disparos rápidos e consequentemente impossibilitando reação de contra-ataque!
                                          Um praticante de W.C bem preparado não sai de seu perímetro de defesa, não pula para frente ou para trás, nem recua diante de um ataque eminente, age como uma muralha intransponível! Os punhos que interceptam, impedem que o avanço ocorra antes de sua finalização, os punhos que aderem, não permitem que seu oponente sinta-se livre para aplicar seus golpes pois isto ocorre a curtas distâncias, onde o principal objetivo é negativar a explosão de um golpe.
                                            Já os punhos que perseguem, tem com o critério principal a constante ação de um golpe em uma determinada região do corpo do oponente, com três ou mais sequências na mesma localidade, como um cão raivoso que ataca o tempo todo sem dar descanso a sua vítima ou reação de defesa!
                                             Os punhos que enganam, atraem a defesa do oponente para um alvo falso de ataque, abrindo a guarda do oponente na região do golpe real a ser aplicado um ataque efetivo, o W.C visualiza a defesa do oponente em determinada situação, chamando sua atenção para o lugar errado, fatalmente levando-o à derrota!
                                              Não menos importante, os punhos deslizantes,  escorregam entre os golpes de ataque do adversário, não bloqueiam, não prendem ou agarram, simplismente usam os braços para deslizar suavemente diante do ataque e atingido profundamente por onde passa...Como uma "onda que circula ao redor de uma pedra", assim age os punhos que deslizam!
                                                 Todo e qualquer praticante deve aprender a usar no momento certo cada punho, podendo usar diversos movimentos de punhos ao mesmo tempo, sempre buscando manter seu perímetro de ação focado em 1,5m (Um metro e meio) ao seu redor...determinando assim sua ação territorial, qualquer coisa que se movimente dentro deste perímetro, determina sua ação imediata, nada antes da invasão de seu territótio irá acionar seus movimentos, não importando o quanto se movimente seu adversário, desde que não invada seu espaço chamado de "Lua de ação".
                                                   Ainda teremos os punhos que aremessam, agindo principalmente nas articulações, os punhos que prendem, com o objetivo de impedir a movimentação de um agressor, os punhos que pressionam, na tentiva de romper o fluxo da força ou interromper a dinâmica de resistência corporal.
                                                     Falar de Wing Chun é o mesmo que falar dos movimentos dos galhos de uma árvore que agem de acordo com o vento, movimentam-se com os braços para várias direções ao mesmo tempo, esquivam-se como galhos mantendo seu tronco flexivel sem sair do lugar, isto é Wing Chun
"A Árvore das artes marciais", geradora de movimento dentro da inércia, sistema marcial que intensifica "o disparo" de golpes contínuos com velocidade, superando os golpes que usam a força bruta, poderíamos dar como exemplo os golpes de bico de um pica pau ou seja: Rápidos, continuos e no mesmo alvo...Assim age os punhos do Wing Chun!!! Como veremos no vídeo abaixo com o lutador de camiseta branca!



Vídeo demonstrativo das técnicas dos punhos do Wing Chun!



By
Great Master Makáo

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

As artes marciais mais eficazes em combate!...

                                   

                                    Pode parecer fácil dizer que esta ou aquela arte marcial e melhor ou pior ou se uma é mais eficiente que a outra, mas na verdade todas possuem seus pontos fortes e fracos diante de uma premissa de combate.
                                      É normal que um praticante de arte marcial considere sempre a sua "arte" melhor que as outras, seria como torcedores de um time de football (futebol) que consediram os seus times melhores que os demais.
                                      Mas na verdade não é bem assim, se analizarmos as diversas modalidades veremos que algumas técnicas marciais, enfatizam os ataques enquanto outros ao contrário, valorizam mais a defesa.
                                      As diferenças existentes entre as artes marciais são diretamente ligadas as metas e objetivos que buscam emn combate, não existe arte marxial somente de ataque be, como somente de defesa, todas possuem uma visão ambivalente de seus golpes, hora de defesa, hora de ataque!
                                       Nossa análise puramente técnica, irá focar somente nos princíos básicos dos fundamentos no combate de múltiplas diciplinas marciais, independente de sua origem ou seus predicativos culturais e aptidão de beleza em formas e movimentos! Nem sempre um golpe bonito é eficiente , um golpe rápido é preciso ou um golpe forte demonstra qualidade de impácto...Portanto, deixando de lado a arte marcial de apresentações e espetáculos, deixando de lado fatores como: performance física de seus praticantes, habilidades com armas, irei me restringir somente na "arte marcial" como objetivo de análise, deixando de lado as outras influências externas (Mestres- escolas- atletas), mesmo porque não estaremos analizando o combate como desempenho humano, mas sim como desempenho sistêmico de combate... Então vejamos:
                                           Quais seriam os elementos ao qual poderíamos dispor para esta análise imparcial ?

Os principais quesitos para um combate perfeito são estes dez ítens abaixo:

1º- Técnica que mais evita sofrer golpes nos orgãos considerados mortais em um combate.
2º-  Técnica que movimenta-se com facilidade para todos os lados sem dificuldade.

3º- Técnica que disponibiliza em combate, movimentos com objetividade de ataque e defesa, sem que com isso permita alto índice de contra-ataque.

4º- Usa proporcionalmente os braços e pernas simultâneamente em combate, bem como outras partes do corpo (cabeça- articulações quadril- ombro).

5º- Técnica que adapta-se em qualquer ambiente de combate, seja ele aberto, fechado, grande, pequeno e até mesmo em espaço reduzido como em um elevador!

6º-  Técnica que idependente de acessórios (protetores, luvas, vestimentas especiais),  que obtenham bons resultados... 

7º- Técnica  com aplicativos eficientes em  "chaves e contra-chaves", bloqueios, esquivas, saltos e mobilizações...

8º-  Técnica que tenha bom desempenho em combate, com mais ou igual a  dois oponentes ao mesmo tempo! 

9º-   Técnica que saiba agir em movimento, bem como estático, na defesa ou no ataque!

10º-   Técnica que saiba atuar em combate em curta, média ou longa distância!

                                        Perceberam? Um combate nas artes marciais, serão analisados neste 10 (dez) princípios básicos, desta forma poderemos ter uma noção correta de desempenho e funcionabilidade de uma arte marcial, seja ela qual for!
                                          As "artes das lutas" que obtem as maiores partes dos ítens acima citados, evidentemente serão consideradas as mais eficientes entre as outras, não há como refutar tal princípio! Muitos lutadores aprendem duas ou mais artes para melhorar seus resultados, isto prova que muitas delas são insuficientes em algum ponto caso sejam usadas individualmente, então nestes casos, é o atleta que é mais bem preparado e não sua arte pois não é completa, necessitando buscar outras modalidades que supram suas deficiências! Baseado nas 10 (dez) atribuições necessárias para um bom desempenho no combate, ao qual foi demonstrado anteriormente, podemos facilmentereconhecer os pontos fracos e fortes de cada arte!
                                           Algumas limitam-se apenas no uso de braços, outras limitam-se somente no uso das pernas, enquanto muitas somente buscam a mobilização, poderemos encontrar aquelas que nem propiciam técnicas de chão!
                                            A variedade de artes marciais são enormes, mas na sua maioria aplicam e destribuem golpes semelhantes com pequenas variações técnicas.
                                            Fica visível que uma modalidade técnica marcial, depende em muito de seu praticante, pois todas as artes marciais só seriam completas se unidas em uma só! Isto é quase impossível técnicamente, pois cada qual reage de forma diferente diante de um combate! Mesmo o Kung Fu (Arte Marcial Chinesa e considerada a mãede todas as artes marciais), possui centenas de estilos com diferentes formas de ação em combate, mesmo estas técnicas se proliferaram separadamente e com características distintas uma da outra! 
                                             Se analisarmos friamente perceberemos que "nenhuma" arte marcial atualmente possui todos os ítens acima mencionado, sempre faltará pelo menos um ítem a ser desenvolvido pelo praticante...
                                             Enfim, temos mais um fator significativo para levar em conta, o "fator Psicológico da arte da luta", sendo assim, devemos considerar importatante a cultura de treino mental e emocional do praticante, afinal de contas uma arte marcial deve ter atributos filosoficos ou pelo menos psicológicos para manter o corpo e a mente alinhados em perfeito equilíbrio, caso contrário de nada adianta a boa qualidade de golpes sem um percepção de luta e um perfil emocional bem organizado... 
                                               Muitas artes marciais não valorizam o desenvolvimento mental de sua arte, achando que apenas a força, flexibilidade e perícia técnica seja suficiente para um bom combate, enquanto outras, paralelamente aos treinamentos técnicos, amplificam suas possibilidades de combate, com técnicas de meditação, relaxamentos, técnicas de observância corporal e intensos treinos de superação emocional diante de um combate.... Sua arte também aplica tais objetivos?

                                                De qualquer forma, o mundo das artes marciais renovam -se na busca do caminho do "Tao", cada qual de sua maneira...
                                                 Mas acredito na "assinatura " de cada uma delas, no encanto de suas técnicas portanto posso afirmar:

"A arte marcial é como uma tela em branco, onde cada qual possui o dom de criar sua obra, basta fluir externamente o que interiormente é guardado. como na arte de um artista plástico, são necessários o desnvolvimento de algumnas técnicas, o conhecimento da alguns acessórios (tintas e pincéis), a arte marcial não deve restringir-se ao óbvio, nem tão pouco limitar-se aos conceitos, mas acima de tudo fluir...
                                              Criando assim, uma verdadeira arte, onde o principal combate a ser travado é contra a limitação e superando o maior adversário em questão...Si mesmo!  
  
By
Great Master Makáo

                                     
                                      

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

                                 Lam Sai Wing 林世榮
                                (1860 - 1943)


Lam Sai Wing  nasceu em 1860 e morreu em 1943. Mestre ao qual seguindo sua linhagem de "kung fu", foi o responsável pelo desenvolvimento do estilo Hung Ga (Tigre) até os dias atuais. Falar no estilo Tigre Shaolin do Sul seria impossivel sem a devida mensão do nome de Lam Sai Wing. Ele teve diversos alunos, entre eles os mais famosos são os grande-mestres Lam Jo e Chiu Kao, patriarcas das famílias mais numerosas de Hung Ga hoje em dia.
Quatro são consideradas os pilares do Hung Ga, são elas:
  1. Gung Gee Fuk Fu Kuen (工字伏虎拳, "Domando o Punho do Tigre na Forma da Letra Kung - Trabalho")
  2. Fu Hok Seung Ying Kuen (虎鶴雙形拳 - "Punho Combinado da Forma do Tigre e da Garça")
  3. Tid Sin Kuen (鐵線拳, "Punho da Linha de Ferro")
  4. Sap Ying Kuen (十形拳,"Punho dos Dez Padrões"), também chamada de Ng Ying Ng Hong Kuen (五形五行拳, "Punho dos 5 Animais e dos 5 Elementos").
    Lam Sai  incrível Mestre do estilo tigre, elevou sua arte tradicional aos mais altos níveis de desenvolvimento marcial, foi ele o responsável pela supremacia deste estilo entre os mais difundidos em toda a China bem como ao redor do mundo!
                    Sendo ele cultuado por todos os seguidores de seu estilo, bem como por outros Mestres de outros estilos, está entre os mais celebres personagens da história do Kung Fu do último século...





As posturas do Hung Ga (Tigre) eternizados pela figura do Grande Mestre



Os conhecimentos de Lan Sai Wing podem ser encontrados em livros sobre seu estilo "O Tigre" em diversos idiomas

                                   Estilo profundamente eficiente tornou-se mundialmente  conhecido, e a imagem do Honorável Mestre reconhecido por muitas escolas de diversos estilos de Kung Fu!


"As garras do Tigre" deram origem a diversos seguimentos do Kung Fu atual, sendo responsável também pela origem de outras técnicas felinas de Kung Fu. 

Mestre em fotos raras no período da divulgação de seu estilo!


Uma lenda do Kung Fu


Lam Sai Wing 林世榮

""Grão Mestre das virtudes, homem com alma de Tigre desenvolveu suas Garras em nome de uma tradição ao qual todos devem se espelhar"

By
Great Master Makáo

sábado, 8 de setembro de 2012

Martial Arts Philosophy- Filosofia das artes marciais - 武術哲學

                        

                                                    Não haveria uma forma de manter as artes marciais até os nossos dias atuais, caso não houvesse uma profunda filosofia por de trás de seus ensinamentos. Séculos e séculos de busca interior mantiveram a arte marcial e seus seguidores, direcionados a lapidação de suas armas, de seus corpos e mentes, com a única meta a ser seguida... A evolução da alma de um guerreiro!
                                                    Em tempos atuais, o objetivo das artes marciais, perderam parte de seu significado raiz, mesmo assim, muitos buscam manter a tradição dos antigos Mestres, monges e guerreiros, trazendo uma chama de luz que mantem-se, iluminando os caminhos da senda das artes marciais... 

                                                  Para muitos, as artes marciais não passam de movimentos que tem como intento apenas a arte do combate com golpes mortais, mas na verdade, existe uma série de desenvolvimentos por de trás destes golpes buscando a integração do ser como um todo, seja na busca física, mental ou espiritual, tornando seu praticante conciente de todas as suas atribuições existenciais!

                                                  Como veremos a seguir, a filosofia marcial possui uma integração de seu praticante com o mundo ao seu redor, a busca do equilíbrio é fundamental seja qual for o método praticado... Nesta postagem teremos a grata satisfação de encontrar algumas pérolas dos ensinamentos  de alguns Mestres e praticantes, que sem dúvida irão abrilhantar o desenvolvimento nas artes marciais de meus leitores!



"A 3 coisas que nuncam voltam para trás a flecha lançada, a palavra falada e a oportunidade perdida"!
Provérbio chinês!
A arte marcial manifesta-se no homem, quando este chega a tomar consciência de que faz parte do Universo e inteligentemente faz uma analogia entre a expressão do Movimento Universal e a expressão de seu próprio movimento...
Pensamento Anônimo
“É o ego que se mantém rígido contra as influências de fora. É essa rigidez do ego o que torna impossível, para nós, aceitar tudo o que nos confronta...Devemos fluir, apenas isto, o resto é usar a imaginação".
Bruce Lee


"A natureza humana não deve apenas perceber o movimento das coisas que lhe interessam, deve acima de tudo, perceber o movimento do que está aparentemente inerte e em silêncio... O segredo do conhecimento oculto, está a disposição daqueles que percebem a vacuidades de todas as coisas"!
Monge Wong Xiá Jun ( Templo Shaolin) 

" Para o discípulo que busca o conhecimento das lutas, para o lutador que quer vencer suas batalhas internas e externas, para o professor que quer ensinar sem erros, para o Mestre que não se deixa corromper pelas inquietudes de seus discípulos, para o verdadeiro adepto, resta apenas uma questão...Aprender a silenciar as "ondas" de seu oceano interior!
Lan Fay Chang - Mestre de Kung Fu (1818).

  
"Conhecer-se é dominar, dominar-se é triunfar..."
Jigoro Kano (Patriarca do Judô)


"Quando comecei a treinar artes marciais, descobri uma força interior que não conhecia, tempos depois tornei-me Instrutor, aí descobri ainda sabia muito pouco para ensinar, passou alguns anos e tornei-me Professor de minha escola...Aí percebi  que ainda havia muito que aprender, agora que sou Mestre, percebo que por mais que eu me esforce, o conhecimento é uma estrada que se inicia a caminhada, mas nunca se sabe quando termina..."
Bill Walace ( Mestre de Karatê)


"Semeie um pensamento, colha uma ação:
semeie uma ação, colha um hábito;
semeie um hábito, colha um caráter;
semeie um caráter, colha um destino"
Provérbio Chinês

" Se voce tem medo de perder uma luta,mesmo que saiba lutar...
Se voce tem medo de decepcionar seu Mestre, mesmo que ele se orgulhe de voce...
Voce está preparado, pois o que sente não é medo...É respeito por tudo que aprendeu". Cheng  Park Lee (Mestre de Kung Fu- 1924)  


"Quando sou atacado eu fujo o mais rápido possivel.. Para dentro de meu oponente".
Rocky Marciano (Lutador de Boxe- 1952)

"Se quero se perfeito em meus golpes, busco fazer tudo o possivel para evitar repetir os mesmos movimentos em uma luta...nunca ataco duas vezes de forma igual ou no mesmo lugar, este é meu segredo"! Mohamed Ali (lutador de Boxe)

"Para fluir o corpo, a mente deve ser como a água, deve fluir ...Sem medo DE AGIR"!
Bruce Lee

" Não basta ser duro como a rocha é preciso ser a rocha, não basta ser rápido como o vento é preciso ser o vento, não basta ser flexível como o bambú é preciso ser o bambú...Não basta entender estas coisas é necessário ser todas as coisas e ao mesmo tempo, isto é o Tao! Mestre Lung Xian (Mestre de Kung Fu- 1912)  

"Fique em silencio, não abra os olhos, não se mova, deixe a mente respirar, deixe o corpo adormecer, deixa a alma despertar, sinta-se ...Isto é fluir, isto é meditar".
Tang Fay Chun ( Monge Shaolin)

"Agarrar como se subisse uma montanha, deslizar como uma pena ao vento, penetrar profundamente como uma pedra lançada ao rio, aderir e absorver o movimento como a areia absorve a água, mover-se como o bambú fixo, porém maleável para todos os lados como um pêndulo, isto é fluir o corpo ordenado é libertar a mente  do movimento óbvio, isto é Kung Fu" Mestre Makáo



By

Great Master Makáo

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Wing Chun sem Fronteiras-詠春無國界

                              

                                A cada dia que passa, as modalidades de artes marciais, vem de encontro as principais características que fazem do Wing Chun uma das artes mais praticadas na atualidade em todo o mundo: Mobilidade-direcionamento e Velocidade...
                                 O Wing Chun ou Vin Tsun(詠春) entre muitas as maneiras e formas aos quais é chamado, propões uma visão totalmente voltada a defesa simultânea com o ataque e diferencia-se das demais artes, pela sua dinâmica de movimentos que variam entre golpes de longa, média e pequena distância!
                                Voltado para o menor número possivel de movimentos e menor desgaste de energia em um ataque ou defesa, procura em sua ação a passagem entre bloqueios e golpes do oponente, ao qual coloca-se diante dele em um combate!
                                    Mesmo sendo um estilo de Kung Fu, possui diversos seguimentos em sua doutrina marcial, baseado no uso de 70% do uso dos punhos, 20% do uso de chutes e 10% de chaves e contra-chaves, tornou-se a arte marcial mais bem recebida neste novo século, sendo considerado por muitos, a arte marcial mais eficiente  em defesa pessoal e social...
                                  Ultrapassando os limites aplicativos das artes atualmente praticadas, onde muitas vezes a agressividade de movimentos tornou-se uma vertente coletiva entre elas, o Wing Chun devidamente praticado, proporciona ao seu praticante uma visão mais ampla e natural de um combate corpo a corpo, quebrando regras onde outras artes sugerem a força desmedida e a agressividade em seus golpes.
                                      Ao ver um Mestre de Wing Chun, com pelo menos 20 anos de treino, aplicar seus golpes e movimentos, iremos perceber uma incrivel versatilidade de golpes e uma perícia inigualável no uso das mãos e braços, bem como a facilidade de atingir seus alvos no momento de um combate.
                                       Velocidade é a "chave" para seu desempenho, evitando espaços intermediários de tempo, entre um golpe e outro, impedindo desta maneira, golpes de contra ataque e tempo para a retomada de iniciativa de seu oponente! Seu alvo? Todas as articulações, terminais nervosos e pontos de fluxo sangüineo (vasos-veias e artéreas).



                                          Para um iniciante, que pretende praticar a arte do Wing Chun, terá que levar em consideração o fato de que a força é a menor das aplicações usadas no Wing Chun, no lugar da força a pressão, no lugar do impácto rígido será visto o impácto consecutivo e colineares... Onde a farramenta principal são os golpes contínuos em diferentes partes do corpo ao mesmo tempo!  
                                            Wing Chun é um "jogo de Xadrez" onde cada movimento é feito, buscando a visualização dos possiveis movimentos de seu adversário, muitas vezes, três ou mais movimentos a diante. 

                                              Praticar esta arte é mais que aprender uma maneira sutíl de se defender, para muitos é um mecanismo suave e ao mesmo tempo instintivo de trabalhar o cérebro com movimentos rápidos e reflexos imediatos, enfim, no "piloto automático".
                                            Um bom lutador não pode pensar no golpe a ser aplicado, a resposta cerebral deve ser imediata, sendo este o principal objetivo das artes marciais, mas poucos atingem com tanta facilidade como o Wing Chun!
                                               Dentro da filosofia do Wing Chun, o desgaste deve ser minimo na aplicação de golpes, a economia de movimentos é sua principal característica, mesmo que para isto obrigue seus adversários em usar da maioria de suas defesas para evitar apenas uma série de ataque do Wing Chun!
                                               O período mínimo para um bom desempenho de um praticante é de aproximadamente 6 anos de intensa aprendizegem e pesquisa. A partir deste princípio, o adepto começa a se desvencilhar de antigas características de defesa sistêmica e passa a reagir por instinto e percepção amplificada!
                                               Primeiramente o adepto iniciante deverá controlar de forma igual as reações dos seus membros superiores (lado direito e esquerdo), aprendendo a se tornar ambidestro no momento de aplicar seus golpes. Desta forma não terá dificuldades em disponibilizar qualquer um dos lados para a aplicação de defesa e ataque! Em seguida, deverá iniciar uma nova fase, a visualização de espaço entre golpes curtos e longos, desta forma saberá reagir em qualquer distância de seu alvo de ataque ou de defesa! Posteriormente a esta fase o adepto deverá tomar conhecimento dos quadrantes de bloqueios, triangulações de pernas e referências de meridianos internos de "ação", sendo assim, a arte do Wing Chun permite ao seu praticante uma visão mais ampla de tudo que está a sua volta, como um radar capta todas as diversas vibrações de movimento e por meio delas, reage de imediato!
                      Wing Chun, a arte marcial sem fronteiras deste século! 

By
Great Master James Makáo