Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Jackie Chan - Uma vida dedicada ao Kung Fu Mundial

                                     Chan Kong-Sang ( 房仕龍), mais conhecido como Jackie Chan, ( nascido em Victoria Peak, Hong Kong, no dia 7 de abril de 1954) é uma das figuras mais bem quistas junto aos praticantes de artes marciais, tornou-se  a representação chinesa mais respeitada no ocidente após  Bruce Lee ao qual foi responsável pela sua aparição nas telas de cinema como dublê, fato este, que tornou Jackie famoso em seus filmes, por interpretar as cenas de perigo, sem auxílio de dublês, muitas vezes pondo sua própria vida em perigo! Mas o que a maioria das pessoas não sabem,  que Jackie Chan iniciou os estudos nas artes marciais ainda muito cedo...Jackie Chan (conhecido na China como (Dragão Chan sheng long" 成龙) nasceu em uma família extremamente pobre, tão pobre que Chan quase foi vendido para um rico casal britânico quando ainda era bebê.
                                    Em 1976, quando Jackie foi para Austrália para rever seus pais, decidiu que deveria trabalhar um pouco por lá para ajudar em casa. Então, um dos amigos de seu pai, um sujeito chamado Jack, levou Yuen Lo para uma construção. Jack soube que Chan Kong-Sang não era um nome para trabalhadores australianos. Então Jack juntou o seu nome com mais algumas letras, primeiro ficou Jacky e depois formou Jackie, daí em diante todos por lá o chamavam de Jackie Chan.
                                    Desde seus nove anos, Jackie Chan, praticou alguns estilos de Kung Fu, em função de sua participação na "Ópera de Pequim, berço de sua profissão como ator". A partir dos dez anos o jovem Chan Kong-Sang teve contato com os estilos de Kung fu, Hung Gar (Tigre), o She Chuan (Punho da Serpente), o Zui Ba Chien (Oito Imortais Bêbados), e claro o Wing Chun. Seu primeiro Mestre, foi um Instrutor respeitado de Hapkido chamado Jin Pal Kim conhecido como"Tigre Voador", mais tarde iniciou seus estudos propriamente dito no Kung Fu clássico nos anos 60, sua trajetória nas artes chinesas atingiram uma grande transformação que mudaria toda a sua vida.
Jackie Chan - praticantes de cinco estilos de Kung Fu
Tigre - Serpente - Bêbado- Macaco e Wing Chun
                               "Wing Chun foi uma das grandes formas onde Jackie Chan desenvolveu, entre os demais estilos por ele praticado, esta técnica mundialmente conhecida por ter sido praticada por Bruce Lee, também fez parte da vida de Jackie Chan, ao qual teve como seu Mestre, o filho de Ip Man (Ip Ching). 

                                  Jackie Chan praticando Wing Chun no Mudjong
                                          O artista marcial sempre teve uma preocupação em transferir para as telas de cinema, a íntegra dos estilos por ele praticado, mesmo dando uma visão mais humorística em seus personagens, jamais deixou de levar a sério a sua conduta como artista marcial, transmitindo a verdadeira prática dos estilos tradicionais que ele dispões em seu conhecimento vasto sobre o Kung Fu!
                                        Considerado por muitos Mestres, um dos mais completos conhecedores da técnica da serpente da atualidade, estilo este que o consagrou como artista marcial nas telas de cinema do mundo inteiro!
                                        Atualmente Jackie Chan possui muitas atribuições em sua vida, como empresário, possui uma grande representatividade no Ocidente, como representante de sua terra de Origem (China), rico, bem sucedido homem de negócios, ainda mantém sua escola de Kung Fu (Hong Kong). Exemplo de dedicação entrou para o corredor da fama e inspirando muitos, na prática do Kung Fú mundial!
By
Great Master Makáo

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

-Perguntas e respostas com o Monge Shaolin Shi De Yang 释德扬.

                                            
http://www.shiyang.com
网站建设中

                                             Muito se fala da supremacia marcial do Kung Fu, da mesma forma, a curiosidade sobre o Templo Shaolin e seus fundamentos filosóficos, aqui será retratado por intermédio de um texto, onde o Grande Mestre dá seu depoimento sobre a filosofia Shaolin em 2010, Grande Mestre Shi De Yang, 31ª geração monge Shaolin, é considerado por muitos estilos  como sendo uma das maiores sumidades sobre a filosofia Shaolin da atualidade!
                                             

                                                 Este exemplo de conhecimento, ao visitar o E.U.A deixou em seu relato, o verdadeiro significado do Kung Fu, não somente como arte marcial, mas também como filosofia e compreensão da alma humana (matéria do Day Post)!
                                                 Estudioso dos três sublimes tradições Shaolin (Chan - Wugong e a medicina tradicional Chinesa), oferece uma profunda reflexão desta filosofia budista, para todos os Praticantes de Artes Marciais e propriamente dito, a Arte do Kung Fu e seus diversos estilos!

                        Mestre Shi De Yang, como iniciou nos estudos do Kung Fú?

-  Iniciei aproximadamente a vinte poucos anos quando conheci meu Mestre, eu o conheci por intermédio de um outro monge! com este Mestre aprendi a filosofia Budista bem como a técnica Chan... Particularmente posso afirmar que uma das coisas mais importante que ele me transmitiu como devemos aprender a conviver e relacionarmos com outras pessoas...

              Como o Senhor poderia nos explicar o método Shaolin de Kung Fu?
Todo praticante do método Shaolin, tem como princípio básico a comunhão das forças geradoras da vida, para isto, não basta desenvolver o corpo físico com técnicas de Kung Fu, mas também perceber mentalmente a integração emocional  que são geradas , pois uma mente que não está bem preparada usará os conhecimentos do Kung Fu de forma errada....Kung Fu Shaolin é a união do corpo e da mente, criando um ser completo em pensamento e ação física!
               Mestre Shi De Yang, a prática de uma arte marcial como o Kung Fu, não pode fugir um pouco dos conceitos tradicionais do Budismo, que vai contra a violência?
Kung Fu é a habilidade em todos os sentidos, a violência existe para uma mente violenta, mas para um praticante que aprende a dominar sua mente, a violência deixa de existir, em seu lugar  resta a "habilida" de servir ao semelhante....Pode parecer que o Kung Fu seja violento, mas o objetivo principal é dominar a fera interior que predomina na alma humana que torna o indivíduo violento...
              No budismo afirmamos que "Até mesmo uma rosa mantém seus espinhos para se defender...Isto é Kung Fu!  

               Mestre, qual é a trajetória que um discípulo irá seguir no templo Shaolin? 

A natureza humana precisa conviver diariamente com atribuições comuns, tais como cuidar do alimento, estudar os livros sagrados, nutrir-se de bons pensamentos pela meditação diária, ser um monge é acima de tudo viver simplificando a vida, com ações simples, pensamentos simples e sentimentos simples...O caminho da vida é gerado pela simplicidade das ações...nada mais!
                  O esforço pessoal de cada iniciante nas artes do Shaolin estão diretamente ligados a exclusão mental e física dos conceitos de ambições interiores, praticar o Kung Fu é superar os obstáculos que cada um de nós costuma criar, buscando de forma "simples" a compreensão da complexidade da alma humana...

                Porque o Kung Fu busca praticar os movimentos dos animais?

   O kung Fu busca nos animais a simplicidade instintiva de seus movimentos, o lado racional do ser humano impede com que seja  realizado muitos feitos extraordinários, para isto, o Kung fu busca mais do que imitar as ações dos animais, mas compreender a dinâmica do instinto animal, não é o caso de "imitação" mas sim reconhecer os predicativos animais em cada um de nós!
                     
A filosofia Budista no templo Shaolin bem como seus ensinamentos são transmitidos na íntegra, como no ínicio?

Tudo que é "verdadeiro e correto" é imultável, não haverá como mudar a verdade, desta forma, os ensinamentos do Templo Shaolin permanecem sempre da mesma forma, com os mesmos conceitos desde sua fundação...

O conhecimento Shaolin divide-se em diversos atributos, seja na medicina oriental, na arte e na filosofia, poderia falar a respeito disto?

                  Não existe uma maneira de separar estes atributos, no Kung Fu devemos conhecer a arte da cura, conhecer os pontos vitais, pois tudo isto é fundamental para a prática correta do Kung Fu, já a filosofia é a manutenção dos pensamentos, sem a filosofia Zen, perderíamos a compreensão de nós mesmos e de tudo que existe a nossa volta. Kung Fu é a unificação do corpo hábil com uma mente sadia e um espírito voltado ao "simples"!
                  Em nossa filosofia temos o objetivo de conviver em paz com o mundo em que vivemos, não agredir a natureza, mesmo que para isto tenhamos que superar a agressividade diária que levamos nossas vidas. Aprender os movimentos do Kung Fu, seja qual for o estilo pretendido, tem como objetivo fluir todo o potencial adormecido, não para vencer lutas, mas aprender a lutar para vencer a si mesmo e vencer a violência gratuita de algumas almas sem distinção do certo ou do errado! 
Sabemos que o Kung Fu é a mãe de todas as artes marciais, mas nos dias como é visto pelo Kung Fu as novas modalidades como o M.M.A?
Uma águia não pode julgar o rastejar de uma serpente, nem a serpente poderá compreender o vôo de uma águia, ambas são o que são, cada qual em seu jeito de ser, mesmo sendo diferente uma da outra, cada qual busca defender-se de acordo com sua natureza... O kung Fu vê desta forma, o que achamos? Achamos que serpentes não voam e águias não rastejam, cada qual sobrevive de sua forma, na simplicidade de sua natureza... Não devemos tentar dar asas as serpentes e nem tão pouco veneno para a águia, cada qual é o que é e não devemos misturar ... Muitas artes surgiram desde a criação do Kung Fu, São diferentes formas de ver a mesma coisa!

Que conselho o Mestre Shi De Yang, daria para aqueles que desejam aprender o Kung Fú?

Aprender o Kung Fu é respeitar e fluir bons pensamentos, treinar Kung Fú é acima de tudo, exige higiene física, mental e espiritual, sem isto não existe maneira de praticar ...Muitos procuram o Kung Fu para defender-se e ter mais segurança, mas a segurança é algo que estaremos sempre arriscados a perder...
                            Não devemos ver a segurança como algo definitivo, devemos aprimorar nossos recursos, pois caso não façamos isto a segurança some!
                             Pratique Kung Fu com a mesma simplicidade e com a mesma rotina em que voce come, banha-se, veste-se e trabalha, a rotina diária irá manter os recursos para um bom desempenho na arte do Kung Fú!


Quais os princípios básicos do Kung Fu Shaolin?

Resistência física, persistência mental, consistência emocional, coerência espiritual!
                     Sem estes princípios tudo que é simples se torna mais dificil em aprender! Kung Fu significa "Tempo de Habilidade ou habilidade humana", somos todos hábeis se soubermos seguir o caminho da simplicidade...



By
 Great Master Makáo

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

INTERNATIONAL SCHOOL OF WING CHUN AND KAK KAN CHUN BRAZILIAN STYLE

                                        Em meados dos anos 80, iniciei minha trajetória de estabelecer uma escola de kung fu no sul do Brasil, especificamente no Paraná, em sua Capital Curitiba, a partir desta época, percebi o quanto seria grande a minha luta para introduzir o Kung Fu na sociedade Curitibana. Neste período já havia se passado sete anos desde o falecimento de meu amado Mestre "(Chen) Lo" ao qual havia me determinara a continuidade de seu estilo e linhagem! Minha primeira escola na Capital do Paraná foi na Rua Pedro Ivo, onde estabeleci o contato com meus primeiros alunos, onde firmei convênio com o colégio Anchieta...Ministrando aulas para os alunos daquele estabelecimento de ensino, naquela época minha escola chamava-se "Academia Templo de Kung Fu" e chegou a ter 200 alunos matriculados.
                                           Assim iniciou-se minha carreira como educador de arte marcial no Paraná, após três anos com minha escola neste endereço, tive que buscar um local maior para que meus alunos obtivessem melhores condições de espaço, foi quando mudei-me para o Edificio Moreira Garcez, onde ocupei metade de um andar, com mais de 500 metros de área. Mas infelizmente o local após dois anos, fora vendido para um grupo de empresários que tinham como objetivo a criação de um Shopping naquele local, assim todos os ocupantes do edifício tiveram que mudar-se novamente! 
                                        Meu novo endereço, foi na Rua Vicente Machado 666, ao qual não possuia o tamanho ideal, pois contava com 300 alunos naquela época, neste período eu iniciei um projeto de expansão da escola, criando uma filial  na rua Barão do Cerro Azul, no final dos anos 80, com tais mudanças e com um crescimento contínuo, no início dos anos 90, minha escola mudou seu nome para "Escola Chan Tao", nome este que perdurou por oito anos, período este, que montei mais cinco filiais espalhadas pelo Paraná, nas cidades de Londrina, Cascavel, Medianeira, Foz do Iguaçu e Maringá!                      
                                      Neste período, minha escola contava com o total de 800 alunos, somando as academias de outras cidades, foi neste momento que introduzi o estilo Kak Kan  ao qual fui seu codificador, unindo os estilos Wing Chun e a técnica do Leão! Ao mesmo tempo que coordenava todas as escolas com meus axiliares formados, novamente mudei o nome da escola para seu nome definitivo ou seja:
                                    International School of Wing Chun and Kak Kan, pois naquela época, havia inaugurado mais duas escolas, uma nos E.U.A e outra na Argentina.
                                    Em 1995, quinze anos após a criação de minha primeira escola, meu estilo de kung fu era praticado por mais de 1.500 pessoas espalhadas pelo Brasil e em outros cantos do mundo, foi quando decedi afastar-me das artes marciais em 1996, retomando minha vida em outras atribuições! Deixando aos cuidados de alunos formados, o meu estilo e as escolas por mim fundadas! Hoje retomei o ensino, difundindo meus conhecimentos na mesma Capital (Curitiba). Mantendo a tradição ao qual meu Mestre amado havia me incumbido...Hoje a International Schoolk of Wing Chun and Kak Kan Chun é devidamente reconhecida pelas principais Instituições Mundiais, como sendo pioneira no Paraná no ensino do Kung Fu!
                                    Esta é minha história...
By
Great Master Makáo- 10 º Nível (Gung)

                                   Maiores informações- mestremakao@hotmail.com 
   

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Técnicas e treinamentos para ter um chute eficiente ....

                                  

                                        A maioria dos praticantes de artes marciais, sejam quais forem os estilos escolhidos, sentem uma incrível atração pelas técnicas de chutes e pontapés, mas na verdade, um chute eficiente tem como princípio quatro fatores a serem considerados, sem estes princípios, um chute pode ser bonito mas não atinge seu objetivo que seria a finalização de um ataque! Então vejamos:

OS quatro princípios básicos de um bom chute:

1º- Equilíbrio- Um chute diferente do que muitos pensam, tem seus segredos e métodos para um bom desempenho, primeiramente o praticante deve preocupar-se com a "estabilidade corporal", não apenas no momento de lançar a perna em um chute, mas principalmente na hora do impácto com o alvo pretendido.
                            Para isto, será necessário uma série de exercícios que possibilitem o equilíbrio corporal, o equilíbrio na trajetória do chute e finalmente o equilíbrio do movimento de retorno da perna ao chão após efetuar o chute em questão!

Equilíbrio corporal- Na maioria dos casos, o praticante  marcial, acredita ser necessário apenas praticar chutes em um "saco de pancada" e tudo estará resolvido, isto é um grande erro, afinal, de contas , como Bruce Lee sempre comentava; "Saco não revida e nem se esquiva de um ataque, já um alvo móvel...".
                            O equilíbrio deve ser encontrado em diferentes situações, em diferentes tipos de solo e ambientes...Para isto o praticante pode ter como principal fundamentação alguns exercícios que irei expor aqui:
                              Desde o tempo mais remoto da história das artes marciais, a preocupação com o equilíbrio dos chutes tem sido sempre a principal fundamentação para se ter um golpe eficiente, para isto alguns "monges" criaram alguns ambientes propícios para tal finalidade:

Equilíbrio: Nos templos de Shaolin na China, a prática mais comum em técnicas de equilíbrio corporal e de chutes, são realizados em pequenos troncos de madeira fixados no chão, até troncos de grande elevação, o praticante fica voltado a manter apenas uma de suas pernas de apoio, enquanto que defere golpes precisos com a outra perna, pode parecer absurdo, mas este exercício vai mais além, permita combates e movimentações entre troncos...




O equilíbrio pode também ser praticado em exercícios feitos dentro da água, tentando arremessar a perna com um chute para fora d'água, nestes casos, a resistência e pressão irá condicionar o chute em força e resistência, outras técnias podem trazer um perfeito equilíbrio na hora do chute, tais como praticar chutes em terrenos acidentados ou em declive...





Agilidade, resistência e flexibilidade- Para muitos praticantes esta pode ser a parte mais dificil, mas uma boa quantidade de exercícios de alongamento são bastante eficientes, podemos citar entre muitos exercícios, os exercícios chamados de
Tuǐ shān (山) ou simplismente "pernas da montanha", esta técnica de exercícios
chineses provem também dos templos de Shaolin na prática do Kung Fu. 
Sua prática é bem simples: "procura-se uma escada onde tenha pelo menos  dez degraus, ficando com um dos pés em um degrau superior, vai descendo os degraus abaixo, um por um sem tirar a primeira perna do degrau superior, vai descendo degrau por degrau com a outra perna, podendo apoiar as mãos nos degraus intermediários, até que ambas as pernas fiquem em um ângulo reto entre os degraus de cima e de baixo!
                              Esta prática é muito antiga (650 anos atrás), eram realizadas nas escadarias que davam acesso aos templos, que na maioria das vezes se encontravam no alto de montanhas, por isto o nome pernas da montanha!Este treino serve para alongar os musculos e ao mesmo tempo, a corrente sanguinea ia para a perna em declive, em função dos degraus, enquanto a perna de apoio no primeiro degrau mantinha-se com menos irrigação e fluxo de sangue, permitindo asssim uma menor intensidade de dor na prática de alongamento. O praticante percebia sua evolução de acordo com o distanciamento das pernas e a quantidade de degraus entre elas!
                    Atualmente existem formas mais modernas e seguindo uma linha de procedimentos dentro da visão da "medicina do Esporte" onde busca aperfeiçoar antigas tradições milenares, um exemplo disto é o espacate, tanto praticado por  dançarinos e artistas marciais!




Trajetória do movimento da perna no momento de chutar!
                                
                                  Podemos perceber que os chutes variam de estilo para estilo, mas "todos" aplicam chutes considerados universais que se definem como:
Chutes de giros- chutes frontais - chutes laterais- chutes transversais e  chutes aéreos!
                                  Cada um desses chutes citados possuem uma dinâmica diferente na hora do treino, pois cada ação gera um trajeto diferente e portanto, um músculo diferente será acionado em cada golpe aplicado com a perna!
                                  Para que possamos compreender esta dinâmica do movimento, temos primeiramente que alongar músculo por músculo, para isto teremos uma série de exercícios com este intuito...Isto chamamos de alongamento dinâmico! Eis a importância do alongamento muscular:
Objectivos dos alongamentos
  • Eliminar ou reduzir os encurtamentos do sistema muscular;
  • Reduzir a resistência muscular antagonista e aproveitar de forma mais eficaz a força dos agonistas;

  • Aumentar ou manter a flexibilidade;

  • Diminuir os riscos de lesões músculo-articulares;

  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Combater a rigidez;

  • Promover simetria muscular.


                               Por mais simples que pareça ser, um chute depende do equilíbrio, da trajetória e da elasticidade muscular, mas para que se possa ter o melhor aproveitamento de um chute não podemos esquecer da "explosão de impácto". Muitos praticantes de artes marciais possuem uma mobilidade articular e muscular, mas isto não significa que seu chute possua força de impácto, para obter um chute potente existem muitos métodos, mas eu atribuo a melhor condição de impácto para o exercício chamado Tuī shítou 石頭 ou simplismente "empurrando pedra".
                              Este método de origem chinesa (Kung Fu), praticado em uma boa parte dos estilos do Sul da China, tem como princípio empurrar com a perna que se pretende chutar, alguém segura a perna do praticante , seja qual for o chute a ser aplicado, impedindo sua movimentação, o indivíduo que aplica a tentativa do chute terá uma força contrária ao seu movimento, neste caso, ele deverá "puxar, arrastar ou empurrar" com a perna o ato de seu colega que irá tentar de todas as formas impedir o movimento do chute...Isto consiste em praticar o movimento de explosão muscular,sendo assim, empurrar, puxar com a perna é o primeiro princípio do chute, antes de propriamente dito, "querer chutar", alguns métodos mais novos prendem a perna do praticante do chute (no tornozelo) com uma corda elástica forte, para que impeça o chute a ser realizado, no decorrer do exercício, as cordas são trocadas por cordas mais flexiveis, para fornecer velocidade ao chute...Bem como MAIOR potência de arranque...  


                                                É de extrema importância que os chutes tenham uma uma dinâmica de movimento onde o contrôle seja total, tanto em sua trajetória bem como em sua finalização, a velocidade, deve ser considerado fator importante para um bom resultado, mas nunca podemos deixar de enfatizar que o bom chute é aquele que segue em direção ao alvo com objetividade , deixando claro que "todo chute tem como função bloquear, manter distância de um oponente" bloquando golpes, interceptando movimentos, isto é mais importante que apenas chutar sem objetivo...
                                               
By
Great Master Makáo



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

WING CHUN DE COMBATE...

                                             

                                                      Uma das principais características do Wing Chun, sem dúvida está relacionada a sua incrível movimentação de braços em grande velocidade. Na maioria das artes marciais praticadas na atualidade, vemos a preocupação de enfatizar golpes com impacto com explosão e força, fato este, que difere o Wing Chun das demais modalidades de luta...
                                                      O princípio básico do Wing Chun determina que o praticante busque a precisão dos golpes e acima de tudo com velocidade extrema, já que a maioria dos golpes aplicados  são simultaneamente de defesa e ataque!
                                                     Para que se obtenha bons resultados nas aplicações de golpes em combate, o praticante desta modalidade, necessita antes de tudo, adaptar-se aos 3 conceitos básicos do Wing Chun, ou seja:

1º - EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE CORPORAL

2º - VELOCIDADE IMEDIATA NA AÇÃO SIMULTÂNEA DE MOVIMENTOS DEFERIDOS EM ATAQUE E DEFESA...

3º -  PRECISÃO E OBJETIVIDADE AO BUSCAR O ALVO A SER ATINGIDO!

                                                    Aqui temos os 18 punhos do Wing Chun
                                                                     A força de um golpe nem sempre resulta uma resposta imediata diante de um golpe veloz e com movimentos consecutivos, muitas vezes um movimento com alto índice de explosão, resulta mais desgaste físico e por consequencia, menor rendimento   diante de um contra ataque! Baseado neste princípio o Wing Chun irá manter de forma contínua os golpes de velocidade, diante do oponente preocupado somente em deferir golpes que para ele, devem buscar impacto  de explosão de força muscular...Como exemplo, podemos imaginar uma pedra arremeçada em um lago, que ao tocar a superfície repica saltitante sem afundar, quanto mais força ela for lançada, mais ela irá deslizar sobre a superfície sem afundar, assim é o Wing Chun... como o lago que molda-se de forma deslizante ao ser atingido pela força do oponente (a pedra), não permitindo que o contato seja capaz de atingi-lo com "profundidade" , isto é chamado de "braços deslizantes ou braços que escorregam" como a superfície da água de um lago que não se deixa atingir pela força de um arremesso de uma pedra! Para que se possa compreender a dinâmica do Wing Chun em seus movimentos, teremos que analisar os pontos  principais de sua conduta de ataque e defesa, que diferem das demais artes marciais e até mesmo diante de outros estilos de Kung Fu tidos como "clássicos".
1ª Etapa
                                              Primeiramente o praticante de Wing Chun deve familiarizar-se com a maioria dos movimentos circulares deste estilo, até mesmo os socos buscam uma trajetória ondular ou em círculos buscando desviar-se da defesa direta de seu oponente, com golpes curvos acompanhado com golpes retos de média ou pequena distância do alvo a ser atingido! Diante desta conduta de movimentos curtos, o praticante objetiva melhores resultados, impedindo contra ataques ou saídas de chutes e socos, levando em conta que a maioria dos estilos marciais, necessitam de um espaço determinado para aplicar seus golpes de média ou longa distância.
 Movimentos do Wing Chun em combate - Cenas do filme"O Grande Mestre'- biografia do Mestre  Ip Man
2ª Etapa                                               
                                             Em seguida, após familiarizar-se com os diferentes "punhos" do Wing Chun (Chi Sao  e Lap Sau) e suas aplicações a curta e média distância, o praticante passa por uma nova abordagem de golpes aplicativos, onde o objetivo principal é não dar tempo ao adversário para se reposicionar em defesa diante de seus golpes de ataque, para isto, deve adaptar-se ao que chamamos de "Braços que perseguem". Como diz o nome, os braços além de ter como princípio movimentos de ataque e defesa simultânea, também adquire a conduta de "seguir" os movimentos do oponente, retirando bloqueios de defesa do oponente e entrando com golpes consecutivos dentro da mesma região que antes se mantinha em bloqueio, chamando a atenção do oponente somente para sua defesa e não dando-lhe tempo para esboçar um contra ataque!
3ª Etapa
                                               Nem sempre ir direto ao ponto de ataque é uma boa iniciativa de combate, muitas vezes o praticante de Wing Chun toma uma postura diante de seu adversário de extrema calma e irá deferir golpes "falsos", que terão o objetivo de chamar a atenção do oponente para uma determinada região do corpo, acabando de atingí-lo em outra região, chamada de "ponto de convergência de ataque" ou como é chamado no Wing Chun: "Braços que enganam". Esta técnica imprime no cérebro do oponente um ataque falso que obriga-o a buscar defesa imediata, usando seus reflexos contra ele próprio ou seja, "Chama a atenção para um determinado alvo e ataca exatamente em um alvo contrário a defesa mantida por instinto cerebral..."
4ª Etapa
                                                Após o controle destes diferentes aplicativos de golpes de punhos (braços deslizantes, braços que perseguem, braços que enganam), o praticante de Wing Chun agora irá estudar mais uma forma de ação... Estamos falando dos braços aderentes, que por sua vez, tem como objetivo principal impedir a fluidez dos golpes aplicados por um agressor em combate corpo à corpo.
                                                    Nestes casos, as mãos e braços tomam uma postura de absorção de um referido golpe de ataque, não com bloqueios de defesa com impácto mas sim com bloqueios de aderência, como uma " pastilha de freio de um carro", que diminui a aceleração de um disco da roda, com o atrito das partes".
                                                    Neste caso não evitamos o ataque mas sim aderimos ao golpe provocando um desvio do alvo pretendido, bem como a sua desaceleração de impácto!
5ª Etapa
                                                    A metodologia de ensino do Wing Chun, prepara o praticante para diferentes situações de combate: Socos, cotoveladas, chutes, joelhadas, quedas, torções, luta de chão, agarramentos, mobilizações e principalmente em situações de pouca distância. Para que estes métodos sejam perfeitamente aplicados, o adepto do Wing Chun deve aprodundar-se em técnicas chamadas de: "Braços de interceptação", nestes casos, o objetivo não é desviar-se ou bloquear os golpes de ataque, mas sim, impedir que este  ataque ocorra, antes que comece sua trajetória ou seja, atacar o ataque do oponente diretamente, "se ele inicia um movimento de ataque, ataca-se o movimento inicial, sendo assim, se ele inicia a tentativa de um chute, chuta-se a perna em questão antes  que se erga, o mesmo ocorre com o soco ou com a intenção do oponente em coveladas, joelhadas e torções ".  
                                      Esta etapa é muito praticada em "bonecos chineses" chamados MUDJONG! Onde o praticante flui  golpes em um adversário de madeira, com braços e uma perna em um eixo fixo, preste a deferir hipoteticamente um golpe! 
                                                   
Mudjong (boneco de madeira)
6ª Etapa
                                                 O Wing Chun é dividido em inúmeras atividades que buscam em seus movimentos, a simplicidade e a dinâmica natural de mobilidade humana, evitando assim, movimentos que fujam a complexidade da anatomia articular, bem como formas forçadas ao desempenho de um ataque ou defesa.
                                                   Não poderia deixar de citar, a importante prática de estudos referentes ao equilíbrio de "Pêndulo e esquivas de eixo" , onde a principal diretriz é evitar movimentos que obriguem o recuo de ataques, mantendo-se assim diante do oponente, sem dar à ele o espaço necessário para seu avanço de ataque!
                                                   Muitas artes se movimentam para frente e para trás o tempo todo, criando uma falsa interpretação de que "alvo parado é um alvo fácil de ser atingido", isto é um erro, o Wing Chun neste caso se assemelha a um surfista, que em perfeito equilíbrio se mantém sobre a prancha, mesmo diante de um possivel ataque de uma onda...Ele se mantém em um eixo e com movimento pendular de quadril e com pernas semi flexionadas adere ao movimento da onda bem como sustenta-se em sua base de forma flexivel e ordenada! Assim age um praticante do Wing Chun em um momento de combate, mesmo aparentemente estático em sua linha de ação, navega e flui diante dos movimentos de seu oponente, criando uma base móvel em seu próprio eixo, evitando ser atingido mesmo sem recuo! Um pouco diferente de outras modalidade marciais, o Wing Chun possui esquivas de eixo lateral, diferenciando das demais lutas que se esquivam em pêndulos frontais...Isto é chamado de "postura de triângulação pendular".                                                  "WING CHUN...A ARTE DOS PUNHOS SOBERANOS"
BY GREAT MASTER MAKÁO - mestremakao@hotmail.com  -  Brasil

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A ARTE DE SABER LUTAR!

                                          

                                             Muitas artes marciais estão voltadas para competições e torneios, onde o principal objetivo é colocar seus "atletas" em uma situação de confronto direto de combate. Mas o que vemos atualmente nestes torneios, são uma série de ações que demonstram um total despreparo técnico com golpes sem objetividade marcial. Uma boa parte deste despreparo, está diretamente relacionado com a falta de observância por parte de professores, técnicos e Mestres às necessidades de dinâmica de movimento, onde  a prática de combate  nem sempre é a realidade de um combate marcial! Percebam, não importa qual seja a modalidade marcial, o que vemos é um "mesmismo" de ataque e defesas similares, com chutes e socos sem funcionalidade, sem direção,  chutes aleatórios e desequilibrados, onde o objetivo principal é "acerte onde acertar, do jeito que der...",  isto é tudo, menos arte marcial! Outro fator extremamente significativo é uma série de regras estabelecidas que reduzem profundamente as possibilidades de um combate efetivamente técnico!
                                                Concordo com a importância de protetores e limitações de alguns golpes em determinadas áreas,  mas isto não é motivo para a falta de golpes técnicos em defesas ou ataques, onde "todas as artes" acabam se tornando uma cópia uma da outra! Isto é real!!! Seja no Kung Fu, no Karate, Tae Kwon Do ou  em todas as lutas marciais tidas como "artes de contato direto".
                                                  SABER por em prática uma infinidade de golpes é uma obrigação do lutador, moldando-se de acordo com o desenrolar de uma luta, não se limitando a uma meia dúzia de golpes sem qualquer expressão, isto tem se tornado uma vala comum entre todas as modalidades marciais...
                                                  De que adianta "anos" de preparo? treinos multiplos de ataque e defesa? Quando são reduzidos a um punhado de golpes medíocres?
                                                  Uma arte marcial, seja ela qual for, merece ser respeitada em sua ideologia, em seus preceitos básicos e principalmente no uso correto de seus ensinamentos. Mas as artes marciais estão mudando, tentam "misturar" água com azeite, isto jamais dará liga e o pior, estão dando uma falsa  visão dos ensinamentos de nossos antigos Mestres! A troco do que? De premiações que caem no esquecimento após algum tempo? Isto vale uma tradição, séculos de dedicação para a concretização de estilos? Não quero rotular "todas as artes" mas infelizmente o que é ensinado, pouco é aplicado, resumindo: "Socar de qualquer jeito, chutar de qualquer forma e mobilizar é tudo que as artes marciais acham necessário para "criar" um lutador marcial de verdade, isto simplesmente ridículo".
                                                  Muitos Mestres tradicionais, defenitivamente se recusam a participar destes "espetáculos" no mínimo deploráveis, ainda pior é que algumas tornaram-se olímpicas, deixando de lado seus preceitos e moldando-se a inevitável perda de expressão marcial e por fim, a uma futura extinção técnica!  
                                                   Sinto-me no direito de alertar aos praticantes... Não vale a pena...Sei que muitos Mestres, Professores e praticantes concordam comigo. o principal e inviolável preceito marcial é a integridade de seus fundamentos, ao perder isto, perde-se tudo!!!
                                                  A nova "cara" das artes marciais não possue expressão e nem reflete os ensinamentos ofertados por séculos, ser vencedor de uma competição é o mesmo que dizer: " venci e é isto que importa, não interessa como..."
                                                    Será? Ainda prefiro acreditar no futuro das artes marciais, que  este mesmo futuro não irá reduzir a pó, os ensinamentos do passado, possibilitando aos alunos e praticantes, aos futuros professores e Mestres a legitimidade de suas artes, seja filosoficamente ou na arte da guerra (significado de arte marcial). Hoje as artes independente de seus preceitos, chutam igual, socam igual e pior, não se diferem pela falta de conceitos ideológicos! Em combate, viu uma ...Viu todas, isto é uma lástima!
                                                  Hoje, o judô (柔道) se assemelha ao  jiu-jítsu (柔術) como modalidade desportiva de competição de mobilização, o mesmo ocorre com o Taekwondo (태권도) em relação ao Muay thai ( มวยไทย) ou ao  Sanshou (散手) do Kung fu (功夫)...Cada qual possui suas variantes de golpes, suas formas de movimentação, mas tudo isto está sendo deixado de lado para que?
                                                   Somando as artes acima citadas, teríamos no mínimo, 5.000 golpes aplicativos de ataque e mais 5.000 golpes de defesa...
                                                    Fora as demais artes que não foram citadas. Aí eu pergunto: "Isto está sendo aplicado realmente nas competições?" Se somarmos os golpes aplicados atualmente, não chegam a um total de 100 golpes de defesa e ataque juntos! Aonde foi parar o resto destes golpes, foram reduzidos por sua praticidade ou por mera imperícia?  Devemos refletir a respeito...Afinal de contas temos mais "campeões mundiais" de competições, do que lutadores de verdade!
                               Guardem:
                              "Não se forja o aço puro, de ferro com ferrugem" 

By
Great Master Makáo

                                                 
                                                  

sábado, 11 de agosto de 2012

GREAT MASTER MAKÁO

                                            Meus caros leitores, para mim é uma grande satisfação estar mais uma vez recebendo suas visitas em nosso blog, durante todo este tempo que estamos com o blog, tivemos  inúmeras postagens sobre diferentes abordagens sobre as artes marciais em geral, principalmente sobre o Kung Fu, o estilo Wing Chun e Kak Kan Chun...Desta forma, tornamo-nos um dos Blogs mais visitados em todo o mundo!                            
                                           Nosso trabalho é uma "busca" em oferecer a mais variada informação a respeito das artes marciais e suas fundamentações...
                                           Hoje temos visitas de leitores e internautas de todas as regiões do planeta, demonstrando assim, o respeito que adquirimos pelo conteúdo aqui postado! Não vejo uma diferenciação entre estilos e técnicas marciais, acredito eu que "todas" as artes fazem parte de uma única história, uma única família cultural e filosófica, permitindo que haja uma interação global de etnias, costumes e referenciais filosóficos.


Great Master Makao and practice in Muk yan jong

                                           Muitos visitantes entram em contato comigo via E-Mail (mestremakao@hotmail.com) ou (mestremakao/facebok), pedindo informações sobre estilos, Mestres, filosofia e principalmente sobre pontos vitais. Para mim  é uma grande satisfação poder desfrutar do interesse coletivo de maiores informações! O mesmo ocorre a respeito do "WING CHUN E KAK KAN CHUN", ambos os estilos aos quais sou conhecedor e represento em minha escola (International School of Wing Chun and Kak Kan Chun Brazilian Style). A partir desta postagem, iremos enfatizar "tudo" sobre quatro segmentos, (Pontos vitais , Wing Chun prático, filosofia Oriental e Kak Kan Chun, estilo codificado por mim e reconhecido ao redor do mundo).


Great Master Makáo- 10º Level of Gong Fu

                                            Estaremos entrando em uma nova fase de nosso Blog, onde o visitante poderá interagir diretamente nas próximas postagens, dando sua opinião, fazendo perguntas e pedindo informações sobre um determinado assunto!
                                             Participe, venha fazer parte desta "Grande Família" seja um "seguidor" deste blog e aonde voce estiver terá a oportunidade de interagir com nossas postagen futuras. Nosso objetivo é criar uma "união séria de diversos Países" ao ponto de tornarmos o blog da "união das artes marciais", este será o primeiro passo para a integração, mande fotos por E-Mail, matérias de seu interesse, de sua escola ou estilo, mande matérias sobre seu Mestre, terei um imenso prazer em divulgar neste nosso Blog, seja qual for a arte marcial! Dê sua opinião, peça um determinado assunto e iremos providenciar, bem como divulgar sua participação efetiva. Recomende nosso blog em sua cidade, em seu País, divulgue entre seus amigos, pois o nosso intuito é servi-los de uma forma séria e acima de tudo com total respeito aos nossos seguidores!
                                               O KUNG FU SEM FRONTEIRAS aguarda sua visita e seus envios de E-Mail, todos os envios serão respondidos ou postados caso assim seja de seu interesse... A partir do dia 03/09/2012 estaremos com uma nova postagem, mais dinâmica e dando informações semanais de diversos torneios ao redor do mundo, com datas, locais de realizações e meios de inscrições, seja qual for o local no mundo, voce estará sabendo de todas as informações. Estaremos abertos para sugestões e sua participação é de extrema importância, divulgaremos torneios locais e mundiais, congressos e Instituições, seu nome, seu pedido ou sua escola e estilo terá neste Blog, um canal de voz "aberto", para isto, torne-se um "seguidor deste blog e envie Email para nós!
Um Grande Abraço de seu amigo...
Great Master Makáo (mestremakao@hotmail.com)


                             Great Master Makáo (Wing Chun and Kak Kan Chun Style)

students of the grand master Makao practicing Chi Sao