Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

terça-feira, 31 de julho de 2012

As verdadeiras linhagens do Wing Chun...

                                        Existe uma série de fatores que dificultam a compreensão para muitos, em tudo que se relaciona as famílias e linhagens do estilo Wing Chun de Kung Fu... Muitas técnicas atualmente desenvolvidas deste estilo, são em sua maioria  fruto de desenvolvimento de décadas de dedicação de muitos professores e mestres, mas na verdade, uma boa parte destes praticantes são oriundos de uma expressiva quantidade de outros estilos de artes marciais, que em um momento qualquer, resolveram emigrar para as técnicas do Wing Chun! Este grupo de praticantes do Wing Chun descidente de outros estilos e modalidade são considerados "membros" das famílias existentes, mas isso não significa que sejam parte desta linhagem...
                                          Para que um praticante seja reconhecidamente um representante de uma linhagem familiar, é necessário que alguns quesitos sejam preenchidos, primeiramente temos que compreender o que é uma família de Wing Chun, fato este que dificilmente é explicado em redes sociais ou qualquer outro meio!
                                             Uma "família" do Wing Chun é constituida de pessoas que fazem parte de uma instituição legitimamente herdeira de escolas oriundas da China, ao qual tem como representatividade, gerações de Mestres que se desenvolveram em suas técnicas e participam da mesma árvore geneaológica do estilo, nestes casos, são todos oriundos das mesmas escolas pioneiras desde sua fundação em 1664, pela matriarca do estilo a  monja Ng Mui, criadora do estilo Wing Chun em 1664. Desde sua criação, o estilo Wing Chun teve diversos representantes "diretos" dos herdeiros desta nobre arte. A primeira geração pós criação do estilo por Ng Mui, foi sua aluna Wing Yin Chun que para algumas vertentes históricas jamais existiu, porém a versão mais aceita pelos praticantes afirma sua existência histótica.
                                               Fato este que leva o nome do estilo em sua homenagem, posteriormente a morte de Ng Mui, sua aluna W.Y. Chun, tornou-se a primeira linhagem do estilo e única representante, até então, Assim nascia a primeira "linhagem" do Wing Chun...
                                                 Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Tao), A discípula de Ng Mui e herdeira de seu estilo, ensina ao marido a técnica e este o aperfeiçoa pois  já possuía conhecimento de artes marciais antes de desposá-la... Nesta situação em que marido e mulher juntam-se para o aperfeiçoamento do estilo, nasce uma nova linhagem, não de Ng Mui mas sim de sua discípula, a linhagem de Wing Yim Chun e consequentemente de seu esposo Leung Bok Chau, nascendo assim a 2ª linhagem ramificada do estilo, que por sua vez, não possuia mais as mesmas característica do estilo criado por Ng Mui, pois foi modificada pelo casal...Neste caso podemos afirmar que a "família Wing Chun" mantinha sua permanência, mas ao mesmo tempo a linhagem que seguiu-se alterou o rumo da história, o estilo até então era chamado de "Weng Chun Bak Hok Pai" - Weng Chun da Garça Branca da província de Fujian, posteriormente seu nome foi modificado pelo casal, ao qual passou a chamar de "Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun)  "!

Resumo:
                                           Assim sendo, o estilo criado por Ng Mui "a monja", teve como discípula e sucessora a jovem Wing Yim Chun, que por sua vez, junto de seu marido Leung Bok Chau codificaram o estilo dando-lhe o nome de Wing Chun Kuen, nome este que é usado pela maioria de seus sucessores...Assim nascia a primeira família do estilo, a família Leung...O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como: "Eterna Primavera ou Linda Primavera" e a palavra Kuen significa literalmente "punhos".

A 1ª Família: De Leung Bok teve herdeiros no estilo, sendo passado a Leung Lan Kwai sucessor na sua linhagem, que em seguida, sucessivamente ensina-o para Wong Wah Bo e Leung Yee Tei...Assim, a família Wing Chun Kuen já estava na terceira e quarta linhagem de sucessão respectivamente, até que ambos escolheram o jovem  sucessor destes, seu nome: Leung Jan (considerado Rei do Wing Chun) e quinta geração de aprendizagem do estilo. que por sua vez,  modificou algumas técnicas e passou para  seu aluno Chan Wah Sun e seu filho Leung Bik, sendo estes considerados a 6ª geração do estilo e a 7ª linhagem consecutivamente.
                                              Notem, desde a criação do estilo por Ng Mui, houve três alterações no estilo até o período de sete gerações (linhagens). Sendo que na sétima linhagem (Leung Bik) também criou alterações no estilo, introduzindo chutes altos no estilo, fato este que criou divisões no estilo, que possuia chutes de altura baixa e médio até então! Chan Wah Shun teve 16 alunos diretos, cada qual posteriormente propagaram o estilo, sendo assim, mais 16 famílias surgiram no estilo, sendo que "todos" os herdeiros atuais devem suas origens  aos alunos de Chan Wah Shun até a atualidade! São eles:
   Entre os 16 alunos do falecido Mestre Chan Wah Shun podemos citar como herdeiros do Wing Chun, bem como representantes de linhagens até os dias atuais:
 Jiu Wan -11º
(Wong) Li Chen -14º (Ao qual represento atualmente a linhagem, por ter sido o sucessor direto de meu Mestre Chen Lo, este aluno de (Wong)Li Chen
(Chu) Chung Man - 9º ( amigo pessoal de Ip Man,  mais tarde responsável pela linhagem Weng Chun Chi Sim)
Chang Fay - 8º
(Li) Fung Wü -5º 
Ng Siu-lo (吳小魯) (1º)
Ng Chung-sok (吳仲素) (2º)
Ho Hon-lui - 6º
Lui Yu-chai -10º
Yiu Choi -13º
Chan Yu-gum  (Chan's son) -15º
Yip Man (葉問) (last) -16º
Lao Fay -Wong -12º
Chang  Yu Wah-  (人華)   
 
 
                                       Atualmente muitas linhagens desses 16 alunos de Chan Wah Chun, transmitiram seus ensinamentos para novas gerações, um destes 16 alunos se destacou mundialmente (Ip Man), pois ele treinou com as duas principais vertentes, com Chan Wah Chun até a sua morte e posteriormente com Leung Bik, unificando novamente as duas técnicas destes dois Mestres...
                                        Os demais 15 alunos de Chan Wah Chun deram continuidade aos ensinamentos, criando cada qual a sua linhagem dentro da mesma família. Sendo assim, a maioria das escolas existentes na atualidade, derivam destes 16 herdeiros diretos do Mestre Chan Wah.
                                          Proliferando-se pelo mundo inteiro, as famílias gerarão novos herdeiros, novas linhagens, só esperamos que sem muitas modificações futuras, para isto os atuais Mestres das linhagens devem buscar a unificação do estilo, se isto ainda for possivel...
 
Resumo:
Famílias do Wing Chun = Alunos diretos de uma linhagem de gerações do Wing Chun...
Linhagem= Os alunos sucessores dos Mestres diretamente, que fazem parte de uma hierarquia sucessora histórico- familiar do Wing Chun
 
Grão Mestres = Mestres herdeiros diretos na sucessão da linhagem, fato este que somente ocorre após o falecimento do Mestre em exercício... Mestre dos Mestres! 
 
Mestres = O praticante ao qual atingiu alto nível de conhecimento de sua arte, que atingiu o tempo necessário para criar sua própria linhagem... 
Discípulo = Todo praticante que é ensinado diretamente pelo Mestre e desenvolve diversas aplicações de ensino, sendo este preparado para se tornar mentor (professor) de novos praticantes, considerados "alunos ou instrutores". podendo ser este discípulo o  sucessor na linhagem do Mestre, se assim o queira como tal!
Aluno= Aspirante aos conhecimentos de um estilo, sem que com isto busque as atribuições como mentor ou educandário de um estilo, nem pretenda profissionalizar-se na arte praticada!
 
 
 
By
Great Master Makáo -  3ª ª lignage of (Wong) Li Chen
 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Os efeitos posteriores ao atingir os pontos vitais!

                                         Em um confronto físico provocado por um combate, golpes são mais efetivos quando são direcionados aos pontos mais frágeis do corpo do oponente, tido pela maioria das artes marciais, como "área mole".
                                       Existem determinadas regiões do corpo que são estruturalmente mais frágeis e que não podem ser fortificadas com treinamento, seja por não possuir uma estrutura muscular para proteger a área em questão, seja por explorar um ponto de estrutura óssea mais vunerável.

                      

                                 Uma das maiores dificuldades de praticantes de artes marciais é encontrar a região correta dos pontos vitais ou como singularmente são chamados "pontos de pressão e de impácto".

                                                 Sendo assim, podemos acreditar na necessidade de estudos mais abrangentes no que se refere ao estudo de ponto tidos como impactantes e reconhecidamente "perigosos", há um raciocinio rápido que você pode usar para encontrar alguns pontos de pressão ou de impácto.

                                                  A partir do topo da cabeça meça um palmo de sua mão para frente, para trás e para os lados. a cada palmo que você medir a ponta de seus dedos estarão provavelmente sobre um ponto vital. Por exemplo, medindo um palmo para a frente, seu dedo mínimo vai tocar a base de seu nariz, um ponto de pressão. seguindo a diante ele tocará na garganta, outro ponto de pressão, e seguindo medindo em "palmos" você passará pelo fim do osso externo no plexo solar, dois dedos abaixo do umbigo e por fim genitália. lembrando que medindo para trás e para os lados também há pontos de pressão ou de impáctoonde poderão serem facilmente reconhecidos!  

                               Cada ponto de impácto requer extremo cuidado ao serem atingidos, algumas vezes um ponto vital ou de impácto, que aqui chamaremos de V.I.P( Vital Impact Point), ao ser atingido por um soco, pode refletir  efeitos diferentes de impácto, em relação a chutes, cotoveladas ou até mesmo golpes com a ponta dos dedos  e golpes com a palma da mão...
                                                   Fica claro que dependendo da técnica a ser usada em um golpe, o V.I.P sofrerá diferentes formas de resultados e lesões, que se diferenciam uma da outra por quatro descrições de impácto e método aplicativo, são eles:

-Golpes de força impactante- São os golpes que usam a força como referência e na maioria das vezes buscam lesões e fraturas...

-Golpes de pressão localizada-São os golpes que provocam espasmos, convulsões e desmaios....

-Golpes de velocidade e de impácto superficial- São golpes que bloqueiam as informações neuro musculares e irradiam pelo corpo por meio de da dor momentânea, irradiam também por um bloqueio dos reflexos, causando pequenas hematomas localizados

-Golpes de velocidade e impácto profundo- diferente dos golpes superficiais, os golpes de impácto profundo provocam paralesias por segundos, minutos ou até mesmo horas...Na maioria das vezes estes golpes buscam atigir ligamentos, articulações e tendões!

                                       Abaixo  irei levar ao meu leitor e visitante algumas características destes pontos e quais os sintomas sofridos ao serem atingidos por golpes:

Olhos

Qualquer golpe direcionado aos olhos pode causar um ferimento sério, senão permanente. Além disso, o alvo ficará atordoado durante o ataque e  permanentemente cego, caso seja atingido pela ponta dos dedos, chute com o calcanhar ou golpes com a ponta do cotovelo.


Lateral do nariz:

 Na maioria das vezes os golpes aplicados nesta região, causa atordoamento, dor, hemorragia e pode causar uma bela fratura, mas existem evidências de uma terrível paralesia facial, caso o golpe seja realizado de baixo para cima!


Abaixo do nariz:

 Um golpe de pressão impactente causa dor e atordoamento. um golpe forçaImpactante  causar uma fratura ou até a separação da cartilagem da estrutura óssea.


                                                    Vídeo sobre pontos vitais

                                                

  

Queixo:

Um golpe moderado em sua parte frontal pode causar um knock down, perda de equilíbrio e atordoamento. um golpe forte pode deixar inconsciente ou até mesmo provocar a paralesia facial momentânea que pode variar de uma hora até meses...

  Orelhas: Um golpe com as mãos em forma de concha pode causar danos internos, romper os tímpanos causando surdez, desequilíbrio e desorientação. um golpe contundente causa grande dor nesta área, mas golpes aplicados como socos provocam abalos temporais que podem provocar bloqueios neurologicos parciais ou totais.

 Abaixo da orelha:

Aproximadamente um dedo abaixo da orelha há uma cavidade onde um feixe de nervos passa, tornando o lugar um ótimo ponto de pressão, podendo ser golpeado com a junta ou com a pressão da ponta dos polegares, causando dor intensa e provocando bloqueio dos reflexos  e até mesmo perda de movimento facial, vista turva ou espasmos faciais.

Cavidade da garganta:

 Um forte golpe na traquéia pode causar danos seríssimos e facilmente a morte, principalmente se o goilpe seja aplicado lateralmente, já que um golpe frontal não é tão grave como o lateral, pois o golpe aplicado lateralmente não possui resistência da traquéia .

Têmpora:

 Um golpe de velocidade e de impácto superfiucial nesta área, pode facilmente causar desorientação ou inconsciência, já sendo aplicado chutes ou joelhadas determinam possiveis condições de hemorragias ou traumas cerebrais.

Septo:

Um golpe moderado causa dor intensa e hemorragia.

 Dentes da frente:

Área onde um golpe de profundidade, pode causar fratura de ossos e dentes quebrados sem dificuldade.

Lateral do maxilar:

 Um golpe nesta área pode fraturar a mandíbula, gerar bloqueios nervosos ou paralesia facial quando atingido lateralmente .

Artéria carótida:

 Um golpe de velocidade superficial pode causar desorientação, enquanto um golpe forte pode levar a inconsciência, e um golpe de profundidade com os dedos, a uma insuficiencia vascular.

Laringe:

 Um golpe nesta área causa dor e asfixia, podendo provavelmente causar danos a caixa vocal. Assim como a traquéia, um golpe forte aqui pode levar a morte.

 Clavícula:

 Além da dor, um gope de alto impácto neste ponto pode causar a quebra deste osso, incapacitando o braço e o ombro, algumas técnicas de chutes de cima para baixo podem provocar lesões torácicas e até mesmo lesões pulmonares futuras

. Plexo solar:

Um golpe frontal e de velocidade com profundidade nesta área, faz o oponente perder o ar e dependendo da intensidade da penetração do golpe, pode levar a dano nos orgão internos e a inconsciência e hemorragias internas.

Costelas flutuantes:

 Um golpe nas costelas possuem impácto de pressão torácica e possíveis danos ao pulmão também causa a perda de ar, quebra das costelas e possivelmente ruptura dos orgãos próximos.

Rádio:

Este osso ao ser golpeado pode deixar a mão entorpecida, além de poder ser quebrado, mas o maior comprometimento nestes casos fica restrito a falta de mobilidade parcial.

 Parte interna da junta do cotovelo:

 Um golpe aqui faz o braço se dobrar e causa bastante dor. um golpe mais intenso pode entorpecer , gerar paralesia momentânea ou até mesmo desligamentos de tendões e lesões nervosas do membro atingido, principalmente quando sofre ação de deslocamento total.

Parte externa da junta do cotovelo:

 Um golpe duro nesta área pode romper a junta, incapacitando o braço, sendo necessário uma cirurgia para a reparação.

Monte interior do braço:

 Contanto três dedos a partir do pulso em direção do cotovelo, um golpe nesta área causa dor e o entorpecimento dos flexores do pulso.

Pulso:

 Dor e danos aos ossos com um golpe de profundidade e pressão. Segurando o punho é possível aplicar pressão para quebra-lo causando muita dor.

Orgão genital:

 Principalmente no caso dos homens, pode causar dano nos orgãos reprodutivos, dor invariavelmente incapacitante e até inconsciência.

Área interna da coxa:

 Além da dor na coxa, um golpe nessa região causa o entorpecimento da perna, perda de equilíbrio dos membros inferiores, espasmos por todo o prolongamento da perna e perda de sensibilidade dos pés momentâneamente.

Joelho:

Um golpe contundente pode deslocar o osso e/ou impossibilitar a capacidade de andar, os chutes nesta região ao serem aplicados lateralmente podem afetar os miniscos e por fim gerar perda de mobilidade, havendo crepitação com movimento de flexo-extensão.

Peito do pé:

 Essa área ao ser golpeada pode acabar em um osso deslocado ou quebrado, facilmente deixando o alvo incapaz de andar e correr, porém se o golpe sofrido nesta região for exercido com pressão poderá ocasionar lesões paralelas onde seja necessário cirurgia!.

Base do crânio:

Um golpe nesta área faz o cérebro receber a onda de choque do impacto, podendo causar inconsciência, desalojar uma vertebra ou ainda causar danos a base da coluna, todos os golpes nesta região podem provocar inúmeros  efeitos, dependendo condução do golpe . . .Fica claro que ao se tratar da "nuca" a paralesia pode ser evidenciada caso haja uma fratura de vertebra ou falta de circulação sangüinea ao cérebro!

 Quarta vértebra cervical:

Além de ossos quebrados, golpes nesta área podem causar paralisia ou morte.

  ombro:

 Um golpe aqui pode diminuir o fluxo de sangue para o coração, causando paralisia e dormência.

Terceira vértebra lombar:

 Além de uma fratura óssea, um golpe nesta área pode causar rompimento de discos vertebrais levando a dores fortes e caso haja fratura de vértebras pode levar a paralisia.

Parte Inferior das costas(torácica):

 Um golpe nesta parte do corpo quebra costelas, lesiona musculos e pode causar paralisia. 

 Rim:

 um golpe pode lesionar o Rim e provocar o falecimento deste orgão ou provocar insuficiência renasl posteriormente. Na maioria dos casos quando aplicados golpes de profundidade com chutes diretos nesta região!

Cóccix:

 Golpear essa área causa fratura óssea, impossibilitando-o de sentar e causando o entorpecimento das pernas.

 Articulação do quadril:

 Ruptura dos ossos, dormência das pernas, redução da circulação e incapacidade do oponente de se sentar, dor profunda e desequilíbrio sensorial.

Base da coxa:

 Próximo as nádegas, um golpe nesta área causa intensa dor e entorpecimento.

Atrás do joelho:

 Um golpe nesta região dobra o joelho e pode causar um deslocamento osseo.

 

 Canela:

Contusão, fraturas e muita dor...

Tornozelo e dedos do pé:

 Assim como o peito do pé, essa área ao ser golpeada pode acabar em um osso deslocado ou quebrado, facilmente deixando o alvo incapaz de andar e correr.

 

 Tendão de aquiles:

 Golpes nessa área podem causar contusão e ruptura do tendão, impossibilitando o alvo de andar.

Dedos:

 Além de fraturas e lesões, os dedos podem ser usados em chaves de articulação para manipular os movimentos do oponente.

By Great Master Makáo

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Wing Chun ...nada mais!

  

                                            Cada vez mais o Wing Chun, vem surgindo com evidência em todos os meios de comunicação e nas redes sociais, o crescimento de novos praticantes desta arte marcial, supera em muito as expectativas das escolas e Mestres! O Wing Chun sem dúvida vem trazendo ao mundo uma nova abordagem de defesa pessoal, mesmo sendo uma arte com mais de quatrocentos anos de existência, somente agora atinge seu reconhecimento global, como sendo uma arte marcial inteligente e reconhecidamente eficaz...
                                              O que difere o Wing Chun das demais artes praticadas, está diretamente ligada a sua mobilidade prática, na aplicação dos golpes e a fluidez de sua dinâmica e velocidade. O conceito principal do Wing Chun reflete seus fundamentos quando determina que a velocidade, a precisão dos golpes e equilíbrio corporal, supera a formalidade dos golpes regidos pela força, tão exigidos em outras modalidades marciais... Fica claro que para muitos praticantes marciais, o Wing Chun parece à primeira vista, um estilo aparentemente desprovido de agressividade, terrivel engano. Seus movimentos circulares e golpes em linha direta, propiciam o menor desgaste de energia que as demais artes, a velocidade e exatidão nos golpes, bloqueios e defesas aplicadas com ataques simultâneos, quebram a maioria das teorias a respeito de que a força, supera a velocidade!



                                                 O universo amplo das artes marciais não questionam as enormes vantagens deste estilo de Kung Fu, primeiramente no que se refere na dinâmica corporal, pois o Wing Chun não exige movimentos que dificulte a dinâmica corporal, simplesmente flui movimentos que fazem parte dos instintos e percepções nerentes aos seres humanos, de formas simples e naturais!
                                                  Um bom praticante de Wing Chun, só aplica seus golpes para evitar o confronto desnecessário, utiliza o minimo possivel de seu esforço físico, busca eliminar por completo a resistência do oponente e dar fim no combate a mais breve possivel, o praticante de Wing Chun "quer acabar rápido com a luta e se desvencilhar do confronto".
                                                  A agressividade não é uma de suas características, mas isto não significa menor consistência em seus golpes! A maioria das técnicas marciais enfatizam golpes de braços e pernas com índices altos de stress muscular, propondo golpes de extrema força desprendida. Já no Wing Chun, por se tratar de um estilo criado por uma mulher, busca eliminar o uso da força, em seu lugar, propõe ao praticante movimentos contínuos de ataque e defesa, aplicando golpes em um determinado e único alvo por diversas vezes!
                                                   O Wing Chun para ser praticado, não exige de seu praticante, um perfil atlético ou com característica de "armários (robusto e forte)" .
                                                    Esta arte se molda as necessidades de seu estudante, com golpes curtos, médios e longos, recria a condição necessária para um bom desempenho seja qual for as características e biotipos de seus praticante!
                                                     Acima de tudo, possibilita facilmente com que uma mulher possa defender-se do ataque violento de um homem e ter êxito e eficácia em seus golpes,  para muitos pode parecer impossivel, mas é isto que ocorre com a prática do Wing Chun!   
                                                      Os homens aprendem a sutileza de um golpe flexível e harmonioso, onde a velocidade supera a brutalidade, no entanto as mulheres, aprendem a fluir a objetividade aliada a golpes nas áreas conhecidas como "áreas moles" do corpo do oponente!



                                                      Vivemos na atualidade momentos de insegurança social, em um mundo cada vez mais  violento em que a vida é colocada em risco a cada minuto, as pessoas não querem se tornar grandes lutadores, nem participar de eventos competitivos, nem tão pouco dispõem de tempo para praticar horas e horas diárias, o Wing Chun é a solução para as pessoas que desejam uma arte marcial que respeita as características do indivíduo e não exige mais do que temos a oferecer.
                                                      O mundo não tolera mais violência, não aceita mais técnicas que estimulem mais violência do que podemos suportar, sendo assim, o Wing Chun fornece ao seu praticante o reconhecimento de seu potencial sem torná-lo uma "máquina humana de matar", isto é um conceito ultrapassado, sem qualquer característica de respeito pela vida humana, mesmo assim, muitas artes marciais insistem neste conceito ultrapassado, como se estivessem ainda no tempo do Coliseu de Roma!

"Uma arte marcial não se mede pela brutalidade, mas sim pela sua eficiência em evitar o pior, isto é Wing Chun!"... By
                                                                            Great Master James Makáo




                                              
                                             
         

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Wing Chun 初級詠春拳 defesas sem complicações..método da linhagem (Mestre Wong) Li Chen- Mestre Chen Lo - Mestre Makáo.


  

 

 

 

        WING CHUN SEM COMPLICAÇÃO... MÉTODO MESTRE WONG ( 1890 - 1944)

 

 

                        ESCOLA CHAN WAH SHUN(陳華順-1836–1909 )

 

 

Formas:

 小念头.
 Sin lim Tao -Pequena grande idéia - Movimentos básicos do Wing Chun que empregam técnicas de punhos básicos...

 

寻桥

Siu Kiu- Movimentos que permitem o deslocamento do adversário em um determinado momento de ataque, propiciando esquivas e golpes multlipos!

 

飛飛

Nin Lan Fay - Uma série de movimentos que dividem-se em sequências de 4-

8-16-32-64 posturas de punhos...Praticado somente por algumas famílias do Wing Chun.

 

镖指

Biu Gee- Sequências posturais laterais e frontais, com objetivo de proporcionar ao praticante movimentos de defesas multiplas.  

 



Métodos de defesas de punhos do Wing Chun

                                              

 Soco de distância:一拳遠 (Gum sao 沉) 手                         As qualidades deste tipo técnico de desenvolvimento, buscam reduzir o tempo de um determinado golpe, seja com socos ou chutes, baseiam -se principalmente na aproximação máxima do oponente, deferindo golpes contínuos em um menor índice de tempo!



Soco de  travessia da ponte:打穿    (Xun Chiu寻 )

É a técnica do Wing Chun onde o objetivo principal é alinhar-se com os punhos em um vetor direcionado ao eixo central do oponente em linha reta, mesmo que as defesas possam ser circulares, os objetivos de contra -ataque reagem em linha reta.... 



 Soco de aderência:棒 (Chi sau 手)

Quando falamos sobre "aderência", estamos citando a qualidade de defesa ao qual não bloqueia pela força de impacto, mas realiza o bloqueio pela pressão exercida no golpe deferido, esta técnica evita o impácto pela pressão exercida, diminuindo assim, a velocidade do golpe do oponente. Seria o mesmo que um golpe ser defendido com um travesseiro, absorvendo o impacto...

Soco deslizante:滑動衝  (Tan sao 摊手)

Um golpe de ataque pode ser facilmente desarmado a partir do momento em que o praticante de Wing Chun evita o avanço de ataque por meio de deslizamento de defesa, seria o mesmo que o corpo inteiro fosse banhado de óleo, desviando o golpe ao invés de impactár o golpe! Na maioria das vezes um praticante de arte marcial projeta-se em direção ao impácto do golpe, o Wing Chun tem como dinâmica do movimento, "passar" pelo golpe e aplicando um contra golpe mais efetivo e inesperado onde a velocidade é seu principal critério, aplicanco assim em média cinco golpes contínuos!  



Soco de mergulho:跳水衝 (Garn São 耕 手)

Este golpe exige acima de tudo extrema velocidade com socos curtos e impactando todos os golpes no mesmo alvo, sua característica principal é a ação progressiva do soco com os punhos abertos e braços relaxados, contraindo o braço no último instante de impácto fechando o punho no último momento de forma contraida.



Soco Inverso de penetração:紡紗衝 (Tan sao 摊)手

Este tipo de soco é profundamente penetrante, exatamente pelo fato que ele gira ao atingir o seu alvo, como exemplo poderiamos imaginar como sendo um "soco parafuso", girando 180° graus no momento do impácto.



Bloqueio giratório de antebraço:前臂塊-     Chi Sau粘手

Um dos principais métodos de bloqueio do Wing Chun, onde o antebraço circula o golpe do oponente desviando seu trajeto! Como um mergulho de um golfinho!



Pêndulo dos punhos que enganam:嘴硬衝 (Fuk sao 伏 手)

A leveza e o movimento pendular dos socos, são uma das principais técnicas do Wing Chun, nestes casos, o soco muda sua trajetória de forma ondular, no meio do trajeto, desviando a atenção do oponente com golpes falsos, atraindo a defesa para alvos falsos de ataque!



Soco de agulha da Garça Branca:沖床 (zhǐ - tsií 指)

Este soco é usado principalmente no método da linhagem do Honorável Mestre (Wong) Li Chen, linhagem ao qual represento na atualidade, sendo que muitas famílias do Wing Chun mundial não praticam este tipo de punho. Ele se baseia no soco em punho, mas com o principal objetivo de aplicar o golpe com a ponta do dedo polegar...



Soco do arco ou que transforma:沖壓射手 (Huen sao 圆 手)Aplicação deste soco é diretamente ligado ao ato de puxar o adversário no mesmo momento que deferi o soco, traz o oponente em sua direção e ao mesmo tempo soca em direção oposta ao movimento do atacante!



Pernas que circulam:步行

São movimentos em que o praticande do Wing Chun, movimenta-se com um passo para fora do movimento ou percurso do oponente, podendo assim deferir golpes na lateral do corpo ougolpes em sequência nas costas do atacante..

 

Pernas que perseguem:步行

Os movimentos nestes casos, buscam manter um passo adiante no momento do ataque do adversário, sempre buscando ficar com uma das pernas à frente e no meio das pernas do atacante, impedindo seu movimento de ataque!



braços e pernas que projetem:腿  (Lap sau 拉手)

Este tipo de ação, bloqueia o chute do adversário na sua trajetória, com um bloqueio com o pé na altura do joelho antes que o chute do oponente tome altura de impácto!



 

 Wing Chun, escrito também Ving Tsun, Wing Tsun, Win Tzun ou Ving Chun; dependendo da escola ou organização que o ensine ou do dialéto chinês empregado!

 

 

                                       By Great Master Makáo

domingo, 22 de julho de 2012

As tradições do Templo Shaolin...Tradition of the Shaolin Temple -少林寺的傳統

                                    

                                      Muitos conceitos e especulações são feitos em relação aos Templos Shaolins, mas como vivem os monges? Como é o dia à dia dentro do Templo? Qual é a hierarquia  no Templo Shaolin? Existe uma meta a ser atingida no caminho monásquico destes Templos? É sobre isto que iremos analisar em minha postagem, veremos como é a vida, religião e costumes dentro de um Templo Shaolin...



A VIDA NO TEMPLO




Seria difícil descrever um dia “comum” na vida de um monge Shaolin “comum” porque como na maioria das outras atividades humanas cada dia e cada vida era diferente. O que podemos tentar é um tour pelo templo (baseado numa história oral do templo de Cantão) como existia até por volta de 1915. As características são generalizadas, mas têm a intenção de dar uma idéia de como realmente era.
                                                A região externa ao templo contém uma variedade de jardins agriculturais onde a maioria da comida dos monges era plantada.
                                               Os muros frontais, entretanto, eram ajardinados de forma a refletir os conceitos Shaolin de paz e harmonia. Pinheiros e bambus são cuidadosamente colocados na linha de aproximação, mas uma área gramada separa os portões da frente das árvores. Esse “canal” tem aproximadamente 12 metros de largura, e provê uma área sem cobertura para dificultar a invasão potenciais intrusos. Também é aqui que a maioria da prática de armas acontece . A entrada principal é barrada por dois enormes portões de madeira, que se fecham em ângulo exato entre si; um abre como uma porta comum e o outro desliza lateralmente da parede à outra porta, provendo proteção extra contra ataques. Normalmente os portões frontais são usados em ocasiões cerimoniais como a promoção de um monge. Hoje o portão está fechado, então devemos entrar por um menor em um dos muros laterais.
                                            Conforme você anda pelo muro lateral pode observar alguns monges tocando instrumentos musicais tradicionais ou participando de uma discussão filosófica com um monge mais experiente.  Acredita-se que a maestria somente se alcançava com a obtenção de harmonia do corpo, mente e espírito.


                                           Cada monge, portanto, era versado e mais do que artes marciais, o que na verdade era considerado um dos menores níveis de conquista.
                                          O kung fu gerava uma paz de espírito através da compreensão das capacidades marciais que desenvolvia, mas era usado principalmente para disciplina física. (Esperava-se que essa disciplina fosse usada para aperfeiçoar a pessoa como um todo.)
                                           Entra-se por um estreito portal de pedra e passa por outro jardim, possivelmente plantado com uma variedade de flores. Num pequeno pátio adjacente alguns discípulos estão treinando kung fu. Ao longo do muro há bancos onde os estudantes mais novos estão medindo roupas, fazendo cestas ou praticando caligrafia. Uma construção de pedra à esquerda é o celeiro, e logo a frente há mais monges fazendo farinha. A toda a sua volta há pessoas com suas tarefas mundanas, pois essa é a área central onde a comida é estocada e preparada; estudantes estudam e os negócios diários com o mundo externo acontecem. Uma estrutura larga há vinte metros à direita se parece com um templo, você entra e numa pequena área de templo com um altar, estátuas e incensos acesos no fundo da construção. Este não é o templo principal, mas uma área de meditação para discípulos e estudantes. É onde eles recebem suas instruções em meditação e visualização matinais e noturnas, e durante o dia os discípulos aprendem outros aspectos de coordenação.
                                         Pode-se notar que nem todos os habitantes são homens, e nem são todos os homens aspirantes a monges.
                                       O Shaolin se dedicou à universalidade da experiência humana, e não negou ninguém com qualificações para admissão
                                       Acima da entrada há uma placa vermelha com caracteres dourados que podem ser traduzidos em “Templo Shaolin”. Enormes portas de madeira estariam normalmente fechadas, exceto pelo fato de que o templo está em uso cerimonial.


                                      Acima da entrada os candeios são estátuas de meio a um metro de altura; ao longo da parede esquerda há várias encarnações de Buda, Bodhidarma e importantes patriarcas de Shaolin no decorrer da história. Na direita há descrições dos animais clássicos numa variedade de posições de luta, cada qual se postando com se estivesse se defendendo de sua contraparte humana ao longo do corredor. No final da longa parede há uma gigante estátua de Buda.

                                           No Cantão por exemplo, muitas salas serviam para duas ou três funções. Você podia estudar uma forma de garça na sala 4 às oito da manhã, praticar luta lá ao meio dia e voltar para exercícios de coordenação às cinco da tarde.
                                            Os Shaolins eram todos celibatários, eram principalmente guerreiros, estudavam principalmente kung fu, eram todos médicos treinados.
                                           Quando Bodhidarma instituiu as práticas que evoluíram no kung fu sua principal preocupação era de tornar os monges suficientemente fortes fisicamente tanto para suportar o estilo de vida isolado e o decepcionante e exigente treinamento que a meditação requeria. 
                                           Longos dias eram gastos aprendendo a ler e escrever, e caligrafia de qualidade era vista como sinal de boa educação. Os estudantes também aprendiam matemática, história, etiqueta, filosofias taoísta e budista, pintura, música, trabalho têxtil, agricultura, cerâmica e cozinha. Estudantes mais velhos e discípulos freqüentemente escreviam livros de história, poesia ou história natural, enquanto outros formavam grupos musicais (comumente com um mestre ou dois), pintura ou aprendiam medicina. Era um dos desenvolvimentos do lado cultural da vida fortemente marcada naquele que estivesse na comunidade Shaolin.
                                           Por conseqüência há preferencialmente uma grande quantidade de espaço construído para abrigar uma biblioteca, materiais de arte, área de música e outras práticas do dia-a-dia. Tais interesses eram ativamente encorajados e para novamente traçar um paralelo com as universidades ocidentais, esses monges eram ensinados a passar por sessões em comunidades locais. Monges itinerantes levavam arte, leitura, medicina e agricultura a vilas remotas enquanto as pessoas próximas ao templo vinham para sessões em todos esses tópicos. Principalmente, entretanto, eles vinham para ajuda médica e na agricultura, já que muitas vilas chinesas não eram tão ativas intelectualmente.




                                             Todas as artes do templo procuravam levar a pessoa mais perto da iluminação ao prover ferramentas para construir uma pessoa por completo, ou o que costumamos chamar uma pessoa da Renascença. Uma pessoa comum de muitos trabalhos, mestre em um ou dois, essas são as qualidades que definem um monge de acordo com aqueles que há muito fizeram essas designações na China. O Templo Shaolin tinha uma estrutura de classe limitada com três níveis principais: estudantes, discípulos e mestres. Na base estava o estudante (sihing), que continha a maioria dos indivíduos. Os membros desse grupo preparavam as refeições, lavavam as roupas e faziam as outras tarefas domésticas e trabalhos manuais.
                                       Poderiamos encontrar funções intermediárias tais como, a função de Instrutor (sifu), ,que na verdade era aquele que designava as funções dentro do templo e ensinava novas funções aos iniciantes, mais tarde o nome "sifu" designou professores de Kung Fu fora dos templos.
                                             A próxima classe do Shaolin era composta de discípulos (sisuk) .Eles eram estudantes que demonstraram ter merecimento para aprender as artes marciais do templo. Depois da entrada nessa classe eles ficavam de dois a cinco anos no estudo exclusivo das artes Shaolin de guerra e da medicina oriental(Acupuntura, Shia-Tsu, Do-in , Chi Kung).
                                        Os jovens iniciantes na arte do Shaolin, tem como princípio o desenvolvimento da diciplina humana em diferentes afazeres diários. Primeiramente ao levantar-se o jovem iniciante deve arrumar o seu leito, vestir-se com as vestimentas de "serviços" do tom marron e após alimentar-se, inicia os afazeres de limpeza do templo, que engloba a faxina do templo, limpeza das salas de oração, a manutenção das velas e incensos, cultivo e cuidados com hortas e semeio de alimentos. Isto ocorre a partir das cinco horas da manhã até as onze horas!
                                        Após estes serviços serem devidamente realizados, os adeptos tomam banho e trocam suas vestimentas para participar dos eventos de orações e estudos das escrituras do templo, acompanhados por monges específicos nos ensinamentos Taoístas e Budistas...Estes estudos ocorrem por duas horas, em seguida seguem para os exercícios e treinos de kung fu, cada qual em uma classe específica (alunos iniciantes, alunos adiantados, instrutores e por fim instrutores avançados), estes treinos são acompanhados por Mestres monges chamados de Xuán zàng dàshī (玄奘大師).
                                          Na sequência do dia, ainda terão que limpar os seus pertences, lavar sua roupas e por fim, treinar armas e meditar por duas horas, somente após cumprirem todas as tarefas, irão se alimentar e posteriormente limpar tudo, terminando seus afazeres por volta das vinte horas, retornando aos dormitórios! 
                                          

                                      Acima dos discípulos estavam os mestres (sigung), a quem tinha sido concedido o status de monges completos do templo. Esse título lhes foi concedido porque eles aprenderam completamente um sistema de artes marciais de seu templo e o aperfeiçoaram, atingindo portanto maestria técnica. Eles também foram bem sucedidos no aprendizado da filosofia do templo bem o suficiente para ensinar o que aprenderam. Os afazeres dos Mestres são restritos, acompanhando os jovens monges em todos os seus procedimentos, educando-os, ensinando a filosofia e cultura do templo. Muitos vivem uma vida toda em silêncio, sem soltar uma só palavra, são os Chén mò de hé-shàng (沉默的和尚), são Mestres da meditação, somente pronunciam com palavras os livros sagrados e seus ensinamentos...Ainda iremos encontrar os Mestres da filosofia e artes da medicina, bem como os monges que são estritamente voltados a organização do templo, todos eles comandados pelo "monge honorável do templo!

                                     O título de “grão-mestre" (sidaigong), não é uma hierarquia tradicional, mas um termo modificado para indicar que o mestre também ensinou estudantes que atingiram o grau de mestre.


        
                   "A arte Shaolin é mais que treino nas artes marciais, são os aperfeiçoamentos do homem em todas as suas qualidades físicas, mentais, emocionais e espirituais, buscando tornar o indivíduo preparado para conviver harmoniosamente com o mundo a sua volta...
By Great Master James Makáo