Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 26 de março de 2012

Budismo 汉传佛教 e os templos Sholins 少林

                                  A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerada a mais importante para atingir o estado de Nirvana (luz da consciência).  O budismo não é  uma religião, mas um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidharta Gautama (563 - 483 a.C.), também conhecido como Budha.
                                     A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir:  não maltratar os seres vivos não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar vícios.  Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará a compreensão da vida.
                                      Baseado nestes fundamentos, o Budismo cresceu por toda  a Ásia, tornando-se uma parte fundamental dos ensinamentos e aperfeiçoamentos das artes marciais. Seu principal divulgador sem dúvida foi bodhidharma, monge indiano que levou para a china seus conhecimentos sobre o budismo, criando assim o primeiro elo entre a filosofia indiana e os templos Shaolins! 
                                                   Ali pelo ano de 525 da era Cristã, atravessou a fronteira Chinesa, vindo da Índia, pelo "Caminho da Sêda", o 28º patriarca do Budismo que chamava-se Bodhisatva Avalokitesvara Bodhidharma, (mais conhecido na China por Ta Mo), esse monge constatou a diversificação dos dogmas do Budismo Chinês e, em busca da Iluminação, ingressou no Templo Shao-Lin, na província de Honan e, pôs-se a meditar durante nove anos frente a um muro.
                                                     Terminando o período de meditação, tomado por um acesso de mística, Bodhidharma recodificou o sistema ginástico denominado Kung Fu, filosoficamente comparou-o aos movimentos do animais e uni-o a um característicos "modus vivendi" estreitamente unido a natureza. Na mesma época, revolucionou o pensamento búdico universal, redescobrindo a meditação como forma de redescobrimento (ver postagem neste Blog, sobre Bodhidharma).

                                                   O Budismo na China (汉传佛教), é um ramo do budismo que é originário da China e é uma das três maiores escolas de filosofia junto com o confucionismo e o taoísmo. Ele influencia e é influenciado pela cultura chinesa, pela política, pela literatura e pela filosofia, ao longo de dois milênios de sua existência. Na verdade, os templos Shaolins bem como todas as artes marciais que foram originárias da China, mantiveram a tradição budista em busca do equilíbrio entre corpo e mente, podendo ainda, buscar como relação principal do individuo praticante, com estado de harmonia  diante da natureza e o ambiente em que vive! Nas artes marciais, leva-se muito em consideração a meditação, para que o praticante saiba evitar o ódio e a brutalização da mente ao praticar golpes de defesa e ataque!
                                                  Aprática das artes marciais no budismo reflete principalmente a necessidade do indivíduo, em se sentir apto e seguro em todas as esferas de sua existência, inclusive corporalmente...Assim nascia o Kung Fu Shaolin Quan.
                                                   O "Shaolin Quan" é tido como o estilo "mãe" de todos os outros estilos que carregam o nome "Shaolin", como o Bei Shaolin (Shaolin do Norte), Nan Shaolin (Shaolin do Sul) e muitos outros...
                                                   Uma destas técnicas é o Punho de Shaolin (ou punho da jovem floresta), caracterizado por sua destreza, velocidade e potência. Para seu aprendizado o aluno deve ter muita disciplina. Não há evidências conclusivas de quem criou o Shaolin Quan, algumas  linhas budistas afirmam ter sido Bodhidharma o seu criador!
                                                     Eis alguns pensamentos budistas que fazem parte do desenvolvimento do adepto nas artes marciais:

                                                   "Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o".
Budha...
                                                     "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo".

                                                        "É capaz quem pensa que é capaz"

                                                         "Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma"
.
                                                         "Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima".

                                                         "O segredo da saúde,mental e corporal,está em não se lamentar pelo passado,não se preocupar com o futuro,nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabia e seriamente o presente".
                                                          "Feliz aqueles cujo conhecimento é livre de ilusões e superstições"
                                                          "Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor."
.
BUDDHA!!!



                                                         Nos Templos Shaolins (Jovem Floresta), asa técnicas desenvolvidas para a defesa, foram denominadas com características budistas, estas técnicas originaram 13 tipos de "punhos" de lutas, que são os seguintes:


Xiao Hong Quan (punho vermelho curto)
Da Hong Quan (punho vermelho longo)
Qixing Quan (punho das sete estrelas)
Changhu Xinyimenquan ( punho da contemplação)
Luo Han Quan (punho do Monge)
Mei Hua Quan (punho da flor de ameixa)
Pao Quan (punho de trovão)
Jingangquan (punho do diamante)
Taizu Chang Quan (punho longo de Taizu)
Luo Han Shiba Shou (18 mãos do monge)
Tong Bi Quan (punhos da terra)
Liu He Quan (punho das seis harmonias)
Xin Yi Ba (punho da mente e do coração)
                                                        
                                                    Podemos notar que os golpes e nomes das técnicas buscam evitar a conotação destrutiva destes estilos de defesa marcial, buscando sempre legitimar os golpes com nomes elevados a busca do equilíbrio e paz com da natureza!

Símbolo tradicional de cumprimento budista, usado popularmente na China e no Kung Fu.
                 By
Great Master Makáo
                   

quinta-feira, 22 de março de 2012

Huo Yuanjia霍元甲 - O grande mestre da China!

                                         霍元甲Huo Yuanjia-1860-1910


                                   Falar de Kung Fu sem citar o Grande Mestre chamado  Huo Yuanjia, seria um sacrilégio contra a própria arte, pois este homem, reconhecidamente é visto como um heroi em toda a China.
                            Huo Yuanjia (Fok Yuen Gap, em Cantonês) nasceu em torno de 1867 a 1869 na Vila de Xianon, na comarca de Jinghai, em Tiajin; era o quarto filho de dez crianças de Huo En Di, seu pai. Hu En di ganhou a vida como segurança de caravanas que iam e vinham da Manchúria, mas a fonte de renda da família provinha do campo. A família Huo tinha uma longa tradição na prática do Wu Shu (Kung Fu), Huo Yuanjia, entretanto, nasceu frágil e suscetível a doenças (na infância ele contraiu Icterícia que afligiu-lhe periodicamente por toda a sua vida) então seu pai recusava-se a lhe ensinar Kung Fu.
                                    Em 1890, um artista marcial de nome Duo da província de Henan, veio visitar a família Huo. Seu comportamento desafiador provocou uma disputa com os boxeadores da família. Após observar uma demonstração do irmão mais velho de Huo Yuanjia, ele o convocou para uma luta. O irmão de Huo Yuanjia foi abatido, mas para a surpresa da família, Huo Yuanjia levantou-se e derrotou o adversário do seu irmão. Seu pai então oficialmente o aceitou e passou ao seu filho mais novo tudo o que sabia. Seu nome começou a se espalhar e ele logo começou a derrotar os lutadores vizinhos em competições locais. Essas lutas fizeram de Huo Yuanjia famoso em seu vilarejo e nas áreas vizinhas.
                                  A China estava praticamente um caos, fragilizada e politicamente confusa no fim da Dinastia Qing. O país ainda sofria um desastre natural um após outro no auge de uma severa opressão pelos colonizadores europeus. Os alemães dominaram a baía de Jiaozhou (Kiaochow), Shandong, e o vale Haung He (Hwang-Ho); Os Russos dominaram a península Liaodong e a Manchúria; os britânicos dominaram Weihaiwei e o vale Yangtze; os franceses dominaram a baía Guangzhou e uma série de outras províncias no sul.
                                   A fama de Huo Yuanjia vêio em 1901 quando respondeu a um desafio anunciado por um lutador da Rússia no parque de Xiyuan, Tianjin. O lutador tinha insultado abertamente o chinês, chamando o "Homem doente de Asia" e "Homens fracos do Leste" porque ninguém aceitariam seu desafio a uma luta.  Quando Yuanjia aceitou seu desafio, o russo que reivindicou ser o homem o mais forte no mundo perdeu. Huo Yuanjia perguntou ao russo se escreveria uma desculpa no jornal, que o russo foi obrigado segundo as informações recebidas
                                     Huo Yuanjia  foi o maior e mais famoso mestre de toda a China. Porém, após uma grande guerra, o país foi dominado por estrangeiros. Decididos a acabar com a auto-estima do povo chinês, os novos governantes organizam um torneio que contará com guerreiros de vários países. A idéia é mostrar a todos a superioridade dos estrangeiros frente aos chineses. Mas o que eles não esperavam era que Huo decidisse também participar da competição.

                                Ele respondeu a um desafio de um campeão de Wrestler (luta Livre) da Rússia no Park Xiyuan, em Tiajin, onde Huo Yuanjia tinha já obtido muitas vitórias. O lutador de Wrestler tinha inicialmente insultado os chineses, chamando-os de “Fracos da Ásia” e de “Os Homens Doentes do Oriente” porque ninguém aceitou seu desafio para uma luta. Huo Yuanjia aceitou seu desafio, e o russo, considerado o homem mais forte do mundo, perdeu. Ele disse através de um intérprete que sua derrota foi meramente uma performance combinada já que ele fazia dos desafios de luta um meio de ganhar a vida. Huo Yuanjia ao saber de tal declaração, pressionou para o russo se retratar através um pedido de desculpas ao jornal local, o que foi feito pelo estrangeiro derrotado de forma constrangedora.
                              Entre 1909 e 19l0, Huo Yuanjia , acompanhado pelos seus aprendizes Liu Zheng Sheng e Zahang Edna, viajou para Shangai duas vezes para aceitar um desafio em aberto pelo boxeador da Grã-Bretanha chamado Hercules O’Brien (Ou-Pin). O confronto foi precedido por um desentendimento sobre as regras pelas quais seria regido. O’Brien insistiu nas regras do boxe ocidental limitando os ataques dos punhos acima da cintura. Huo Yuanjia, noutra mão, era acostumado com as regras do Leitai chinês (BOXE CHINÊS) para desafios, que carecia de tais restrições. Eles finalmente aceitaram que o primeiro que nocautear seu oponente seria considerado vencedor. Huo venceu O’Brien e sua fama expandiu-se.
                                      Huo Yuanjia e seu filho à esquerda
                             

                         O Grão-Mestre Huo, fundou a “Chin Woo Athletic Association”





                                      Huo Yuanjia adoeceu gravemente e faleceu em 9 de agosto de 1910 aos 42 anos (alguns dizem que ele morreu em 14 de setembro de 19l0). Quando e como ele morreu ainda é discutido e encoberto em mistério. Sobre isso há rumores que ele teria sido envenenado pelos japoneses como vingança por terem sido derrotados durante a competição contra a equipe de Judô, mas isso é especulação. Alguns acreditam que Huo Yuanjia teria morrido devido a manipulação incorreta do seu medicamento e tratamento pelo seu novo médico que era chinês. Outros especularam que os colonos europeus estavam ameaçados pela ascensão do nacionalismo chinês e o teria envenenado.
Evidências indicam que sua morte foi devido principalmente a tuberculose pulmonar e ao seu tratamento. Um dos fatos que levaram a propagação do boato de envenenamento foi que o medicamento que ela havia usado foi testado pelos seus discípulos e descobriram que continha veneno, arsênico, que teria causando ruptura dos tecidos do pulmão.


                                    O que Huo Yuanjia quis dar aos povos de China era esperança e um sentido de orgulho com suas vitórias numerosas sobre os lutadores estrangeiros. Tornou-se conhecido como o melhor lutador das artes marciais no mundo naquela época.
                                  Atualmente, a Associação Atlética de Jing Wu  é uma das maiores organizações no mundo com filiais no Japão, em Hong Kong, em  Macau, no Vietnam,  na Malaysia, em Singapura, na Polonia, no Canadá, no Reino Unido, nos E.U., na Austrália, e na Suiça.  O filme Fearless (O Mestre das Armas, no Brasil - 2006) é uma história fictícia baseada na vida de Huo Yuanjia, que foi interpretado por Jet Li.. Huo Yuanjia criou três filhos e duas filhas, e teve sete netos e onze bisnetos.


Assista a luta de Huo Yuanjia com o russo, interpretado por Jet Li no filme " Senhor das armas" É SÓ CLICAR abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=zcEbN5ezt-8

domingo, 18 de março de 2012

Wing Chun - A arte de Ng Mui .吴梅大師 através dos tempos e suas linhagens!

                              

                                     Muitos me perguntam a respeito do Wing Chun e os Mestres que foram responsáveis pela longa história desta arte ao redor do mundo, pois bem, nesta postagem iremos apresentar estes grandes personagens das diferentes linhagens e famílias do Wing Chun, evidentemente fica difícil citar todos, mas irei postar as personalidades mais proeminentes no desenvolvimento deste estilo, deixo claro que isto não significa que não hajam outros Mestre de mesma  importância! Peço que postem em comentários outros nomes que não foram citados, para que eu possa incluí-los posteriormente!

 By-Great Master Makáo - 9ª  Generation of lignage -Great Master (Wong) Li Chen and Great Master Chen Lo.
                                  A história salientou o nome do Grão Mestre Ip Man 葉問 , como o principal divulgador do Wing Chun, este "Venerável"  Grão Mestre, sem dúvida é o grande codificador de diferentes linhagens do Wing Chun, seus filhos, Ip Chun e Ip Ching, são responsáveis pela divulgação deste estilo ao redor do mundo!
                                  Mas na verdade, existem muitos Grandes Mestres que não tiveram seus nomes divulgados pela mídia atual e mesmo assim, são reconhecidamente grandiosos nesta arte do Wing Chun!
                                    O que muitos praticantes não sabem, existem muitas vertentes e "Famílias do Wing Chun", que não são da linhagem de Ip Man, fato este não muito divulgado!
                                     Sem dúvida a Linhagem de Ip Man é a mais conhecida, pela grande divulgação de seu mais proeminente aluno (Bruce Lee李小龍 ), não apenas por este motivo, mas também pela grande influência que Ip Man causou quando tornou-se o codificador do estilo ao introduzir chutes altos no método, quando teve instrução de seu segundo Mestre LEUNG BIK(梁壁 )...
                                     Ip Man iniciou seus estudos com o Grande Meste Cha Wah Shun e treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos de graduação, onde teve como seu mentor Leung Bik, o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan 梁贊 , professor do Mestre de Yip Man. Esta história é profundamente comentada e descrita por inumeras postagens ao redor do mundo, não irei repiti-la pois existem diversos meios de informações na Internet! O importante é esclarecer para os meus leitores é que Ip Man não foi o único aluno de Chan Wah Shun, houve outros alunos e colegas que posteriormente, criaram suas "próprias ramificações", cada qual, tornando-se responsável por uma linhagem de herdeiros de Chan Wah Shun! 
                                      O Grão Mestre Chan Wah Shun  (陳華順), na época de seu falecimento possuia em sua escola em Foshan. , um total de 16 alunos, entre eles, Ip Man! Muitos de seus colegas após a morte do venerável Grão Mestre, ficaram na escola sob os cuidados de Ng Chang Sok (吳仲素) , sucessor do Grande Mestre!  Entre os 16 alunos do falecido Mestre Chan Wah Shun podemos citar:
 Jiu Wan -11º
(Wong) Li Chen -14º
Chu Chung Man - 9º ( amigo pessoal de Ip Man,  mais tarde responsável pela linhagem Weng Chun Chi Sim)
Chang Fay - 8º
(Li) Fung Wü -5º 
Ng Siu-lo (吳小魯) (1º)
Ng Chung-sok (吳仲素) (2º)
Ho Hon-lui - 6º
Lui Yu-chai -10º
Yiu Choi -13º
Chan Yu-gum  (Chan's son) -15º
Yip Man (葉問) (last) -16º
Lao Fay -Wong -12º
Chang  Yu Wah-  (人華)   
                               A maioria destes alunos foram responsáveis por outras linhagens do Wing Chun, mas todas mencionadas a partir da escola de  Chan Wah Shun  (陳華順).
                               Da mesma forma que a escola deste Mestre,  houve anteriores: 
                               O Grande Mestre Leung Jan 梁贊, anterior a Chan Wah Chun seu discípulo, teve outros alunos, entre muitos, se tem referências de seus filhos:  
Mestre Leung Jan tinha cinco filhos: Leung Bik, Leung Jee, Leung Chun, Leung e Yuen Leung Ko, sabe-se que pelo menos 3 destes filhos seguiram o Wing Chun e criaram suas próprias linhagens!
                                Portanto, existem centenas de ramificações atuais, todas  da mesma árvore, algumas ramificações mantém as mesmas formas criadas por Ng Mui 吴梅大師; ( Fundadora do estilo e abadessa em Henan, no mosteiro Shaolin conhecida também com o nome Wǔ Pai ​​Mei ou Ng Mui Pai  ), seu estilo fundado possuia muito mais movimentos e formas que na atualidade, acredita-se que de lá para cá, alguns praticantes adicionaram movimentos, enquanto outros retiraram movimentos de suas linhagens, mesmo assim, afirma-se existir um total de 54 ramificações desta árvore que iniciou em 1664, cada qual com seu perfil, mas todas da mesma procedência!
                                 De acordo com a genealogia de tibetanos  ", Ng ​​Mui" é o nome chinês do monge tibetano Jikboloktoto, tal fato fez com que algumas linhagens fora da China, afirmem que Ng Mui era "homem" e não uma mulher, fato que criou muita controvérsia, mas jamais aceito pela maioria de seus praticantes! Hoje fica muito difícil determinar a procedência de muitas escolas de Wing Chun, mas a própria História se  fundamenta em suas raízes, em seus legados de Mestres para discípulos, salvaguardando desta forma os verdadeiros valores desta nobre arte, tão difundida em todos os continentes do planeta!

                              Abaixo, uma imagem baseada em relatos e pinturas da época, que puderam por meio de estudos realizados, chegar a uma possivel retratação de imagem da Grande Fundadora do Wing Chun...Ng Mui, tais informações foram adicionadas a tecnologia da computação chegando a esta imagem, que também possibilitou a produção de um filme sobre a vida desta grande Mestra!

By Great Master Makáo.


quarta-feira, 14 de março de 2012

As diferentes formas aplicativas do Wing Chun

             

   Existe uma série de controvérsias no que se refere as diferentes formas aplicativas do Wing Chun (Vin-tsun ou Wing Tsun), fato este, ocorrido desde a sua elaboração por volta do ano de 1664, quando  a Monja Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo.
                 Segundo a lenda, partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e pela leitura da luta entre a serpente e a garça, Ng Mui criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, mas também tirava proveito delas.
                  A principal diferença, entre os estilos praticados até então, está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.
                  Devido a problemas políticos e por suspeitas de conspiração e atividades rebeldes, o governo Qing ateou fogo no templo Shaolin e declarou a monja N'g Mui, juntamente com outros mestres do templo, foras-da-lei. Fugindo então de Fujian, eles se dispersaram por diferentes partes do sul da China.
                  
                N'g Mui dirigiu-se ao distrito que fica na fronteira entre as províncias de Yunan e Szechuan, e se estabeleceu no "Bak Hok Koon", ou Templo da Garça Branca na montanha Tai Leung. Ao chegar a essa região, deparou-se com algumas técnicas inovadoras, levando-a a reformular o que já sabia, criando um novo sistema de combate.
               
                Lá, a monja aceita somente uns poucos alunos, dentre eles Yim Wing Chun , uma linda jovem
filha dum comerciante local, muito assediada por alguns locais, e por um rufião, que era temido por ser um bom lutador. A monja então, mediante exaustivos treinos, ensina sua técnica e conhecimentos à jovem.
               
                 Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Leung Bok Toa), comerciante de sal de Guangdong, por um acordo firmado pelos pais de ambos. A discípula então ensina ao marido a técnica e este o aperfeiçoa. Resolveu então, desenvolver as técnicas de sua esposa, a qual passou a chamar de Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun). Apartir daí, os ensinamentos de Ng Mui para sua discípula Yim Wing Chun, passaram por transformações, Transformações estas realizadas por seu marido Leung Bok Chau , que mais tarde é repassado ao médico Leung Lan Kwai, desta forma, novas linhagens foram sendo criadas do mesmo estilo originado dos conhecidos de sua "MATRIARCA" Ng Mui a monja!
                  Com o passar dos séculos a família de Leung tornou-se a representante do  estilo Wing Chun,
muitas escolas derivam destes ensinamentos. O sucessor destes foi Leung Jan (considerado Rei do Wing Chun), que modificou algumas técnicas e passou para Chan Wah Sun, Grão Mestre responsável  pela "reforma" do Wing Chun, este Honorável Grão Mestre, inicialmente teve apenas 19 discípulos aos quais treinaram diretamente sob sua supervisão,
De Chan Wah Sun e Leung Bik (filho de Leung Jan),o estilo difundiu-se em duas escalas paralelas, a primeira dentro dos conceitos  clássicos e a segunda forma pelos desenvolvimentos de chutes mais longos e altos atribuidos a Leung Bik.  Da linhagem de Chan Wah Chun 25 escolas tradicionais se desenvolveram e Leung Bik teve como seu principal discípulo Ip Man que também havia treinado com Chan Wah Chun  ao qual se atribui o desenvolvimento e expansão do Wing Chun até os dias atuais!
                    Ao passar dos anos e bem no começo dos anos 20, muitas técnicas de Wing Chun se diferenciam uma da outra, algumas com movimentos reduzidos, outras com movimentos mais abrangentes, mesmo assim todas seguem de certa forma os mesmos conceitos, apenas se diferenciam na aplicação de alguns golpes. Uns seguem técnicas de braços curtos, outros de braços médios ou longos, enquanto estilos mais antigos de Wing Chun, mantém o uso das três formas, sendo assim, aplicam tanto braços curtos, como médios e longos! Não existe técnica de Wing Chun melhor ou pior, apenas variações sobre o mesmo conceito e forma! Atualmente acredita-se existir em torno de 18 variações de Wing Chun, alguns usam pernas altasem seus chutes, por vezes  alguns estilos usam muito golpes de cotovelos e joelhos, outros mantem-se restritos em técnicas de chutes baixos e socos curtos, enfim, todas as modalidades de Wing Chun hoje são comprovadamente, uma das melhores e mais eficientes técnicas de combate corpo a corpo, independente da "linhagem" que representam, as técnicas apresentadas, possuem variações mas de forma resumida podemos aqui descrever as noções de base de estilo que é comum em todas as escolas: (Existem variações de pronúncia e escrita de acordo com o dialéto que é usado)
 1) Siu Lan Tao "pequena idéia". (Sin Lin Tao)
 2) Chum Kiu - "ponte que desaba". (Siu Kiu)
 3) Biu Jee "dedos penetrantes" (Bill Jii)
 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira"- Muk Jong
 5) Nan Lan Fay " caminho direto - Nin Lan Fay (Atribuido em poucas escolas a serem praticadas).
 6) (Bat chan Dao)- Facões borboletas
 7) Chi Sau , Lap Sau, Hö Sau - técnicas de chaves, contra chaves e bloqueios aderentes
 OBs: estas técnicas variam de escola para escola, com mais ou menos movimentos.

sábado, 10 de março de 2012

ÍNDICE DE IMPÁCTO DOS GOLPES NAS ARTES MARCIAIS

                               Os golpes são o foco principal de vários desportos e artes, incluindo o boxe, o karatê, o krav maga,o jiu Jitsu, o taekwondo, o muay thai, e o wing chun, entre outras. Algumas artes marciais também usar as pontas dos dedos, pulsos, antebraços, ombros, costas e quadris para atacar um oponente, bem como os mais convencionais punhos, palmas das mãos, cotovelos, joelhos e pés, que são comuns em esportes de combate. Outros esportes e artes, tais como wrestling não empregam golpes se concentrando em técnicas de agarramento. Pressionar é o mesmo que bater, nesta modalidade marcial. Uma das maiores curiosidades a respeito da força e intensidade de um golpe, fez com que renomados cientístas na área do esporte, fossem em direção a busca de dados a este respeito, após uma série de experiências e análises com aparelhos que mediam de forma precisa os golpes deferidos, os cientístas Peter W. Madisson e Paul Anderssen Quaid. responsáveis pela Martial arts complement. Med Sport  reveleram em seus dados, algo surpreendente, que ficou demonstrado por meio de percentuais, médias e sensores de movimentos, permitindo  padrões que foram apresentados na forma de gráficos e tabelas. Para a análise dos dados foi utilizado  uma estatística descritiva. para comparação dos dados normatizados utilizou-se o teste t de Student e Fluxograma de força de movimento (F.F.M). OS RESULTADOS FORAM OS SEGUINTES:

1º- Existe de forma nítida uma série de áreas que sofrem consideravelmente lesões constantes nas artes marciais, após estudo realizado com 80 lutadores de diversas modalidades de artes marciais, todos profissionais e de nível de professores e mestres, constatou-se os seguintes níveis de lesões em combates:



                                               Após este gráfico percebeu-se um índice alto de lesões principalmente em pés, pernas e dedosdas mãos, por que? Isto veremos a seguir:
                                                Cada golpe dado possui variações de petência dependendo do nível técnico do lutador, sua capacidade de explosão de impácto e preparação física e contrôle emocional no momento do combate, mesmo assim, entre oitenta testes, atingiu-se um índice de variação menor/maior intensidade de impácto de golpes deferidos, percebam, estes testes foram feitos em ambientes monitorados, em temperatura média, favorável para todos os lutadores! Golpes foram efetuados em Objetos conhecidos por todos os lutadores, tais como: "Sacos de Areia com sensores de potência", "madeiras de impácto com sensores de profundidade e velocidade", "Bio-Sensores  musculares em impácto de profundidade em absorventes de impácto (Isopor e Espumas com densidade de  90 cm de espessura).
                                                 Abaixo a descrição dos resultados da potência de cada golpe, com valores em KG, nos seus valores máximos e mínimos:
                                     (Mínimo em potência em Kg)                             (Máximo em Potência em Kg)

SOCOS FRONTAIS-              80   Kg                                                                  180  Kg
SOCOS CURVOS -                70 Kg                                                                   220  Kg
GANCHOS-                             93  Kg                                                                   189  Kg
GOLPES COM PALMAS-       82 Kg                                                                   194  Kg 
GOLPES PONTA/ DEDOS -    53  Kg                                                                     80  Kg
GOLPES LATERAL/MÃO-      87 Kg                                                                   174  Kg 
COTOVELADAS -                   70  Kg                                                                  111  Kg  
JOELHADAS-                           60 Kg                                                                     97  Kg
CHUTES FRONTAIS-              90 Kg                                                                    202 Kg
CHUTES LATERAIS-              135 Kg                                                                    297 Kg
CHUTES DE GIROS-               119 Kg                                                                    287 Kg
CHUTES TRANSVERSAIS-    142 Kg                                                                    304 Kg
CABEÇADAS                             30 Kg                                                                      55 Kg
GOLPES COM ANTEBRAÇO- 97 Kg                                                                     204 Kg

                  Neste próximo índice veremos a quantidade de impácto em diferentes partes do corpo, demonstrando o quanto cada área aguenta em Kg para levar ao Nocoute ou a lesões permanentes: 

CRÂNIO-            74 Kg
PESCOÇO-         42 Kg 
OMBRO-             93 Kg
BRAÇO-            145 Kg
ANTEBRAÇO-  130 Kg
COTOVELO-       93 Kg
PUNHOS-           140 Kg
MÃOS/DEDOS-   50 Kg
TORNOZELO-     90 Kg
QUADRIL-          180 Kg
COXAS-              198 Kg
JOELHOS-            79 Kg
PÉS/DEDOS-       117 Kg
COLUNA-            212 Kg
PEITO-                  225 Kg
RINS-                    157 Kg
BOCA/ DENTES-   95 Kg
QUEIXO-                44 Kg
NARIZ                     56 Kg 
ORELHA-                76 Kg  
GENITAIS-              10 Kg
OLHOS-                   19 Kg
SUPERCÍLIOS-      174 Kg
BAÇO-                    199 Kg
FÍGADO                  188 Kg
BEXIGA-                   69 Kg
ESTÔMAGO-          144 Kg   
NUCA-                      98 Kg 

                                        Este estudo comprova a qualidade do golpe e suas resultantes, podendo atingir altos índices de lesões letais, mas o que faz com que um corpo humano suporte tais golpes, está diretamente ligado a potência muscular que reveste orgãos internos e superfícies ósseas!
                                         Como forma de alerta e de estudo, resolvi deixar aqui registrado tais resultados, como prevenção e alerta aos lutadores de artes marciais em geral

By Grão Mestre Makáo

                                        

quinta-feira, 8 de março de 2012

OS TREINAMENTOS ANTIGOS DO KUNG FU

                                  Voce já imaginou ter um soco com potência de 450 Kg? Pois acredite, isto é possivel, mas para atingir esta marca, será necessário muita dedicação em treinamentos e exercícios, que só aqui voce poderá aprender. Infelizmente o mundo das artes marciais, deixaram de lado os treinos realizados séculos atrás, alguns afirmam que as gerações atuais, não suportariam tanto esforço para atingir este nível.
                                    Eu tenho que discordar destas afirmações, os jovens buscam cada vez mais, Mestres e Escolas que possam lhes fornecer técnicas e aprimoramentos marciais, mais próximos das técnicas praticadas nos templos e estilos originais! Mas as Escolas temem perder alunos caso venham a exigir mais de seus membros praticantes, isto é uma grande tolice, as técnicas oriundas de estilos clássicos, estabelecem um critério inigualável aos treinos praticados na atualidade! As artes Chinesas possuem um grande volume de treinamentos que fazem a diferença no desenvolvimento do praticante, a partir de agora voce terá a oportunidade de conhecer estes treinos e suas diferentes formas de treinamento, para se tornar um verdadeiro praticante de Wu Shu (Arte da Guerra),.
                                     Primeiramente dividiremos este treinamento em três módulos, caso consiga praticar com dedicação cada estágio, os resultados ficarão evidentes em um prazo de 90 dias.
                                      Para que isto ocorra, deixo claro que tal método, vai exigir com que seja praticado diariamente os critérios aqui descritos, muitas escolas de Kung Fu evitam ministrar aos seus alunos tal prática, temendo que seus alunos não consigam levar em frente tais procedimentos ...
                                      Eu iniciei meus treinos muito jovem, tive a grata felicidade de ter um Mestre que ensinava-me tais métodos da mesma forma que aprendera e que era praticado 500 anos atrás!
                                       Bem, vamos então aos métodos e seus quatro módulos de treinamentos, que aqui chamaremos de Gòng Lü ou Kung Lü (  Habilidade da Potência ).

1º Módulo -   Tié ( ) wàn  ( ) = "Mão de Ferro".
                                            
                                      Primeiramente, o praticante deve preocupar-se em fortificar os punhos por meio de um treinamento diário, preferencialmente pela manhã, a prática é a seguinte:
- Encontre um balde de madeira ou de metal, que tenha a profundidade suficiente que caiba seu antebraço, tendo encontrado, coloque em seu interior folhas sêcas de erva doce ( Xiao Hui Xiang), até que complete todo o recipiente, após ter preparado o balde, inicie um "socagem", lenta e firme , alternando socos com o braço direito e esquerdo, por um período de 20 minutos, as folhas de erva doce possuem uma propriedade fitoterápica que permitirá uma maior resistência da pele e permitirá com que haja maior circulação vascular, ao mesmo tempo permitrá com que a pressão exercida nas folhas, tornem seus socos mais penetrante!
                                       Este método é muito antigo entre os praticantes de Kung Fu, quanto mais os socos são realizados comprimindo as folhas no balde, mais as mãos se tornam resistentes ao impácto realizado!
                                       Mesmo sendo frágeis as folhas secas criam uma consistência, ao serem compactadas no fundo do balde, permitindo com que as mãos lentamente adquiram uma maior resistência...
                                       A Erva Doce - Xiao Hui Xiang , sempre deve ser acrescida no balde quando as folhas que foram socadas estão compactadas, quanto mais folhas vão sendo colocadas, mais "dura" será a ação resultante dos socos! É importante que o praticante for treinar no balde, sempre mantenha umedecido os braços e punhos, passando uma toalha levemente umedecida, para que a pele absorva os nutrientes das folhas da Erva-doce! Esta técnica pouco conhecida, somente praticada por algumas escolas tradicionais de Kung Fu, preparam seus alunos para intensa ação de golpes com punhos e braços! Este treinamento deve ser realizado primeiramente todos os dias, após um mês de prática, pode ser realizado apenas três dias da semana de forma alternada. Não podendo ser praticado por pessoas alérgicas a este produto!


2º Módulo -  Ké ( )= Casca -  Shú Mú 树木= Árvore
Técnica da casca de árvore



                                                   Este 2º módulo  tem como objetivo ampliar a resistência das articulações dos punhos, bem como tornar mais firme e compactada a pele ao aplicar golpes com as mãos em socos e golpes com as palmas das mãos....
                                                    O praticante após um mês de prática do módulo 1, poderá iniciar o segundo módulo, por um período de treinamento de 30 dias, da seguinte forma:
                                                     Esta prática requer que se busque uma casca de árvore conhecida como (Du Zhong), conhecida com Eucommia  no Ocidente!
                                                     A casca  do DU ZHONG, possui consistencia e era usada como base para treinamento de socos, seu fator fitoterápico é responsável pelo alto poder antiflamatório, analgésico forte que impede a sensação de dor ou de inflamação quando usado como local para se aplicar socos!
                                                      O praticante deve aplicar golpes com os punhos e braços na casca do Du Zhong, que deve ser pregado em uma madeira vertical ou da mesma forma que o 1º módulo, colocado dentro de um balde fundo. O praticante poderá deferir golpes lentos e de profundidade por um período de 20 minutos, esta casca impedirá que haja luchações ou dores profundas, permitindo assim um treino mais eficiente, a prática  de socos e golpes com o antebraço fortificam a musculatura e os tendões...
                                                       Esta técnica também é usada para desenvolver a palma de ferro!      




3º Módulo-膨胀- Péng Zhàng= Barriga de Pedra ou dilatada como rocha!
                                                              Este módulo requer uma contínua e dedicada prática, pois tal exercício exige resistência imensa e necessita ser praticado com uma determinada frequência, basea-se simplismente em exercícios abdominais verticais, antigamente, era praticado em uma parede de troncos de árvores alinhados horizontalmente, podendo hoje ser realizado com barras de metal.

                                                      Além de fortalecer o abdome de forma profunda, permite com que seu praticante desenvolva a capacidade de impulso vertical pelo alto índice de contração abdominal, Tanto a resistência de impácto como a absorção de golpes podem ser percebidos apartir do 20º dia, comumente é praticado diariamente com séries de 25 movimentos por 2 minutos de aplicação. não podendo ultrapassar uma série de 10 minutos de prática diária. Antes de tal prática, o atleta deve tomar um chá chamado li do yu ren, a semente chinesa da cereja,  evita principalmente distenções dos musculos abdominais, permite eliminar líquidos por se tratar de um ótimo diurético, isto permitirá com que o praticante elimine também gorduras abdominais na prática deste exercício! Deve ser praticado este exercício abdominal de forma alternada ou seja, um dia sim outro não! Nas próximas postagens darei continuidade em outros exercícios antigos do Kung Fu! Aguardem...

 By Grão Mestre Makáo

quarta-feira, 7 de março de 2012

Os fundamentos esquecidos das Artes Marciais

                            Pode parecer um absurdo, mas as artes marciais estão cada dia que passa, mais longe das raízes que lhes deram origem, isto chega à ser ultrajante, as diversas modalidades e estilos de artes marciais, na busca de transformar seus métodos de luta em artes "desportivas", estão transformando verdadeiras manifestações de perícia extrema, em estilos de lutas sem qualquer mérito ou pior, criando um falso sentido para as artes mais convencionais! Não estou retratando esta ou aquela arte, mas sim todas, todas que de uma forma ou de outra, vem desfigurando a história, filosofia e arte...
                              Percebo um verdadeiro "crime" contra as artes marciais, seja por meio de "mestres" despreparados ou por praticantes desinformados. Sou praticante de Kung Fu por pouco mais de 32 anos,
aprendi respeitar as artes marciais, como uma identificação com a história, com costumes e filosofia eterna, de um povo que possui como um tesouro de informações e conhecimentos. Mesmo as escolas mais tradicionais estão diante de uma terrivel divisão de águas, "lutar para manter um estilo ou unir-se as transformações". É bem verdade que as gerações praticantes nos últimos 15 anos, são bem diferentes daquelas que praticam artes marciais 25 à 30 anos atrás, os métodos são menos consistentes, a falta de conhecimento técnico foi complementado por mera abordagem de golpes aleatórios!
                                 Mesmo praticantes mais antigos, com maior preparo e com bons Mestres na prática dentro de suas academias "são uma coisa", mas em campeonatos e torneios, são bem outras!
                                 Vejo continuamente alunos bem preparados na arte técnica do combate, praticante de anos a fio e ao entrar em um campeonato, BUM!!! Fecham as mãos, fecham os olhos e partem para a luta de "galo" ou seja, onde acertar ...Acertou! Apartir desta triste constatação, Federações Internacionais em com um acordo com seus membros, resolveram adotar critérios menos convencionais, ou seja, botaram protetores, luvas , caneleiras, protetores genitais e torácicos em seus praticantes, porque? Simples, para evitar  um derramamento de sangue, pois seus praticantes "não sabem lutar", esta é a verdade...
                                  É muito mais fácil adaptar-se ao erro que acertar, portanto, as artes marciais tornaram-se apenas tradicionais dentro das academias e escolas, mas em campeonatos e torneios são um verdadeiro fiasco de ensino e técnica! Todas sem qualquer  excessão, tornaram-se adeptas a pouca falta de estímulo técnico, podemos ver isto claramente em torneios e competições, onde só se presencia chutes sem bases, golpes e bloqueios que mais parece luta de rua, não havendo disitinção entre Tae Kwon Do, Karate, Muay Thay, Kung Fu, todas lutam da mesma forma, chutam do mesmo jeito e socam com a mesma falta de preparo. Apenas protegidos por seus "protetores de peito e cabeça" mas desprotegidos pela ausência de técnica e despreparo marcial! Por que tudo isto? Por mero conformismo de muitos educadores, que se preocupam com um punhado de medalhas e troféus, mais que a preocupação de transmitir seus ensinamentos de forma clara e com dignidade tão esperada de um "Mestre"!
                                   Todas as artes marciais se assemelham atualmente, perdem suas identidades em troca de falsas vitórias, deixando assim a tradição de seus antigos Mestres enterradas com seus ensinamentos. A proliferação destes conceitos geram o esquecimento das técnicas tidas como milenares, poucos são os Mestres que aida lutam contra este despropósito coletivo. Alguns podem me condenar por minha postura, mas ainda acredito nos ensinamentos que me foram colocados por meu Mestre, pelo Mestre de meu Mestre e gerações que vieram antes deles! Este Blog hoje, corre o mundo de forma rápida, muitos são os seguidores destas postagens, que acreditam nas artes milenares, nos conhecimentos de Grandes Mestres que não aceitam esta deformidade que vem sofrendo as artes marciais.
                                      Os interesses financeiros em grandes competições,  interesses de fama e fortuna, interesses de Pseudos-Mestres de didática pouco recomendada, vem viciando os praticantes com falsas ideologias e ensinamentos que duram pouco tempo, busquei até o momento, transmitir aos meus seguidores e alunos, amigos e profissionais, o verdadeiro significado das artes marciais, não me considero um expert, nem esta é minha intenção, mas sim, alertar para este terrível futuro que espera as artes marciais, caso nada seja feito! Falem com seus Mestres, comentem em suas escolas, lutem pelo seus estilos, não aceitem a "briga de galo" como forma correta de demonstrar seu estilo, pois séculos de conhecimento, beleza e arte estão em jogo, não se forja um "faixa preta" por um pedaço de pano ou medalhas, nem por vitórias desprovidas de ideais ou conceitos de honra, luto em transmitir estes conceitos aos meus amados alunos e companheiros de futuras gerações.  De que adianta aprender corretamente um estilo de arte marcial, se sua aplicação é violada por regras de competições que são um verdadeiro descaso e uma afronta as artes marciais? 
                                         Mestres, Grão Mestres, Professores e Instrutores, está na hora de resgatar a história de nossos Mestres ancestrais, impedir este ultraje, caso contrário, seremos responsáveis e coniventes com esta terrível transformação que vemos a arte marcial sofrer. Torno minhas palavras as palavras de muitos Mestres, de alunos que amam suas artes, que querem prolongar a trajetória histórica de seus estilos! 
                                          Federações Internacionais, aclamo o bom senso, coloquemos estes fatos em questão, antes que seja tarde. Mestres e honrados Grãos Mestres, façam valer o nome e o respeito que exercem diante de seus discípulos, alunos e seguidores, acima de tudo, somos responsáveis por tudo que nos foi ensinado! Jovens que seguem meu blog, divulguem esta postagem ao redor do mundo, façam com que isto mude, caso contrário voces não terão mais o que ensinar para seus filhos e netos...
                                           Nem todos os Mestres são coniventes, mas se omitem diante da pressão mundial por artes de pouca tradição, minha luta pode ser a sua, pode ser dificil mas jamais impossivel....

Grão Mestre Makáo