Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Artes Marciais de Profundidade e Artes Marciais de Superfície!

                         Mesmo que tenhamos um conhecimento profundo sobre as artes marciais, fica difícil determinar quais os golpes podem realmente serem considerados mais ou menos eficientes, na verdade ao meu ver, o golpe é eficiente quando aplicado por um "praticante" eficiente!!
                          Já vimos em postagens anteriores , as diversas modalidades de artes marciais existentes ao redor do mundo, existem praticantes para todas estas modalidades, fica evidente que muitas artes marciais são sub-estilos ou variações de outras modalidades mais antigas.
                           Eu poderia classificar as artes marciais em duas modalidades: "Artes Marciais de profundidade e Artes Marciais de superfície"! Cada uma  possui características bem diferenciadas, sendo a primeira (profundidade), representada por todas as artes marciais que tem como objetivo principal, ministrar golpes que ao serem aplicados, atinjam principalmente ossos e articulações, enquanto a segunda(superfície), tem como principal objetivo atingir musculos e orgãos! A primeira vista pode parecer dificil separar uma da outra, mas fica bem claro estas diferenças aos praticantes das diversas modalidades existentes, quando aplicam seus conhecimentos em um combate! Isto pode ser bem visivel ao depararmos com as lutas realizadas por técnicas de arremessos (Judo-Jiu Jitsu- Aikido- Hapkido- Kempo), todas possuem como princípio o golpe usando o impulso e a energia usada pelo oponente, como critério de aplicação de seus golpes, na maioria das vezes, estas artes se diferenciam das demais pelo uso de movimentos de arremessos ao chão por meio de golpes articulares ou de ação de domínio do equilíbrio corporal do oponente, resultando em aplicações de chaves de mobilizações ou contra-chaves de tração de articulações em lutas de chão. Estas modalidades descritas fazem parte das modalidades tidas como de "profundidade".
                              Já as artes marciais de superfície (Todas que ministram golpes  de chutes e socos na luta em pé), buscam aplicar golpes de impácto, seja na tentativa de lesionar músculos ou orgãos( Karate- Tae kwon Do- Kung Fu- Capoeira- Muay Thay - Savat- Krav Magá), mesmo tendo golpes de profundidade em suas técnicas, o principal fundamento delas é golpes diretos em áreas tidas como "moles"  enquanto as artes marciais de profundidade buscam lesionar as áreas tidas como "duras".
                              Enfim, podemos chegar a seguinte conclusão: Lutas tidas como "lutas de chão", são de golpes traumáticos e de grande nível de explosão articular e de impulso corpóreo nos arremessos, mas sua principal característica são as técnicas de mobilizações de solo, buscando impedir ao oponente a dinâmica de movimento e restringir a possibilidade do contra ataque por meio  trações  profundas podendo causar desligamentos de tendões e fraturas articulares! Estas são as modalidades de Profundidade  traumática!
                               Já as demais, considero como artes marcias de superfície, mesmo que possam ocasionar os mesmos traumas que as artes de profundidade, são marcantes em seus golpes de impacto por chutes, cotoveladas, joelhadas e socos! Outro fator a ser considerado é que as artes marciais de profundidade, são tidas como técnicas de defesa pessoal, enquanto as artes marciais de superfície são tidas como artes de impacto.
                             Os golpes marciais, diferenciam-se muito de acordo com a objetividade e desempenho do praticante, alguns artístas marciais  são melhores em técnicas de punhos, outros em técnicas exclusivamente de pernas, enquanto em função da massa corpórea e pesagem vemos praticantes que possuem uma representativida em técnicas de solo de forma incomparável... 
                               Como eu havia dito, não existe Arte Marcial mais ou menos bem preparada para um combate, mas sim, atleta mais ou menos qualificado para determinada técnica...Se me perguntarem o que eu acho do fato, de que alguns praticantes buscam múltlipas técnicas marciais? Eu diria que não vejo problema algum, mas o praticante deve separar corretamente uma modalidade da outra, buscar aquela que mais lhe ofereça acréscimos de forma específica, ou seja: buscar uma arte que supra suas carências pessoais, desenvolver outras que não permitam que perca sua identidade marcial! "Multiplicidade técnica nem sempre pode significar desempenho perfeito",  um soco é um soco, seja em qualquer que seja a arte, um chute não importa se é alto ou baixo, o que importa é saber aplica-lo no momento certo! Este critério de visualização de combate e oportunidade é que podemos responsabilizar uma boa atuação! Mas infelizmente este ítem hoje não é muito compreendido por alguns atletas marciais. A preocupação somente com o golpe perfeito de nada vale sem saber onde e em que momento aplica-lo. Isto só será possivel quando o lutador em questão, aprenda a usar seu instinto natural de defesa com o "START" instintivo e a observância de alvo de ataque e defesa em questão! Muitos atletas buscam técnicas de profundidade e de superfície ao mesmo tempo, isto muitas vezes pode parecer perfeito, mas se o mesmo não obtiver disparos de ação que possam determinar o golpe a ser feito, fatalmente ele poderá ser vencido pelo próprio erro!

By Grão Mestre Makáo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Chen Lo - Centenário da Linhagem do Grão Mestre de Wing Chun



" Mestre"

Que tua alma esteja sempre plena,
que teu conhecimento esteja sempre bem guardado,
 por aqueles que dele se alimentam...
És meu princípio em meu caminho,
És o conhecimento sempre vivo em minha memória!

Mestre... Mestre da palavra amiga,
Mestre do olhar sereno e do sorriso de pai!
Mestre que indaga, que exige e oferta,

Mestre das mãos abençoadas...
das mãos certeiras...
das mãos rápidas como um raio!

Mestre do olhar julgativo,
do olhar punitivo, do olhar sublime,
do olhar de pai, de amigo...
olhar de Mestre Guia,

Saudades de teus passos silenciosos,
de felino, sobre o papel de arroz,
Saudades de tuas manias,
de tuas agonias em me ver crescer...

Eis-me aqui meu amado Mestre,
Erguido por vossas mensagens,
Maduro por vosso ensinamento,
Teu aluno, tornou-se homem, o homem tornou-se Mestre...
E agora... Te entende, compreende teus sonhos,
obrigado por tudo... E até um dia, novamente....


Grão Mestre Makáo

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QIGONG ou CHI KUNG- A ARTE DE CONTROLAR A ENERGIA VITAL!

                                  Derivado de técnicas milenares conhecidas como Tao Yin, o Qigong ou Chi Kung como é conhecido nos dias de hoje, remonta à época da Dinastia Han (206 aC - 220 dC)                       
                                  Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia QI ou Chi, (energia vital) do corpo ( 气功 ). Durante os primeiros anos da década de 1970 foram realizadas pesquisas pioneiras sobre o Qigong, que comprovaram seus efeitos no corpo humano e a existência do "Qi" através de métodos científicos ocidentais.
Os diferentes tipos de Chi Kung também podem ser classificados em cinco principais escolas, em função das influências recebidas ou de seus propósitos:
  • Escola Terapêutica (Yi Jia): visa o fortalecimento do corpo e da mente, o tratamento de doenças e a longevidade;
  • Escola Marcial (Wu Jia): objetiva o fortalecimento do corpo e da mente e o desenvolvimento de habilidades marciais;( ver (Chi Kung - Wikipédia)
  • Escola Taoista (Tao Jia): tem como principal objetivo o desenvolvimento espiritual, através do controle da respiração e da visualização;
  • Escola Budista (Fo Jia): objetiva principalmente o desenvolvimento espiritual através da meditação; e
  • Escola Confucionista (Ru Jia): seu objetivo principal é o desenvolvimento mental/intelectual.
                         Segundo a tradição chinesa, diversos movimentos de Chi Kung foram criados pelos sábios taoísmo|taoístas a partir da compreensão de princípios da Natureza e da observação dos movimentos dos animais considerados por eles como mais espiritualizados.                          
                        Podem ser destacados entre os sistemas de Chi Kung mais conhecidos na atualidade as seguintes práticas:
  • Baduanjin (八段錦): oito peças de brocado
  • Zhan Zhuang (站樁): permanecer quieto como uma árvore
  • Yijinjing (易筋經): renovação dos músculos e tendões
  • Wuqinxi (五禽戲): o jogo dos cinco animais
  • Chan Si Gong (纏絲功): enrolar o fio de seda
                                 Explicar Qi para um brasileiro é difícil,  Qi é algo imaterial, invisível e fluidico como o vento, que anima e relaciona todas as coisas, mesmo as inanimadas como as rochas,  água ou mesmo  o movimento de uma chama do elemento do fogo. Gong tem o significado de tempo, dedicação, trabalho. Qualquer modalidade de Qi Gong busca o cultivo, a circulação e a utilização da energia que movimenta tudo. Conforme a necessidade, uma técnica pode enfatizar mais um ou outro aspecto ou seja, entrar em harmonia dos sentidos naturais da mente humana, tornando possivel que a mente perceba "tudo" que estejam ao seu redor, sons, ruídos, movimentos naturais da água, do fogo, da terra e do ar! HARMONIA é a palavra chave do Qigong, mais que uma filosofia ou um exercício, transforma o pensamento em movimento, buscando interagir a "forma" com o movimento, resumidamente, o Qigong libera  os sentidos, amplia as percepções, exemplo:
- Uma pessoa está diante do mar, sentado na areia da praia, olhando o horizonte, as ondas e o movimento das águas em direção à areia. Esta pessoa está interagindo visualmente com o movimento das águas, mas também interage auditivamente pois escuta o som das ondas, seu corpo vibra com a quebra das ondas, com o toque do vento em sua pele, sensações aparentemente normais, podem facilmente serem amplificadas pelo QIGONG! Para isto o Qigong busca interagir os sentidos com o universo ao seu redor, por meio da respiração e movimentos corporais que permitam a interação da sua energia interior com a energia ao seu redor!
                       
                             "Sentir, perceber, interagir e amplificar os sentidos, esta é a resposta dada pelo Qigong, voltando ao exemplo dado, "a pessoa" da praia caso fosse um praticante de Qigong, buscaria respirar de acordo com a quebra das ondas, no mesmo compasso, iria respirar de acordo com o que seus ouvidos escutam, poderia movimentar-se com o corpo com as pernas flexionadas nos joelhos (em pé), para baixo e para cima, suavemente, da mesma forma que a onda, (se a onda se ergue "a pessoa estica as pernas e inspira o ar) se a onda cai e quebra (a pessoa flexiona os joelhos e expira o ar), em um sobe e desce do corpo, ritmado pelo movimento das ondas ritmada pela respiração, isto é Qigong, movimento harmonico do corpo e da mente fluindo junto as energias ao seu redor!       
     
                        Mas o Qigong, não necessita ser aplicado apenas em movimento, muitas técnicas são aplicadas com a pessoa sentada ou até mesmo deitada, esta técnica é aplicada em relaxamento ou estado de meditação, este mecanismo do Qigong busca a percepção da energia Qi, por meio da audição, tentando reconhecer todos os ruidos próximos e distantes, até onde os ouvidos possam escutar, seja um pássaro cantando, o barulho de um carro, o movimento das folhas de uma árvore ao vento, os passos de uma pessoa, o barulho de uma porta etc...etc!
                        Reconhecer todos os ruídos ao redor ao mesmo tempo, tornar-se parte integrante do movimento externo, isto fará com que a mente se harmonize, relaxe ao ponto de entrar em um profundo estado de repouso!

                         O mundo respira, a vida respira, nossos batimentos cardíacos reagem aos nossos movimentos corporais, ansiedades emocionais e principalmente a maneira que nteragimos com o mundo que vivemos, respirar é uma linguagem do corpo, que demonstra a maneira em que vivemos! Ao acelerarmos  nossas ansiedades no trabalho, gastamos energias que só poderão ser recuperadas por uma desaceleração de impaciências e desconforto fisico e mental, para isto, Qigong é a "chave".
                            "Um maestro de uma orquestra, expressa em seus movimentos o andar da música, expressa a música em movimentos cadenciados, ele vive a música, ele naquele momento gera a sua energia Qi, ele está praticando o QIGONG"! 
                             Dançar é  caminhar em direção ao Qigong, cantar é seguir em direção ao Qigong, ouvir uma música é  alinhar-se ao Qigong, mas fazer tudo isto ao mesmo tempo é Qigong ou seja, dançar cantar e ouvir uma música, mesmo que tudo esteja em silêncio! É este princípio da percepção interior, é a criação do compositor em busca  da música, a inspiração do poeta, a tela em branco do artísta plástico que com seu pincel gera imagens de seu Qi, criando assim uma obra de arte... 

By Grão Mestre Makáo




   "Respirar o som de todas as coisas, balançar na mesma direção que as folhas de uma árvore embaladas ao vento, fluir o que há dentro, para fora. É  o ato de absorver o que está fora, para dentro...Isto é Qigong"

                                 

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Testes de impacto e da dor nas artes marciais!

                             Para quem não luta ou nunca lutou, fica difícil compreender quais são as conseqüências de um combate, seja no critério de golpes deferidos ou no critério de quem recebe o golpe, mas na verdade existe um estudo que revela graus de intensidades da dor e foram comprovados alguns valores e resultados profundamente reveladores! Acredito que será extremamente esclarecedor para praticantes de artes marciais e curiosos, mesmo para lutadores  profissionais e amadores, alguns itens serão reveladores, afinal estes testes foram criados para identificar  os índices de tolerâncias a dor, bem como a tolerância a golpes em algumas determinadas regiões do corpo! Nosso Blog tem como princípio, divulgar também, as novidades científicas que favoreçam o melhor desempenho da prática de modalidades marciais!
                             A dor é mais que uma resposta resultante da integração central de impulsos dos nervos periféricos, ativados por estímulos locais. De fato a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial, e descrita em termos definidos pela Associação Internacional para o Estudo da Dor - IASP. Distinguem-se basicamente duas categorias: A dor nociceptiva e a dor neuropática.
                                  Se por exemplo um indivíduo sofrer um golpe, a sensação de dor imediata é  rápida, devido às forças mecânicas que estiram o tecido conjuntivo onde se localizam receptores de dor. Esta dor dura apenas um tempo muito limitado. Mas à medida que o tecido morre e extravasa o conteúdo celular com diversas substâncias, e chegam à região danificada as células inflamatórias, a dor que permanece é a dor lenta. Um exemplo de método multidimensional para avaliação da dor é o questionário McGill, proposto por Melzack R. The McGill Pain Questionnaire: major properties and scoring methods. Pain 1975 que revela alguns  resultados, onde demonstraremos os pontos de dor e de resistência no corpo de um lutador. Vejamos:

                               Iremos ver  na tabela abaixo, as regiões do corpo e os níveis de tolerância a dor, proveniente de golpes sofridos com socos (T.S) e tolerância a chutes ( T.C), bem como os níveis de dor por escala:

 (E1= Dor aguda seguida de  desmaio),
 (E2- Dor penetrante, seguida de perda de controle motor),
 (E3= Dor radiante, seguida de perda de força).


Resistência à dor é a diferença entre os quatro liminares. Expressa a amplitude de uma estimulação dolorosa à qual o indivíduo pode aceitavelmente resistir ou desmaiar de acordo com o golpe.





                 Baseado nestes gráficos, podemos afirmar as seguintes conclusões:
(a)- Queixo e órgãos genitais, possuem resistência 0 ou próximo disto, referente a dor.
(b)- As articulações são profundamente sensíveis a dor e a resistência neste local é pequena 10% !
(c)- Uma das partes mais sensíveis da face é o nariz, (19% de resistência), responsável pela queda respiratória tratando-se fratura.
(d) Supercílios (50% de resistencia),  apesar de resistir bastante aos impactos representa uma area frágil e de sangramento em abundância, refletindo luxações que impedem a ação de reflexos visuais.
(e) Panturrilha (35%) Golpes nesta região são na maioria das vezes profundamente desestabilizadoras do equilibrio das pernas, provocando a perda de reflexos de deslocamento.
(f)  Mandibula (42%) Esta região suporta muito mais do que se espera, golpes de socos e chutes, sendo a dor suportável por um determinado periodo.
(g) Olhos (55%) Desde que os golpes nesta região não sejam cometidos com a ponta dos dedos, possui pequena intensidade de dor pelo simples fato de ser uma area que o organismo protege com luxações imediatas.
(h) Garganta (10%) Esta área é uma das mais perigosas regiões em que se pode sofrer um golpe. A dor é compativel com a sensação de asfixia, promovendo uma insuficiencia respiratória imediata, podenso provocar ate mesmo a morte.   
(i) Estomago (30%) Nesta região temos uma grande resistência no que se refere a dor, mas com golpes continuos possibilita rompimento de vasos bem como nâuseas.  
(j) Bíceps (15%) O bíceps é uma região muscular com alta sensibilidade de impacto e pequena resistencia a dor, pois os implusos nervosos nesta região quando atingidos cria uma paralisia temporária.
(k) Costelas (70%) As costelas possuem um alinhamento que impede facilmente as fraturas, exceto quando submetidas a golpes tranvervos vertical entre elas. O maior perigo em fratura está na perfuração pulmonar, mais do que propriamente dita a dor.   
(l) Baço (45%) Dificilmente essa área é capaz de dar dores não suportáveis, somente em casos de ruptura.
(m) Rim (60%) A área lombar permite uma grande resistência contra colges na região renal. Somente a dor é insuportável  quando sofre lesão por impactos continuos.   
(n) Abdome (80%) Esta região quando bem trabalhada resiste substancialmente a dor, sendo ela responsável pelo processo de defesa dos orgãos internos. 
(o) Coxas (80%) Os músculos das pernas são os mais longos do corpo humano, sendo assim resistem a dor mais do qualquer parte do corpo. Somente é maior a dor quando aplicados golpes na junção dos músculos, podendo criar uma paralesia neuromuscular momentânea.   
(p) Fígado (50%) Dificilmente veremos o fígado provocar uma dor imediata quando sofre impacto, mas após um determinado tempo sofrendo agressões contínuas, pode gerar dores dias depois por inflamação.

                        A dor e a resistência estão intimamente ligadas, quanto maior a área atingida, maior é a resistência, quanto mais localizada a região em que se sofre o golpe, maior é a intensidade da dor!
                         Outro fator importante que devemos ressaltar, é a maneira que se defere os golpes marciais,
caso sejam aplicados com chutes, estes mesmos chutes  serão mais eficientes caso atinjam terminais nervosos ou áreas tidas como moles do corpo! A dor é uma defesa neurológica, que avisa a intensidade de um impacto ou lesão. Já os socos, sendo realizados de forma circular são mais eficientes que os socos diretos, pelo simples fato de expandir a dor por meio do deslocamento de regiões próximas ao local do impacto! Estes estudos são muito antigos, suas origens são milenares provenientes da China Antiga, quando os primeiros estudos realizados em busca dos pontos vitais, provocaram intensivamente os estudos paralelos  sobre os pontos da dor, criando assim o primeiro mapeamento da dor da história.

                                          "Não basta saber lutar, não basta ter um corpo bem estruturado, sempre que possivel o estudo de fisiologia, dos estímulos sensoriais e do pontos da dor são importantes, muitas vezes um simples golpe com um dedo, pode refletir um impacto extremamente doloroso, muito mais que um soco ou chute, cotovelada ou joelhada, para isto, devemos estudar profundamente os pontos sensoriais do corpo humano"


Grão Mestre Makáo!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ARTE MARCIAL PARA CRIANÇAS!

                                                  Pode parecer a primeira vista, que as artes marciais são modalidades restritas ao praticante adulto, mas na verdade, o praticante na maioria das vezes inicia seus treinamentos ainda bem cedo.
                                                   Os Mestres de diferentes artes marciais, convergem para a mesma opinião, a idade recomendada é a partir dos cinco anos de idade, por diversos fatores tais como: Flexibilidade natural, lapidação do caráter e conduta, desenvolvimento motor e cerebral em fase de desenvolvimento, facilitando o convívio com regras e preceitos das artes marciais. Muitos especialístas afirmam que a prática de artes marciais é natural no desenvolvimento da criança, tal qual falar, andar e assumir uma atitude de buscar conhecer tudo que está ao seu redor! Crianças que iniciam o caminho das artes marciais muito cedo, desenvolvem os reflexos, equilíbrio corporal, instinto de preservação, habilidades motoras muito mais desenvolvidas do que as demais que não praticam. Isto é visível em pouco tempo de treino, mas o mais importante é criar na criança o instinto natural de respeito a integridade física e moral de outras crianças que convivem em seu meio social e familiar!

As articulações são mais flexiveis bem como os ossos em geral, possibilitando um desenvolvimento muscular e anatomico mais compatível com a vida na idade adulta, impedindo futuras doenças reumáticas, ósseas e vasculares! No entanto muitos pais temem com que a criança desenvolva a agressividade, isto é um erro, pois a criança terá maior controle das emoções e a prática de Artes Marciais fará dele um indivíduo mais comedido em suas ações! Evidentemente é necessário buscar um Instrutor Marcial qualificado, que tenha em seu curriculum, especialização em "técnica marcial infantil, psicomotricidade infantil e por fim, noção de psicologia comportamental infantil". Nem sempre estes critérios podem ser encontrados com facilidade, mas é importante que Mestres, educadores e proficionais da área mantenham-se sempre atualizados neste sentido!

As vantagens são inúmeras, podemos incluir nestes fatores a pirâmide de desenvolvimento:

*Ideais
*Sáude
*Conduta
*Disciplina
*Ponderação
*Auto-confiança
*Senso de Justiça
*Interatividade em grupos
*Respeito e proteção aos menos favorecidos
  *Valores humanos e integridade social, moral e familiar!




                                  O maior tesouro que uma criança pode receber em seu desenvolvimento, sem dúvida está relacionada principalmente na premissa de tornar-se "capaz", tanto no que se refere ao lado emocional, bem como tomar a iniciativa de buscar soluções às dificuldades pessoais, criando assim independência e segurança diante de conflitos que exijam dele, uma ação imediata! 
                                   A prática marcial é a complementação educacional que reflete a continuidade do ensino familiar e do ensino formal, estabelecendo assim a lapidação do indivíduo desde a sua tenra idade!


                                               A natureza de auto preservação libera instintivamente canais de defesa e ataque, as artes marciais propiciam o controle da agressividade, por meio de técnicas de relaxamento, meditação e convívio diário com grupos da mesma idade. As escolas marciais possuem um critério de regras que estabelecem normas de conduta e acima de tudo a preservação física e moral do indivíduo...
                                                O ato da competição, leva a criança a suprir suas carências de atenção, aceitar a derrota e ser humilde diante da vitória, tornando-o mais preparado para assumir a vida nos próximos anos de sua existência, sem temores ou frustrações!
                                  "Manter a a pureza de espírito da infância, com as busca da juventude e a experiência madura de uma vida repleta de conhecimento, isto é ARTES MARCIAIS"


Grão Mestre Makáo 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

KUNG FU E SEUS ESTILOS E AS ARTES MARCIAIS E SEUS PAÍSES DE ORIGENS!

                                                      Muitos me perguntam sobre os estilos chineses de kung fu, quais são considerados legímos ou tradicionais.
                                                     Bem,vejamos:  Estão abaixo descritos os estilos reconhecidamente tradicionais, esta mesma relação pode ser encontrada na Wikipédia! Existem centenas de estilos chineses que são unificações de dois ou mais estilos, caso do "Kak Kan Chun", meu estilo, por mim unificado em 1990. Mas mantendo as tradições separadamente... AS INFORMAÇÕES DESTA POSTAGEM, PODEM SER ENCONTRADAS EM ARTES MARCIAIS CHINESAS NA WIKIPÉDIA!


Estilos

 Estilos chineses

Estilos internos (內家 nèi jiā)
Estilos internos focalizam primariamente na prática do que consideram como elementos internos, como consciência do espírito, da mente e do Nei Gong (potencial interno). Alguns praticantes de estilo interno dizem que a diferença entre interno e externo é principalmente a distinção do interior e exterior do corpo. A razão para o nome "interno", de acordo com as escolas, é que há um foco nos aspectos internos, desenvolvimento do Chi ou energia vital, já no início do treinamento. Uma vez apreendidas as relações internas, elas são aplicadas externamente pelo estilo em questão.
Devido ao longo período que os iniciantes são postos a trabalhar nos princípios básicos das escolas internas e, talvez, devido à predominância recentemente de diversas escolas "New Age" ocidentais (que são criticadas pelos "conservadores" por enfatizar a filosofia, deixando de lado o treinamento intenso), várias pessoas passaram a pensar que tais estilos não oferecem o treinamento físico necessário.
Nas escolas conservadoras, entretanto, muito tempo é reservado ao trabalho físico básico, como por exemplo a "postura da árvore" (Zhan Zhuang), fortalecimento do corpo, além possibilidade do uso de armas em nível avançado, que podem conter exigências de coordenação extremamente sofisticadas. Além disso, vários estilos internos utilizam treinamentos em duplas, como por exemplo, o Tui Shou.
Os movimentos da maioria dos estilos internos são executadas lentamente, embora alguns também incluam movimentos repentinamente explosivos, como aqueles do I-Chuan, Hsing-I Chuan, Tai Chi Chuan estilo Chen e Estilo Thssen e Pa Kua Chang. É bem verdade que em toda história bem poucas pessoas dominaram verdadeiramente esta classe de estilos, na atualidade é muito raro encontrar um mestre de profundo conhecimento no Neijia, quanto mais variedades de técnicas e estilos se treina pior a qualidade de quem busca aperfeiçoamento nos estilos internos, mas sua base pode se relacionar tranquilamente com os estilos de sua família, desde que ensinados corretamente.
O Neijia é uma forma de Arte Marcial ampla que integra muitos sistemas e que tem um caráter simbólico. Cada técnica, movimento e treinamento representa algo mais profundo da natureza do homem e do universo. Filosoficamente mantém seus valores atemporais (justiça, ética sabedoria,…) unidos ao aspecto marcial, deixando de ser apenas um conjunto de técnicas de combate. Quem trilha um caminho de valor, naturalmente se harmoniza com a vida e com o meio.

Ligações externas

  • Na maioria dos casos, as escolas consideradas externas, são atribuidas aos estilos de Kung Fu, que ultrapassaram os muros dos Templos Shaolins, proliferando-se entre a população chinesa da época, em sua maioria camponeses!Muitos estilos mantiveram-se até os dias atuais, por meio da proliferação em massa de seus ensinamentos ao decorrer dos séculos:Dragão de Jade- Garça Negra- Pena de Pedra- Deusa do Leque- Sobrancelha Branca- Leão Imperial- Sombra da Floresta- Punhos dos sete ventos- Palmas de Buddha.São exemplos de estilos pouco difundidos no ocidente, sendo poucos Mestres que ainda praticam estas modalidades de estilos ou ensinam em casos raros, na maioria das vezes para um só aluno, isto ocorria de geração em geração, não se sabe ao certo se os estilos mencionados acima, são conhecidos ou praticados nos dias atuais, caso sejam, são de forma sigilosa e mantendo a tradição de ensinar um só aluno por geração! Mesmo assim muitos outros estilos externos ainda são praticados ao redor do mundo.
  • A base dos estilos externos se diferem dos internos,primeiramente pela busca dos treinamentos físicos, treinamento das faculdades mentais em seguida e por fim o estudo filosofico e aprimoramento espiritual do praticante, como é tradicionalmente praticado.
  • Artes Marciais Chinesas - Wu Shu
  • A moral nas artes marciais chinesas
  • Discovery Channel - Artes Marciais Chinesas
         中國武術- ARTES MARCIAIS NA CHINA E AO REDOR DO MUNDO




 "ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESTA POSTAGEM, DEIXE AQUI O SEU RECADO E  SUGESTÃO!  GRATO... GRÃO MESTRE MAKÁO