Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Golpes Mortais- A verdade além dos mitos das artes marciais!

           É comum entre os praticantes de artes marciais, principalmente entre os novatos e inexperientes, buscar o glamour dos "golpes infalíveis", mas na verdade, isto é apenas folclóre nas artes marciais, todas as artes marciais buscam encontrar em cada um de seus estilos, "aquele golpe que não tem defesa", isto na verdade é tolice! É bem verdade, que muitos golpes quando bem aplicados, diminuem as possibilidades de defesa de um oponente menos familiarizado com algumas técnicas, mas isto não significa que aquele golpe seja impossivel de ter uma defesa, apenas foi aplicado em um adversário menos experiente.
           A agilidade de alguns praticantes, a força e o auto contrôle são fundamentais em uma arte marcial, mas acima de tudo o conhecimento da fisiologia humana, "não existe golpes infalíveis mas existem golpes mortais". O maior perigo é a aplicação de determinados golpes, que na maioria das vezes, são ensinados por alguns "mestres", sem qualquer conhecimento de fisiologia ou sem preparo psicológico na didática de ensino! Não adianta ensinar um determinado golpe tido como "proibido", sem preparar o aluno para as conseqüências, referentes as suas aplicações.baseado nisto, resolvi postar neste blog, a verdade sobre os GOLPES MORTAIS.

Em geral utilizam-se cento e oito pontos: 62 que se golpeados podem causar distúrbios e 36 podem causar a morte.
               Os relatos aqui mencionados tem como objetivo "alertar" do perigo que possa acarretar alguns golpes e as consequências futuras... Artes Marciais possuem a finalidade de proteger a integridade fisica ou moral de um indivíduo, as aplicações de alguns golpes podem ocasionar danos irreparáveis ou até mesmo a morte!Portanto, as imagens que aqui serão mostradas são de cunho explicativo, sem floreios, mas servem de alerta aos estudiosos das artes marciais!


                  Toda e qualquer forma de agressão facial, possui quatro tipos de resultados, que na maioria das vezes, poderão acarretar danos: temporários (Luxações, equimoses- escoriações e Hematomas, podendo ainda, sofrer fraturas).
                                            

                    Os hematomas podem provocar rompimentos de vasos, sendo semelhante à equimose, porém, trata-se de um rompimento de um vaso maior, portanto, o sangramento é mais violento a ponto de descolar a pele, formando uma verdadeira bolsa de sangue, não provocam a morte mas podem ocasionar danos irreversíveis, quando golpes são aplicados próximo ao globo ocular,É uma modalidade de hemorragia interna  As escoriações são relacionadas ao atrito da pele por golpes superficiais, mas criam lesões da pele.
                                                  As lesões com maior probabilidade de colocar em risco a vida de um lutador são: feridas penetrantes do abdômen e do tórax, hemorragias abundantes, estados de choque, fraturas do crânio e da coluna vertebral, traumatismo crânio encefálico,  infecções provocadas por cortes provenientes de golpes contínuos! abaixo algumas características de golpes em algumas partes do corpo e as suas resultantes.
 
2. Orelhas: A natureza de um golpe com os dedos na parte posterior junto ao crânio, irradia paralesia momentânea bem como perda do reflexo dimensional de espaço...
 
4. Têmporas: Desorientação e desmaio ocorrerão, podendo ainda provocar coma  imediato,ou ação neuro vegetativo, posteriormente existem relatos de vida vegetativa.
 
5. Nariz POR BAIXO: Irá ocorrer sangramento nasal ou fratura óssea, impedindo oxigenação nas vias aéreas superiores, vertigens e possiveis desmaios ou convulsões decorrentes. 
 
6. Abaixo do ouvido: Provoca perda de reflexo e equilíbrio, danos neurológicos de impulsos nervosos parciais, provocando paralesia temporária dos braços e da musculatora peitoral!
 
 
 
8. Mandibula: Fratura na mandíbula. perda de reação neuro muscular, dormência periférica da face, paralesia facial e lesão auditiva parcial.





9. Clavícula: Conduzirá a fratura clavicular. propondo desmaio seguido de convulsão, rompimento de super-espinhoso e congelamento de ombro.
 
 
 
10. Garganta:  Golpes frontais geram perda respiratória média, golpes laterais, geram fraturas  e se houver grande lesão na traquéia, a morte é imediata. 
 
 
 
11. Plexo solar:  Danos a órgãos internos e inconsciência, pode causar a morte por hemorragia , principalmente quando golpes atingem, baço, rins ou fígado!
 
13. Cotovelo: Muita dor ocorrerá. Mas processos de dor continua, geram perda dos sentidos ou aceleração cardio vascular, podendo promover parada cardíaca em alguns casos de extrema dor!
 
14. Virilha: Se houver lesão na virilha, pode danificar os órgãos reprodutores, ou ele vai causar inconsciência, paraplegia ou morte. 
 
15. Interior da coxa: Irá causar rompimentos  muscular e dormência, em outros casos, rompimento da orta femural podendo levar a morte.
 
16. Joelho: Fratura óssea e luxação ocorrerá, podendo ainda gerar danos irreversíveis no movimento. 
17. Lado das costelas: Se há prejuízo, entre 5 ª e 6 ª costelas óssea, perda da função pulmonar irá ocorrer ou sufocamento, levando a morte por asfixia.
 
18. Rim: Lesões internas causarão dor contínua seguida de morte posterior por falência renal. 
 
19. Por volta do pescoço (Quarta vértebra cervical): Irá causar paralisia ou fratura. Às vezes, a morte irá acontecer, caso haja movimentos bruscos. 
 
20. Torção do joelho: Irá causar fratura e luxação podendo ainda romper ligamentos que dão estabelidade a perna atingida.
 
 
21. Coração- golpes diretos no pescoço, descendo ao peito direto no coração , acarretarão perda imediata de respiração e parada cardíaca imediata.
 
22.Esterno- dor aguda seguido de hemorragia caso haja fratura, posteriormente a morte.
 
23. Costela flutuante- perfuração de orgãos, insuficiencia respiratória caso sofra fratura de baixo para cima.
 
24- Nuca- caso lesão haverá paralesia, caso contrário perda dos sentidos seguidos de convulsão por 2 minutos, podendo ainda gerar perda da visão temporiariamente!
 
25- Pélvis- Insuficiência urinária, perda dos sentidos, dor aguda e congelamento dos movimentos temporariamente dos membros inferiores!
 
26- Bíceps- paralesia do braço e perda dos reflexos neuro muscular até mesmo fratura do braço.
 
 
 
 
 
27- Testa- sistema nervoso central, podendo gerar cegueira ou derrame cerebral!
 
 Existem seis meios de atacar os pontos vitais : cortando (usando a quina da mão), pressionando (usando os dedos), espalmando (usando a palma da mão), batendo (usando o dorso da mão), apertando ou socando! Com os pés existem cinco formas de aplicações de golpes: com a faca da planta do pé (cortante), com a sola do pé (pressionando e empurrando), com o peito do pé (aderindo e forçando), com o calcanho ( deslocando e impactando
 12. Pulso: Irá causar fratura com dor intolerável, mas por meio deste golpe, caso ocorra rompimento de veias pode ocasionar a morte se não tratado de imediato. 
7. Nariz: Fratura irá ocorrer. perda parcial de oxigenação das vias áéreas superiores com hemorragia facial interna, lesão interna da face podendo ainda gerar paralesia facial!
 3. Olhos: visão bloqueada e possível cegueira, hemorragia interna ou descolamento de retina, quando aplicado diretamente no centro dos olhos, com golpes de pressão ocular  provocado por soco direto ou cotoveladas ou punhais (dedos). 
1. Crânio: Se houver trauma na cabeça,  a dor será acompanhada por desorientação ou inconsciência. Durante o traumatismo craniano, poderá haver fratura da coluna vertebral. ou até mesmo coma e uma possivel morte cerebral, na maioria das vezes ocasionado por chutes laterais, cotoveladas no crânio!
 
 
 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Métodos de treinamento para competições nas artes marciais!

                                                         
Pode parecer simples a idéia de participar de campeonatos, competições internacionais, muitos acreditam que basta estar tecnicamente preparado e fisicamente apto para participar de competições e torneios, mas é muito mais difícil do que parece!   O treinamento de um praticante de artes marciais que tem como objetivo principal as competições, deve buscar um treinamento rigoroso, com diversos profissionais, seja na área de saúde, professores de educação física, instrutores de táticas de bloqueios,ataques, defesas e principalmente profissionais na área de nutrição e fisioterapia e psicólogo especializado em psicologia comportamental desportiva, para que haja o melhor rendimento  tanto físico, metabólico e psicológico!
NUTRICIONISTA:

     
                                           Nada adianta o atleta de competição estar fisicamente preparado se não possui um critério alimentar adequado ao seu peso e medidas, sendo necessário que o praticante, obtenha nos nutrientes ingeridos, uma tabela equilibrada de carboidratos, sais minerais, glicose, metais e gorduras...
                                               Muito do desempenho do atleta depende do que ele, alimenta-se, para evitar toxinas que possam prejudicar seu desempenho em uma competição.Carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios,  sacarídeos.
                                                      Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a energética. Conforme análise nutricional, os carboidratos podem ser classificados em três estruturas sacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Constituem a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica,dando ao atleta de competições uma provável capacidade de explosão em seus golpes e maior resistência física  diante de uma intensa atividade de movimentos e golpes contínuos!É importante que seguido de uma dieta equilibrada, possamos presenciar o acompanhamento de um complexo vitamínico de Ômega de A a Z. Mantendo-se assim, com princípios ativos que evitem o cansaço contínuo nos treinos!A dieta de proteínas tem lógica, mas se não for bem feito, pode dar problemas.

                                           O ideal seria diminuir a quantidade de carboidrato, 80 gramas por dia e aumentar a de proteínas e começar a correr pelo menos 40 minutos por dia para queimar gordura. Quem se aventurar na dieta de proteínas tem que beber muita agua, pois depois que o corpo acabar de queimar as proteínas, o organismo irá se alimentar de outros componentes corpóreos! Para isto, aconselho a presença nutricional de um profissional da área!

                                         A nutrição esportiva é uma área acadêmica intimamente relacionada ao curso de Educação Física e ao curso de Nutrição.  Desta forma a nutrição esportiva pode auxiliar um programa de exercícios com finalidade específica, seja para melhoria da saúde ou aumento de força.

                              
                                           Existem em todo o mundo, centenas de tipos de suplementos esportivos. Atualmente,  esses produtos estão agrupados em três categorias, denominados como:
Repositores hidrolíticos


Suplementos Protéicos


Suplementos Compensadores

                      
Nutrição Esportiva – Alimentação Balanceada:
Carboidratos (cereais, frutas, massas, batatas, mandiocas e pães, etc.) são os alimentos que devem estar com maior freqüência em seu cardápio, afinal, são eles que fornecem energia, disposição, dão volume aos músculos (glicogênio) e participam ativamente na recuperação do corpo após os exercícios;
Proteínas (carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados, soja e feijões) também são muito importantes na construção e reparação dos músculos, entretanto, a necessidade desse nutriente é facilmente alcançada, então, não há necessidade do exagero no consumo desse grupo de alimentos;
Lipídios (azeite, oleaginosas, peixes gordurosos, sementes, leite integral, queijos amarelos, manteiga/margarina, frituras, carnes gordas, doces cremosos, etc.), devem estar em menor quantidade em seu cardápio, mas você nunca deve excluí-los por completo, afinal, as gorduras têm muitas funções essenciais no organismo e metabolismo, além de colaborar com o fornecimento de energia para o exercício e recuperação. Prefira sempre as fontes de gordura vegetal e peixes – gorduras boas;
Líquido é muito importante! Durante todo o dia, antes, durante e pós-atividade! Quanto mais líquido você ingerir, melhor para seu metabolismo, rins e músculos. Fontes: água, suco, água de coco, sopa, iogurte, leite, gelatina, etc.;
Vitaminas e Sais Minerais aumentem seu consumo diário de alimentos frescos e naturais como: verduras, legumes, frutas, cereais, ovos, leite e derivados, sementes, carnes e aves.
                                                             O mais importante que o praticante de artes marciais, concilie o seu horário de alimentos, sono e prática de exercícios, pois esta é a base de um campeão! Basta seguir uma carga horária correta para cada função, ou seja, treino, alimentação e descanso:
Por exemplo, se você treinar às 18h necessita:
Alimentar-se às 16h30, com os nutrientes
Beber ou comer algo rápido às 17h45 para energia instantânea.
Treinar entre as 18h e às 19h
Alimentar-se às 19h15 com os nutrientes pós treino.
Fazer a alimentação normal (o jantar) às 20h30.
                                                            Seguindo este processo, o atleta ganha massa muscular, elimina toxinas e queimará gorduras localizadas sem perder grande parte de sua energia metabólica!
                                                             Durante os exercícios de musculação, a energia guardada é utilizada e o corpo irá recorrer à glicose para substituir essa energia gasta. Este processo é que vai converter os açúcares em energia para contrair os músculos. É por isso que necessita de ter os Hidratos de carbono disponíveis para serem utilizados.
                                                              Uma refeição pré-treino de musculação não precisa ser muito diferente de uma refeição normal de quem quer engordar. Deve focar-se essencialmente em proteínas e hidratos de carbono complexos. Estes dois macros nutrientes devem estar sempre presentes.
                                                               Uma bebida isotônica é um bom primeiro passo para uma nutrição pós-treino, porque irá repor a energia rapidamente, substituindo os nutrientes gastos e criando um pico de insulina. Se comer fruta ou beber sumos de fruta, também conseguirá atingir este objetivo.
                                                                Planeje detalhadamente as suas refeições pré e pós-treinos de musculação, para ver resultados cada vez melhores.
TERMO-GÊNICOSOS praticantes de Artes Marciais precisam ser muito ágeis para conseguirem se locomover melhor durante uma luta, mas para isso precisam manter o peso. Quando o objetivo do praticante de Artes Marciais é perder peso e gordura, é recomendável que ele use algum tipo de termo-gênico, pois assim eles terão um suporte maior visando a transformação das calorias provenientes da gordura corporal em energia.





ÓXIDO NÍTRICO-A suplementação com precursores NO2 é importante para os praticantes de Artes Marciais, pois fornece mais nutrientes para os músculos. Com isso, há um crescimento muscular pós-treino, sendo bastante significativo para os lutadores, pois a todo o momento eles fazem uso da força para ter um melhor desempenho em relação a seus oponentes.




MULTI-VITAMÍNICOS-Um lutador precisa dar o máximo de si para derrotar o seu oponente. Isso implica estar em grande forma física. Chegar ao ápice de sua forma significa suprir as necessidades nutricionais básicas do seu organismo. O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multi-vitamínicos ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia para os músculos trabalhados durante a luta e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.






PSICOLOGIA DESPORTIVA


Objetividade em luta e controle emocional
Capacidade de concentração e equilíbrio cardíaco.
Eliminação de obstáculos psicológicos pessoais que interfiram no bom rendimento na luta
Pensamentos confiantes são pensamentos e diálogos interiores instrutivos e motivadores.
Mentalização é uma forma de se imaginar atuando bem, obtendo sucesso. 
Condicionamento físico é estar em sua melhor forma física.
Preparação seria a estratégia para a competição com objetivo de atingir o sucesso
EXERCÍCIOS:


                                                 Pratique exercícios no mínimo 30-45 minutos todos os dias. Idealmente, é melhor praticar 45 minutos de exercício com uma intensidade razoável. Depois de praticar exercício o corpo continua a queimar gordura pelas próximas 14 horas. A cada dia de treinamento, ter um desenvolvimento em que possibilite uma nova carga de exercícios, de 45 minutos nos 3 primeiros dias, eleva-se para 60 minutos, 3 dias após, mais 20 minutos, em seguida atingindo uma carga de exercícios de 1hora e 30 minutos diários!
                       Todo praticante de artes marciais competitivas deve dividir seus exercícios em:

15 minutos de aquecimentos e alongamentos
15 minutos de exercícios  de flexão, impulsão vertical e agachamentos.
15 minutos de exercícios de abdominais variados.
15 minutos de exercícios flexo-extenssores musculares das pernas e braços.
15 minutos de exercícios respiratórios- aeróbicos e anaeróbicos e de esforço via esteira...
15 minutos de exercícios de múltiplas variações de mobilidade articular... Musculação!
Obs.: com 3 minutos em média de descanso entre os exercícios, sempre acompanhado de doses líquidas para hidratação corporal! Após este período de exercícios físicos iniciar os treinos marciais:
TREINAMENTO MARCIAL "Simplificado"!

15 minutos de socos variados em sacos verticais
 15 minutos de chutes variados em sacos verticais
15 minutos de mobilizações, chaves e contra chaves ou similares
15 minutos de técnicas corpo à corpo em combate simulado
15 minutos de combate técnico
15 minutos de arremessos corporais
Avaliações técnicas:

Do fisioterapeuta, para análise de possíveis variações anatômicas musculares e disfunções!
Do condicionamento físico, realizado pelo professor de educação física ou Personal training!
Do preparador técnico marcial  na visualização de aprimoramento técnico do atleta e suas dificuldades!


                                                               Todo treino para uma competição deve ser dividida em cargas horárias específicas, pela manhã e tarde, podendo ocorrer treinos noturnos, caso os preparadores técnicos assim determinarem! Mas deixo claro, que deve-se acima de tudo, manter uma alimentação básica de fibras e líquidos à cada duas horas de treino, para a reposição energética ao corpo do praticante!
                                                                Todo treino deve ocorrer inicialmente, dentro de um calendário não menor do que 3 meses antes da competição, importante salientar, sempre que possível ter o acompanhamento médico, principalmente na área cardiológica e traumatológica, evitando assim futuras complicações no andamento do treino!
DICAS IMPORTANTES:
                                                                 Já foi comprovado que treinamentos marciais realizados em situações diferenciadas acarretam maior índice de resistência e condicionamentos físicos. Exemplos:
                                                                Treinar combates em ambientes escuros, onde delimite a condição visual, obrigando a ampliação dos reflexos em determinados momentos de contato físico no momento do combate, onde reações instantâneas se farão presentes, obrigando o atleta a agir via reflexos instintivos!
                                                                Chutes e movimentos de impulso vertical dentro piscinas, colocando a maior parte do corpo ou dos chutes para fora da água, dando maior capacidade ao atleta em explosão e velocidade em seus golpes!
                                                                  Trabalho de golpes, com bandagem total ou seja, enrolar no corpo inteiro COM FAIXAS, como uma "múmia", impedindo que seus movimentos e golpes saiam com facilidade, deixando o atleta restrito em movimentos, (do pescoço para baixo, até os joelhos), obrigando a produzir os mesmos golpes de ataque e defesa, mas com certa dificuldade em realizá-los, isto permitirá maior fluidez dos golpes ao retirar as bandagens!
                                                       
                                                                   Treinamento de hidro- impacto onde o atleta recebe uma série de golpes de jato de água (mangueira de alta pressão- banho turco), ativa a circulação e relaxa a área muscular pós treino!
         MUSCULAÇÃO


                                     A maioria dos instrutores físicos relacionados as artes marciais seguem um critério muito parecido. Então, baseado nos serviços de treinamentos musculares aplicados na maioria dos treinos, expomos aqui as tabelas diárias e semanais de musculação, normalmente praticados antes das competições, por um período básico de 3meses antes de torneios de combate: Vejamos!
 A tabela abaixo é um demonstrativo:
1º dia de treinamento
1 Supino reto máquina
2 Supino tipo hammer
3 leg press pedal baixo
4 Agachador máquina
5 Mesa extensora
6 Desenvolvimento halteres
7 Desenvolvimento máquina
8 Adutor na máquina
9 Tríceps pulley
10 Rosca punhos
11 Panturrilhas
12 Abdominais oblíquos

2º dia de treinamento:
1 Pulley aberto
2 Remada curvada cavalinho
3 leg press 45º
4 Leg press pedal superior
5 Flexora deitado
6 Agachamento livre
7 Rosca direta barra W
8 Tríceps pulley
9 Panturrilhas
10 Abdominais supra umbilicais
"Sempre os exercícios devem ser acompanhados por um preparador físico devidamente especializado dentro dos critérios da Educação física"! 
                                             
                                                                 "Tais critérios podem variar em cada caso específico, baseado em uma prévia análise profissional em que determinarão as séries específicas. A relação acima é um exemplo para pessoas de estatura média, entre 1 metro e setenta centímetros e com peso médio de 62 kg aproximadamente!
                                                                    Percebe-se a preocupação em manter um volume mais elevado, dos exercícios multiarticulares semanalmente. Com esta atitude cria-se condições de desenvolver os grupos musculares de maior importância ao bom desenvolvimento físico geral. Os exercícios de sustentação corporal ( dorsais, lombares, abdominais e de membros inferiores), são tido como preventivos ou básicos, por este motivo estão evidentes nas seqüências iniciais de treinamento.
                                                               É importante salientar que todo treino possui uma singularidade de acordo com os critérios de cada modalidade de arte marcial! Os critérios demonstrados a seguir, são estabelecidos pelo Mestre Makáo, quando o mesmo, prepara um atleta para competições!
TREINAMENTO MARCIAL DIÁRIO:
Manhã
200 Chutes frontais com cada perna
200 chutes laterais com cada perna
100 chutes de giro frontal com cada perna
100 chutes de giro postal, com cada perna
100 chutes de giro aéreo com cada perna
100 rasteiras frontais com apoio de mão em solo, com cada perna
100 rasteiras postais com apoio de mão em solo com cada perna
50 bloqueios com joelhos
50 arremessos de saco de luta, com 100 kg, para cima e para frente
Tarde
50 abraços de arremessos, com saco de luta de 30 kg, sem cair no chão
200 socos frontais com ambos os braços alternados
200 socos curvos ou em ganchos com ambos os braços alternados
200 cotoveladas seguidos de joelhadas laterais alternadas com ambas as pernas
100 esquivas de pêndulos alternados contra socos
100 esquivas alternadas contra chutes
50 bloqueios de agarramentos
25 aplicações de chaves e contra chaves
                          
                               "Fica claro, que cada treinador tem seu método de treino aplicativo, bem como cada arte marcial possui suas características próprias, mas é importante salientar novamente, que qualquer preparação técnica nestes casos deve ser realizada por profissionais qualificados e com acompanhamento de técnicos, professores e profissionais da área da saúde".
                                 Visando acima de tudo, levar aos leitores, algumas das inúmeras técnicas de preparo do "lutador de competições", suas alimentações, e posturas de treino, elaboramos esta postagem!
                                   Grato pela sua presença em nosso blog...
                                   "O Blog mais completo das artes marciais no Brasil e no Mundo"...

                                   Grão Mestre Makáo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DENOMINAÇÕES DO WING CHUN NA LINHAGEM LI CHEN WONG

               Nesta postagem, revelamos algumas nomenclaturas e referências do estilo KakKan Chun& Wing Chun, com a finalidade de demonstrar os critérios estabelecidos pela Escola Internacional de Wing Chun e Kak Kan Chun do Brasil! Buscamos transmitir na integra, os ensinamentos que seguem por gerações!






Linhagem Tradicional e sua Hierarquia de sucessão
·         Zǎi Gung     儿 子           Aluno do Grão Mestre (considerado filho)
·         Sūn Sigung    第十代     Aluno do Mestre (considerado filho do Mestre e Neto do Grão Mestre)
·         Zēng Sisuk              Aluno do Professor Mestre (considerado Bisneto do Grão Mestre, neto do Mestre)
·         Shì Gung     儿子 一代  Filho (a) do Grão Mestre, (considerado herdeiro(a) da linhagem)
·         Fú Gung Mui    妻子            Esposa do Grão Mestre, (considerada “mãe” do Estilo)
·         Shao Fú Si        已婚女子     Esposa do Mestre (considerada  “mentora”  do estilo)
·         Taì Sibak      称呼        Esposa do Professor Mestre (considerada “tutora” do estilo)

                                    “O conhecimento legítimo, identifica a arte e reconhece seu praticante”