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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AS LINHAGENS E FAMÍLIAS QUE REPRESENTAM O WING CHUN AO REDOR DO MUNDO







"Deixo nesta postagem, com grata satisfação, a lista das famílias e genealogia do Wing Chun, para que todos tenham a possibilidade de reconhecer todas as escolas, linhagens  do Wing Chun espalhadas ao redor de todo o mundo, bem como seus representantes oficiais...

Anexo:Lista das famílias e genealogias do Wing Chun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista das famílias e genealogias do Wing Chun
A árvore genealógica de instrutores está em constante mudança. Esta não é uma árvore genealógica que abarque todos os praticantes do Wing Chun ao redor do mundo.

Índice

 [esconder

Família de Yip Man

Yip Man foi muito respeitado pelos instrutores de artes marciais de Hong Kong. ele foi o primeiro a ensinar Wing Chun a um publico aberto. Depois de sua morte, varios de seus estudantes formados abriram suas próprias escolas. Em alguns casos, instrutores desenvolveram metodologias mais sistemáticas para ensinar o Wing Chun, mas provavelmente isso não substitui a transmissão direta do sentimento da arte, e isso levou a várias interpretações do estilo.
Yip Man era conhecido por ter muita sagacidade e uma língua cortante. Seu método de ensinar, através da natureza direta da arte e se desviando de assuntos supérfluos, prendeu a arte a certos métodos imutáveis. Possivelmente por isso, seus alunos, assim como o estilo, se dividiram em diversas facções após sua morte.
  • Yip Man - Um Grão Mestre de Wing Chun com influencias mundiais
    • Chu Shong-tin - um dos primeiros alunos de Yip Man, e também o de maior longevidade
      • Jim Fung - estudante de Chu Shong-tin até 1960
    • Leung Sheung - um dos primeiros alunos de Yip Man
      • Ng Wah Sum - grao mestre que foi aluno de leung sheung e foi arbitro na ving tsun athletic association
        • Chung K Chow (EUA) - muito conhecido no Brasil como Sifu Chow e foi aluno do famoso carter wong no estilo hung gar
          • Anthony DeMatteo (EUA)
          • Eddie Yee (EUA)
          • William Paris (EUA
          • Wilfred Lopez (EUA)
          • Jetsun Feliciano (EUA)
          • Julio R.Ferrer (EUA)
          • Jay Spain (EUA)
          • Ron Henke (EUA)
          • Dave McKnight (EUA)
          • Cliff Kupper (EUA)
          • James Kim (Kim Kimin) (COREIA SUL)
          • Mario Antonio da Silva Neto (Tai Jack Lo / VLAD) (BRASIL)
          • Hector Becerril (MEXICO)
          • Denilso Dos Santos (BRASIL)
          • Jason Kokkorakis (UK)

    • Duncan Leung - Um dos poucos a terem aulas particulares com Yip Man, fundador da "Applied Wing Chun"
      • Li Hon Ki (Brazil) - Único Representante de Duncan Leung na América do Sul.
        • Marcelo Florentino - (São Paulo - SP)
        • Claudio Rangel Neto (São Paulo, Campinas - SP)
        • Alberto França Gomes (Salvador - BA)
        • Hudson Willian Sena Vacca (Bauru-SP)
        • Paulo Júnior (Salvador-BA)
      • Allan Lee, Lee Chee Kong (New York City)
      • Brian Edwards
      • Rohy Batliwala (Swizerland)
        • Christoph Hauch (Germany)
      • Robert "Doc" Savage (Ft. Walton Beach- FL)
        • Stan Warden
        • Dustan Carroll
        • James Sasitorn
      • Jerry Gardner (Salt Lake City - UT)
        • Bart Mann (Denver - CO)
          • Dan Grenemeyer
          • Kip Murphy
          • Phil Switzer (Denver, CO)
            • Chas Fisher (Seattle, WA)
            • Ron Kammerer (Denver, CO)
      • John Holzer (MO)
      • Joseph Musse ( New York)
        • Angel E. Mercado (NYC)
        • Ramon Diaz (Aguadilla - Puerto Rico)
        • Joseph Musse
        • Victor Morales
      • Mitch Ammons ( Greenville - NC)
      • Raul Zapata (New York)
      • Rohy Batliwala (Switzerland)
      • Steve Faulkner
      • Steven Leung (Las Vegas - Nevada)
        • Donald Kim
      • Bill Dora (Virginia)
      • Wayne Goss (Glendale - AZ)
      • Leung Ting
        • Keith R. Kernspecht
          • Hans Remmel - Aluno formado de Keith Kernspecht
          • Andreas Geller
            • Edmilson Silva Matos
              • Wilson Parmejane
          • Emin Boztepe - Aluno formado de Keith Kernspecht
            • David Lesser - Aluno formado de Leung Ting
            • Robert Puig (Austin, TX)
        • Keith Sonnenberg
        • Norbert Maday
        • Robert Jacquet
        • Slavko Truntic
        • Jeff Webb (Austin, TX)
        • William Parker (San Antonio, TX)
      • Fung Hon
        • George Wong
      • Kenneth Chung [1]
        • Eddie Chong
        • Ben Der
          • Ken Werner
            • Karl Godwin
              • Mike Horn
              • Mike Bennett
              • Phil Reno
              • Russ Schiebenburger
              • Steve Causey
              • Dan Berry
              • Kim Leisey
              • Bill Graves
                • Armando Sainz
                • Jonathan Petree
                • Kevin Reid
                • Jesse Moon
                • Adam Williss
              • Kevin Povelite
              • John Gendall
              • John Cardenas
              • Dante Redondo
              • John Bland
              • Mike Robinson
              • Anthony Falcone
              • Michael Herrera
              • Mario Hostios
              • Robert Soong
              • Jason Seachrist
              • Brian Davis
              • Jesse Uzzell
              • Warren Lakhan
              • Gene Luque
              • Mike Howell
              • Gary Richardson
              • John Susan
              • John Hiles
              • Jackson Rogers
              • Jesse Moon
              • John McCollum
              • Don Santana
          • Sandy Wong
          • Steve Wong
          • Carsen Chen
          • Peter Cheng
          • Lawrence Der
          • Francis Der
          • Wally Der
          • Wayne Nakamura
          • Vince Lee
          • Ana Cooper
          • Richard Tom
          • Mike McLaughlin
          • Gary Hall
          • Lin Nyberg
          • Paul Cheng
          • Aaron Bell
          • Chris Boyd
          • Ken Trieu
          • David Santen
          • Robert Gahl
          • Rob Horgan
          • Joe Arcoraci
          • Matt Howard
          • Adrian Borga
          • William Tsoi
          • Nam Quan
          • Selwyn Yee
          • Steve Love
          • Steve Sanchez
          • Theresa Ouano
          • David Williams
          • John Weiland
        • Patrick Au
        • Bradford Louie
        • Sydney Wong
        • Mike Lam
        • Gate Tsao
        • Nelson Fong
        • Cliff Wong
        • Richard Vargas
        • Doug Eibeck
        • Dan Adachi
        • Jim Pieri
        • John Ho
        • John Adams
        • Art Rose
        • Eddie Oshins
        • Carl Decharria II
        • Caesar Julaton II
        • Ernie Nazareno Jr.
        • Jurgen Reinke
        • Jerome V. Braun
        • Yvonne Kerno
        • J.L. Shaw
        • Ray Van Raamsdonk
        • Juergen Heerdegen
        • Juergen Reinke
        • Chuck Chan
        • Jack Moorman
        • Dan Lam
        • Dan Lau
        • Mars K Cheung
        • Humphrey Wong
        • Kathy Jo Connors
        • Alan Ngai
        • Tim Tsang
    • Lok Yiu - um dos primeiros alunos de Yip Man
        • Lee Sing - Aluno de Lok Yiu e Jiu Wan, destacou-se na Inglaterra
        • Lee Tat Yan - Aluno de Lee Sing no período de Hong Kong
        • Lee Mo Ne(Geraldo Monnerat) - Aluno de Lee Tat Yan, único graduado Sifu
        • Lee An To(Antônio L. de Freitas - Limoeiro do Norte - CE - Brasil)- Aluno de Geraldo Monnerat, único graduado Sifu da Família Lee Mo Ne.
      • Wilhelm Blech - Fundador da European Lok Yiu Wing Chun International Martial Arts Associatioin
    • Wang Kiu - um dos primeiros alunos de Yip Man
      • Lee Che Kong (Allan Lee) - aluno e instrutor assistente de Lok Yiu; posteriormente adotado por Yip Man como aluno.
    • Chan Shing (Chris)
    • Hawkins Cheung
    • William Cheung - Grão Mestre da familia "Traditional Wing Chun", ensinou em partes a Bruce Lee
    • Fung Ping Bor (Derek) - Apelidado de "Mãos de Relampago". Ensinou em New South Wales, Australia
    • Ho Kam Ming - de Macau
      • Augustine Fong (Fong Chi Wing)
        • Daniel Chan
        • Carina Cirrincione
        • William Denny
        • Tony Frighetti
        • Dan Marichi
        • Nancy McDonald
        • Christian Pankhurst
        • Brian Tufts
        • Raoul (Van) Iotti
        • Cheng Kam Cheung (Macau)
        • Wong Po Kam (Macau & Hong Kong)
          • Chan Lau Ting (Venezuela and Brazil)
            • Marcelo Ribeiro Dantas (Brazil)
      • Rene Ng
    • Ip Ching - Filho mais novo de Yip Man (Ip Man)
    • Ip Chun - Filho mais velho de Yip Man (Ip Man)
    • Chow Tze Chun - Mestre do Instituto Internacional de Wing Chun Mak Kwong Kuen
    • Kan Wah-Chit (Victor)
    • Simon Lau
    • Lee Che Kong (Allan Lee)
    • Bruce Lee Posteriormente incorporou muitos de seus movimentos e teorias ao Jeet Kune Do, posteriormente desenvolvido por ele. Jeet Kune Do difere do Wing Chun ensinado por Yip Man por incorporar movimentos de estilos diferentes, filosofia centrada no auto-conhecimento, e por seguir ciências vetoriais ao extremo.
    • Wong Chok (Tsok)
      • Robert Yeung
    • Wong Long
      • Robert Yeung
        • Robert Tome
        • Bobby Cheng
        • Rodney Lam
          • Kenneth Anderson
          • Sean Cavanaugh
        • Donald Li
        • George Asato
        • Don Swain (aka Chung Po)
          • Don Jung Gin Swain
          • Tiana Fung Shin Swain
          • Kanani Leung Seung Swain
          • Matt Li Nian Swain
          • Mattea Wei Lan Swain
          • Chris Majors
          • Gwen Mu Ai Erece
          • Eric Wells
          • Melissa Goes
          • Jeremy Pierece
        • John DiVirgillio
          • Jeff Banuilos
          • Randal Ching
          • Geraldine Ebaloroza
          • Thomas Haluma
          • Patrick Jichaku
          • John Kaimana
          • James Kaku
          • James Lombardi
          • Malcolm MacMab
          • Deter Schwaller
          • Garret Takahashi
          • Keiji Yamaguchi
          • Ned Yonemori
        • Alex Yoshikawa
        • Art Kodani
        • Clif Lau
        • Richard Wong
        • Lawrence Miyashiro
        • Randy Sanches
        • James Sweet
          • Mark Enomoto
          • Danny Garcia
          • Mike Grande
          • Elson Honda
          • Todd Hasuike
          • Jesse Perrin
          • Uriel Wong
        • Alan Vasquez (aka Bak Fu)
          • David Vasquez
          • Kevin Phillips
          • William Bo St. John
          • C.Travis Vasquez
          • Dayton Chan
          • Victor Chan
          • Terence Joe
          • Sergio Lopez
          • Tyler Pope
          • Sean Kenmore
          • Kirk Saiki
          • Adam Williss
          • Tom Yee
          • Quoc Lu
          • Kaan Urdal
          • Saket Shroff
          • Edwin Vaughn
          • Ben Cutkomp
          • Dustin Cheverier
          • Kevin Jones
          • Vang Her
          • Larry Ramirez
          • Edwin Chimelis
          • Casey Gonzales
        • Basil Wong
        • James Tanaka
        • Wayde Ching
        • Kirk Saiki
        • Marcos Rivera
        • Dino Pertzoff
        • Embrey Williams
        • Gordon Caluya
        • Mike Konig
        • Ron Zelman
        • Thomas Perry
        • Mike Kitzer
        • Wayne Wong
        • Ted Hackbarth
        • Lenoid Nichols
        • Michael Mitcham
        • Hesh Goldstein
        • Gary Yokoyama
        • Ed Dumancus
        • Garret Ho
    • Koo Sang
      • Allan Lamb
        • Alick Au
          • David Wolf
            • Jonh Adrian
            • Mark Stevenson
            • Alex Serra - Rio de Janeiro Brasil - www.alexserra.k6.com.br
        • John Agar (County Durham, United Kingdom)
        • Heather Agar
        • Alan Agar
        • Steve Cottrell
    • Lo Man Kam [2] - Sobrinho de Yip Man
      • Gorden Lu (Filho de Lo Man Kam)
      • Olaf Buschke (Germany)
      • Marc Debus (Germany)
      • Michael Hanamura (Germany)
      • Frank Kuhnecke (Germany)
      • Andreas Zerndt (Germany)
      • Philipp Müggler (Swizerland)
      • Mike Felder (Swizerland)
    • Wong Shun-leung (黃淳樑) - Ensinou parcialmente a Bruce Lee
      • Alan Gibson
      • Gary Lam - Gary Lam é instrutor assistente do Grão Mestre Wong a 15 anos.
    • Moy Yat
      • Jeffrey Chan
      • Micky Chan
      • Sunny Tang
      • Pete Pajil
      • William Moy
      • Anthony Dandridge
      • Javier Ramirez
      • Benny Meng
        • Chango Noaks
        • Richard Loewenhagen
        • Jeremy Roadrock
        • Tae Hayden
        • Mike Mathews
        • Jeff Ramsey
        • John Lambert
        • Dac D. Lam
        • Wayne Schultz
        • Stephen Rudnicki
        • Robert Hannon
        • Brad Ryan
        • Ken Bole
        • Mike Davis
        • Darryl Holt
        • Michael Walling
        • Aaron Mckillip
        • Marcos Roberto (Fortaleza(CE) Brazil)
        • Leonardo Tiengo (Niterói - Rio de Janeiro - Brazil)
          • Fabio Neves (Formado por Leonardo Tiengo)
          • Pedro Jorge (Formado por Leonardo Tiengo)
        • Alex Magnos
        • Armin Hug
        • (muitos outros...)
      • Miguel Hernandez
      • Leo Imamura (梅一生, Moy Yat Sang) - Brasil
        • Luiz Carlos Cremasco [3] ( Moy Lui Si ) - SP - Núcleo Penha - Brasil
        • Rogério Baeta Neves (梅拜打, Moy Bai Dar) - MG - Brasil
        • Minoru Valter Imanisi ( Moy Wo Tah ) - SP - Brasil
        • Renato Almeida (梅亞美打, Moy Ah Mei Da) - Núcleo Miami - EUA
        • Anderson Maia (梅安打臣, Moy On Da San) - Núcleo Belo Horizonte (Savassi) - Brasil
        • Nataniel Rosa (梅那丹, Moy Na Tan) - Núcleo Brasília - Brasil
        • Julio Camacho (梅祖利奧, Moy Jo Lei Ou) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Leonardo Reis (梅利王, Moy Lei Wong) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Thiago Pereira (梅法利, Moy Fat Lei)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Vladimir Anchieta (梅護禮, Moy Wu Lai)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Xenia D'Avila (梅勝一, Moy Sing Yat)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Paula Gama (梅懃馬, Moy Gam Ma)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Thiago Silva (梅知友士, Moy Chi Yau Si)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
          • Carlos Antunes (梅山士, Moy Shan Si)- Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • André Cardoso (梅安尊, Moy On Juen) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Ursula Lima (梅蓮馬, Moy Lin Ma) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Monique Carvalho (梅曼力, Moy Man Lek) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Paulo Oliveira (梅保羅氏沙, Moy Po Lo Si Sa) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Felipe Seabra (梅斯巴, Moy Si Ba) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Inês Braconnot (梅彼干洛, Moy Pei Gon Lok) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Juracildo Vidal (梅維多, Moy Wa Do) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Felipe Neves (梅菲立, Moy Fei Lap) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Fernanda Neves (梅菲拿達, Moy Fei Na Tat) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Diego Guadelupe (梅加帝立, Moy Ga Dai Lap) - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Wesley Cavalheiro - Núcleo Rio de Janeiro (Barra da Tijuca) - Brasil
        • Leandro Godoy (梅高仔, Moy Go Jai) - Núcleo Buenos Aires - Argentina
        • Ernesto Javier Lázzaro (Moy La Sa Lo) - Núcleo Buenos Aires - Argentina
        • Fabio Matsushita (Moy Fah Bai Ou) - Núcleo São Paulo - Brasil
        • Washington Fonseca (Moy Wah Sing Ton) - Núcleo São Paulo - Brasil
        • Domenico Venturelli (Moy Doh Ming) - Núcleo Icaraí - Brasil
        • Flavio Caxiano (Moy Ka Shan No) - Núcleo Icaraí - Brasil
        • Marcello Simões (Moy Ma Sai Lo) - Núcleo Icaraí - Brasil
        • Marco Paulo Welter (Moy Wah To) - Núcleo São Paulo - Brasil
        • Fabio Campi (Moy Gam Bei) - Núcleo Campinas - Brasil
        • Geraldo Monnerat (梅加柆扗, Moy Ka Lai To ) - RJ - Brasil
          • Andre Mendonça Guimarães (Moy An He) - Niterói - RJ - Brasil.
      • Greco Wong Wai Chung
        • Thomas Lo Siu Chung
          • Márcia Hidemi - São Paulo.
          • Francisco Dias - São Paulo.
          • Erasmo Deterra - Xiquexique, Bahia.
          • Sidnei Assis - São Paulo.
          • Thomas Pinheiro - São Paulo.

Familia Yiu Kai

  • Yiu Kai
    • Leung Keung
    • Wai-Po Tang

 =Família Li Chen Wong

Chen Lo,discípulo direto de Li Chen Wong, escola onde também iniciou-se Ip Man, Chen Kao Hsiang (filho de Chen Lo), Célia Hsiang ( filha de Chen Lo), James Gonçalves Junior(Makáo) discípulo direto de Chen Lo e seu atual representante e sucessor na linhagem!

 Familia Jiu Wan

Jiu Wan (招允; pinyin: Zhāo Yǔn) ensinou Wing Chun inicialmente em Jing Mo Gwun, uma escola em Foshan, China. Quando os comunistas tomaram a china, ele se mudou para Hong Kong aonde continuou a ensinar.
Muitos pensam que Jiu Wan foi aluno de Yip Man. Na realidade, ele e Yip Man foram irmãos de Kung Fu e aprenderam juntos, sobre a tutela de Chan Wa Shun. Jiu Wan e Yip Man foram amigos intimos, e se viam com frequencia até o falecimento de Yip.
Entre os alunos de Jiu Wan podem ser citados Ti Lung (Tam Fu-Wing), Chow Hung-Yuen, Jason Lau, Francis Fong, Lee Hoi Sang entre outros.
  • Jason Lau
    • Dennis Chan
      • Edward Ng
  • Ti Lung
  • Tam Fu-Wing
  • Chow hung-Yuen
  • Francis Fong

 Familia do vilareijo Gu Lo

Wong Wah Sam (arte de Leung Jan)
  • Fung Chun
    • Fung Chiu, Fung Keung, Fung Leung, Fung Sang, Fung Chu, Ng Chun Keung etc..
  • Fung Hoi
  • Fung Lim
    • Fung Sang, Lee Ding, etc..
  • Fung Kong
  • Fung Min
  • Fung Jau
  • Koo Lung
    • Fung Sang, Koo family
  • Etc.
Fung Chiu
  • Mui Wai Hun
Fung Sang
  • Fung Ming
  • Sung Chen
Fung Keung
  • Alfred Kwan
  • etc
Lee Shing (versão dos 12 pontos)
  • Joseph Lee[4]
  • Austin Goh
    • Jurg Ziegler
    • Philip Kaufman
    • Olivio Sam ( Argentina )
Fung Lim (versão dos 22 pontos)
  • Chiu Fan Kai
    • Leung Wan Jee
Yim Sei (versão dos 40 pontos)
  • Tam Yeung
    • Kwan Jong-Yuen
      • Robert Chu

 Familia Pan Nam

  • Pan Nam
    • Pan Siu-Cho
    • Pan Siu-Lam
    • Lee Dak-Sang
    • Wong Jee-Keung
    • Lun Fao
    • Leung Chong-Ting
    • Eddie Chong

 Familia Yuen Kay-San

  • Yuen Kay-San
    • Sum Nung
      • Sum Jee
      • Leung Dai-Chiu
      • Kwok Wan-Ping
        • Gary Kwok
        • William Ma
      • Lee Chi-Yiu
      • Ngo Lui-Kay
        • Sonny Le
        • Chin Wong Huo
        • Law Sui Lung(Andre Luiz Pereira Dias) atual hexa campeão na modalidade San Chou

 Nguyễn Tế-Công branch (WingChun Vietnamita)

  • Nguyễn Tế-Công (Cantonês Yale: yun jai wan; Yuen Chai-Wan) irmão mais velho de Yuen Kay-San
Yuen Chai-Wan (Ruan Jiwan) foi o quarto filho de um mercador de fogos de Foshan e também foi conhecido como Yuen Lo Sei (Yuen, o quarto). devido a uma doença de infancia, foi conhecido também como Dao Pei Chai (Chai da pele manchada). Yuen aprendeu Wing Chun Kuen inicialmente sob sutela de Fok Bo-Chuen e posteriormente continuou seus estudos comh Fung Siu-Ching. Em Foshan, Yuen Chai-Wan ensinava com o nome de Yiu Choi.
Em 1936 ele foi convidado para ensinar Wing Chun no Vietnam, nas associações expatriadas Nanhai e Shunde e se mudou para Hanoi, aonde ficou conhecido pela pronuncia vietnamense de seu nome, Nguyen Te-Cong, e fundou sua primeira escola. Em 1955 ele se mudou para Saigon, onde fundou uma segunda escola. Entre seus estudantes no Vietnam podemos citar Nguyen Duy-Hai, Luc Vien Khai (a Escola Sulista), Tran Van Phung, Vu Ba Quy, Ngo Si Quy, Tran Thuc Tien (a Escola Nortista) entre outros, cujos discipulos continuam lecionando WingChun no Vietnam hoje em dia.
Yuen Chai-Wan morreu em 1960 aos 84 anos.

Familia Way Yan(Chi Sim Weng Chun Kuen)

  • Way Yan
    • Lau Chi-Lung
    • Cheng Kwong
      • Andreas Hoffmann
        • Cesario Di Domenico
      • Sergio P. Iadarola [1]
        • Erik Alvarenga [2]
        • Jason Lopes [3]
      • Rafael Salomão ?

 Familia Cho

  • Cho Dak-Sang (曹德生; pinyin: cáo déshēng; Cantonês Yale: chou4 dak1 sang1)
    • Cho Chuen (曹全; pinyin: cáo quán; Cantonês Yale: chou4 chyun4)
    • Cho Man (曹文; pinyin: cáo wén; Cantonês Yale: chou4 man4)
    • Cho On (曹安; pinyin: cáo ān; Cantonês Yale: chou4 on1) - Um Grão Mestre contemporâneo de Yip Man, a quem se atribui o convite para que Yip Man ensinasse na Associação dos Restaurantes em Hong King. Ele se mudou para Pulau Pinang, uma ilha a noroeste da Malaysia penisular.
      • Cho Hung-Choi, que retornou da Malaysia para vila Panyu para tomar aulas com Cho Chuen
      • Yeung Gam-Jeung
      • Lau Soon-Yin (Mandarim: S.Y. Liu)
        • Y. Wu, Singapore
        • Victor Leow, Sydney, Australia
        • Ku Choi Wah - Grão Mestre que reside em Singapore e ensina o Wing Chun da Familia Cho, contudo de maneira muito discreta.
          • Randy Tay - Discipulo de Ku Choi Wah e uma das maiores autoridades do Cho Ga Wing Chun. Fundador do Kuen-Do baseado em seu aprendisado.

Familia Wang (Hung Fa Yi Wing Chun)

Tradicionalmente, o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen foi inicialmente ensinado aos membros familiares e/ou a discípulos “indoor” (não públicos). Até a instrução de Garrett Gee por Dr. Wong Ming, o Hung Fa Yi nunca havia sido ensinado fora da família. Para preservar sua arte e a honra por sua linhagem de Kung Fu, Sifu Gee decidiu passar seus conhecimentos para alunos que demonstraram ter sincero interesse neste sistema de Wing Chun. Atualmente ele é o sucessor de 8ª geração do Hung Fa Yi Wing Chun. Sua decisão em abrir o sistema mostra pela primeira vez, em 330 anos de história, que o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen está sendo ensinado fora da China para o público em geral.
Com 5 anos de idade, Grão Mestre Gee iniciou seu treinamento em artes marciais sob a tutela de seu pai. Possuindo mestres de vários estilos de Kung Fu em sua genealogia familiar, Grão Mestre Garrett Gee demostrou ter afinidade e habilidade natural pela cutelaria e é considerado um expert esgrimista. Ele e seu irmão são os herdeiros do conhecimento acumulado de Grão Mestre Peter Kim Ho Chu. Conseqüentemente Grão Mestre Gee é um exímio praticante e instrutor de estilos de armas do Kung Fu tradicional. Com 13 anos de idade, Grão Mestre Gee impressionou Dr. Wang Ming enquanto ele fazia sua pratica diária numa praça. Sifu Gee se tornou discípulo do Dr. Wang, sendo o último de quarto a receber treinamento integral no Hung Fa Yi Wing Chun Kuen.
  • Wang Ming
    • Garrett Gee
    • Allen Kong (San Francisco Kwoon)
    • John Murphy (San Francisco Kwoon)
    • Mathew Kwan (San Francisco Kwoon)
    • Alex Oropeza (San Francisco Kwoon)
    • Ricky Chu (San Francisco Kwoon)
    • William Elliopulos (San Francisco Kwoon)
    • Tom Francis McGurk (San Francisco Kwoon)
    • Rody Ortiz (San Francisco Kwoon)
    • Marcelo Capano (Rio de Janeiro kwoon)

 Familia Pao Fa Lien

  • Pao Fa Lien
    • Kwok Gai
    • Chu Chong
      • Chu Wing-Jee
      • Chu Ping
        • Mok Poi-On

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma nova geração de Kak Kan Chun no Brasil!



                                            Mestre Makáo (ao centro), acompanhado de alguns de seus alunos (Mazen, Todeschini, Portugal, Dejavite Gonçalves, Chuchene Bonatto, Marangoni (todos em pé da esquerda para a direita) e abaixo deles da esquerda para a direita:- J. Duarte, N.Miara  Mestre Makáo e I. Carvalho...
                                            Todos fizeram neste final de semana, exames de graduação de nível por um período de cinco horas sem intervalo, com a finalidade de adquirirem o nível de "Instrutores e Professor( Bonatto)" de Kak Kan Chun & Wing Chun, Alem de ser uma data muito importante pelo 38º aniversário de Mestrado  do Makáo, também é a data comemorativa do falecimento do seu Mestre Chen Lo!
                                            Aproveitando a oportunidade, havia sido marcado o exame destes alunos, para a mesma data, tornando assim, uma data única para Mestre e alunos, aos quais obtiveram bom desempenho nas provas que lhes atribuiram os níveis de instrutores e professor, com representatividade internacional, já que são reconhecidos por uma instituição internacional em Hong Kong- China, aos quais foram devidamente documentados com certificados desta Instituição (World International Wing Chun Association & International Confederation Martial Arts of China). aos quais fazem parte diversas instituições espalhadas pelo mundo, incluindo a "Kak Kan Chun Brazilian Style" ao qual é representado pelo Grão Mestre Makáo 9º Gun! Este exame faz história pelo simples fato de que, após 15 anos afastado, Mestre Makáo retorna e qualifica sua primeira turma de Instrutores neste início de século. Já que a última turma formada por ele foi no meados dos anos 90. Isto marca história, pois isto abre portas para novas gerações de ensino, deste estilo que é considerado por muitos estudiosos em artes marciais, como o estilo mais dinâmico e veloz instituido nos ultimas décadas, instituida pelo mesmo Mestre (Makáo) no início dos anos 90.
                                           Com esta iniciativa, Mestre Makáo com sua volta como educandário na arte do Kung Fu,  pretende ampliar seu estilo novamente, bem como criar uma Instituição de Ensino, já nos primeiros meses do Próximo ano que se inicia. Com isto, possibilitará antigos alunos e novas gerações que tiveram no Makáo o Mentor de ensino, a possibilidade de reviverem um novo futuro para o Estilo Kak Kan Chun no Brasil, bem como em países da America do Sul, ao qual possui alunos seus formados e profissionais por ele qualificados! Estes novos técnicos, em Kak Kan Chun& Wing Chun, ainda terão que trilhar longos caminhos até o profissionalismo, mas estão qualificados para instruir novos alunos sobre apreciação do Mestre!Esta Postagem tem como finalidade aplaudir estes jovens e desejar à todos, um belo futuro e responsabilidade com todos que neles irão depositar respeito e confiança!  Acima de tudo, Serenidade, conhecimento, plenitude e união, fato este que fez com que Mestre Makáo voltasse a prática do Kung Fu, após quase completar 16 anos de afatamento! "Seus adoráveis alunos serviram-lhe de motivação para seu retorno!
                            Mestre Makáo então como prova de sua admiração e carinho deixa aqui uma poesia chinesa de Um Mestre aos seus alunos, que ele dedica aos seus alunos aprovados:


                            ...

                            E veio até a minha presença,
                            aquela pessoa, ainda muito jovem...
                            Tinha nos olhos a claridade da busca,
                            nas mãos, a oferta de seus sonhos...
                            E antes que eu, pudesse negar... 
                            Aclamaram meus braços cansados,
                            pediram de mim a força do passado...
                            O tempo Passou... disse eu...!
                            Mas aquela jovem pessoa,
                            sem se dar como vencido, 
                            me fez rejuvenecido como uma simples frase...
                            Mestre.... me ensina!
                            Como se possuido pelo néctar do Fênix,
                            Levantei-me , sobre minhas pernas esquecidas,
                            Ressurgindo das próprias chamas, ...Te ensinei!
                            Ressurgindo das próprias cinzas,
                            te agradeço meu jovem aprendiz, pois fizeste por mim,
                            muito mais, do que por ti fiz...
                 
                             Mestre Chang Lian- 1944
                             "Também dedico esta poesia do Mestre Chang Lian para todos os meus alunos"
                             Makáo...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O início de uma longa jornada...38º aniversário no Caminho de uma linhagem!

                                     

 Estou comemorando neste dia 26 de novembro, 38 anos de prática de Kung Fu, por outro lado, pela ironia do destino, foi neste mesmo dia do mês, que meu Mestre, Mestre Chen Lo, faleceu, dois momentos de sentimentos opostos, marcado pelo início de minha prática no Kung Fu e anos após, pela morte de meu saudoso mentor! Iniciei sob guarda de seus ensinamentos a prática do Wing Chun (estilo familia Wong), com a convivência de meu Mestre e  mentor, descobri  o verdadeiro significado da palavra "dedicação"! No decorrer dos anos, compreendi que a legitimidade de uma arte, se faz pelo vínculo entre Mestre e aluno, mesmo porque, um aluno é mais que um aprendiz, torna-se um ser constante na vida de um Mestre, torna-se filho! Foi nestes termos aos quais fui trilhando meu caminho, com meu Mestre, como um filho adotado pelo seu conhecimento e por sua alma...Tornei-me Mestre muito cedo, sob meus ombros, foi colocado  a incumbência de tomar o lugar de Meu amado Mestre, responsabilidade que ao longo do tempo, tornou-se acima de tudo uma missão acalentada pela lembrança e inspirada pelos ensinamentos aos quais recebi deste mentor espíritual, mental e marcial!
                                      Passaram centenas de alunos sob meus cuidados ao longo dos anos, sempre busquei levar até eles, os ensinamentos da mesma forma ao qual me foi repassado, mostrando que o Kung Fu é mais do que uma arte de combate, mais que uma simples  arte de defesa, mas acima de tudo, uma maneira de vida e de visão ampla da vida como um todo! Para comemorar esta data e como homenagem ao meu amado Mestre-Pai (Pa), Deixarei aqui registrado alguns ensinamentos de meu Mestre, espero que todos apreciem:

Palavras a respeito da busca do conhecimento:- (Mestre Chen Lo)
" De nada adianta a busca de algo, que não desejamos colocar em prática, a busca sempre nos leva de encontro com as escolhas, que nem sempre desejamos, busca é ir de encontro do inesperado".
O significado da palavra "Kung Fu":
"Gong Fu é deixar de ser , para se tornar!"
O princípio da luta:
"Aprender a lutar é enfrentar o mêdo, as fraquezas, as perdas da vida, lutar é uma maneira de confiar em si mesmo e saber viver defendendo-se de seus próprios desafios!"
Como praticar o Kung Fu de forma correta?
"Não copie a forma de praticar do outro, não queira ser o melhor entre os demais, seja o melhor de si mesmo, não busque a perfeição busque a precisão, nunca subestime suas derrotas elas te mostrarão o caminho da habilidade, isto é Gong Fu!"
O que o Mestre espera do aluno?
"Que o Mestre não seja mais necessário...que o aluno deixe de ser aluno!"
É possivel o aluno saber tudo que seu Mestre sabe?
"Um filhote de passarinho, ao aprender a voar , voará tão longe do ninho que só lembrará do ninho, quando criar seus próprios filhotes e novos ninhos!"
Qual a melhor forma de luta?
"Aquela em que as mãos não atrapalham as pernas e nem as pernas atrapalham as mãos!"
"Como se tornar o melhor dos lutadores?
"Ter um motivo porque lutar, ter um motivo  para vencer, ter um motivo para não ser derrotado, ter um motivo para ter todos estes motivos..."
Quando um golpe é perfeito?
"Quando jamais foi necessário aplicá-lo, pois seria fatal e sem volta!"
Quando um aluno está preparado para ser um Mestre?
"Quando o aluno mesmo preparado para ser um Mestre, sente-se ainda aluno de seu Mestre e mantém esta imagem diante de seus próprios alunos. Um Mestre é só o aluno de um outro Mestre...Sempre!
Qual seria a sua mensagem para as futuras gerações de nosso estilo?
"Jamais se esqueçam do passado de nosso estilo e nem de seus ensinamentos, nem tão pouco mudem o que foi ensinado, caso contrário, não haverá futuro nem novas gerações deste estilo"!
O que o Senhor diria  hoje para seu Mestre caso estivesse entre nós?
"Mestre Wong... que saudades!"

                                     Desta forma, meu Mestre deixou seu legado, me lapidou com seus ensinamentos, serei sempre seu eterno aluno... Mestre Chen...Que saudades!!!! Dedico esta homenagem para todos os meus alunos, netos de meu Mestre!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Regras de combate do Kak Kan Chun Internacional- By Grão Mestre Makáo

                               

                               Iremos abordar nesta postagem, a filosofia marcial mais completa desta arte, que por muitos é considerada a mais eficiente modalidade de Kung Fu! Nenhuma arte é mais intimamente ligada às técnicas de "braços" que o Wing Chun! Seus ensinamentos vão muito mais além do que é exposto em livros, filmes e academias, seus ensinamentos vão além da perícia técnica de golpes ou eficiência de ataque e defesa.
                                 Muitos ensinamentos vão além do tempo, sendo conhecidos apenas por uma pequena parte de seus praticantes...Aqui será revelado conceitos e formas de desenvolvimento filosofico desta arte criada por volta do ano de 1664, onde a teoria reforça a prática desta modalidade de Kung Fu, conhecida como  "Vin Tsun", (Wing Chun- Linda Primavera)..
                                  Muitos ensinamentos deste estilo, são verdadeiras obras de filosofia aplicada, buscando dar explicação sólida de seus fundamentos, até hoje pouco conhecido da grande massa de praticantes! Baseada nesta filosofia que o Wing Chun obteve reconhecimento Mundial de seu alto índice de perícia marcial, fato este que iremos aqui revelar, tais princípios hoje são devidamente praticados pelo Estilo Kak Kan Chun, ao qual fui o codificador do estilo em todos os continentes:


                                       Regras do Kak Kan Chun e Vin Tsun
                                   By  Grão Mestre  Makáo

              Regra Nº1- A velocidade de um movimento está diretamente ligado a aplicação contínua de uma sequência de golpes, que por sua vez,  limita o espaço entre os golpes deferidos!
              Regra Nº2- A velocidade do movimento da defesa deve ser em igual equivalência com o ataque, seja no recuo ou no avanço do movimento...
               Regra Nº3-  É mais importante diminuir a lacuna de tempo entre os golpes simultâneos, do que a velocidade dos golpes deferidos!
               Regra Nº4-  Toda a defesa eficiente, segue a regra em que, para cada golpe defendido em bloqueio curvo, um ataque deve ser efetuado simultanêamente em linha curva e oposta!
               Regra Nº5-  Todo movimento de "Pêndulo", deve ser efetuado  oposto ao movimento de ataque, Exemplo:- "Quando o braço segue em direção ao oponente, o corpo deve seguir direçao oposta, sendo assim pêndulo para trás enquanto o braço segue para frente!
                Regra Nº6- A melhor defesa, é o contra golpe no membro que defere o ataque realizado pelo oponente.
                 Regra Nº7- A força de um golpe, jamais supera a velocidade em golpes contínuos!
                 Regra Nº8- Toda defesa segue por fora do golpe de ataque e contra ataca, por dentro do corpo do oponente, jamais ao contrário! 
                  RegraNº9- É mais eficiente "deslizar" sobre o ataque, do que bloquear o ataque, é mais eficiente bloquear o ataque indo em frente em direção ao oponente, do que recuar diante do adversário!
                  Regra 10- Cotovelos circulares defendem cotoveladas giratórios, cotovelos giratórios defendem cotoveladas circulares, esta é a regra dos braços paralelos e dos braços transversos...
                   Regra Nº 11- Para cada movimento de ataque do oponente, deve-se aplicar um golpe no membro que defere o golpe, em seguida um golpe no eixo central do corpo do adversário e em seguida restringir o espaço na luta com golpes curtos e continuos..
                   Regra Nº 12- Jamais deferir um golpe mantendo distância do oponente, mas sim ao contrário, diminuindo o espaço elimina-se a possibilidade do contra ataque!
                    Regra Nº 13- Socos devem ser deferidos em áreas moles, articulares ou junções musculares! Regra  Nº 14- Evitar golpes solitários (um único golpe deferido), sempre que possivel atuar com golpes simultâneos acima de 4 ao mesmo tempo e sempre em lugares diferentes no corpo do oponente!
                       Regra Nº 15- "Um tiro de um revolver e vários tiros de uma metralhadora são iguais em velocidade, o que difere um do outro é o espaço que existe entre um tiro e outro, assim é o golpe contínuo, não dá espaço entre um golpe e outro!"
                       Regra Nº 16- Quanto mais longa seja a postura dos braços, seja na defesa ou no ataque, mais estará vunerável a contra golpes,  braços curtos coibem ataques longos e penetram o bloqueio com maior facilidade!
                        Regra Nº 17- Movimentos de pernas só devem ocorrer simultâneamente com os braços, jamais de forma independente.
                        Regra Nº 18- Qualquer golpe de braço (socos) deve enfatizar como alvo principal, os membros superiores (braços-ombros-pescoço  tórax e cabeça) da mesma forma buscar atingir membros inferiores (pernas, joelhos- bexiga- virilha- canelas). O mesmo ocorre com os pés!
                        
Estas regras são definitivamente, formas que podem ser aplicados em qualquer arte marcial ou por qualquer praticante, a principal finalidade de expor tais princípios, está relacionado ao fato de ampliar as informações referentes ao meu estilo, bem como promover um estudo mais apurado na ciência das artes marciais!

Grão Mestre Makáo...  

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pontos vitais- Parte III


                                
 Muitos mitos sobre os pontos vitais  podem ser motivos de estudo, pois a realidade que envolve as artes é indiscutível, sendo necessário que as escolas busquem exclarecer aos alunos, as importantes funções de orgãos, músculos, veias e artérias! não basta reconhecer os pontos vitais, torna-se indispensável aos ensinamentos, as consequencias de determinados golpes em algumas regiões do corpo humano! No corpo humano há diversas partes moles podem causar muito dano ao oponente, sensações de desmaio suores frios, perda dos sentidos e até a morte. Infelizmente, muitas escolas ao serem questionadas neste respeito, declinam das perguntas e evitam comentar a respeito do assunto, seja por falta de conhecimento ou por simples descaso, mas é importante deixar claro, que nenhum praticante estará apto em qualquer atividade marcial, sem que tenha uma profunda sabedoria à respeito deste  importante assunto!
                                    Nosso Blog, dividiu em 3 partes este assunto, ao qual, finalizamos este assunto nesta postagem, os assuntos abordados nesta ultima parte dos "pontos vitais" irá abordar os tipos de efeitos e traumas que possam ocorrer em determinadas partes do corpo ao se deferir específicos golpes!
                                     Não posso deixar de exclarecer aos leitores, que os ensinamentos aqui mencionados, são em sua maioria, tidos como segrêdos de algumas artes, mas tais segredos tornaram-se muito mais que uma simples conduta técnica de alguns estilos, hoje, fica evidente que muitos praticantes de artes marciais, acabam ferindo, lesionando e até mesmo incapacitando de forma definitiva alguns atletas marciais, podendo até mesmo levar a óbito, pela falta de conhecimento...Por este motivo, resolvi revelar neste blog, os perigosos pontos vitais, como forma de alerta aos praticantes, para evitar que golpes acabem sendo responsáveis por danos fatais e criminosos!
                                        A arte marcial tem como objetivo principal, "proteger a vida", tornar possivel a guarda do pequeno, do idoso ou do mais fraco e mais frágil, contrário de alguns fundamentos de algumas escolas, que filosoficamente sustentam a agressão como um caminho de vitória...Que na verdade, incentivam
mais e mais a violência. Meu objetivo como Mestre de Kung Fu, está no exclarecimento e auxilio aos estudiosos nas artes marciais, como um alerta deve ser visto os ensinamentos que apartir de agora, aqui deixarei registrado!

PONTOS VITAIS:

Linhas de Compressão- São pontos considerados  como responsáveis pela mobilidade do sangue e de oxigenação do corpo humano! golpes nestas áreas podem provocar desmaios e vomitos, parada respiratória!
Local: garganta, nuca, estomago e visícula biliar

Linhas de Amortecimentos- São pontos de impacto direto, onde provocam perda de reflexo cognitivo nervoso, onde podem gerar uma simples perda de movimentos até mesmo uma suspensão definitiva de mobilidade!
Local: Braços, antebraços, coxas, pélvis e coluna vertebral.

Linhas de Convulsões- São pontos que provocam espasmos musculares e convulsões nervosas!
                                     O espasmo é causado por mau funcionamento dos nervos , pode se tornar muito mais grave, e permanente se não for tratado.Em casos muito graves, o espasmo pode induzir as contrações musculares, golpes nestas regiões  podem causar tendões e ligamentos rompidos,
Local: - Musculos e ligamentos, maxilar, temporas, terceira vertebra cervical, queixo.

Linhas de Parada Cardíaca-  A bradicardia pode causar baixa pressão, devido à diminuição do esforço do músculo cardíaco. A bradicardia pode causar danos ao organismo devido a menor circulação do sangue, levando menos oxigênio às células, neste caso pode ser ocasionado por golpes diretamente no coração ou quatro dedos acima do mesmo, podendo ocorrer ainda  a parada cardíaca por meio de forte pressão no tórax  na mesma região, comum com golpes de cotovelo ou socos verticais neste local (coração).
Linhas de Asfixia ou esganadura-A asfixia mecânica por esganadura, também conhecida por enforcamento com a utilização das mãos, é definida doutrinariamente da Ciência Médico Legal: “ é a asfixia mecânica em que existe embaraço à livre entrada e saída do ar do aparelho respiratório, por uma constrição da região anterior do pescoço, feita pela mão.”
Local:- A esganadura é de natureza mortal, podem ainda ser realizadas por chaves de braço no pescoço, como golpes conhecidos como garrote, guilhotina ou mata leão! Golpes com os dedos na traquéia lateralmente, provocando perda dos sentidos  em função de interrupção de oxigenação nas vias aéreas superiores!
Linhas da Ação de equilíbrio corporal- golpes no crânio podem ocorrer vertigens sendo uma falsa sensação de movimento ou de rotação ou a impressão de que os objetos se movem ou rodam. Geralmente, ela é acompanhada por náusea e perda do equilíbrio. Alguns indivíduos utilizam o termo tontura para descrever a vertigem, uma sensação de “estar fora do espaço”, o desmaio ou a fraqueza, neste caso podem ocorrer diante ao fato de sofrer golpes de chutes ou joelhadas no crânio próximo ao sistema periférico nervoso , bem próximo das orelhas ou acima delas! Chutes e cotoveladas na nuca ou próximo a jugular ou acima dos musculos conhecidos como trapezios, O músculo trapézio, de configuração triangular, é o mais superficial dos músculos da região posterior do tronco e do pescoço. Divide-se em Trapézio Superior, Médio e Inferior, tendo cada um deles a sua origem, inserção e movimentos especificos, golpes nestas áreas, provocam desmaios ou perda de equilibrio corpóreo. Outros locais:- rins, estômago e Baço!
 


OBS: - "Qualquer ação mencionada acima, tem como cunho informativo técnico nas artes marciais, para melhor entendimento dos praticantes, dos possiveis efeitos nocivos ou fatalistas, em alguns golpes praticados de forma abusiva e sem sentido técnico, veja esta postagem como um "alerta", evitando golpes nestas regiões!

 Grão Mestre - Makáo 

KUNG FÚ- A ARTE MARCIAL SEM FRONTEIRAS by Mestre Makáo: Mestre Makáo responde!!!!

KUNG FÚ- A ARTE MARCIAL SEM FRONTEIRAS by Mestre Makáo: Mestre Makáo responde!!!!

domingo, 13 de novembro de 2011

Mestre Makáo responde!!!!

Mestre Makáo responde:

                                                  Oi amigos!! Nesta postagem de meu Blog, pretendo responder algumas perguntas que constantemente me fazem, ao longo de meus quarenta anos de Kung Fu! Dando dicas, respondendo seguidores do mundo inteiro, que me acompanham nesta jornada do KUNG FU SEM FRONTEIRAS...Aqui ficará registradas algumas perguntas e respostas, caso queiram ter suas perguntas respondidas, mandem suas perguntas aqui neste blog ou pelo facebook, (James Makáo) ou por Email- mestremakao@hotmail.com:



-Mestre Makáo, gostaria de saber como posso defenir que estilo de Kung Fu é o mais indicado para mim? Cláudio R. Zenner
- Cláudio, qualquer estilo pode ser praticado, mas é importante saber antecipadamente, quais as características do estilo, sua origem e principalmente a fundamentação da escola ao qual voce pretende praticar. Para isto, busque o Professor ou Mestre responsável e informe-se à respeito de todas as características e métodos por ele ensinado! Muitos Mestres irão fazer uma avaliação de suas atribuições físicas para defenir se aquele estilo é compativel ou não!
- Mestre Makáo, gostaria de saber se o Kung Fu tem graduação de faixa? -Aline Bastos 
- Aline,o Kung Fu tradicional "não" possui atribuição de faixas como critério de graduação, mesmo assim, nos anos 90, a China em comum acordo com Federações Internacionais, definiram tal possibilidade apartir do momento em que foi oficializado que todos os estilos e modalidades de artes Marciais Chinesas, seriam elas, denominadas de WUSHU, com isto muitos estilos resolveram adaptar-se com a inclusão de faixas em seus exames, buscando assim dar ao aluno um incentivo ao aluno, pois, até então as graduações eram feitas por tempo de prática e exames com certificados de graduação. Mesmo assim, alguns estilos não admitem este método que é comum em outras artes, mantendo-se dentro das tradições milenares!
- Mestre, quanto tempo é necessário de prática no Kung Fu, para se tornar um Mestre? -Luís Leonardo Bell.  
- Luis,isto varia de estilo para estilo,o tempo depende das diferentes fases de aprendizagem, alguns métodos estabelecem um período de dez anos para o aluno chegar ao grau de Mestre, outros formam seus alunos em Mestre após um período de vinte anos de prática. Estilos mais conservadores, permitem o grau de Mestre somente após o falecimento do Mestre efetivo, enfim, o grau de Mestre é muito mais que conhecer um estilo de luta, é ter didática, conhecimento filosófico,  método de ensino e fundamentação psicológica ao acompanhar o aluno em questão! A graduação de Mestrado atualmente, em diferentes partes do mundo, tornaram-se mais amenas em questão ao tempo de formatura, existem estilos que reduziram este tempo em cinco anos! Ao meu ver, o tempo necessário de se formar um aluno em Mestre depende de muitas atribuições que o aluno deve atingir.
-Quais dos estilos Shaolins , possui mais qualificação técnica, Shalin do Norte ou Shaolin do Sul - Abhdull Nasser. 
-Abhdull, as duas técnicas, possui atribuições distintas, O Shaolin do Norte possui características de uma arte praticada em lugares com montanhas, ali ela se desenvolveu, portanto possui um método voltada a fortificar as pernas para aquela região, já os estilos do Sul, eram técnicas usadas em lugares planos, portanto, são técnicas mais flexiveis e velozes, cada qual com suas características possibilitam um desenvolvimento peculiar a sua região, os movimentos do Norte são mais forte e mais longos, enquanto os movimentos do Sul, são mais curtos e penetrantes, sendo assim ambas se equivalem, cada qual em suas características peculiares!
-O Kung Fu, não é um estilo de luta que foge aos conceitos modernos? Não é uma forma ultrapassada?- Maurice Stern. 
- Maurice, as artes marciais são defenitivamente ajustáveis aos conceitos do mundo moderno em que vivemos, não existe arte ultrapassada mas sim, modalidades mais ou menos formal, o kung fu é uma arte milenar que possui características próprias, ela é uma arte extremamente complexa diante de outras artes mais simplificadas, a primeira vista, o Kung Fu por sua complexidade, pode parecer dificil de ser aceita em um mundo que que deseja técnicas imediatistas, mas o fato é que o Kung Fu agrupa em suas técnicas, todas as demais, pois se existem as demais artes, pode ter certeza que se originaram dela! Métodos são criados diariamente, cada qual buscando ser mais eficiente que as demais, mas somente o Kung Fu, possui uma linhagem de mais de cinco mil movimentos somados de seus diversos estilos!
- Makáo, porque o Kung Fu não participa de eventos do M.M.A, já que é uma arte completa?- Ronaldo Zimmer
-Ronaldo, o M.M.A, possui suas regras, baseada em suas normas, fica impossivel um lutador praticante de Kung Fu, fazer parte deste tipo de competição, haja vista que a maioria dos golpes de Kung Fu, tem como finalidade atingir articulações, orgãos e ossos, que em sua maioria são proibidos neste tipo de modalidade!
ficando assim ao lutador de Kung Fu demonstrar suas técnicas, existem alguns estilos que buscam os métodos de estilos livres ou mistos, o Wushu atual busca conciliar suas técnicas as modalidades existentes, mesmo assim fica limitado tecnicamente, como muitas artes que praticam o M.M.A! Não somente o Kung Fu, mas o Tae Kwon Do, Karate, Krav Magá e outras artes, são em suas características fundamentalmente mortais caso aplicadas com seriedade, por este motivo, fica dificil para o Kung Fu participar deste tipo de evento.
-Mestre Makáo, li todas as suas postagens e aprendi muito, mas gostaria de perguntar se não existe métodos de defesa que sejam mais rápidos, já que não pretendo ser um Mestre, nem tão pouco ser um profissional, quero somente aprender a me defender sem exames e graduações, isto é possivel ? - Pierre Antoine
-Pierre, as artes marciais em sua maioria, possui técnicas primárias que possibilitam tal prática, como um curso básico de defesa pessoal, basta buscar a arte pretendida e pedir ao técnico ou professor este tipo de aprendizagem, mas se voce quer uma arte que permita uma aprendizagem rápida neste sentido, te aconselho o Savat, Muai thay, Krav Magá ou Jiu jitsu!Mesmo assim, as demais artes tambem agregam técnicas unicamente de defesa pessoal


     "Mandem suas perguntas para o endereço acima ou no facebook para James Makáo!"

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Katis- A arte do movimento!

                      
        Para muitos, os movimentos do Kung Fú parecem possuir uma leveza, para outros, fica dificil acreditar que possam esconder em seus movimentos leves, uma força que poderia derrotar um oponente! Diante das demais artes marciais tidas como "duras e com movimentos aparentemente solidificados pela força", o Kung Fu cria uma falsa interpretação no que diz respeito aos suas "formas".
                                Todo e qualquer praticante de Kung Fu, seja qual for o estilo escolhido, terá que praticar horas e horas um conjunto de movimentos, que buscam aprimorar as técnicas repetidamente como método de combate simulado, conjunto este que são chamados de "Katis"!   
                                Os Katis, variam de estilo para estilo, os seus movimentos variam em quantidade e aplicação, alguns estilos possuem katis que ultrapassam 500 movimentos! Estilos de Kung Fu podem ter  de 10 à 50 katis, dependendo dos casos até mais...
                                  Kati é uma simulação de luta muito praticada na maioria das artes marciais, não sendo uma exclusividade das artes chinesas, o nome sofre algumas alterações dependendo da arte marcial praticada, no  Kung Fu é chamado de kati, nas artes marciais niponicas são chamados de katas, nas entre as artes coreanas é chamado de Pumsae!O termo "kati" é a forma cantonesa do termo em mandarim "jiàzi",
                                   Apesar da semelhança sonora, não há proximidade etimológica entre "kati" e "kata", nome genérico utilizado para identificar as rotinas nas artes marciais japonesas. Em japonês, "kata" se escreve "", termo que, em chinês, é lido como "xíng" (significando "tipo" ou "modelo"). O termo “kati” é o termo popularizado fora da China para “tàolù”. O termo kati foi usado inicialmente pelo governo chinês quando o Kung Fu começou a se popularizar fora da China .um kati consiste em uma rotina específica de movimentos para se: treinar técnicas específicas do estilo, fortalecer base, aumentar condicionamento físico, treinar concentração mental e equilibrar a energia do corpo (através de técnicas de respiração).
                                              Um Kati segue os seguintes princípios marcias:
1º- Com um Kati (táolú), busca-se primeiramente o controle do equilíbrio!
2º- Após o equilíbrio, busca-se desenvolver o trajeto do movimento!
3º- Sabendo projetar o movimento em um determinado trajeto, busca-se a precisão do mesmo,em direção ao alvo pretendido!
4º- Após ter atingido o equilíbrio necessário, o trajeto do movimento, a precisão do golpe, deve-se buscar agora a velocidade correta que impeça qualquer defesa!
5º- Atingindo a velocidade necessária, busca-se a potência necessária para efitivar o movimento como golpe correto!
6º- Porem após ter atingido todos os itens anteriores, ainda será necessário obter-se a resistência física e respiratória em cada movimento!
7º- Quando "tudo" for conquistado, todos os itens mencionados, o adepto deverá buscar o "Caminho da não violência", nos "Punhos Sagrados" do Kung Fu! Praticando a meditação constante para livrar-se do ato agressivo, aí então, deve buscar o último ítem:
8º- O Caminho do Tao...onde o equilíbrio da mente, o trajeto correto dos ideais, a precisão do raciocínio, a velocidade do pensamento, a energia do Chi(qi- eu interior), permitam que seus movimentos, estejam alinhados com a energia do universo interior em direção ao universo exterior! Isto é Kung Fu (homem hábil)...
                   

"A Arte imitando a natureza, a natureza sendo Mestra de todas as formas de vida, isto é Kung Fu"!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os punhos, socos e garras do Kung Fú tradicional

                                            Os primeiros registros infiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de jabutis da Dinastia Shang(1766 - 1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. As técnicas e suas variações são legitimamente identificadas pelas formas e punhos que determinam o estilo praticado.
                                             Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Posteriormente, este estilo gerou outras maneiras de serem aplicadas, surgindo assim, 13 punhos básicos que derminaram a criação de mais de 300 estilos de Kung Fu!
                                             O Kung Fú pode ser praticado por adultos, idosos e crianças de ambos os sexos dependendo do estilo. Uma das grandes diferenciações do Kung Fú com as demais artes marciais orientais, está diretamente ligada, aos inúmeros golpes e posturas de mãos, que variam de estilo para estilo!


                                   Na maioria dos punhos acima demonstrados, o Estilo Kak Kan Chun, utiliza cada uma das formas de punhos, palmas e braços, dentro das características aplicativas de seus movimentos, mas podemos encontrar as mesmas formas entre outros estilos, diferenciando-se apenas, na maneira de aplicar ou no nome ou dialeto chinês que são representadas pela escola ao qual é praticada! Alguns punhos, são aplicados em formas diferentes, outros deferem golpes em partes correspondentes as marcações em vermelho, mas em sua maioria, os estilos usam 13  formas de punhos separadamente de acordo com a identidade de seu método ou de forma  agrupada como é o caso do Wing Chun e o Kak Kan Chun e outros estilos que são aplicados mais punhos que movimentos de pernas ou chutes!
                                             Estilos de Kung Fú possuem características próprias, alguns destes estilos aprimoram-se no uso dos dedos, outros em palmas e garras, mas todas ou pelo menos a maior parte, unificam 13 formas de punhos que se equivalem, cada qual em sua técnica, não havendo melhor ou pior forma de aplicação!   Uma técnica de punho, ao ser escolhida deve-se levar em consideração, a anatomia do punho do praticante, análise dos dedos, se são curtos ou longos, o mesmo ocorre com os braços e pernas, atualmente não se leva muito isto em questão nas escolas, mas creio que isto ainda seja fundamental, seria o mesmo que por uma pessoa baixa  para jogar basquete ou pequena demais para jogar volei! cada modalidade exige uma anatomia adequada, isto tambem ocorre para o estilo de kung fu que se pretende praticar!