Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 31 de julho de 2011

A INTEGRIDADE DAS ARTES MARCIAIS!

            De tempo em tempos, as artes marciais em geral, vem sofrendo mudanças consideradas por muitos algo preocupante, pensamento este que compartilho, primeiramente em relação ao fator filosofico da maioria delas, sendo este , motivo da perda de muitos valores que determinam a raíz e identidade de algumas destas artes marciais! Todos os praticantes das artes marciais em geral, principalmente os mais jovens, desconhecem o verdadeiro significado das artes marciais, como referencia social, filosófica e conceito até mesmo espiritual. Infelizmente, as artes marciais estão indo em direção aos caminhos que dão ênfase principalmente a conduta de desenvolvimento marcial apenas, deixando de lado na maioria dos casos, a filosofia e história de seus fundamentos! Sabemos que o mundo está passando por transformações, inivitavelmente as artes marciais acompanham estas transformações de forma pouco envolvida com as tradições que mantiveram todas elas por séculos, isto poderá fazer com que em décadas pereçam no esquecimento, caso algo não seja realmente feito para evitar um futuro realmente trágico para as artes marciais!
                          Um exemplo disto, fica visível no próprio Kung Fú, que em uma década apenas, modificou muitos de seus critérios, tanto na didática de ensino desta arte, como na maneira de classificar seus praticantes por graduações de faixas, fato este ao meu ver, algo realmente absurdo diante das tradiçõpes milenares do kung-fú!
                            O kung fú tradicional, busca manter na integra seus conceitos, mesmo assim, vemos inumeras escolas, criando métodos "modernos" como pretesto de atrair alunos para seus estilos e suas academias.
                            O kung fú, sempre foi uma arte que manteve seus conceitos de apredizegem, e define por tempo de prática a condição de seus alunos,e não por faixas de panos coloridos na cintura!
                            Muitas são as questões fundamentais que devem ser respeitadas, fato este que não vem ocorrendo ao redor do mundo! Não sou contra a "modernidade" das práticas marciais, mas sou definitivamente contra a perda da identidade delas, em função apenas de arrecadar benificios financeiros ou arrecadar praticantes sem qualquer ética marcial...
                            Mas aos leitores de meu blog, peço que reflitam e percebam a importância de se manter a tradição das artes marciais, procurar Mestres qualificados, com estilos que mantén suas raízes, isto é profundamente  importante para que as artes marciais se perpetuem por mais séculos futuros! As competições , as lutas e técnicas olímpicas, são importantes para refletir ao público em geral, as diferentes caracterísitcas de cada estilo, mas porque mostrar apenas o lado competitivo sem dar ao público uma visão mais ampla de seus preceitos? As artes marciais são mais que apenas socos e chutes, são escolas que aprimoram o caráter de seus praticantes. Tornar-se um grande lutador é dignificante, mas tornar-se um grande  ser humano é muito mais!
                                Qualquer praticante deve ser bem preparado, para vencer a maior das batalhas que terá no decorrer de sua vida, a batalha que me refiro é eliminar de sua alma, a agressão, o conflito e a insegurança física, emocional e mental! Para isto, a mente tem que refletir, o corpo tem que se exercitar, a alma tem que iluminar-se e os sentimentos devem se tornar nobres!

                                 Vivemos em um mundo de conflitos, inseguranças e desrespeito a própria vida no planeta, portanto é fundamental que novos adeptos das artes marciais sejam acima de tudo, representantes legítimos de suas filosofias, não importa se é esta ou aquela arte, o que importa é como esta ou aquela arte se auto define...
                                   Este blog é de voce caro leitor, é a sua voz e busca levar para todos os verdadeiros conceitos das artes marciais clássicas! seja voce apenas um curioso ou praticante, seja voce um mestre ou aluno, levante a sua bandeira, a sua arte, mostre este blog aos seus amigos, aos seus colegas de academia, ao praticantes de sua escola! Vamos lutar pela grandeza das artes e de nossos Mestres.
                                    Existem muitos Mestres e escolas com valor pelo mundo inteiro, unidas pela grandeza de seus ensinamentos, que merecem nosso respeito permanete. Partecipem, deixem seus comentários, falem de suas escolas aqui neste blog, tenham a certeza que este será sempre o canal de voz das artes marciais, para todos, sem qualquer bloqueio ou descriminação... Este é meu objetivo, "unificação mundial das artes marciais", ir além das Confederações Internacionais, ir de encontro a alma de nossos ancestrais, alimentando sempre a dignidade histórica de nossos Mestres... Mandem suas matérias, seus ensinamentos, seus conceitos e imagens, terei o grato prazer de manifestar meu respeito a todos!
                                   Hoje podemos criar um compromisso global, em pró das artes marciais, unidos pela alma guerreira e sagrada de nossas artes, sejam todos bem vindos!


 grato.... Mestre Makáo - Brasil - 2011

domingo, 17 de julho de 2011

As cores e seus preceitos no Kung Fú

                           Um monge Indiano teria observado o movimento de uma garça e sua agilidade na luta contra animais peçonhentos como cobras, lagartos, entre outros. A agilidade da garça e a velocidade no uso de seu bico como arma de combate, impressionou o monge que ficou muito atento e tratou de copiar seus movimentos. Tratou de ensiná-los aos seus discípulos e daí por diante se desenvolveria a arte do Wushu.
                          ASSIM NASCIA O KUNG FÚ,a arte milenar chinesa, que para muitos busca ir além do conhecimento marcial, procurando expandir as habilidades humanas filosoficamente, espiritualmente e mentalmente! Por milênios esta arte ficou ao alcanse apenas de alguns previlegiados, mas nos últimos cento e cinquenta anos, surgiu para o mundo, tendo milhares de adeptos desta arte por todo o mundo!
                        Poucas sabedorias internas dos mosteiros, chegam ao conhecimento público, entre estes preceitos orientais, muitos adeptos desconhecem o significado das cores, no Kung Fú!
                        Por meio das cores podemos identificar um estilo, de que região da China teve sua origem, quais os fundamentos e que escola pertence!  Para que possamos compreender melhor, o verdadeiro significado e a importância das cores no Kung Fú, temos que nos ater a sua simbologia inicial!
                          A filosofia Taoísta identifica quatro forças naturais que regem a vida na Terra, , o FOGO
a ÁGUA, a TERRA e o AR! São chamados de "Elementos" da Natureza, cada qual, possui um poder sagrado e representa as quatro forças do Universo, cada um desses elementos, possui uma cor que identifica sua energia, chamada de CHI ou QI... Desta forma podemos identificar a energia que acumulamos, exalamos,queimamos e eliminamos! Estas mesmas energias representam o tipo de técnica de Kung Fú que costumamos praticar, cada uma delas possui uma relação direta com um determinado elemento natural, vejamos:
O FOGO- técnicas que exigem maior explosão de movimentos, praticam movimentos mais longos e de impacto, tais técnicas de Kung Fú mantém a cor VERMELHA em suas vestimentas, algumas vezes com dourado, representando a intensidade do fogo e da luz deste elemento, são técnicas encontradas ao Norte da China e nos templos chamados de Shaolin do Norte! Muitas vezes pode ser encontrado técnicas com dois ou mais estilos, sendo assim duas ou mais cores em suas vestimentas!

A ÁGUA- São técnicas mais deslizantes, com aderência em seus golpes, busca o contato menos explosivo que as técnicas do fogo, mas não menos eficazes, pois usam a flexibilidade e velocidade como seu ponto de referência, sua cor é o AZUL, comum nas técnicas e estilo do Sul da China e também no Norte Central!

A TERRA- A Terra é tida como o elemento mais estável em seus fundamentos, muitos estilos possuem golpes e movimentos mais diretos e penetrantes, com impacto sólido e valorizam a força corporal. são comuns os estilos dos templos denominados Shaolin do Sul! Sua cor é O VERDE OU PRÊTO!

O AR- Sua cor é o BRANCO ou o LARANJA, são técnicas mais suaves como seu elemento, buscam absorver os golpes de seus oponentes, evitando o desgaste desnecessário de movimentos, tambem buscam a aderência dos movimentos, sua principal característica é a flexibilida e saltos! suas vestes brancas representasm a suavidade do ar e as laranjas seu poder de penetração, seja fisica ou mental! Estes estilos que seguem estes preceitos são comuns em estilos do Sul da China!

                            Sendo assim podemos afirmar que:
                            Estilos firmes e de explosão são oriundos do elemento do FOGO!
                            Estilos de penetração e resistência são oriundos do elemento TERRA
                            Estilos deslizantes e absorventes de impacto são oriundos da ÁGUA
                            Estilos flexiveis e aderentes são oriundos do elemento AR 
                            Os estilos do fogo usam armas de laminas cortantes...(Espadas , facões e sabres)
                            Os estilos da Terra, usam armas de impacto...(bastões e lanças)
                            Os estilos da água, usam armas de punho curto ( machados, adagas e punhais)
                            Os estilos do Ar, usam armas de arremessos.( ponteiros, chicotes, estrelas, leques)
                           

sábado, 16 de julho de 2011

Os segredos dos Mestres e das Artes Marciais!

                         





 Talvez a primeira idéia que se possa ter em relação as artes marciais, está ligado diretamente a suposta violência aparente em seus golpes, muitas artes buscam a supremacia dos ataques, tentando demonstrar superioridade aos demais estilos. As artes dividem-se em vários segmentos, as principais são: japonesas, chinesas, coreanas, tailandêsas, israelenses, vietnamitas, brasileiras, turcas e gregas! Enfim, são nove origens de técnicas oriundas da "India", local considerado mãe de todas as artes.  Mas todas elas, possuem algo em comum, a busca do aperfeiçoamento dos combates corpo a corpo, algumas usando pernas, outras braços, braços e pernas, tendo outras que são aperfeiçoadas nas técnicas de contato corporal com chaves, quedas e imobilizações! Mas devemos perguntar, seria somente este o objetivo das artes marciais? Seria a busca da destruição física do oponente?
                             Não, realmente este não é o principal objetivo das artes marciais, mesmo que a maioria dos praticantes comunguem desta idéia...Os grandes Mestres das artes marciais, guardam em seus ensinamentos segredos que ao decorrer dos séculos, ficaram quase extintos, por não serem revelados aos seus discípulos, porque? A filosofia tão pregada por monges ficaram em segundo plano, em função da crescente proliferação de estilos voltados somente para auto-defesa em um mundo voltado a revoluções, guerras e insegurança social! Com isto, os Mestres mantiveram sigilo de seus conhecimentos mais profundos, para preservar sua identidade longe daqueles que buscavam apenas a arte marcial como meio de ataque e defesa corporal!
                               Mas que segredos são estes?
                              Primeiramente, as aptidões marciais levam ao controle da mente sobre o corpo, resistência a dor, controle do equilíbrio, flexibilidade e principalmente o auto-conhecimento, unificando as três energias do ser : PENSAMENTO, MOVIMENTO E OBSERVÂNCIA!
                                Os antigos Mestres levavam em consideração o fato de que o ser humano , não controla suas emoções, seus pensamentos, portanto, aprender a controlar a mente, permite com que o indivíduo supere suas limitações mentais, que impedem o praticante a desenvolver-se além dos obstáculos físicos comum a todos os seres humanos! O "impossivel" é uma palavra forte que nos limita, ao depararmos com situações aparentemente intransponíveis, as artes marciais buscam na verdade eliminar tais impossibilidades mentais! Seja quebrando rochas com os pés e mãos, sendo dando saltos comuns somente entre  os animais, movimentando-se com extrema velocidade e flexibilidade além dos limites humanos, superando a dor o esgotamento físico ou mantendo-se alheio aos perigos à sua volta, podendo assim encontrar uma saída quando todos a sua volta são movidos pelo pavor eminente! Estes segredos de desenvolvimento são funcionais e permitem que o praticante leve seus conhecimentos por toda a vida, mesmo quando em idade avançada, o praticante terá as mesmas capacidades que tinha quando jovem, apesar da idade avançada!




                                  "Um gato sempre será um gato", mesmo velho saltará, cairá sempre de pé, para o gato, não existe limitação da idade, seus instintos serão sempre os mesmos,  sua flexibilidade se manterá até o ultimo dia de sua vida! não é apenas uma condição física e anatomica, mas sim a preservação mental do gato que o mantém sempre preparado para agir, agir como um gato !



                                     Portanto, o atleta e praticante de artes marciais que busca somente a supremacia da força corporal, da flexibilidade óssea e muscular, com o tempo deteriora-se com o passar dos anos, mas aquele que encarna em seus pensamentos uma identidade marcial, ultrapassa os limites da velhice, do desgaste corporal e metabólico! Somos o que pensamos ser, se pensamos de forma errada, estes pensamentos se materializam, fazendo que tenhamos uma falsa idéia de nós mesmos, fatalmente nos veremos fadados a limitação de nossas capacidades, mas se realmente tivermos uma conduta mental de ir além do que imaginamos, a idade, a limitação metabólica e fisiológica não será impecílio no futuro!
                                     Este é um dos grandes segredos das artes marciais, dos Mestres idosos que se mantém mentalmente e fisicamente capazes de tudo que um jovem é capaz de fazer!





                                     Outro segredo é a maneira que os movimentos permitem, tornar o corpo sempre capaz de dar o melhor de si, saber andar é mais dificil do possamos imaginar, saber flexionar as articulações, ter a postura correta em nosso dia a dia, é uma tarefa ardua e exaustiva! Depende de muito sacrifício e "observância diária".  Como exemplo temos os animais, uma águia nunca irá parar de voar, mesmo sendo uma ave envelhecida, suas asas irão sempre se manter preparadas para o vôo, porque?..Simples!






                                    As águias não possuem vícios comportamentais em seus comportamentos, que ao passar dos anos possam limitar seus movimentos, já os humanos, buscam ao passar dos anos, a comodidade de suas ações, modificam seus hábitos e promovem o enfraquecimento corporal e as limitações da idade!
                                     Sendo assim, as artes marciais permitem com que o indivíduo mantenha-se apto a viver sempre capaz, desde que não se limite a golpes e acima de tudo, mantenha sua observância mental e corporal, não basta treinar o corpo se a mente envelhece, fatalmente o corpo não corresponderá da maneira que desejamos, PENSAR, MOVIMENTAR-SE E OBSERVAR de forma correta, são quesitos indispensáveis para um praticante verdadeiro das artes marciais!
                                      Um corpo se mantém veloz se o pensamento se mantém ágil, um musculo é flexível se a mente o comanda, mesmo que a aparência corpórea seja tomada pela velhice, mas a energia QI(CHI), se mantém inabalável, a águia sempre voará, o gato sempre cairá de pé e o praticante de arte marcial, sempre será um um homem hábil (KUNG FÚ). Eis o verdadeiro segredo dos Mestres e das artes marciais, que jamais deve perecer!


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Kuan Chuan- A arte da lembrança do passado, para uma vida futura!

                        


     O mundo vem passando por uma série de transformações, na maioria delas, sendo criadas por uma vida competitiva, acelerada e  provocando perdas de valores básicos, que reflete de forma substancial a sociedade caótica em que vivemos! As buscas interiores que lapidam nossas vidas e criam nossas identidades como indivíduos, agora são deixadas de lado, dando lugar às diferentes prerrogativas, na maioria dos casos, em busca de valores sociais, financeiros, profissionais!
                                  A vida sedentária, a falta de iniciativa levam as pessoas ao declínio emocional, estafas mentais e pior...As doenças psicossomáticas como depressão, ansiedade e pânico! 
                                  Com isto, a individualidade ocupa a vida humana mas em sua pior expressão, a solidão, solidão coletiva que muitas vezes acabam refletindo mesmo entre amigos e familiares. 
                                   Este Blog busca levar à todos os seus visitantes, uma ideologia diferente das artes ditas marciais, que para mim é "Arte da vida e não arte da morte", muito mais hoje, em que a insegurança social e urbana atinge ponto épicos da história. O kung Fú diferente do que muitos possam pensar, é uma conduta de vida, uma maneira de visualizar o mundo em que vive de uma forma mais ampla e uniforme, não resume-se apenas em movimentos de ataque e defesa, nem tão pouco em movimentos que imitam animais, é muito mais que isso, o Kung fú é perceber o silêncio, absorver os ruídos alem da audição, é estar em harmonia com o invisível, rastrear a natureza mais íntima do ser, criar de forma sustentável uma vida mais saudável para o corpo, para mente e a alma!
                                   Pratico o Kung Fú já fazem 35 anos, conheci grandes Mestres, grandes monges e filósofos da espiritualidade humana, todos sempre me indicaram um caminho para seguir, "O caminho da observância", sigo por este caminho a décadas, percebi que após ter me tornado um Mestre de Kung Fú, faltava-me algo muito sutil, que até então não sabia descrever, mas hoje sei, é a maneira de caminhar nesta estrada, muitos caminhos nos levam ao conformismo, outros a desistência, mas por outro lado, parece que somos capazes de saber que caminho tomar, mas não sabemos quais passos devemos dar nestes caminhos escolhidos. O Kung Fú gerou em mim a percepção de qual passo devo dar, em que momento parar e em que momento seguir! Como?
                                    Alguns anos atrás conheci um monge chamado Liu San Pak, era ele um monge budista que vivia em Nova York, em uma das minhas viagens para lá, fui apresentado a ele, por horas conversamos, entre muitos assuntos, em um determinado momento me disse: - "Makáo medite e resgate-se, olhe para trás como um filme sendo visto de frente para trás, busque ir mais distante possivel de seu passado, o mais distante que tua memória possa te levar, busque detalhes de tua vida, pessoas que conheceu, pessoas em que manteve laços, pessoas que voce apenas  disse olá, volte as suas origens, desde o primeiro passo, resgate-se e voce terá total consciência de quem voce realmente é... e não a pessoa que acredita ser!" Neste momento percebi que tinha em minhas mãos um dos maiores segredos do Kung Fú, da filosofia oriental e do próprio Tao! A Arte chamada de "Kuan Chuan". a "arte da lembrança".


                                     A memória é uma caixa que dificilmente abrimos, quando resolvemos abrir é para colocar mais informações, muitas vezes guardadas mas jamais usadas! Comecei a praticar o Kuan Chuan toda noite ao me preparar para deitar, como o monge havia me dito, relaxava e revia o dia todo, como uma fita de video ao contrário, até chegar naquela mesma manhã quando havia acordado, com detalhes, o que comi, o que toquei, por onde andei, o que pensei, como agi, quem toquei ou olhei, tudo sem afobação, consegui visualizar aquele dia do fim para o começo, fiz isto por dias, até que comecei a retroceder na memória dias, semanas e anos de minha vida, percebi minhas mudanças, reconheci sentimentos e aflições, alegrias e contentamentos, lembrei-me de coisas que nem sequer imaginava, lembrei-me de ensinamentos de meu Mestre, percebi então, o quanto havia me esquecido de mim mesmo!
                                       Esta prática (Kuan Chuan), é muito praticada por monges e Mestres de alto grau de conhecimento, mas resolvi tocar neste assunto para dar a oportunidade para todos, de ir em busca de si mesmo, do seu CHI, de sua energia interior que esquecemos no decorrer de nossas vidas!
                                       Todos podem praticar, não ter preguiça de se lembrar, nem tão pouco ter medo de se ver no espelho da alma, não escolher as memórias mas deixar fluir! Lembrar-se de coisas que parecem insignificantes hoje, mas que no passado era extremamente importante para voce!
                                        Mudamos sim, sem perceber, isto é triste, pois sempre mudamos para pior do que podemos imaginar! Quando criança adorávamos um desenho na TV, voce se lembra? pois é, hoje se teu filho ou filha está assistindo o mesmo desenho, voce pede para trocar de canal para assistir as desgraças do mundo...resgate-se, resolva-se praticando o Kuan Chuan, não é dificil, siga as instruções de sua alma!

                                       Deite-se relaxadamente, respire tão lento que voce mesmo não escute  sua própria respiração, não mexa o corpo, fique estático, nem um dedo sequer deve ser movido, faça isto em um momento de perfeito silêncio! Comece lembrando-se como voce chegou até a cama naquele momento, em seguida lembre-se como chegou no quarto, da onde veio, o que fez antes de chegar em sua casa, onde estava e com quem estava, o que conversou, assim por diante até chegar no inicio daquele dia! Perceba detalhes, gestos, dúvidas e irritações, se perceba como mero expectador de seu próprio dia, não escolha sentimentos e nem tente mudar a memória, viva o fato da memória como realmente foi, sem fantasias ou desculpas emocionais! Isto é KUAN CHUAN, redescobrir-se olhar para trás sem se esquecer de quem é, não mudar sua essência!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Armas do Kung-fú e seus incríveis praticantes!

 As armas do Kung Fú!r

                                              Elas são tão importante para o atleta de Kung Fu quanto suas armas naturais (pernas e mãos). Tradicionalmente as armas eram ensinadas aos praticantes que ja possuem um certo nível de habilidade em formas de técnicas praticadas com as mãos!
                                                Muitas armas fazem parte do acervo cultural e prático de todas as modalidades marciais, mas podemos ter a certeza de que o Kung Fú, sem dúvida, é a arte marcial com a maior quantidade de técnicas em diferentes armamentos , exatamente pela vasta quantidade de estilos praticados!
                                                Aqui mostraremos algumas destas armas, sua forma de uso e treino:

                                              San Tie Kan é uma das armas arquetípicas de kung fú. Sua criação é atribuída para o Primeiro Imperador de Song.






                                      De acordo com lenda, o imperador tinha um bastão favorito que foi quebrado em três partes durante a batalha. Mas mesmo assim ele continuo a lutar e bater nos oponentes com os pedaços quebrados juntos.
                                      O San Tie Kan hoje é feito de três cabos firmados junto através de ligações de corrente . O cabos normalmente tem rolamentos e borracha de espuma para facilitar a prática.



                                        A espada imperial (espada reta) conhecidas por muitos como Tsun Song ou Jing  é chamada de o "cavalheiro de todas as armas". É amplamente usada e sua influência vai além do Wushu. Toda escola de Wushu usa a espada como a arma básica para treinamento rigoroso.
As espadas foram usadas originalmente na China em sacrificios a deuses ou antepassados. No período dos estados combatentes a espada imperial foi muito utilizada por toda a sociedade chinesa. A espada hoje em dia está ágil, elegante, fácil e graciosa. Os seus movimentos são flexíveis e variáveis e completam um ao outro. As técnicas principais incluem bater, perfurar, girar, erguer, saltar, cortar e lutar bloqueando e atacando..





                                      O  (Gun) sendo o instrumento mais fundamental de defesa, é conhecido como o pai de todas as armas. No Kung Fu é mais comum que o bastão vá até a altura das sombrancelhas, mas há muitas variações, bastões com 1,80 mtros, 2,20 mtrs, 3,60 mtrs ou mais!





                             São construídos bastões de cera branca, madeira, e ocasionalmente ferro. Às vezes eles são aperfeiçoados com metal na ponta para aumentar o peso para treinar.Suas técnicas buscam tornar possivel o ataque em longas distâncias, principalmente quando possui mais de um oponente ao mesmo tempo!

                              A lança (QIANG) é chamada de a rainha de todas as armas. É a principal arma longa de Wushu. A lança era a arma militar mais utilizada.antigamente e com isso sua técnica foi desenvolvida. As características principais da lança são flexibilidade junto com movimentos de corpo, leveza e agilidade, rapidez e firmeza em saltos e cambalhotas. Os movimentos são claros e o truques são práticos. A lança é comparada ao " dragão " voador. Praticar com lança é muito difícil, mas tem um grande efeito no fortalecimento físico



                             As técnicas básicas de lança incluem estocar, empurrar, circular, bloquear, apontar, cutucar. Quando se pratica é aconselhável segurar a lança firmemente e flexibilidade dando estocadas rápidase focadas nos pontos vitais. Este é um das habilidades básicas importantes da lança. Quando segurar a lança, ela deve estar perto de sua cintura para apoio de forma se possa executar os movimentos mais facilmente.
                 

                                                                              Kwan Dao(Tao)


                                                                               Ho Mei

As maravilhosas armas chinesas do Kung Fú

terça-feira, 5 de julho de 2011

Tao Te King- O livro da sabedoria e da virtude- base da filosofia chinesa


                          O livro “Tao Te Ching” (Livro sobre Tao e Te) foi escrito faz aproximadamente 2500 anos por um grande adepto espiritual chinês chamado Lao Tse. LAO TSE, ao lado do filósofo social Kong Fu Tse (Confúcio) é certamente uma das maiores figuras da cultura chinesa. Sua Obra, o Tao Te King, sem dúvida é uma das colunas fundamentais da cultura chinesa. Neste pequeno livro encontramos uma concepção mística e ética que marcou profundamente a cosmovisão, a religião e os princípios de vida da China. Em estilo epigramático, encontramos uma intuição que praticamente perscruta todos os âmbitos da vida, desde a religião até uma psicologia individual e social.
                          O Tao é o Uno infinito e invisível, porém, manifesta-se de forma finita e visível através do Te, a Natureza, que inclui a dualidade oposta formada pelo Céu (princípio masculino espiritual) e pela Terra (princípio feminino material). Da união entre o Céu e a Terra nascem todos os seres e coisas, levando no mais profundo de si mesmos a imagem e a semelhança do Tao, e de seu perfeito equilíbrio entre os opostos. Em outras palavras, cada ser leva na sua base mais íntima a presença do Tao que preside à sua realização enquanto ser. O Te seria, portanto, a Virtude, ou seja, a força ou impulso vital do Tao presente na Natureza e em todo o Universo.
                           Segundo uma tradição mais ou menos lendária, Lao-Tse teria sido bibliotecário ou arquivista na corte chinesa, de onde pôde observar de perto a decadência política e social do seu tempo.    
                            Decepcionado com o estado das coisas do Império, na meia-idade teria deixado a corte e se tornado eremita numa floresta, onde viveu a segunda metade de sua vida, contemplando e meditando. 
                            No fim da vida, aos oitenta anos, teria se dirigido para a fronteira, procurando deixar a China com destino à Índia.O guarda da fronteira pediu-lhe então que deixasse algo escrito sobre o seu pensamento. Lao-Tse entregou-lhe, pois, um pequeno livro contendo cinco mil ideogramas, que formariam o assim conhecido Tao-Te King. Depois atravessou a fronteira, tomando rumo desconhecido. Desse modo Lao-Tse teria seguido até o fim o caminho do Sábio, escondendo-se por trás de sua obra, que continua viva até os dias de hoje e que se tornou em todos os tempos um dos pilares básicos do pensamento e do modo de vida chinês.
                             O Tao-Te King representa a mais alta expressão do pensamento chinês, constituindo-se por si próprio um completo sistema filosófico, dotado de uma Metafísica, que entrevê e descreve no Tao a causa primeira, o bem supremo do Universo; de uma Moral, que indica ao homem o caminho para alcançar o seu próprio fim; e de uma Política, que mostra aos governantes a via que estes devem percorrer para o progresso e o bem-estar do povo.

                              O Tao de que se pode falar não será o Tao eterno.
Se pudermos dar-lhe um nome, não será o Nome eterno.
Aquele que não tem nome é a origem do céu e da terra;
aquele que tem um nome é a Mãe de todas as coisas.
Assim, quando estamos sem desejo podemos observar indescritíveis maravilhas;
quando estamos demasiado ávidos, não vemos mais que vestígios.
Ambos provêm da mesma fonte,
Mas trazem nome diferente.
Ambos são chamados Misteriosos.
O mistério do Misterioso é a porta que dá acesso às maravilhas indescritíveis.

 O espírito do vale nunca morre. Ele é chamado Mulher Misteriosa.
A porta da Mulher Misteriosa é chamada raiz do céu e da terra.
Ele permanece em seu vestígio; usai dele sem vos apressar.
 A melhor atitude é semelhante ao comportamento da água.
A água serve a todas as coisas sem rivalizar com elas.
Ela procura os lugares que o homem abomina.
Assim fazendo, ela se aproxima do Tao.

Encher uma taça até a borda não é tão bom quanto parar.
Afiar demasiadamente uma lâmina acabará por torná-la cega.
Se encherdes vossa casa de ouro ou de jade, ela não estará em segurança.
Com a riqueza e a honra vem o orgulho, e os defeitos que daí decorrem são ornamentos.
Uma vez terminado o trabalho, retirai-vos.
Assim é o Tao do Céu.
Trinta raios convergem para o eixo único da roda;
mas é o vazio entre eles que gera a utilidade da roda.
Modelais a argila para fazer um pote, mas a utilidade do pode vem do vazio.
Abris portas e janelas para fazer um quarto, mas é o vazio que faz a utilidade do aposento.
Assim, o que existe é uma vantagem, mas sua utilidade vem da sua vacuidade.

Deixai vossa pretensa cultura, e poreis fim às vossas preocupações.
Quão pequena é a diferença entre o “sim” e o “não”!

Cedei, e tornai-vos tudo.
Curvai-vos, e sede direitos.
Esvaziai-vos, e sede plenos.
Esgotai-vos, e sede regenerados.
As pequenas quantidades são adequadas!


Se alguém for pretensioso, não ganhará a confiança.
Se alguém der importância ao próprio êxito, não será durável.
Quatro ordens de grandeza operam no universo e, entre elas, a humanidade.
A humanidade segue a via da terra.
A terra segue a via do céu.
O céu segue a via do Tao,
e o Tao segue a via da Natureza.
Quando o sucesso é obtido, não haja complacência.
Quando o sucesso é obtido, não haja suficiência.
Quando o sucesso é obtido, não haja vaidade.
Vencer somente porque não há outra escolha.
Vencei, mas sem exercer força.
Virtude superior não ostenta sua Virtude; e é por isso que ela a conserva.
A Virtude inferior não pode afastar-se da ostentação da Virtude, caso contrário a perderá.

O mais suave vence o mais forte, como o cavaleiro que controla seu corcel.
O Imaterial pode penetrar onde não há abertura.
Por causa disso, eu conheço o poder do Não-agir.

                         Aqui relatei algumas partes deste grandioso trabalho filosófico de Lao Tsé....
                         Toda a sua obra deve ser apreciada pelos estudiosos da filosofia Oriental, bem como pelas Aertes Marciais, que foram oriundas dos templos Shaolin, que seguem seus preceitos!


                                                                       LAO TSÉ                                    


                                                               O LIVRO TAO TE KING


                                                                 SÍMBOLO DO TAO

segunda-feira, 4 de julho de 2011

GALERIA DOS GRANDES REPRESENTANTES DA HISTÓRIA DAS ARTES MARCIAIS...

DAISHONIN


                                                                HELIO GRACIE


BRUCE LEE





CHIBANA


CHIU KAU






KIUZO MIFUNE


GIGORO KANO



                                                                    CAIÇARA



CHIU LOK



CHUNG SUN YONG



GU RU ZHANG



                                                           

                                                              CARLOS GRACIE


CHAN HEUNG



                                                                      FUNAKOSHI
                                                                             HATSUMI



                                                          HONG SOON KANG



                                                                      HUO YUOAN


                                                                       JOHN REE


                                                                   JOÃO
GRANDE



JOÃO PEQUENO


                                                                              MO YAT


                                                                              BIMBA


                                                                       PASTINHA


SHIROOKA


                                                               MORIHEI UYESHIBA


RYURYUOKO 



                                                                     MUKIGUTI


TAKAHARA

SIUHOSAN

                                                                          SUGINO


TAKAMATSU

                                                                         TAKEDA






                                                                    TAKAYAMATSU





WONG FEI HUNG


                                                               SOKAKO TAKEDA



                                                    BODHIDHARMA



IP MAN 

                                                                     KURODA


IP CHUN E IP CHIN 

MAKÁO

                                                               ALEXANDER FU SHENG




                                                                  DAN INOSANTO


                                                                   DOC FAY WONG


                                                                      ED PARKER




DOMINIQUE VALERA

LI WING KAY


                                                                    CHUCK NORRIS


WOO JAE LEE

ESTA GALERIA É UMA HOMENAGEM AOS MESTRES QUE FIZERAM HISTÓRIA NAS ARTES MARCIAIS, NO BRASIL E NO RESTO DO MUNDO! POR MOTIVOS DE ESPAÇO NO BLOG MUITOS NÃO FORAM CITADOS, MAS MANTENHO A MINHA ADMIRAÇÃO POR TODOS!
CASO QUEIRAM, MANDEM FOTOS E REFERÊNCIAS DE OUTROS MESTRES E AQUI SERÃO HOMENAGEADOS COM GRANDE RESPEITO E ADMIRAÇÃO!