Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Kati, técnica, Beleza e harmonia no Kung Fú

                          Kati é uma simulação de luta muito praticada na maioria das artes marciais, o nome sofre algumas alterações dependendo da arte marcial praticada, no Wushu é chamado de kati, nas artes marciais japonesas é chamado de Kata, nas artes marciais coreanas é chamado de pumsae.


                          O termo "kati" é a forma cantonesa do termo em mandarim "jiàzi".O termo foi usado inicialmente pelo governo chinês quando o Kung Fu começou a se popularizar fora da China, o Kati serve somente como apresentação, pelo motivo de muitos utilizarem o kati dessa forma, mas alem de ser uma técnica esteticamente bonita, o atleta que pratica o kati deve buscar o aperfeiçoamento da força, do equilíbrio, da flexibilidade, da harmonia e velocidade.
                           Existem catalogados na China mais de 300 estilos diferentes de Kung-fú, Wushu e Kuoshu, e estes podem ser classificados em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna.
                            Na primeira se incluem a maior parte dos estilos de Kung Fu, alguns, originários do Templo Shaolin, outros, de outros templos, como por exemplo: Emeishan, Fukien e Huanshan, todos os estilos sejam internos ou externos tem como principal característica o uso do Kati como forma de aprimorar as técnicas de cada estilo praticado!
                              Existem estilos que possuem até 30 katis, enquanto a maioria pratica em média de 18 formas completas!A escola interna, caso este, da Escola Kak Ha Kan ficou mais conhecida, a partir do templo do Monte Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais, hoje a Kak Kan Chun, possui um total de 9 katis internos, são eles:-
Tsun Dao (Kak Kan),
Tsu yi Hou (Kak Kan), 
Tan Toi (Kak Kan), 
Chan Cháu Pou (Kak Kan)
Sin Lin Tao (Wing Chun),  
Luk Dim Boom Gaun( Wing Chun) Kati do Bastão
Bart Chan Dao (Wing Chun), Kati dos facões do Wing Chun
Biu Jee (Wing Chun),
Tao Dao Chuan (Kak Kan)!

                                                     Kati Tan toi Dao - escola do Sul (interna)
                                            Postura do Kati Tsun Dao- também usado no Tai Chi Chuan
                      Existem movimentos similares ao Kati, que são praticados na maioria da vezes entre dois estudantes, que seriam combates simulados, mas com movimentos previamente  estabelecidos, são chamados de Chi Sau (Espelhamento) onde reúne diferentes golpes (Lap Sau). Praticados tanto no Estilo Wing Chun, como no estilo Kak Kan Chun.
                               Chi Sau realizado com o Mestre Ip Chin e seu aluno  MestreSamuel Kwok
movimentos do Bart Chan Dao ensinado por Ip Man  - Movimentos virtuais, assista
Kati- Biu Jee - Movimentos virtuais  assista

terça-feira, 28 de junho de 2011

A Arte do Mudjong o "Boneco Chinês" e o lendário Ip Man

                  A maioria das artes marciais existentes atualmente, vem percebendo o grande valor deste artefato chines(mudjong),  Foi criado aproximadamente no ano 780 D.C Em um templo Shaolin do Sul,
                 Existem relatos que seu criador foi um Mestre chamado YI Xian Xiah, atribui-se a ele, uma camara de treinamento com 108 bonecos, seria esta a última prova em que um discípulo deveria passar para ser chamado de Mestre! Mais tarde este boneco foi usado em diversas escolas de Kung Fú como forma de treino aos estudantes de cada estilo! Muitos pensam que tal objeto é de uso exclusivo do Wing Chun, mas isto não é verdade, mesmo assim, ao decorrer dos séculos seguintes, outras formas mais aprimoradas deixaram de lado o antigo boneco, voltando as escolas por intermédio do Grão Mestre Ip Man, 
                 Yip Man - Nasceu em Foshan, China na Dinastia Qing no dia, 06 de Novembro de 1893 - Hong Kong. Nasceu em uma família abastada, cujo treinou em um templo onde era dirigido pelo Mestre Chan Wah Shun, "Wah, o Trocador de Dinheiro", do estilo Wing - Chun (ou Ving Tsun) de Kung Fú.
                 Yip Man treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos de graduação com o então Mestre Leung Bik.
                 Foi aluno de três grandes Mestres: Leung Bik(o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan, professor do Mestre de Yip Man) , Chan Wah Shun e Leung Chuen, foi Herói chinês que atuou como revolucionário da invasão japonesa na China, Mestre respeitado pela sua capacidade no Kung Fú, sofreu terriveis humilhações entre os japoneses, mesmo assim, participou de grupos de resistência e lutou contra o poderio militar do Japão! Mais tarde, foi obrigado a partir para o fora de sua cidade ( Leung Tang )com sua família, reabriu sua escola e iniciou seus ensinamentos de Kung Fú estilo Wing Chun, em  Foi fundador da Associação Atlética Wing Chun  em 1968  em Hong Kong onde apresentou aos seus estudantes o incrível boneco mudjong! Em pouco tempo, Mestre Ip Man contava com um grupo seleto de alunos, em um total de 65alunos, entre eles, Chu ShoNg Tin, Wong Shu Leung, Tang Sheng , Leung Sheung, Chein Lo, lok Yiu, Bob Lou, Ip Chun (filho) e Ip Chin(filho), responsáveis pela continuação da escola do sei pai Ip Man após a sua morte.  Entre muitos outros e o famoso artista marcial Lee Jun Fan (Bruce Lee), não poderia deixar de ser citado como aluno de Ip Manque faleceu em 1972, vitimado por um um câncer na laringe
                       Hoje, seu estilo difundiu-se pelo mundo todo, possuindo adeptos em todos os continentes e mais de 1.000.000 de praticantes de Wing Chun! Com isto o Mudjong, tornou-se um objeto em evidência novamente e é usado tambem em outras artes marciais, cada qual aprimorando-se em suas técnicas mesmo que cada uma delas,sejam de estilos diferentes!
                       O praticante, por sua vez usa o "boneco de madeira", como um adversário, onde seus golpes podem ser usados como se fosse um oponente real! Nestes casos, o aluno pode desenvolver-se sem a necessidade de um colega humano, pois o boneco supre a falta de um oponente real!

                                                              Grão Mestre Ip Man



A História do Wing Chun e de Ip Man - assista



Mestre Makáo no Mudjong - Assista

segunda-feira, 27 de junho de 2011

KUNG FÚ E SEUS TEMPLOS

                          Muitas coisas sobre o kung fú são relatadas na história da China, mas pouco se sabe a respeito aqui no Ocidente, na verdade, a origem retratada nos livros e museus não mostram o enorme conteúdo filosófico e religioso dos templos que deram origem a esta grande arte marcial chinesa!
                          Em meados do século XIV, haviam centenas de templos Zen Budista´por toda a China, como a história relata, a destruição tomou conta em função do império e as constantes persiguições sofridas pelos monges, obrigando-os a se refugiar para locais de difícil acesso, assim surgia os templos em florestas fechadas, onde nenhum homem ou exército pudesse atingí-los...
                            Nascia os "Templos shaolins (jovem floresta)", onde discípulos e mestres , distantes dos ataques e destruições, poderiam desenvolver seus ensinamentos! Alguns templos se refugiaram ao sul da China enquanto outros, ao norte!
                      Templo Shaolin do Sul  - Assista!!!



                      Técnicas do Templo em demonstração de monges


                                 A cultura e a tradição chinesa sempre revelaram aspectos diferentes para nós ocidentais. Exemplo disso está nos Monges Shaolin, que praticam dessa atividade como um treino para toda a vida, envolvendo habilidades ao extremo, muito equilíbrio, harmonia e golpes marciais

                                  Um monge do templo Shaolin causou surpresa ao parecer caminhar sobre as águas de um reservatório na periferia de Quanzhou. Segundo a agência Reuters, Shi Liliang, 33 anos, usou na verdade uma fina ponte móvel de madeira para percorrer 18 metros dentro d’água.A técnica utilizada pelo monge, conhecida como Shuishangpiao, é baseada nas artes marciais chinesas. A estrutura montada por Liliang tinha apenas 1 centímetro de espessura. Nínguem poderia andar em uma madeira tão leve afundando imediatamente, como se não tivesse peso algum, ele segui pela madeira sem afundar, esta técnica para muitos, são realizadas após profunda meditação e concentração, eliminando o peso do corpo e quase  criando uma levitação sobre a madeira! Estudiosos, físicos e cientistas não conseguiram explicar tal prática!

                                     Os treinamentos de Kung fú inspiram jovens na China em seguir o rumo dos templos que  permite que todos , tenham a oportunidade de tornar-se um Mestre desta arte, após 15 anos de treinamentos extremos!


Treinamento de jovens aspirantes do templo de shaolin do sul - assista


                                          "Um templo Shaolin possue em média 800 alunos internos, aceitando em média 10 futuros candidatos por ano". Na maioria das vezes entre estes candidatos é aceito apenas 2 ocidentais, vindos de diferentes partes do mundo, sendo que é impresindível que fale Chines e tenha a idade abaixo dos vinte anos!" A idade mínima para ingressar no templo é de 6 anos!


Jovens treinam kung fú 9 horas por dia e 365 dias por ano - assista

                                           Meditar e buscar a concentração, para muitos é entrar em sintonia com as energias do Kung Fú, alinhado com a prática diaria física, o monge preocupa-se em praticar mentalmente as suas capacidades por um período de 2 horas diárias! Atualmente existem 72 templos Taoistas mas apenas 11 ensinam o Kung Fú Tradicional! Todos os templos remanescentes de 1500 anos aproximadamente, ainda estudam os "Sutras" como base de sua fundamentação!
Meditação e arte de compreender as leis da natureza - assista

CONTINUAÇÃO do último vídeo - assista

terça-feira, 21 de junho de 2011

As mãos do Kung fú- estilos - formas e posturas básicas!

                                Para o estudioso  com bastante tempo de prática, poderá perceber que "todos" os estilos, possuem características próprias, apesar de existir pouca variação de movimentos básicos entre os estilos e formas! Vamos dar um exemplo: A postura do "cavalo" (Ma-bu 馬步 ) é igual em todos os estilos e escolas, o que difere uma escola da outra é a variação dos braços e mãos em cada estilo!      A maioria das vezes, as pessoas que se interessam pelo kung fú, me perguntam como diferenciar um estilo do outro, eu respondo que a principal característica dos estilos e o que os diferenciam, sem dúvida alguma está diretamente ligado as posturas das mãos, os golpes usados por intermédio delas, com as variantes de movimentos corporais que salienta a identificação da escola que representa! 
                            
                  As mãos, braços e pernas possuem definidas as atribuições de suas "formas", criando uma identidade única em cada conduta de combate! Algumas técnicas podem ser sutilmente parecidas entre si, com pequenos detalhes que muitas vezes possam ser invisiveis aos leigos da arte, um dedo, uma mudança de postura de mão, um braço mais alongado enquantro em outro estilo é mais curto, um giro aberto enquanto  em outro estilo a forma de prática exige um giro mais fechado! Estas diferenciações que determinam a natureza de um estilo! Outro fator importante para ressaltar , é o movimento e postura das pernas no caminhar, esquivar-se e a maneira que cada estilo inicia-se diante de uma eventual luta (San-sou ou San shou), existem estilos com garras curtas, outros com garras longas, algumas escolas possuem o soco do sol, outros segmentos o soco do carneiro como referência ou seja, socos com punho horizontal enquanto outros aplicam socos verticais!
                    As variações de golpes depende principalmente do objetivo final, podemos ver golpes de penetração, aderência, deslizamento, compressão, impactos e  golpes de absorção!
                     Golpes de Penetração- é todo golpe que busca atingir principalmente orgãos internos.
                     Golpes de Aderência- São golpes que bloqueiam enquanto defendem ou atacam, por meio de movimentos que freiam o poder de força do golpe do oponente em uma determinada direção!
                        Deslizamento- Quando o golpe não impede a trajetória do oponete mas desliza interna ou externamente paralelo ao golpe deferido!
                      Golpes de compressão- São golpes que atuam em pontos determinados, principalmente em lugares flexíveis e que permitem exercer pressão de fora para dentro, como abdome, tórax, baixo ventre , figado, baço e rins!
                      Golpes de impacto- Todo e qualquer golpe que utiliza principalmente força e em conjunto com golpes de penetração, atuam principalmente em áreas ósseas, cartilaginosas e articulações!
                       Por fim, golpes de absorção:- são golpes que se movimentam na mesma direção em em que sofreram golpes de ataque, acompanham o golpe ao invés de bloqueá-lo,  como a água que absorve o impacto da pedra! Como vemos as variações são muitas...mesmo assim, o Kung fú mantem algumas posturas básicas que são comuns em todos os estilos, seus nomes são similares entre muitos, em outros modificam de acordo com o dialeto chinês usado (Mandarin ou Cantonês). Os golpes mudam seus nomes mas as posturas são universais, comum entre todos os estilos!
                                                                           Kie-Bu
                                                                           Gui-Bu

                                                                           Gom- Bu
                                                                            Pou Bou

                                                                           Xie Bu

                                                                            Xu Bu

                                                                             Zie Zhuang

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Kung Fú e os pontos vitais!

       É muito difícil falar de Kung Fú e as demais artes chinesas, sem falar de medicina oriental ou conhecimento dos meridianos aos quais fluem a energia chama CHI (interior) de cada indivíduo!
       Para um praticante de Kung fú, torna-se indispensável o conhecimento destes pontos vitais, nestes casos, permitirá com que tenha a noção exata dos pontos que devem ou não serem atingidos no momento de um combate, evitando assim maiores danos aos seus oponentes! 

PONTOS E EFEITOS:
1. Base do crânio: Se houver trauma na cabeça, ela irá doer e a dor será acompanhada por desorientação ou inconsciência. Às vezes, durante o traumatismo craniano, poderá haver fratura da coluna vertebral e possivel perda de movimentos. 
2. Orelha: Se não há prejuízo para o ouvido, dor e desorientação irão ocorrer. Também ocorrerá lesão interna e perda de equilíbrio.

3. Olhos: visão bloqueada e possível cegueira. 

4. Têmpora: É muito importante. Se há golpes na têmpora, desorientação e desmaio ocorrerão, possibilindo convulções contínuas. 

5. Nariz: se houver golpes à porção do nariz, irá ocorrer sangramento nasal ou fratura óssea. 

6. Abaixo do ouvido: se houver golpes sob a orelha, vai causar muita dor e rompimento auditivo. 

7. Sob o nariz: Se há golpes debaixo do nariz, dor e fratura irão ocorrer, podendo provocar parada respiratória. 

8. Mandibulares: Fratura na mandíbula gera possiveis estados de choque. 

9. Clavícula: Conduzirá a fratura clavicular, e possivel estado de dormencia facial. 

10. Garganta: se houver grande golpe para a traquéia, a morte irá acontecer. 

11. Plexo solar: Se houver um golpe no plexo solar, danos a órgãos internos e inconsciência irão  ocorrer, podendo causar a morte. 

12. Punho: Irá causar fratura com dor intolerável. 

13. Cotovelo: Muita dor ocorrerá e perda dos reflexos do ombro até a mão. 

14. Virilha: Se houver lesão na virilha, pode danificar os órgãos reprodutores, ou ele vai causar inconsciência ou até morte caso atinja a artéria femural. 

15. Interior da coxa: Irá causar rompimentos  musculares e dormência. 

16. Joelho: Fratura óssea e luxação ocorrerão e dificuldades de equilíbrio. 

17. Lado de costelas: Se há golpe, entre 5 ª e 6 ª costelas, terá perda da função pulmonar e irá ocorrer sufocamento que possa levar a morte por falência respiratória. 

18. Rim: Lesões internas causarão dor seguida de morte. 

19. Volta do pescoço (Quarta vértebra cervical): Irá causar paralisia ou fratura. Às vezes, a morte irá acontecer. 

20. Torção do joelho: Irá causar fratura e luxação do osso e perda de movimentos básicos de rotação.



Estes mesmos locais em que se defere os golpes possuem características próprias a serem atingidos.
Base do Crânio- patadas ou socos verticais e chutes laterais estilo leopardo ou tigre.
Orelhas: Ponta dos dedos médio e indicador ou faca da mão estilo Louva-deus.
Olhos: Ponta dos dedos indicadores e médio ou faca interna da mão próximo ao dedo polegar estilo macaco.
Tempora: Socos diretos ou chutes laterais com o peito do pé estilo Dragão pequeno.
Nariz: golpes com articulações dos dedos ou com pata inferior da palma da mão estilo garça.
Mandíbulas: Patadas transversais ou espalmadas com o dorso do punho ou chutes de joelho e cotoveladas. Técnica usada muita pela serpente
Clavículas: cotovelada de cima para baixo ou garras de águia
Garganta: Garras de águia, com os tres dedos, polegar, indicador e dedo médio, patada inversa com a faca da mão . Também o uso dos dedos de Louva- deus.
Plexo solar: socos verticais de pressão e golpes de serpente com as pontas dos dedos nas laterais do abdome, podendo ainda usar garras de tigre ou do Leão!
Punho: punhos de aderencia ou técnicas das garras do dragão com ganchos deslizantes.
Cotovelos: técnicas de chaves e contra-chaves, clavas e contra clavas do Wing Chun acompanhados de patas de Leão ou Tigre, podendo ser aplicado também cotovelos do Grou.
Virilhas: Mais comum técnicas de golpes da serpente com a ponta dos dedos ou técnicas do Louva-deus.
Interior da coxa: comumente golpes de patadas felinas com mão dupla podendo ainda ser usado chutes transversos ao movimento do musculo.
Joelho: movimento com golpes do macaco pela lateral do joelho atingindo tendões com patadas e joelhadas no próprio joelho do adversário, ainda é visto chutes laterais comum nas técnicas do dragão e leopardo.
Lado das costelas: socos inversos, patadas inversas do urso, socos do dragão duplo.
Rins, golpes de punhos aderentes em patas do tigre, e cotoveladas do macaco.
Volta do pescoço: técnicas da serpente em laço de braço, ou garra de leão
Torsão de joelho: Técnica de cauda de dragão ou laço de macaco.

Obs: Nenhum destes golpes devem ser praticados sem a presença de um Mestre Responsável, os golpes acima mencionados são aqui revelados por mero conhecimento teórico, sendo definitivamente praticados diante de um Mestre competente que determine a maneira correta de aplicar os movimentos sem causar danos irreversíveis!

domingo, 19 de junho de 2011

Kung Fú e Bodhidharma ou simplesmente Ta Mo

                  
                                                      Pelo ano de 525 da era Cristã, atravessou a fronteira Chinesa, vindo da Índia, pelo "Caminho da Sêda", o 28º patriarca do Budismo que se chamava Bodhisatva Avalokitesvara Bodhidharma, (mais conhecido na China por Ta Mo), esse monge constatou a diversificação dos dogmas do Budismo Chinês e, em busca da Iluminação, ingressou no Templo Shao-Lin, na província de Honan e, pôs-se a meditar durante nove anos frente a um muro.
Terminando o período de meditação, tomado por um acesso de mística, Bodhidharma recodificou o sistema ginástico denominado Kung Fu, filosoficamente comparou-o aos movimentos dos animais e uni-o a um característico "modo de vida" estreitamente unido a natureza.
                          Na mesma época, revolucionou o pensamento budico (orações) universal, redescobrindo a meditação como forma de redescobrimento do homem.
                           Mais ou menos mil anos após a morte de Bodhidharma, o Império Chinês foi invadido pelos bárbaros do norte, conhecidos como Manchus. A antiga dinastia dos Ming foi derrubada e seus oficiais esconderam-se no templo Shao-Lin.
A fuga dos Oficiais Ming para o templo Shao-Lin representou papel importante na historia do Kung Fu, lá praticadas, foram aperfeiçoadas e ganharam um caráter mais bélico e marcial. Adaptando-se inclusive, à utilização de diversos tipos de armas.
                         Porém, por esse motivo o templo Shao-Lin foi destruído e, embora tenha sido reconstruído em outro local, foi novamente destruído, provocando a disseminação dessa luta através de toda a China.
                        Bodhidharma nasceu em torno do ano 440 em Kanchi, capital do reino sulista indiano de Pallawa.  Seu nome foi aclamado por toda a China como Mestre Ta Mo! Eis alguns ensinamentos de Ta Mo que são preservados em templos da China, 
onde poucos previlegiados possuem acesso, são ensinamentos que a maioria das artes marciais esqueceram com o tempo!  Eis algumas de suas frases:
- Não pense que teus braços e pernas irão fluir, caso tua mente não flua!
-Se o discípulo pratica a arte dos "punhos chuan"(Kung- Fú) não pode esquecer nunca de abençoa-las com orações, antes de lutar!
- Nunca defira um golpe se não desenvolveu seu instinto!
- Nunca acione um instinto se não tiver motivos para deferir um golpe!
-Braços fortes e rígidos não vencem "penas" seja leve e sutil como ela!
-Nada pode abalar um vencedor a não ser a derrota que ele mesmo impõe aos seus adversários, um vencedor vence, mas não derrota ninguém...
-Meditar é uma virtude de quem se espelha na paz...
-Ensino virtudes, mas só o discípulo certo  aprende!
-Aprenda pensar como um tigre e voce será um tigre, aprenda a pensar como um homem e voce será um homem, aprenda pensar como um tigre homem e voce será um Mestre dos tigres e dos homens!
-Um Mestre é somente um discípulo do que aprendeu...
Quando Bodhidharma chegou à China, no fim do Séc. V, haviam aproximadamente 2 mil templos budistas e 36 mil monges! Ta Mo como era conhecido, é aclamado por todas as artes Marciais até hoje, como o primeiro Mestre do mundo que codificou as Artes Marciais.
Após sua morte , seus ensinamentos idealizaram uma nova forma de Budismo, conhecido como "Zen Budismo"(Iluminação que medita).
                     "Kung fú é o caminho dos punhos, onde cada um de nós caminha em busca da unidade entre o corpo, mente e espírito" ... Bodhidharma






sábado, 18 de junho de 2011

O QUE É KUNG FÚ KAK KAN? EXPLICAÇÃO FEITA PELO SEU FUNDADOR!

                          No Kung fú é muito dificil imaginar ser possivel idealizar algo que já não tenha sido criado, o Kak Kan (Leão da Montanha), hoje conhecido como Kak Kan Chun (Garras do Leão da Montanha), foi edificado nos estudos de dois estilos tradicionais. O primeiro chamado de Park Mei (Sombrancelha Branca), nada tendo haver com o estilo Pak Mei, na verdade este último foi criado muito tempo depois!
                           O Kak Kan era conhecido como uma "forma"(maneira de se aplicar os golpes), oriundo da técnica Park Mei, mais tarde, um  monge praticante deste estilo ( Liu Lan Xiang),  já como Mestre nas Artes do Kung Fú, desenvolveu a forma que aprendeu, originando assim, o estilo Kak Ha Kan, isto no ano de 1679 no Sul da China.ao passar dos anos, obteve sob seus ensinamentos diversos alunos, que difundiram seu estilo por toda a China, seus ensinamentos eram baseados no felino mais temido entre todos, "O leão".
                           Tal técnica advinha de movimentos tradicionais do Leopardo e do Tigre, que mais tarde foram adaptados pela forma de garra que Liu Lan Xiang criara, assim nascia a Kak Ha Kan...
                            O Segundo estilo que de forma definitiva aprimorou a técnica de Liu Lan Xiang, foi o estilo também criado por uma Monja chamada Ng Mui, seu estilo era perfeito nas técnicas de mãos e braços, ela deu-lhe o nome de "Wing Chun" ( Linda Primavera), criado por ela em 1664, quinze anos antes do Mestre Liu criar seu estilo Kak Ha Kan! 
                              Mestre Liu, tomou conhecimento da técnica da Monja e resolveu aprender, treinando com um discípulo direto da Monja chamado (Chang Pay Li) por um período de dez anos, tornou-se então um grande conhecedor desta arte chamada Wing Chun! Seus discípulos deram continuidade em seus ensinamentos após a sua morte, gerações se passaram e o estilo Kak Ha Kan manteve-se praticado por poucos adeptos! Em meados do ano de 1968, veio para o Brasil um Chines nascido em Formosa, que por muitos anos viveu em Macau e posteriormente em Moçambique...por fim, chegou ao Brasil, pela facilidade do idioma Português tambem falado na última cidade em que viveu! Seu nome era Chen Lo Fen, ele tinha se tornado Mestre de Kung Fú ainda jovem, no estilo Kak Ha Kan e também do estilo Wing Chun, quando conheceu um grande Mestre ainda jovem chamado Ip Man, com ele treinou por anos...
                                Chegando ao Brasil dedicou-se aos ensinamentos de sua escola fundada na cidade do Rio de Janeiro, onde em 1973 veio a falecer... mas seu legado foi mantido! Um de seus alunos chamado James, conhecido pelos seus companheiros como Makáo, após a morte de seu Mestre, decide retornar a sua cidade Natal Curitiba, ao qual montou diversas escolas de Kung Fú, mais tarde Makáo unificou o estilo Kak Ha Kan e o estilo Wing Chun, dando nome ao estilo de Kak Kan, onde definitivamente em 2011, após ser reconhecido como Grão Mestre pela Grand Master Society , definitivamente mudou o nome de seu estilo para KAK KAN CHUN, em homenagem aos dois estilos de sua formação como Mestre!  
                                Grão Mestre Makáo é graduado com 9º Gun (grau), e único representante Oficial de seu estilo Kak Kan Chun, em todos os lugares do Planeta , possui ainda graduados por ele como Mestres, de primeira e segunda geração de alunos por ele formados, mas reconhecidamente seus representantes Mestre Marcos (Lau Rios) 5 º Gun e Mestre Dan káo 1º Gun, são os únicos alunos diretos de sua linhagem oficialmente, que podem responder pelo estilo!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Kung Fú "O caminho Sagrado do auto-conhecimento"

          A primeira idéia que se tem a respeito das artes marciais, serem elas extremamente violentas, agressivas, mas na verdade é exatamente ao contrário do que todos possam imaginar.
           O Kung Fú na verdade é uma arte profundamente voltada as tradições filosoficas chinesas, o que poucos sabem é que na tradição milenar, o praticante deve seguir um verdadeiro ritual e aprofundar-se nos estudos de pensamentos dos "quatro grandes filosofos" ou seja, Confúcio, Lao Tsé, Budha e Bodhidharma, este último o grande codificador do Kung- Fú no Oriente! Os princípios desta arte são claros, como se percebe em um de seus ensinamentos:-" Teu corpo deve servir aos comandos de sua mente..., não pode ser ao contrário..., o corpo deve ser alimentado de quatro tipos de alimento: - Alimentar-se de bons pensamentos, alimentar-se de bons sentimentos, alimentar-se de bons princípios e por fim, alimentar-se de bons conhecimentos".
           Baseado nestes quatro princípios, o praticante limita suas ansiedades, renova seus objetivos sem perder o foco de sua busca...
            Todo praticante de Kung Fú não treina para ferir, nem tão pouco para  tornar-se melhor que outras pessoas, ele segue o princípio do TAO ...como podemos ver na seguinte citação de Bodhidharma:
             " Não existe forma imperfeita, movimento imperfeito, existe praticantes, cada um deve buscar ser o máximo possivel a arte que pratica, ser leve como o vento e ao mesmo tempo denso como a rocha, penetrante como a água e envolvente como o fogo". Fica claro aqui, a lei dos opostos, isto é o equilibrio do Tao, o equilíbrio do Kung Fú...
              A prática constante de  Kung fú como arte marcial, ensinará ao praticante a ultrapassar suas limitações físicas, que sem dúvida é mais fácil que as limitações mentais que cada um de nós possui!
              Para ir alem das limitações mentais, o praticante de Kung Fú (Gun Fan), passará por uma iniciação de técnicas de relaxamento mental e horas de meditação, pois o principal objetivo da meditação é eliminar as impurezas mentais como medos, inseguranças, ansiedades, preguiça de pensar ou de agir...
               A meditação leva ao repouso absoluto, não existe meditação sem sentir o sono, o relaxamento correto repousa a mente como uma folha de árvore que navega em um rio de pensamentos, inabalável ela   (a mente), flutua, sem se deixar levar pelas correntes de rios de pensamentos, simplesmente navega mas não afunda nos pensamentos, esta é a meta da meditação Taoísta, compreender a dor sem se deixar sofrer por ela , compreender o medo sem que com isto sinta medo, tornar-se sereno diante das inquietudes da ansiedade, é manter-se acordado enquanto dorme...
               Não existe bom lutador que teme a derrota e anseia pela vitória, não existe golpe perfeito quando a mente não está livre da agressão, não é possivel defender-se quando tememos o ataque, nem tão pouco o ataque terá precisão quando o objetivo principal é o ódio ou o desejo de destruição!
              O conceito mental nas Artes Marciais tem sido deixado de lado por muitas escolas de Artes Marciais, terrivel erro! A meditação, a concentração e a identidade do CHI (Eu interior), faz com que o praticante de arte marcial supere a principal barreira de seu aprendizado..., a violencia física, mental e espiritual! O kung Fú é a folha do rio, é a correnteza do rio, é o rio... Tudo ao mesmo tempo!









quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os movimentos dos animais do Kung Fú

                             No começo, pode parecer estranho presenciar os movimentos do Kung-fú, para muitos parece apenas uma coreografia, mas na verdade a prática de estilos e formas de kung-fú, vai além da imitação de gestos animais, busca-se compreender os instintos, a flexibilidade e a percepção do animal praticado!
                             Quando um iniciante começa aprender um movimento de determinado animal, cabe ao seu Mestre ou Professor, perceber as características deste aluno, por exemplo:
                             Existem alunos com maior facilidade com as pernas, outros deferem golpes mais efetivos com as mãos, outros são flexíveis como felinos, ágeis como uma águia, cada qual possui uma identidade anatomica que representa maior ou menor facilidade com um determinado estilo!
                              Alguns alunos são bons em esquiva como uma serpente, outros fortes como um tigre.
                              Tudo é levado em conta nesta modalidade de arte marcial!
                              No início da criação dos estilos de Kung- fú, os monges passavam horas estudando os movimentos dos animais, suas maneiras de ataque e defesa, como agiam quando acoados por um outro animal, desta forma foram criadas técnicas de mãos abertas em forma de patas, outras técnicas usam mãos fechadas como cascos, outros usam os dedos como dentes e prezas,  mas todas as técnicas possuem na verdade pouca variação de movimentos, mudando apenas alguns sistemas de posturas!
                                  
                                Até o início de 1900, o mundo desconhecia em sua maioria, a existência destes estilos, que se mantinham sob prática exclusiva de chineses. A partir daí, o ocidente começou a ficar vislumbrado com esta arte marcial, que pode ser iniciado na tenra idade dos cinco anos ...
                                Os velhos monges saíram de seus templos, seguiram rumo ao ocidente trazendo todos os seus conhecimentos, acredita-se que desde o início da história das arte marciais, o Kung Fú reconhecidamente é a arte mais antiga que se tem notícia. Possuiu mais de 120 estilos, alguns perderam-se no esquecimento, outros são guardados de forma sigilosa e outros estão mais ao alcance do povo em geral!
                                 Nas Américas, incluindo América do Sul, são praticados atualmente em média de 42 estilos de Kung Fú, 25 subestilos, mas pouco a pouco, o kung fú se vê atingido por uma gama de falsos estilos que aproveitam-se de sua história milenar com o único objetivo de lucros fáceis!
                                  Sabe-se que a "Sociedade dos Grãos Mestres" possuem um total de 80 filiados de Kung Fú devidamente reconhecidos por esta instituição, mesmo assim, muitos se auto intitulam como tal, sem qualquer base ou fundamentação! No Kung Fú tradicional não é usual examens de faixas, nem graduações por cores, mas por tempo e certificados legítimos assinados pelos Mestres responsáveis!
                                 Um estilo clássico ao se iniciar, terá um período de aprendizagem variável de estilo para estilo, mas um aluno chega ao grau de professor (SIFU) em média de 10 anos de treinamento! Cada estilo possui quatro fundamentos: Movimentos de defesa e ataque- armas- concentração medidativa- filosofia e história do estilo! No Brasil existem realmente um total de 50 Mestres de Kung fú reconhecidos pelo Conselho Internacional de Kung Fú com sede em Londres! Os demais são tidos como Mestres de "formas" e não de  "estilos"!                             

terça-feira, 14 de junho de 2011

kUNG FÚ E OS ELEMENTOS!

MUITOS SEGREDOS AINDA SÃO PRESERVADOS POR SÉCULOS, ENTRE AQUELES QUE PRATICAM O KUNG FÚ!
                     Um dos princípios básicos do Kung Fú, é a busca harmônica entre os elementos da natureza e os elementos fluídicos do corpo mente e alma humana, para isto, esta arte milenar tem como principal meta, desenvolver técnicas que permitam reconhecer e fluir de forma continua as energias chamadas de KI (chi), para isto , os estudos se fundamentam em quatro princípios: FOGO, TERRA, AR E ÁGUA.
                     O Fogo- Energia ativa do calor e da emanação em determinada ação, desenvolve-se pela constante meditação, buscando como foco a essencia que exalamos por nossos pensamentos e as energias que recebemos pelos nossos cinco sentidos. No kung Fú , o fogo  é movimento, é queima e renovação, praticado constantemente pela contração muscular e relaxamento continuo!
                     A Terra- Seu desenvolvimento está diretamente ligado as aptidões físicas, por meio de exercícios, permitindo assim ultrapassar as limitações inerentes ao corpo! Em conjunto com o elemento do FOGO o praticante redimenciona suas potencialidades!

                     O Ar- Saber respirar é fundamental, tanto na prática da meditação (fogo), da mesma forma nos exercícios físicos (Terra), o elemento do ar flui , oxigena e amplifica os fluidos corpóreos, a prática respiratória do Kung Fú busca ensinar conscientemente a respirar, não de forma mecânica mas de forma sistêmica!
                     A Água- Base de união dos tres elementos anteriores, somos na maior parte de nosso organismo este elemento, sendo assim, devemos ampliar nossas energias neste principio primordial, nele fluimos a saúde, o bem estar, o controle dos demais elementos, a água é a força circulatória , o movimento circular de nossas particulas físicas, mentais, emocionais e espirituais. desenvolvemos o controle por meio de movimentos harmoniosos circulares respiratórios, fluxamos toda sua energia amplificada pela concentração do elemento do fogo, exalamos e absorvemos todas as energias externas pelo Ar que respiramos, pelo equilibrio que o elemento Terra nos oferece em nosso corpo, musculos, ossos e orgãos. Isto é Kung fú!
                  Saber meditar e controlar os pensamentos (fogo), saber controlar o corpo (Terra), saber respirar (Ar) e saber fluir em harmonia todos os elementos ao mesmo tempo (água).
                 Aquele que pensa em harmonia, movimenta-se com equilíbrio, que respira com conciência, e circula fluidicamente suas energias, este é um verdadeiro praticante de Kung Fú (Homem Hábil)! 


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Kung fú "A vida em forma de arte"

                                 O mundo ocidental, dificilmente vai ter noção do que realmente o Kung Fú (Habilidade), representa na vida humana, se praticado continuamente e de forma regular.
                                 Esta arte Marcial, possui uma filosofia espiritualista, onde tenta harmonizar o corpo, mente e espirito, mantendo o individuo pleno diante do mundo em que vive! Muitos buscam somente a luta como forma de defesa, mas por trás do kung-fú poderemos encontrar uma série de aplicativos para uma existência humana de melhor qualidade! O Kung fú ou Gung Fu, preocupa-se com a respiração, meditação, conhecimento da fisiologia e anatomia , busca a compreenção interpessoal, por meio de meditações e concentrações diárias! A natureza, os ensinamentos taoistas, o estudo do livro "Tao Te King" ou como é conhecido, o livro da virtude, é importante para o adepto do Kung fú, dando ao mesmo, uma reflexão da vida além dos golpes mortais, mas acima de tudo a preservação da vida como um todo!
                                Um praticante verdadeiro, pratica diariamente pelo menos meia hora de meditação, meia hora de exercícios diários , meia hora de movimentos chamados de "Kati" (série sequenciais de posturasde um determinado estilo) e meia hora de estudos sobre o TAO TE KING de Lao tsé!
                                O kung fú não é o mesmo que Wushu, como muito acreditam, o Wushu significa exercícios enquanto o Kunfu significa Homem Hábil, parece ser o mesmo mas não é! O Wushu, foi criado como denominação de todas as artes chinesas, para que pudesse ser mais aceito no ocidente, já que existem inumeras variações de estilos de kung fú, Tai Chi Chuan, Chi Kung, Do-In, Kung Dao e artes e sub-estilos, desta forma a palavra Wushu, só unificou estas diferentes modalidades, principalmente para poder ingressar entre modalidades Olímpicas futuramente, mas devemos compreender, em nenhum momento podemos confundir Kung-Fú com Wushu...mesmo que para muitos possa parecer a mesma coisa!
                                O mais importante desta modalidade é apossibilidade de que o praticante inicie esta modalidade marcial e filosofica bem cedo, apartir dos sete anos de idade e possa proceguir evoluindo em sua arte até o final de sua vida, não havendo limite de idade para iniciar, nem tão pouco motivos para parar... O Estilo depende principalmente dos objetivos que o aluno busca, alguns buscam somente o desenvolvimento físico, outros se atentam ao desenvolvimento dos sentidos mais amplos da mente, enquanto muitos praticantes se voltam tambem para filosofia e ao Taísmo como evolução espiritual!


KAK KAN CHUN - O KUNG -FÚ CRIADO PELO MESTRE MAKÁO

               EM MEADOS DO ANO DE 1973, O ENTÃO RECEM FORMADO EM MESTRE, JAMES G. JÚNIOR, AGORA CONHECIDO COMO "MESTRE MAKÁO", INICIAVA SUA LONGA JORNADA NO CAMINHO DO KAK KAN!
                        Pouca gente sabe, mas o Mestre Makáo, iniciou sua aprendizagem nas artes marciais , com o Judô por volta do ano de 1963, em Curitiba! Mas logo suas intenções voltaram-se para uma estranha arte ainda desconhecida em todo o Brasil, quem sabe em todo o Ocidente. Em meados do ano de 1972,  já praticava o Kung- Fú com um Mestre chamado Chen Lo, este nascido em Formosa(China), mudou-se para o Brasil no começo dos anos vinte. Este Mestre era exímio conhecedor dos estilos Wing-Chun e Park Mei (Sobrancelha Branca), tinha este nome por ser considerado uma das técnicas mais antigas de Kung Fú estilo Shaolin do Sul! Em pouco tempo, o Jovem James, junto dos filhos de seu Mestre criaram afinidades que levaram-no a ser considerado membro desta família, mesmo sendo de origem branca, tornou-se ao passar do tempo, o sucessor direto de seu Mestre que veio falecer em 1973!
                         Neste momento, após a morte de seu Mestre, o rapaz agora com o nome de Makáo, tinha como objetivo repassar seus ensinamentos em grande escala, criando assim sua primeira escola, (ATK) Academia Templo de Kung fú, com ela originou-se centenas de adeptos de seu estilo, Park Mei, mas não contente em apenas dar aula, iniciou uma nova aprendizagem com outro Mestre, Mestre Chan Wu Li , no estilo Kaka kan, com esse Mestre desenvolveu-se neste estilo onde mais tarde, unindo o Wing Chun , Park Mei e Kaka kan, ele deu origem ao "Kak Kan ", união de diferentes estilos, no começo foi recusado pelos Mestres mais tradicionais, mas com o tempo, foi aceito na restrita ordem dos estilos tradicionais, por sua alta eficiência. Passaram-se 25 anos após a sua criação, mais de 2.000 alunos se iniciaram em sua arte por todo o Brasil e em outros países, dando assim origem a atual família "Kak Kan Chun". onde ele Mestre Makáo, é o Grão Mestre desta arte milenar! Hoje seu estilo possui muitos alunos praticantes, entre estes, Mestre marco Antonio Rios e Mestre Daniel Schultz, ambos formados pelo Grão Mestre!
                                             Grão Mestre Makáo 9º Gun em 1980